[Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores esperam

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Nibelung em 16 Dez 2010, 20:00

Acho que ainda tem pelo menos mais dois anos antes de vir o anúncio da 5e.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Sr. Pichu em 16 Dez 2010, 21:32

a 5E utilizará um tabuleiro holográfico e todos os jogadores irão participar usando de joysticks ou mouses
e aí sim, finalmente será um "video-game"
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Russel em 16 Dez 2010, 21:44

Nibelung escreveu:Acho que ainda tem pelo menos mais dois anos antes de vir o anúncio da 5e.


pelo menos nisso D&D pode ser comparado aos consoles de videogame: dentro de um determinado intervalo de anos sai uma nova versão
Editado pela última vez por Russel em 17 Mar 2011, 08:47, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Cebolituz em 16 Dez 2010, 23:08

Nibelung escreveu:Acho que ainda tem pelo menos mais dois anos antes de vir o anúncio da 5e.


Tá meio "curto" para a 5E ser lançada. Da terceira para a quarta edição foram 8 anos. Daí da quarta para a quinta ser apenas 4 anos e meio...

Acho que a quinta edição vem lá por 2014/2015.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Iuri em 16 Dez 2010, 23:38

E se a passagem das edições for como foi da 3e pra 4e ainda vai demorar mais alguns anos até começarem a sair testes de ideias para uma nova edição dentro da 4e (depois do qual vamos poder ter alguma ideia do que esperar).

Mas se é pra chutar eu diria que tentariam alterar as classes para que suas mecânicas ficassem mais diferente umas das outras, mas tentando equilibrar ao máximo. E mais mortes de vacas sagradas.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Nibelung em 16 Dez 2010, 23:58

Iuri escreveu:Mas se é pra chutar eu diria que tentariam alterar as classes para que suas mecânicas ficassem mais diferente umas das outras, mas tentando equilibrar ao máximo. E mais mortes de vacas sagradas.


PH3 experimentou várias mecânicas novas: Power Points, as runas do Runepriest, os poderes Full Discipline do monge, raças com um atributo fixo e dois opcionais (que virou padrão agora)...

A linha essentials está retomando algumas vacas sagradas e tentando se desvencilhar o modelo at will/encounter/daily.

Na Dragon estão começando uma série de materias com o selo Unearthed Arcana, com regras opcionais que fogem da casinha da 4e.

Eu acho que as experiencias pra próxima edição já começaram. Mas é mais um ano ou dois pra ANUNCIAREM que a 5e vai sair, e mais um ano pra lançar de vez.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor AKImeru em 17 Dez 2010, 01:32

Eu acho que o essentials foi um teste.


Sinceramente, se as vacas sagradas voltarem porém trazendo tudo o que foi aprendido na 4e, não vejo problema.

Eu só peço que continuam colocando tendencia de lado.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor shido_vicious em 17 Dez 2010, 20:56

Nibelung escreveu: Na Dragon estão começando uma série de materias com o selo Unearthed Arcana, com regras opcionais que fogem da casinha da 4e.


Nibelung, rola citar as edições da Dragon em que apareceram essas matérias? Eu adoro a elegância do sistema da 4E (mesmo não curtindo o jogo, vai entender), e me interessa um bocado ver que tipo de mudanças estão operando dentro do sistema.

As do PHB 3, por exemplo, são bem interessantes. As do Essentials, por outro lado, me parecem puro retrocesso -- pra que fazer as classes marciais voltarem a ficar mocorongando com ataques básicos, poxa? Se bem que, por certo ângulo, muito é estética -- um base attack dentro da stance me parece praticamente a mesma coisa que um at-will, apenas com a adição de um passo intermediário (e, portanto, dispensável).

Muita tristeza -- o D&D finalmente consegue um sistema genuinamente moderno apenas para retroceder a seguir. =/
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Nibelung em 17 Dez 2010, 21:22

shido_vicious escreveu:Nibelung, rola citar as edições da Dragon em que apareceram essas matérias?


Editorial. As matérias em si estão na Dungeon 182 (Maldições) e Dragon 394 (Psionicistas despertados). Provavelmente vão vir mais em breve. Como eu disse, estão começando.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Elven Paladin em 17 Dez 2010, 21:32

As do PHB 3, por exemplo, são bem interessantes. As do Essentials, por outro lado, me parecem puro retrocesso -- pra que fazer as classes marciais voltarem a ficar mocorongando com ataques básicos, poxa? Se bem que, por certo ângulo, muito é estética -- um base attack dentro da stance me parece praticamente a mesma coisa que um at-will, apenas com a adição de um passo intermediário (e, portanto, dispensável).


Embora eu prefira muito mais as classes marciais do D&D Essentials, o motivo da criação delas é relativamente simples: Há uma resistência considerável aos "Daily Martial Powers" por meio de diversos tipos de fãs de D&D (Eu sou um deles, embora eu prefira isso por puro "grognarardismo" - não sabe quanto me dói escrever isso :b ) e a estrutura de "Stance + Base Attack + "Pseudo Encounter Power" é mais simples do "At-Will + Encounter" (Numa analogia, a estrutura do Guerreiro Essential é bem próxima do Warlock 3.5: Um só ataque modificado por alguns fatores que você escolhe).

E curiosamente, segue a tendência de "Quebrar a Estrutura do PH1" que já estava meio danificada desde o PH3.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor AKImeru em 17 Dez 2010, 22:44

shido_vicious escreveu:
Nibelung escreveu: Na Dragon estão começando uma série de materias com o selo Unearthed Arcana, com regras opcionais que fogem da casinha da 4e.


Nibelung, rola citar as edições da Dragon em que apareceram essas matérias? Eu adoro a elegância do sistema da 4E (mesmo não curtindo o jogo, vai entender), e me interessa um bocado ver que tipo de mudanças estão operando dentro do sistema.

As do PHB 3, por exemplo, são bem interessantes. As do Essentials, por outro lado, me parecem puro retrocesso -- pra que fazer as classes marciais voltarem a ficar mocorongando com ataques básicos, poxa? Se bem que, por certo ângulo, muito é estética -- um base attack dentro da stance me parece praticamente a mesma coisa que um at-will, apenas com a adição de um passo intermediário (e, portanto, dispensável).

Muita tristeza -- o D&D finalmente consegue um sistema genuinamente moderno apenas para retroceder a seguir. =/


Eu não acho que seja necessariamente um retrocesso. Quero dizer, bem eles pegaram elementos antigos e colocaram na roupagem da 4e. Porém se eles desenvolvessem isso, talvez uma quinta edição com o melhor das antigas e o melhor das novas possa surgir.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Nibelung em 17 Dez 2010, 22:54

Na verdade, o que me incomoda não são as auras e a redução do número de opções. Ter posturas que podem ser mudadas todas as rodadas pode alterar bem as táticas de jogo reduzindo as opções ao subir de nível, de forma similar às classes com power points.

Meu problema com a formatação dos essentials pra frente é que eles voltaram pra aquele modelo cheio de fluff inútil. Se você for um jogador que consegue ver a mecânica e inventar seu próprio fluff, 3/4 do texto da classe é desperdício de texto.

Comparativamente, foi a mesma coisa que a WotC fez no final da vida da 3e. As classes de prestígio do Livro do Mestre tinham as regras, alguns pequenos parágrafos explicando o que fazia aquela CdP especial, e quais classes cumpriam mais facilmente os requisitos. As CdPs do Complete Mage tem cinco páginas descrevendo toda uma sociedade com base naquela CdP, e muito, MUITO texto fluff que não serve pra nada, exceto se você quiser gerar uma campanha inteira em torno daquela CdP.

Mesma coisa se você comparar o Livro dos Monstros 3.5 com o Monster Manual V. E na 4e o MM1 e o MM3.

A 4e está chegando na muralha da falta de ideias. Agora é a hora de extrapolar e ver o que ainda funciona e o que pode ser melhorado pra próxima.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor ProxAlestorm em 18 Dez 2010, 02:07

Nibelung escreveu:Na verdade, o que me incomoda não são as auras e a redução do número de opções. Ter posturas que podem ser mudadas todas as rodadas pode alterar bem as táticas de jogo reduzindo as opções ao subir de nível, de forma similar às classes com power points.

Meu problema com a formatação dos essentials pra frente é que eles voltaram pra aquele modelo cheio de fluff inútil. Se você for um jogador que consegue ver a mecânica e inventar seu próprio fluff, 3/4 do texto da classe é desperdício de texto.

Comparativamente, foi a mesma coisa que a WotC fez no final da vida da 3e. As classes de prestígio do Livro do Mestre tinham as regras, alguns pequenos parágrafos explicando o que fazia aquela CdP especial, e quais classes cumpriam mais facilmente os requisitos. As CdPs do Complete Mage tem cinco páginas descrevendo toda uma sociedade com base naquela CdP, e muito, MUITO texto fluff que não serve pra nada, exceto se você quiser gerar uma campanha inteira em torno daquela CdP.

Mesma coisa se você comparar o Livro dos Monstros 3.5 com o Monster Manual V. E na 4e o MM1 e o MM3.

A 4e está chegando na muralha da falta de ideias. Agora é a hora de extrapolar e ver o que ainda funciona e o que pode ser melhorado pra próxima.

Se vc não gosta do fluff pode ignorá-lo e focar apenas nas informações essenciais sobre as classes. Simples! :mrgreen:
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Lord_Metatron em 18 Dez 2010, 02:27

Nibelung escreveu:Na verdade, o que me incomoda não são as auras e a redução do número de opções. Ter posturas que podem ser mudadas todas as rodadas pode alterar bem as táticas de jogo reduzindo as opções ao subir de nível, de forma similar às classes com power points.

Meu problema com a formatação dos essentials pra frente é que eles voltaram pra aquele modelo cheio de fluff inútil. Se você for um jogador que consegue ver a mecânica e inventar seu próprio fluff, 3/4 do texto da classe é desperdício de texto.

Comparativamente, foi a mesma coisa que a WotC fez no final da vida da 3e. As classes de prestígio do Livro do Mestre tinham as regras, alguns pequenos parágrafos explicando o que fazia aquela CdP especial, e quais classes cumpriam mais facilmente os requisitos. As CdPs do Complete Mage tem cinco páginas descrevendo toda uma sociedade com base naquela CdP, e muito, MUITO texto fluff que não serve pra nada, exceto se você quiser gerar uma campanha inteira em torno daquela CdP.

Mesma coisa se você comparar o Livro dos Monstros 3.5 com o Monster Manual V. E na 4e o MM1 e o MM3.

A 4e está chegando na muralha da falta de ideias. Agora é a hora de extrapolar e ver o que ainda funciona e o que pode ser melhorado pra próxima.


Disso eu não reclamo. Fluff pra mim nunca é demais. COnsigo criar o meu sem problemas, mas ter um pronto ajuda e serve até de inspiração.

Mas entendo a raiva de quem compra um livro pelas rergas e vê metade dele voltado ao fluff.
All will be Well
Imagem
Avatar do usuário
Lord_Metatron
 
Mensagens: 141
Registrado em: 20 Out 2010, 00:57
Localização: Mossoró, RN

Re: [Metatópico?] Guerra de edições, O que os jogadores espe

Mensagempor Lorde da Dança em 18 Dez 2010, 02:46

O que me irrita é ver tanto fluff sendo dedicado para os pontos de luz
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron