Dragon Age RPG

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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor KYU em 02 Dez 2010, 19:45

Mas diferente bom ou diferente ruim? XD

O sistema tem algum ponto forte que se destaque dos outros?
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Rain em 10 Fev 2011, 02:53

Dragon Age tem certas diferenças para o d&d padrão e fica difícil jogar no cenário de DA com as regras da 4th!
Da pra adaptar, mais vai dar um trabalho filho da mãe e algumas mecânicas do d&d não casam bem com o cenário proposto pelo game!!

Exemplos:

Não existem clérigos em DA e sim Magos especializados em magia de cura, alem disso a cura necessita de ser magica (O conhecimento magico e divido em 4 escolas do conhecimento, são elas: Criação, Primitiva, Entrópica e Espiritual) Não ha uma certeza sobre a existência de um deus ou mesmo de um panteão em DA

O lírio (lyrium) e muito importante, tanto em termos de jogo/mecânica como em fluff do cenário (É o lírio que recupera a mana dos usuários de magia e permite que os mesmos viajem até o Faith conscientes. Esta mesma substancia e usada pelos templários da capela andrastiana para que eles mantenham suas habilidades anti-mágicas e pelos anões na confecção de armas mágicas)

O lirio e tão importante na temática do mundo de DA que de maneira alguma pode ser colocada em 2º plano!
O cenário está extremamente interligado ao sistema de mana, principalmente quando temos os chamados Blood Mages/Lyrium (isto inviabiliza em parte o sistema de powers da 4e)

Existem problemas em termos cosmológicos do d&d/metafísica da magia:
A Magia em DA esta interligada com um plano conhecido como o Faith (um plano onde todos os humanos vão quando dormem este é o lar dos espiritos, criaturas criadas pelas idéias e sonhos das pessoas do plano físico.)
Só existem três classes em DA: Mago, guerreiro e ladino (Lembra um pouco a divisão de classes do True20...Usurario de Magia, Combatente e Especialista)
Os personagens no lugar de classes são especialistas em um tipo de oficio, Logo um Bardo sempre será um Ladino especializado, um Beserker sempre será originalmente um Guerreiro

Só por estes exemplos já da pra se ver que o sistema de jogo foi criado visando a historia e o universo sugerido, isso implica em uma difículdade imensa de adaptação para o d&d sem que modifiquemos por completo algumas das regras mais básicas do sistema.

PS: Dragon Age = The best game ever!!!!! (pelo menos se tratando de RPGs elçetronicos)
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Elven Paladin em 10 Fev 2011, 04:53

O lírio (lyrium) e muito importante, tanto em termos de jogo/mecânica como em fluff do cenário (É o lírio que recupera a mana dos usuários de magia e permite que os mesmos viajem até o Faith conscientes. Esta mesma substancia e usada pelos templários da capela andrastiana para que eles mantenham suas habilidades anti-mágicas e pelos anões na confecção de armas mágicas)


Os Templários não precisam de lyrium para manter suas habilidades mágicas, algo que é demonstrado pelo Alistair que não usa tal substância desde que saiu da Chantry e demonstra possui toda a gama de habilidades mágicas. E eu achei a implementação da magia em Dragon Age RPG algo que beira o desastroso, porque no jogo a magia não funciona com restrições diárias e lyrium é usado para "Quick Time Boost", não a única forma de recuperar mana (e woo, recuperar Mana dormindo/descansando por longos períodos de tempo (1 horas para recuperar 1d6 + Magic de Mana) ? O RPG "D&Dificou" algo que não precisava ser D&Dificado).

Aliás, em geral, o Dragon Age RPG comete a besteira de ser fiel ao "Lore" de Dragon Age - enquanto o próprio jogo é muito inconsistente com isso (Em jogo, Magos, Guerreiros e Ladinos usam basicamente a mesma estrutura de poder e recuperação dela. No RPG, woo, Magos tem que pensar em seu mana diário e os Guerreiros tem poderes "infinitos" vindo dos Stunt Points).
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 10 Fev 2011, 15:13

Não existem clérigos em DA e sim Magos especializados em magia de cura, alem disso a cura necessita de ser magica (O conhecimento magico e divido em 4 escolas do conhecimento, são elas: Criação, Primitiva, Entrópica e Espiritual) Não ha uma certeza sobre a existência de um deus ou mesmo de um panteão em DA


Qual é a dificuldade nisso? Basta chamar os "clérigos" de "magos de cura" e pronto! O que importa é o efeito mecânico da magia, a descrição do poder é completamente flexível.

É mais ou menos como a situação do "Samurai", você pode pegar um Bárbaro e dizer que a Fúria dele é concentração que ki, que não vai ter a menor diferença em termos de mecânica para o jogo.

O lírio (lyrium) e muito importante, tanto em termos de jogo/mecânica como em fluff do cenário (É o lírio que recupera a mana dos usuários de magia e permite que os mesmos viajem até o Faith conscientes. Esta mesma substancia e usada pelos templários da capela andrastiana para que eles mantenham suas habilidades anti-mágicas e pelos anões na confecção de armas mágicas)

O lirio e tão importante na temática do mundo de DA que de maneira alguma pode ser colocada em 2º plano!
O cenário está extremamente interligado ao sistema de mana, principalmente quando temos os chamados Blood Mages/Lyrium (isto inviabiliza em parte o sistema de powers da 4e)


Nem tanto. Você pode usar apenas classes psiônicas, se for o caso.

A Magia em DA esta interligada com um plano conhecido como o Faith (um plano onde todos os humanos vão quando dormem este é o lar dos espiritos, criaturas criadas pelas idéias e sonhos das pessoas do plano físico.)


E daí...? O que isso realmente atrapalha, em termos mecânicos? Eu posso criar um cenário, dizer que a magia vem dos domínios do Sambalelê, e o sistema pode continuar intacto.

Só existem três classes em DA: Mago, guerreiro e ladino (Lembra um pouco a divisão de classes do True20...Usurario de Magia, Combatente e Especialista)


Você pode chamar o Bárbaro, o Monge, o Guerreiro, e etc. de "Guerreiro", o Warlock, Clérigo, Mago, Druida, Shaman (e qualquer outra classe que usa poderes mágicos) de "Mago", e o Ladino, o Assassino, o Ranger de "Ladino", que, novamente, não vai fazer nenhuma diferença mecânica.

Os personagens no lugar de classes são especialistas em um tipo de oficio, Logo um Bardo sempre será um Ladino especializado, um Beserker sempre será originalmente um Guerreiro


Idem acima.
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Rain em 11 Fev 2011, 17:00

Uma pergunta Virtual
Tu Jogou Dragon Age Origins?
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Elven Paladin em 11 Fev 2011, 18:03

Dragon Age é completamente diferente de D&D 4e.

Do tipo, COMPLETAMENTE DIFERENTE. Em caps.


Curiosamente, eu não consigo ver tanta diferença. O tratamento igual tanto em progressão de poderes quanto em estrutura de avanço do personagem, além da mesma mecânica de limitação ao uso de poderes em todos os personagens faz com que eu me simpatize mais com D&D 4e do que com Dragon Age RPG para emular o Dragon Age: Origins (e Awakening).
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 12 Fev 2011, 23:41

Nop. Mas não vejo onde isso valida qualquer um dos pontos levantados por você. Se existe algum outro ponto que você queira tratar, basta descrevê-lo.
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Rain em 15 Fev 2011, 10:17

Um mago de cura (Spirit Healer) não tem absolutamente nenhuma semelhança com um clérigo...
Só pra se ter uma idéia, você faz uma construção (build) de mago em DA assim

Magias de relâmpago da escola primitiva
Golpes psíquicos e selos amaldiçoados da escola entropia
Metamorfose (Transforma-se em aranha, ou urso)
E Magias de Cura
Logo, você é um Wizard, metamorfo com magias de cura

Perguntei, se você jogou o game por que fica complicado discutir algo sem ao menos conhecê-lo
E reparei no seu ultimo post que você não conhecia DA (logo, estas respostas)

PS: Não acho impossível adaptá-lo para a 4e só acho trabalhoso... Alem disso muita coisa deveria ser mudada para alcançar o que o universo de DA nos propõem
PS2: tentem adaptar a Morrigan para a 4e basica e vejam se os poderes, vão cobrir o estilo da personagem (Magias congelantes, metamorfose em animais, magias de pesadelo e quem sabe magia de sangue)
PS3: Sem a mana, a magia de sague (um dos pontos principais da historia) não faz o menor sentido
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor AKImeru em 15 Fev 2011, 12:20

Eu sou forçado a socar o Elven no estomago por falar que 4e é qualquer coisa parecida com Dragon Age.

Tu jogou o jogo?
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Elven Paladin em 15 Fev 2011, 17:12

Tu jogou o jogo?


Claro, Oda - tanto Origins (Humano Nobre Guerreiro e Elfo Mago) quanto Awakening e algumas dos add-ons e standalones (Witch Hunt, Leliana´s Song, Return to Ostagar e Warden´s Keep). Caso duvide, faça sua listinha de perguntas :b

Um mago de cura (Spirit Healer) não tem absolutamente nenhuma semelhança com um clérigo...
Só pra se ter uma idéia, você faz uma construção (build) de mago em DA assim

Magias de relâmpago da escola primitiva
Golpes psíquicos e selos amaldiçoados da escola entropia
Metamorfose (Transforma-se em aranha, ou urso)
E Magias de Cura
Logo, você é um Wizard, metamorfo com magias de cura


Well, Clérigo ou Shaman Híbrido/Multiclasse com Druida - faz tudo isso desde o nível 1. E tecnicamente o melhor "golpe psíquico" é Mind Blast que está em Spirit (e mais estranho ainda, é um ataque telecinético. Que drogas usaram nessa classificação?), enquanto em Entropia tem os feitiços de sono/pesadelo.
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 15 Fev 2011, 17:20

Lógico que estamos ignorando que a Green Ronin já tem sistemas que podem ser adaptados para Dragon Age, como True 20 ou M&M.
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor AKImeru em 15 Fev 2011, 18:08

O cara que escreveu Dragon Age é o mesmo cara que escreveu Warhammer Fantasy.


Eles queriam originalmente, uma versão para iniciantes do Fantasy, em um cenário reconhecivel.

Digamos que o resultado foi um tanto diferente do esperado.
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 16 Fev 2011, 01:55

Verdade. Além disso um cenário com um clima sombrio como esse não é exatamente algo para iniciantes.
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor shido_vicious em 16 Fev 2011, 14:05

Matheus Borges Ziderich escreveu:Verdade. Além disso um cenário com um clima sombrio como esse não é exatamente algo para iniciantes.


E o que exatamente é apropriado para iniciantes, Matheus?
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Re: Dragon Age RPG

Mensagempor Elven Paladin em 16 Fev 2011, 14:39

O cara que escreveu Dragon Age é o mesmo cara que escreveu Warhammer Fantasy.

Eles queriam originalmente, uma versão para iniciantes do Fantasy, em um cenário reconhecivel.

Digamos que o resultado foi um tanto diferente do esperado.


Certo Oda, mas... e daí?

Eu não me interesso pela história de fundo de Dragon Age RPG e se ele seria um Warhammer for Dummies ou um "Madre Teresá de Calcutá RPG", mas sim em um RPG que emule o Jogo de PC - algo na qual eu não vi em Dragon Age RPG.

PS3: Sem a mana, a magia de sague (um dos pontos principais da historia) não faz o menor sentido


O meu problema não é com Mana, é com Mana diário. Além da ausência de Stamina e poderes que a utilizem. De qualquer forma, emular Blood Magic em D&D 4e não me parece muito difícil. Como ela é uma opção para qualquer Mago com um mínimo de treinamento (vide Jowan no Circle of the Magi) seria uma opção similar á Defiling de Dark Sun 4e.

PS2: tentem adaptar a Morrigan para a 4e basica e vejam se os poderes, vão cobrir o estilo da personagem (Magias congelantes, metamorfose em animais, magias de pesadelo e quem sabe magia de sangue)


Okaydokay. Mas antes, você tem alguma progressão de níveis da Morrigan como é no jogo? Eu tenho a inicial, que aparece na Dragon Age Wiki (Morrigan Nível 6-7), mas não faço idéia como é a progressão de níveis dela "oficialmente" (ou mesmo se existe isso).
Editado pela última vez por Elven Paladin em 16 Fev 2011, 15:02, em um total de 1 vez.
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