ferdineidos escreveu:Oda Nobunaga escreveu:D&D 4e é uma outra maneira de se jogar D&D.
AO em vez da tentativa falha de simulação, eles fizeram um otimo jogo gamista.
Por algum motivo o brasil odeia qualquer cosia que não tente emular a realidade.
Derp.
Eu acho engraçado que D&D nunca emulou a realidade antes da 4ed.
Não por falta de tentativa,
mind you.
Um exemplo bem interessante, direto de uma
Dragon Magazine (número 3) de outubro de 1976:
Fighting Women
Fighting Women (warriors) may incorporate the spells of Seduction,
Charm Men or Charm Humanoid Monster depending on their level and
beauty scores (see spells of seduction, et al). Women’s strength scores
range from 2-14. Thus some weaponry and types of armor are too
difficult for them to wield/bear without undue fatigue. Women are
allowed 1000 points of encumbrance plus 50 times Strength rating at no
movement loss. Anything over that weight reduces figure to half speed.
Maximum load is 1.8 times encumbrance score. Women of ST 10 or
lower wield Flail Battle Axes, Morning Stars at -1; Pole Arms, Halberd,
Pike and Two Handed Sword at -2. Women of ST 12 or lower wield only
the latter group at -1. Plate armor has a 20% greater fatigue rating in
women of ST 10 or lower 10% in ST 11 or 12. Chainmail has a 10%
greater fatigue factor in women of ST 11 or lower. ALL WOMEN wield a
dagger at an additional +1.
Afinal, no D&D original, o guerreiro era o
fighting-man, e essa edição da
Dragon decidiu trazer as mulheres ao D&D. (O artigo me parece misógino até dizer chega, mas isso não vem ao caso.)
Em vez de "isso é o que seu personagem pode realizar dentro da mecânica, você decide se é homem ou mulher", a coisa é "mulheres são
assim dentro do sistema". É meio que esse o problema da tentativa de simulacionismo no D&D -- o modelo é tão bom quanto o conhecimento de seu autor sobre o assunto. (Que, nesse caso, parece beirar o abissal ou é balizado em péssimas experiências pessoais do autor -- toda mulher tem +1 ao usar adagas, o que se pode entender como "malditas castradoras, apunhaladoras!")
Fora que sempre rolou uma tentativa de pelo menos justificar o metagame dentro do jogo -- nas versões antigas, cada nível de classe tinha um título. Você não era um mago de nível 1 -- era um "medium".
O que veio depois acaba sendo uma mistura entre modelos (bem ruinzinhos) de simulação com os elementos 100% abstratos (classe, nível, hit points...), ora tentando satisfazer um lado, ora o outro. Esse tipo de mentalidade acaba gerando pulso de cura = Wolverine.