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Nibelung escreveu:Acho que ainda tem pelo menos mais dois anos antes de vir o anúncio da 5e.
Nibelung escreveu:Acho que ainda tem pelo menos mais dois anos antes de vir o anúncio da 5e.
Iuri escreveu:Mas se é pra chutar eu diria que tentariam alterar as classes para que suas mecânicas ficassem mais diferente umas das outras, mas tentando equilibrar ao máximo. E mais mortes de vacas sagradas.
Nibelung escreveu: Na Dragon estão começando uma série de materias com o selo Unearthed Arcana, com regras opcionais que fogem da casinha da 4e.
shido_vicious escreveu:Nibelung, rola citar as edições da Dragon em que apareceram essas matérias?
As do PHB 3, por exemplo, são bem interessantes. As do Essentials, por outro lado, me parecem puro retrocesso -- pra que fazer as classes marciais voltarem a ficar mocorongando com ataques básicos, poxa? Se bem que, por certo ângulo, muito é estética -- um base attack dentro da stance me parece praticamente a mesma coisa que um at-will, apenas com a adição de um passo intermediário (e, portanto, dispensável).
shido_vicious escreveu:Nibelung escreveu: Na Dragon estão começando uma série de materias com o selo Unearthed Arcana, com regras opcionais que fogem da casinha da 4e.
Nibelung, rola citar as edições da Dragon em que apareceram essas matérias? Eu adoro a elegância do sistema da 4E (mesmo não curtindo o jogo, vai entender), e me interessa um bocado ver que tipo de mudanças estão operando dentro do sistema.
As do PHB 3, por exemplo, são bem interessantes. As do Essentials, por outro lado, me parecem puro retrocesso -- pra que fazer as classes marciais voltarem a ficar mocorongando com ataques básicos, poxa? Se bem que, por certo ângulo, muito é estética -- um base attack dentro da stance me parece praticamente a mesma coisa que um at-will, apenas com a adição de um passo intermediário (e, portanto, dispensável).
Muita tristeza -- o D&D finalmente consegue um sistema genuinamente moderno apenas para retroceder a seguir. =/
Nibelung escreveu:Na verdade, o que me incomoda não são as auras e a redução do número de opções. Ter posturas que podem ser mudadas todas as rodadas pode alterar bem as táticas de jogo reduzindo as opções ao subir de nível, de forma similar às classes com power points.
Meu problema com a formatação dos essentials pra frente é que eles voltaram pra aquele modelo cheio de fluff inútil. Se você for um jogador que consegue ver a mecânica e inventar seu próprio fluff, 3/4 do texto da classe é desperdício de texto.
Comparativamente, foi a mesma coisa que a WotC fez no final da vida da 3e. As classes de prestígio do Livro do Mestre tinham as regras, alguns pequenos parágrafos explicando o que fazia aquela CdP especial, e quais classes cumpriam mais facilmente os requisitos. As CdPs do Complete Mage tem cinco páginas descrevendo toda uma sociedade com base naquela CdP, e muito, MUITO texto fluff que não serve pra nada, exceto se você quiser gerar uma campanha inteira em torno daquela CdP.
Mesma coisa se você comparar o Livro dos Monstros 3.5 com o Monster Manual V. E na 4e o MM1 e o MM3.
A 4e está chegando na muralha da falta de ideias. Agora é a hora de extrapolar e ver o que ainda funciona e o que pode ser melhorado pra próxima.
Nibelung escreveu:Na verdade, o que me incomoda não são as auras e a redução do número de opções. Ter posturas que podem ser mudadas todas as rodadas pode alterar bem as táticas de jogo reduzindo as opções ao subir de nível, de forma similar às classes com power points.
Meu problema com a formatação dos essentials pra frente é que eles voltaram pra aquele modelo cheio de fluff inútil. Se você for um jogador que consegue ver a mecânica e inventar seu próprio fluff, 3/4 do texto da classe é desperdício de texto.
Comparativamente, foi a mesma coisa que a WotC fez no final da vida da 3e. As classes de prestígio do Livro do Mestre tinham as regras, alguns pequenos parágrafos explicando o que fazia aquela CdP especial, e quais classes cumpriam mais facilmente os requisitos. As CdPs do Complete Mage tem cinco páginas descrevendo toda uma sociedade com base naquela CdP, e muito, MUITO texto fluff que não serve pra nada, exceto se você quiser gerar uma campanha inteira em torno daquela CdP.
Mesma coisa se você comparar o Livro dos Monstros 3.5 com o Monster Manual V. E na 4e o MM1 e o MM3.
A 4e está chegando na muralha da falta de ideias. Agora é a hora de extrapolar e ver o que ainda funciona e o que pode ser melhorado pra próxima.
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