[Xe] signos do zodíaco em D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor louc0 em 04 Nov 2010, 18:20

Lumine Miyavi escreveu:
Locke Winchester escreveu:Nunca vou entender porque uma espadada causa mais dano num signo compativel do que num não compativel.


Você não entende os mistérios cabalísticos da alma e afins. Mas estamos falando de um jogo onde um velho de 60 anos é o personagem mais fuckawesome que os bishounens então a lógica dos games não se aplica pra ele...


Mistérios tão grandes que 1/4 de 100 é 20. XD
Avatar do usuário
louc0
Moderador
 
Mensagens: 2279
Registrado em: 19 Ago 2007, 23:08
Localização: Sapucaia do Sul - RS
Twitter: @louc0

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Léderon em 04 Nov 2010, 18:48

[off] Mas pra serem signos zodiacais funcionais não teriam que estar na eclíptica? :haha: [/off]
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Lumine Miyavi em 04 Nov 2010, 19:14

Eu sou letrado, não estatístico. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Joshua_Crow em 05 Nov 2010, 01:37

Madrüga escreveu:Os signos de lá (ingenuamente "desenhados" nas estrelas) são: beholder, harpia, ettin, dríade, stirge, wyvern, dragão, unicórnio, hidra, quimera, kraken, basilisco.


Agora podemos subir as 12 Dungeons do Zodiaco e enfrentar os Paladinos de Ouro? :haha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Joshua_Crow
 
Mensagens: 1053
Registrado em: 27 Out 2009, 11:14
Localização: Jogos Sociais, er, digo, Manaus no Seikai / AM

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor DracoDruida em 06 Nov 2010, 20:28

................Putz, eu ri, Joshua.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor electafuzz em 15 Nov 2010, 12:52

Eu já tinha pensado em usar a idéia de signo numa aventura mas com um propósito meio diferente. Seria um fator que influenciaria só na construção e interpretação do personagem, sem influenciar diretamente nas jogadas de ataque ou algo do tipo.

Mas, de qualquer forma, acho legal a idéia.
Avatar do usuário
electafuzz
 
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Nov 2010, 23:07
Localização: Belo Horizonte

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Kasuya em 30 Nov 2010, 13:01

A ideia é interessante sob o ponto de vista de que poderia funcionar melhor que as tendências, dado que os signos não necessariamente são classificados como "bons" ou "maus". Eles só tem um acervo genérico de atitudes, como "ser fofoqueiro", "gostar de viajar", ser ou não "apegado à rotina", o que, eu acho, encaixaria melhor que as tendências (embora o funcionamento das tendências da 4e tenha se tornado bem sutil ou descartável).

Quanto ao crunch. Acho que poderia ser interessante também, mas, convenhamos, dizer que você causa dano extra a alguém de um signo compatível é bizarro e pouco funcional (você, além de ter que ficar atentando para CA's e defesas, vai ter que atentar para o signo de quem ataca e quem recebe o golpe toda vez, atrapalhando mais o combate que ajudando).

Então, minhas sugestões de crunch seria bônus simples em perícias (Ex: um signo que costuma ser bem carismático seria feliz se tivesse +2 em diplomacia, enquanto que um signo mais "sensitivo" teria +2 em intuição, ou algo assim), o funcionamento de itens mágicos alterando-se conforme o signo do usuário e fenômenos místicos aleatórios que só acontecem ou acontecem melhor (ou pior) com personagens do signo X ou Y (o lance dos signos é completamente "místico" mesmo, então faz sentido essa ligação com efeitos mágicos). Mas, enfim, acho que o foco principal deveria ser o fluff, embora o crunch ajudasse um pouco, pois, se ficar só no fluff, os jogadores não vão "acreditar" nos signos (que é justamente o contrário do que se espera). Então talvez caia bem você por um NPC bondoso que gere desconfianças entre os jogadores porque o signo dele é tido como mentiroso nato e ele, de fato, possui +2 em blefar...
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Torneco em 07 Dez 2010, 01:39

A título de curiosidade, em Eberron temos as constelações de estrelas que formam imagens dos dragões das lendas da criação do mundo e tem também as luas, que estão ligadas as dragonmarks. Nesse cenário dá pra enfiar muita coisa nesse sentido.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Hellamiel em 25 Dez 2010, 12:27

Achei esse tópico EXTREMAMENTE interessante, porque eu também tenho trabalhado em um cenário onde eu queria implantar algum sistema onde os Signos Zodiacais influenciassem os personagens e o mundo como um todo.

Meu intuito era que os signos concedessem alguns bônus de afinidade em determinadas perícias e situações, e também que tivessem um viés divino, sendo que cada um dos animais ou bestas representantes de um signo em questão tivesse um status de deus menor ou coisa do gênero.

Talvez a intenção pareça inicialmente uma grande salada, mas gostaria de fazer um brainstorm com o pessoal aqui para ver se lapidamos a idéia até se tornar algo digno de nota =]
Avatar do usuário
Hellamiel
 
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Dez 2010, 00:39
Localização: São Paulo / SP

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Vincer em 25 Dez 2010, 23:45

Eu já fiz um esquema assim.Antes que nego venha me zoar, é num cenário caseiro chamado Mithert que já comentei outras vezes... vou dizer o que percebi de interessante, ruim, o que aprendi e etc...

Antes de mais nada, eu uso sim variações no dano por causa de signo. Não sofri tanto do problema que o Kasuya apontou(de ter de se preocupar com elementos a mais). Ao menos eu pensava no signo de todo npc de antemão, nunca tive de parar para consultar e ver se o dano se aplicava... E também porque não atribuía signos a monstros, só a pessoas(tá aí, algo para eu cogitar...).

Mas um dos motivos é que o dano não era todo alterado e sim:

-chance de críticos
-efeito dos críticos

Eu acho isso muito mais interessante por uma diversidade de motivos. Em primeiro lugar, eu não fiz exatamente como os signos reais(distribuição), não apenas por usar signos originais, mar porque signos 'incompatíveis' são incompatíveis nos dois caminhos...

Ou seja, se ambos ganham bônus de dano um contra o outro... que diferença faz? O combate termina mais rápido, mas além disso... ? ambos terem o bônus meio que anula a vantagem.

Por isso eu mudei de signos incompatíveis tendo bônus um contra os outros para um esquema distinto de incompatibilidades; signo X ter bônus contra o Y, mas o Y não ter bônus contra X e sim cotnra Z, que por sua vez pode ter bônus contra o X. No esquema pedra-papel-tesoura(com muito mais participantes).

Claro, colocar bônus de dano num esquema assim quebra o jogo, tirando toda a graça de certos combates(porque o cara vai ter uma vantagem sobre o outro). Por isso acho mais interessante mexer nos críticos: ao lidar com um signo 'inimigo/averso' ao seu, você corre o risco de tomar uma porrada mais perigosa. Não ser uma certeza.

Outros pontos:

-Não exagerar nos bônus de perícia, crítico, etc... mas dar opções(ex: talentos, vantagens, classes, sei lá) que aumentem esses bônus. Não faça o cenário inteiro se arrastar em quem tem qual signo, isso é ruim. Como todo ladrão ser do signo X porque dá mais bônus relacionados a classe. Pegue leve nos bônus para não emburrecer as escolhas de personagem, e também para deixar aqueles que querem mais dos signos agindo optarem por isso(talentos) e aqueles que não se interessam tanto possam ignorar(o motivo dos bônus leves).

-Pense fora da caixa. Faça os signos influenciarem além de meros bônus em estatísticas. Faça npcs terem disposição ou indisposição(em contatos sociais) por causa de signos... dá também para brincar com destino, influências astrais e etc, mas depende do quão longe quer levar isso no jogo(e o que os signos realmente representam nesse mundo). Posso postar uns esquemas que uso se interessar.

-Envolva mais os signos ao cenário. Ao lore e tal... Faça os jogadores sentirem que é algo importante no jogo, e não mero gimmick. Por exemplo, apesar de eu usar signos originais no meu cenário, alguns se equivalem(em nome e símbolo) a alguns reais... como touro(os aspectos de touro são todos diferentes entretanto). E advinha o que são minotauros no cenário? Enfim, seria legal colocar uma 'maldição' que afetasse cada signo de forma diferente?(justificando assim vários inimigos... sei lá, nagas podem ser pessoas corrompidas do signo cobra). Invente. São detalhes que não envolvem nenhuma regra, mas ajudam a justificar o mundo(e elementos comuns do jogo, você pode brincar com todo o livro dos monstros) e amarrar todas as pontas de forma charmosa e interessante.

-Cuidado na hora de escrever os aspectos de cada signo. Não faça como uma série de aspectos a ferro e fogo como livros de 'astrologia' fazem na nossa realidade. Mantenha um mínimo, como alguns tópicos que são fortes no signo, talvez apenas um que seja obrigatório a todos do signo(ex: ser irritadiço), e deixe muitos dos 'aspectos' como tendências, mas que ninguém do signo segue todas. O motivo? Atrapalha. Eu tive de enxugar meus signos mais de uma vez, re-escrever a parada toda, porque tive problemas em jogo. Primeiro, alguns jogadores se sentem presos demais ao signo, e acabam fazendo personagens totalmente baseados na descrição do signo, sem colocar muita criatividade... o que fica pior, mais limitante e mais 'fôrma' do que usar um sistema de classes. Falar para eles apenas descreverem os personagens e você 'interpretar' qual signo se encaixa... tá, até pode funcionar, mas você perde um tempo extra na criação de ficha, fora debates, gente que discorda, o cara 'ah, mais que queria X... vou mudar o personagem'... enfim, já entendeu.

O tópico tá ficando grande. Eu posso trazer uma tonelada de idéias sobre como, onde, quando signos afetarem em crunch, ou fluff... só pedir. Mas já aviso que boa parte desses dados não encaixam tão bem com 'signos zodiacais', já que no meu cenário eles são um bocado mais(e algumas coisas menos).

Quanto a trocar totalmente tendência por signos... GO FOR IT. Só tome cuidado. Eu particularmente detesto tendências, e acho que todos deveriam cortar isso de seus jogos... mas no caso dos signos, não tente traduzir cada tipo de tendência nos signos. Pense só, um signo associado a 'caótico e mal'; quer dizer que as pessoas no mundo nascem pré-destinadas a serem más, cruéis ou boas? Isso fica feio demais, e quebra com muita coisa... Salvar, tentar converter alguém ao bem? Pra quê se a pessoa nasceu para aquilo? Melhor exterminar logo esses malditos... ou quem sabe, exterminar crianças que nasçam com o signo maldito logo, antes que façam mal a sociedade e...

ugh. NÃO FAÇA ISSO. Por favor.

EDIT:
Vai aí uma idéia; não é uma dica, só uma forma diferente de fazer... fugir dos esquema zodiacal, inventar um próprio. Sei lá... 'dois signos' por exemplo? Tudo bem que eu exagero(no meu jogo são 3 círculos astrais, e qualquer um pode ter uma combinação de qualquer um desses 3), mas esse tipo de coisa ajuda na parte dos jogadores não se sentirem presos aos aspectos *do signo*(um) escolhido. Além de ajudar a soltar mais os jogadores, incentivar misturas curiosas e tal... cada um pode afetar algo diferente nas regras. Talvez um deles seja meio que 'o destino', outro os aspectos emocionais... dá para brincar bastante, as possibilidades são praticamente infinitas.

Claro, tudo tem um custo. Aumentar o número de escolhas sempre equivale a mais tempo fazendo a ficha :P
Mas eu sou da filosofia 'cenários diferentes servem para isso'. Dane-se se levar mais tempo, é um preço, para uma experiência distinta. Uma campanha sofrendo disso não é nada, sempre podem voltar a outros cenários/campanhas sem essa parafernalha se enjoarem ou quiserem algo rápido...
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Hellamiel em 26 Dez 2010, 08:42

Obrigado pelas informações Vincer.

Tu disse que não usa os Signos Zodiacais comuns, sendo assim, quais animais tu elegeu como sendo os signos do seu cenário?

Eu havia pensado, quando disse bônus em perícias, implantar isso somente em testes sociais. Sabe aquela história que o povo diz de quando encontra alguém e rola aquela "química"? O "Santo Bate" e bla bla blá, seria mais ou menos isso, afinidade ou aversão dos signos poderiam influenciar como bônus ou penalidades em testes de blefe, diplomacia, intimidação e uma série de outros testes sociais. Também imaginei em dividir os signos em grupos, ordenados de acordo com os elementos, eixo Bem e Mal, e Ordem e Caos, só ainda não trabalhei essa idéia ainda a fundo, pois eu tinha imaginado existirem 13 signos na minha adaptação, e usando os elementos acima, eu teria Ar, Água, Fogo, Terra, Trevas e Luz, Bem e Mal, Ordem e Caos, 10 elementos ou forças, faltariam 3.
Avatar do usuário
Hellamiel
 
Mensagens: 21
Registrado em: 18 Dez 2010, 00:39
Localização: São Paulo / SP

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Kinn em 26 Dez 2010, 09:19

Muito legal isso - eu havia pensado em usar os deuses maiores do meu cenário nessa espécie de zodíaco, mas vendo os mesmos problemas que você assinalou arquivei a idéia, apesar de não ter desistido de todo, nunca mais retornei a ela por não ter em vista de como contornar os problemas mecânicos. Também gostaria de saber mais ^_^
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: [Xe] signos do zodíaco em D&D

Mensagempor Vincer em 26 Dez 2010, 10:49

Eu adoro dar sentido, criar simbolismos e toda uma parafernalha extra aos elementos que uso em jogo... principalmente em Mithert, todo esotérico.

Mas confesso que boa parte dos signos(os animais e tal) foram puro fanservice ou escolhas menos criativas. As decisões foram em parte incluir animais 'legais' ou os mais famosos, um ou outro menos queridos(como o bode e o rato) mas que são facilmente associáveis (por exemplo, não é o forte do signo mas... sim, faz sentido um rato se inclinar a ladinagem). Também usei de seres mitológicos, no caso dragão e o grifo, mas eles são de uma outra categoria de signos que não os principais. E alguns signos usam animais do zodíaco ou horóscop chinês, mas todos com explicações diferentes... exceto Leão, que não teve como fugir muito dos aspectos zodiacais porque... diabos, leão *é* e sempre foi uma figura que transmite liderança e pompa.

Também optei por 13(todos adoram esse número né :haha: ) e escrevi uma baita lista de animais possíveis ou simbólicos quando bolei os signos... daí fui pegando os que mais se encaixavam aos conceitos que queria(não tenho a lista de brainstorm original, feita num caderno de colégio... mas fica aí a idéia/dica).

Signos Solares
lobo
bode
touro
peixe
urso
escorpião
coruja
veado(cervo)
rato
cobra
leão
falcão
corvo

Apesar de clichés, tentei dar a todos vários simbolismos e nenhum é inclinado ao bem ou ao mal. Cobra por exemplo(que pessoal costuma achar logo que é associado a alguém manipulador e tal) foge totalmente a visão nossa de animal nocivo, e na verdade é o símbolo de sabedoria e fome de conhecimento(se encaixando bem com magos).

Eu uso outros dois grupos de signos, e inspirações vêm até mesmo do tarot e cartas de baralho.

As 'Regalias' são quase todos 'objetos', como a espada, a manopla, a coroa, o cálice... mas também incluem dois animais mitológicos(e comuns na heráldica): o dragão e o grifo. Regalias representam a forma da pessoa notar/compreender/traduzir o mundo e se associam aos 'objetivos de vida' da pessoa.

Os 'Arquétipos' são... arquétipos. O rei, o louco, o andarilho, o irmão, a mãe... Até o escudeiro tá ali no meio. Eles representam muito do lado afetivo, mas são os mais esotéricos e incompreendidos signos... eles indicam o que a pessoa precisa aprender em sua vida, e o 'destino' dos personagens é mais afetado por eles.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes

cron