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[3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 04 Out 2010, 22:14
por dmandrak
Fala galera!

Estou com uma duvida aqui e resolvi consultar meus gurus gratuitos do d&d.

A alabarda (halberd em inglês, se nao me engano) permite tentativas de derrubar o oponente. Ela nao é exatamente uma arma de haste pois tem alcance de 1.5m somente, mas a pergunta serve para as outras armas também.

:seta: Quer dizer que eu nao recebo ataques de oportunidade por fazê-lo com a alabarda, nao é? Essa tentativa de trip com arma nao causa dano? Caso eu quisesse derruba-lo, eu usaria uma açao padrao (logo, abrindo mao de meus outros ataques) para fazê-lo sem causar dano? Com o improved trip eu ganho um ataque contra o oponente que nao conta como AdO, correto?

Eu vos pergunto isso, oh gurus, porque estou jogando com um clérigo/guerreiro que usa uma alabarda.

A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.

Uma outra perguntinha, uma arma obra-prima concede bônus a uma tentativa de trip? Uma arma de duas maos concede algo também?

Existem talentos que concedem outros beneficios?

Muitas, muitas questoes :P

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 04 Out 2010, 22:48
por Lumine Miyavi
A alabarda (halberd em inglês, se nao me engano) permite tentativas de derrubar o oponente. Ela nao é exatamente uma arma de haste pois tem alcance de 1.5m somente, mas a pergunta serve para as outras armas também.


Alabarda pode ser usada para dar trip, mas não é de haste. São coisas bem diferentes.

Verdadeiras armas de haste (do LdJ, glaives, guisarmes, lança, lança de cavalaria, ranseurs, corrente com cravos e chicote são armas de haste) permite você atacar um oponente a um quadrado de distância, mas não adjacentes. Ou seja, você cria uma área "vazia" ao redor de você em troca de alcançar mais longe. De todas essas armas, guisarmes, correntes com cravos e chicotes podem ser usadas para derrubar / trip.

Vou tentar explicar com uma imagem (mal feita).
Imagem

Legenda:
Vermelho = Personagem
Azul = Área de Ameaça

Figura 1: Área de ameaça de um personagem médio
Figura 2: Área de ameaça de um personagem médio usando uma arma de haste
Figura 3: Área de ameaça de um personagem grande
Figura 4: Área de ameaça de um personagem grande usando uma arma de haste

E é claro, diagonais contam como dois quadrados; personagens pequenos ou médios usando armas de haste são exceções a essas regras.

Small and Medium creatures wielding reach weapons threaten all squares 10 feet (2 squares) away, even diagonally. (This is an exception to the rule that 2 squares of diagonal distance is measured as 15 feet.)


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


SAIR de uma área ameaçada causa AdO. Entrar numa área não causa.

Moving out of a threatened square usually provokes an attack of opportunity from the threatening opponent. There are two common methods of avoiding such an attack—the 5-foot step and the withdraw action.


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


Seu combo básico não funciona: como explicado acima, mover-se pra fora área de ameaça geram AdO. Nem entrar nem se mover dentro geram AdOs.

veja abaixo:
Tripping with a Weapon: Some weapons can be used to make trip attacks. In this case, you make a melee touch attack with the weapon instead of an unarmed melee touch attack, and you don’t provoke an attack of opportunity. If you are tripped during your own trip attempt, you can drop the weapon to avoid being tripped.


e é claro,
Uma outra perguntinha, uma arma obra-prima concede bônus a uma tentativa de trip? Uma arma de duas maos concede algo também?


Obra-prima concede um bônus de melhoria de +1 em jogadas de ataque, então sim, porque é um ataque de toque com a arma; armas de duas mãos ou de tamanho maior não influenciam MAS um tamanho maior sim, no caso, um personagem Grande ganha um bônus de +4.

A combatant gets a +4 bonus for every size category he is larger than Medium or a –4 penalty for every size category he is smaller than Medium

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 04 Out 2010, 22:57
por Madrüga
Lumine Miyavi escreveu:
Moving out of a threatened square usually provokes an attack of opportunity from the threatening opponent. There are two common methods of avoiding such an attack—the 5-foot step and the withdraw action.


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


Seu combo básico não funciona: como explicado acima, mover-se pra fora área de ameaça geram AdO. Nem entrar nem se mover dentro geram AdOs.


Gera sim. Como seu quote explicou, sair de um QUADRADO ameaçado gera AdO. "Mover-se dentro" significa sair de um quadrado ameaçado e ir para outro, GERANDO um AdO.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 04 Out 2010, 22:57
por Iuri
na verdade quando o adversário estiver entrando em um quadrado adjacente a ele, ele vai estar deixando um quadrado ameaçado (em condições normais poderia levar AdO), mas como este seria o unico movimento da maioria dos inimigos (ja que o PJ manteria uma distancia de 3m do adversario em seu próprio turno para derrubá-lo) não causaria o AdO (lembrando que um passo não provoca AdO).

Por outro lado, se usasse uma arma de haste mesmo você poderia derrubá-lo a 4,5 m de distancia, e depois de levantar ele ainda teria que se deslocar 3m (podendo receber AdO) para chegar até você. Entre as armas de haste disponíveis eu sou mais viciado em Corrente com Cravos, pela sua versatilidade bem maior (apesar de ter que gastar um talento).

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 04 Out 2010, 23:00
por Lumine Miyavi
OOOH. I meant that. A pior parte é que eu ainda tou com o FAQ aberto. xD

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 16:09
por dmandrak
Madrüga escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:
Moving out of a threatened square usually provokes an attack of opportunity from the threatening opponent. There are two common methods of avoiding such an attack—the 5-foot step and the withdraw action.


A minha idéia é usar aumentar pessoas, ganhar assim um alcance de 3m. Derrubar os oponentes quando entrarem na minha area e dar ataques de oportunidade ao se levantarem e ao se deslocarem em minha direçao (combat reflexes) passando por mais de um quadrado ameaçado por mim.


Seu combo básico não funciona: como explicado acima, mover-se pra fora área de ameaça geram AdO. Nem entrar nem se mover dentro geram AdOs.


Gera sim. Como seu quote explicou, sair de um QUADRADO ameaçado gera AdO. "Mover-se dentro" significa sair de um quadrado ameaçado e ir para outro, GERANDO um AdO.


Entao, como eu havia imaginado, se o cara esta no chao, no primeiro quadrado da minha area (jah com aumentar pessoas), ele se levanta e toma um AdO. Em seguida, caso ele decida andar até mim, ele atravessara (sairah de um e entrarah em outro) quadrado ameaçado por mim, tomando outro AdO, nao? Como levantar é equivalente a movimento, ele nao conseguira me atacar caso levante E ande até mim. Certo?
Se tudo isso for verdade, eu troco uma açao de ataque normal por 2 AdO mais a possibilidade de repetir no proximo turno: Trip + 3m pra tras (oponente caido nao pode dar AdO no meu movimento).

PS: Imagem muito profissional, Lumine.
PS2: Eu nao uso corrente com cravos pura e simplesmente porque jah sou muito zoado na mesa por gostar de fazer pjs semi-perfeitos. Até mesmo por principios, se eu for pra corrente, vai ser munchkinisse demais. Acho.
PS3: Eh, finalmente, comprei o meu!

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 16:11
por Lumine Miyavi
Como assim trocar uma ação padrão por 2 ados? ._.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 16:13
por GoldGreatWyrm
Deve ser uma ação prepara contra investidas + um AdO normal.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 16:15
por dmandrak
Lumine Miyavi escreveu:Como assim trocar uma ação padrão por 2 ados? ._.

Ao invés de ataca-lo normalmente, eu dou trip, o que consequentemente leva ao AdO de LEVANTAR e ao AdO de MOVER-SE na minha area.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 18:02
por Madrüga
Depende. Espero que você não esteja julgando que você INTERROMPE a ação de levantar dele. Ele pode levantar, tomar o AdO e depois dar um passo de 1,5 metro na sua direção. Não sei se isso tem no FAQ, mas levantar CUSTA uma ação de movimento, mas não é deslocar-se. Então levantar é equivalente a uma ação de movimento, mas não é deslocamento e não invalida o passo de ajuste.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 18:12
por dmandrak
Madrüga escreveu:Depende. Espero que você não esteja julgando que você INTERROMPE a ação de levantar dele. Ele pode levantar, tomar o AdO e depois dar um passo de 1,5 metro na sua direção. Não sei se isso tem no FAQ, mas levantar CUSTA uma ação de movimento, mas não é deslocar-se. Então levantar é equivalente a uma ação de movimento, mas não é deslocamento e não invalida o passo de ajuste.

Ahhhh sim, interessante.

A questao é, eu vou dar 2 AdO durante o movimento do cara? A mesma açao pode gerar 2 AdO?

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 18:51
por Madrüga
dmandrak escreveu:A questao é, eu vou dar 2 AdO durante o movimento do cara? A mesma açao pode gerar 2 AdO?


Só se ele sair de mais de um quadrado ameaçado por você, por exemplo. Supostamente é a mesma ação, mas saindo de quadrados diferentes.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 20:01
por oculto
Que eu saiba, você só pode dar um AdO por rodada. Vc só pode dar mais AdO's se tiver um talento específico (Reflexos em combate, salvo engano) e, mesmo assim, o total de AdO's estaria limitado a seu modificador de destreza e o(s) alvo(s) precisa(riam) gerar múltiplas situações passíveis de AdO's na rodada.
E passos de ajuste (1,5m) não geram AdO, mesmo se ocorrerem dentro da área de ameaça, não?

Em resumo, se você não tiver reflexos em combate, você dará um AdO no alvo quando ele tentar se levantar, mas aí ele poderá fazer o que bem entender com a ação padrão dele em seguida.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 20:04
por Madrüga
Bom, acho que eu e Phil já presumimos que ele SABIA disso (reflexos de combate).

E eu me referi ao movimento normal, mesmo. Por isso citei a possibilidade do cara levantar e dar um passo de ajuste, a menos que isso não seja possível por algum motivo.

Re: [3e] Armas de haste e trip!

MensagemEnviado: 05 Out 2010, 20:11
por Iuri
Ele ja tinha declarado que teria o Reflexos de Combate. Supomos que tenha uma Dex alta tambem.
Este problema do passo de ajuste é a unica coisa que obriga seu personagem a usar uma arma que realmente seja de haste, para obrigar o adversário a se mover pelo menos 3 metros até ficar adjacente.

Mas, se o adversario ja gastou uma ação de movimento para se levantar, porque ele iria se mover até ficar adjacente? Ao chegar em tal posição ele não poderia atacar porque teria trocado sua ação padrão por uma de movimento. O que eu prevejo que vá acontecer é os adversários irem se arrastando até você e te atacando do chão mesmo. O que não deixa de ser uma boa coisa. Você dá apenas 1 AdO, pelo movimento dele, mas ele fica com as penalidades de estar no chão o resto do combate.