Iron Kingdoms: educate me

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 21 Dez 2010, 01:23

A história da tecnologia a vapor, de forma resumida: Homens que tinham acesso a alguma forma de conhecimento de poderes encontrados em partes de animais, vegetais e minerais codificaram ao longo dos tempos a tradição da Alquimia, e se ramificando da Alquimia foi surgindo e se desenvolvendo a Mecânica.

Durante o período da Invasão Orgoth (que tinham Feiticeiros/"Bruxas de Guerra" a sua disposição) a humanidade recebeu "O Dom" (The Gift) de Thamar, ou seja, a habilidade de utilizar a magia arcana e um alquimista incrivelmente talentoso e um feiticeiro chamado Sebastien Kerwin misturou o conhecimento e métodos da Alquimia com a recém-surgida Feitiçaria, criando a tradição da "Wizardry". E quando a tradição da magia arcana feita de forma metódica começou a se espalhar, grupos de Alquimistas e Mecânicos misturaram ainda mais suas técnicas e suplementaram com a Magia Arcana, criando a Mekânica.

E com a Mekânica, foi possível a criação dos "Reinos de Ferro".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Madrüga em 21 Dez 2010, 15:37

Estou curtindo o tópico porque também sempre ouvi falar no cenário, mas nunca fui atrás de ler nada. Vou ver se aproveito minhas férias para ler um pouco dessa "bibliografia básica" que vocês estão recomendando.

Silva escreveu:Além disso tem um livro do mundo que é um chumaço de 400 paginas


Não é um CHUMAÇO, é um CALHAMAÇO.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Armitage em 22 Dez 2010, 11:51

Chumaço é esse teu cabelo do avatar aí. xD

Elven e Lorde, mais dúvidas:

1) como é a relação Magia e Tecnologia? Se repelem (como em Arcanum: of Steamworks &Magicka Obscura) ou não ?

2) como é o impacto da tecnologia no mundo? Novamente, tem alguma semelhança com o Arcanum? (florestas sagradas élficas desmatadas em prol do progresso, dragões e outras espécies mágicas extintas com fósseis em museus, raças pouco inteligentes (orcs, Ogros) sendo exploradas como mão-de-obra de fábricas de magnatas; reinos tradicionalistas que não aderiram à tecnologia se vêem em decadência; escolas mágicas inteiras desaparecendo, etc).

3) qual o nivel tecnológico das sociedade que desenvolveram tecnologia ? Algo semelhante a revolução industrial?

4) qual a importancia do Monsternomicon para o jogo? Em especial para alguem que não joga D&D e não vê muita utilidade em livros de monstros. Ou seja, o livro tem idéias e ganchos legais pra aventuras ou pra vislumbrar as possibilidades do cenário? Ou só serve de bucha pra combate ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 22 Dez 2010, 12:19

1) como é a relação Magia e Tecnologia? Se repelem (como em Arcanum: of Steamworks &Magicka Obscura) ou não ?


O extremo oposto de Arcanum - Magia e Tecnologia funcionam muito bem em conjunto, esse é todo o fundamento da Mekânica. Aliás, Magia e Tecnologia funcionam melhor em conjunto do que isoladamente, já que Ítens Mágicos "normais" tem o péssimo hábito de lesar seu criador enquanto a Tecnologia "normal" é geralmente limitada.

2) como é o impacto da tecnologia no mundo? Novamente, tem alguma semelhança com o Arcanum? (florestas sagradas élficas desmatadas em prol do progresso, espécies mágicas extintas com ultimos sobreviventes em museus, raças pouco inteligentes (orcs, Ogros) sendo exploradas como mão-de-obra de fábricas de magnatas; reinos tradicionalistas que não aderiram à tecnologia se vêem em decadência; escolas mágicas inteiras desaparecendo, etc).


Em linhas gerais, o impacto é similar. A maior diferença é que os Mekânicos são vistos como heróis devido a importância dos 'Jacks (Colossais, na época) e da Pólvora na Rebelião contra o Domínio Orgoth, e não há o antagonismo "Magia-Tecnologia", então ao contrário, a Magia tem florescido (a prática da magia arcana por humanos é muito recente, tendo cerca de 750 anos).

3) qual o nivel tecnológico das sociedade que desenvolveram tecnologia ? Algo semelhante a revolução industrial?


Nos livros de RPG, o nível tecnológico é similar ao da Segunda Revolução Industrial ("Alemã", "Italiana", Belga, Japonesa e Americana). Se você leva Warmachine a sério, chega aos níveis da Primeira Guerra Mundial.

4) qual a importancia do Monsternomicon para o jogo? Em especial para alguem que não joga D&D e não vê muita utilidade em livros de monstros. Ou seja, o livro tem idéias e ganchos legais pra aventuras ou pra vislumbrar as possibilidades do cenário? Ou só serve de bucha pra combate ?


Ele é um livro escrito em primeira pessoa pelo "Professor Viktor Pendrake", um NPC bem próximo em estilo do Indiana Jones, e é uma fábrica de ganchos ambulante pois dedica um bom espaço para descrever tudo o que se sabe sobre certos monstros e que tipo de conhecimento se espera que alguém tenha sobre certas criaturas. É uma boa adição aos Reinos, mas não é tão essencial quanto o Character e World Guide.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 22 Dez 2010, 12:49, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Dez 2010, 12:23

Eu gostei do monstronomicon por que mostra figuras típicas do Reinos de Ferro, como os trolls, liches de ferro e os "demônios".
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Armitage em 22 Dez 2010, 12:55

Quanto ao Monsternomicon, acho que vale a pena então.

Elven escreveu:O extremo oposto de Arcanum - Magia e Tecnologia funcionam muito bem em conjunto, esse é todo o fundamento da Mekânica.

É que estou vindo de um mindset de Arcanum, então tá soando estranho pra mim. Mas se com isso aí você quis dizer que, de certa forma, o advento da Mekânica só foi possível graças ao progresso mágico e alquímico em primeiro lugar, então é AWESOME.

Outra dúvida: Existe algo parecido com o Arcanum no que diz respeito às invenções? Tipo, personagens que tinham conhecimento de certos campos científicos (química, elétrica, mecânica, herbalistica, etc) podiam combinar peças e coisas achadas na rua e criar apetrecho s giringonças rapidamente ? Ou seja, uma espécie de weird-science instantânea ?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor GoldGreatWyrm em 22 Dez 2010, 12:58

Tem o Remendão e o Mekânico-arcano, eles fazem esse tipo de coisa.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 22 Dez 2010, 15:02

Outra dúvida: o quão "hard" é o cenário ? Tipo, ele tende pro lado Forgotten/Exalted/Tormenta ou pro lado Kalamar/Tekumel/Terras Sagradas?


Eu diria que ele fica em um "meio termo saudável": Ele tem elementos de sobra de cenários fantásticos tradicionais, mas com uma roupagem tecnomágica e uma abordagem bem "Hard" em política e religião.

É que estou vindo de um mindset de Arcanum, então tá soando estranho pra mim. Mas se com isso aí você quis dizer que, de certa forma, o advento da Mekânica só foi possível graças ao progresso mágico e alquímico em primeiro lugar, então é AWESOME.


Apenas para ser mais completo: A Mekânica só se originou e se expandiu graças à nova mentalidade ao tratar a magia arcana como algo compreensível, que pode ser quebrada em partes menores e com efeitos específicos (como acontece na Alquimia, por isso os melhores Magos nas primeiras épocas eram também alquimistas talentosos) e também por que inovações tecnológicas também se misturaram com as práticas alquímicas (na verdade, a separação entre Alquimia e Tecnologia é bem nublada). E quando conseguiram fazer a síntese de ambas inovações, surgiu a Mekânica.

Oh sim, existia uma prática de magia arcana antes do "Dom de Thamar", que era o Infernalismo (Praticado também por alguns sacerdotes, especialmente os seguides da Prole - um tipo de "Santo" - Ekris.). Mas eu não preciso explicar porque quase ninguém achava isso aceitável, preciso? :b

Outra dúvida: Existe algo parecido com o Arcanum no que diz respeito às invenções? Tipo, personagens que tinham conhecimento de certos campos científicos (química, elétrica, mecânica, herbalistica, etc) podiam combinar peças e coisas achadas na rua e criar apetrecho s giringonças rapidamente ? Ou seja, uma espécie de weird-science instantânea ?


Em D&D, existe uma classe focada apenas nisso, o Remendão/Bodger - alguém hábil em lidar na prática com inventos mecânicos e mekânicos. O Mekânico Arcano é exatamente o que diz o nome, um criador hábil de objetos mekânicos (e mágicos, se ele for um pouco mais heterodoxo), mas com uma abordagem bem mais metódica do que o Remendâo (Ele é bem Weird-Science, mas do tipo que precisa de um tempo em seu laboratório). Saindo das classes, existe uma linha de talentos focados em Alquimia (na qual naturalmente Magos e Mekânikos-Arcanos são os melhores em lidar), que também pode ser abordada de forma "Weird-Science".

Sem contar os Sacerdotes de Cyriss. Eles são bem hábeis em lidar com tecnomagia (só que conseguem fazer isso por meio de sua fé), inclusive criando a ultra-exótica Cyriss-Tech - que não é muito bem compreendida nem mesmo por eles :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Dez 2010, 15:16

Esse tópico me fez interessar mais por IK.

E a menção a Weird Science me fez pensar na Kelly Lebrock ao som de Oingo Boingo. :haha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Armitage em 22 Dez 2010, 20:15

Acabo de encomendar o Character Guide* por $ 55 do Noble Knight. Tava bem mais barato que na Amazon e Ebay.

*maldito Elven e sua capacidade de me fazer comprar livros. Primeiro o Grey Box e agora esse. Desse jeito meu filho terá que consumir leite Tipo C em breve.

Elven escreveu:Eu diria que ele fica em um "meio termo saudável": Ele tem elementos de sobra de cenários fantásticos tradicionais, mas com uma roupagem tecnomágica e uma abordagem bem "Hard" em política e religião.

Interessante. Outra coisa que reparei é que o mundo não parece ser bem steampunk ou Vitoriano, mas sim uma espécie de metal-medieval. Algo como um séc. 16 com elementos tecnológicos do séc. 19. Confere, Elven?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 22 Dez 2010, 20:34

*maldito Elven e sua capacidade de me fazer comprar livros. Primeiro o Grey Box e agora esse. Desse jeito meu filho terá que consumir leite Tipo C em breve.


Meu objetivo é fazer você se converter ao Lado Mecanicista do RPG.

Interessante. Outra coisa que reparei é que o mundo não parece ser bem steampunk ou Vitoriano, mas sim uma espécie de metal-medieval. Algo como um séc. 16 com elementos tecnológicos do séc. 19. Confere, Elven?


Eu acho realmente difícil classificar Reinos de Ferro em um desses períodos. A estética do cenário começou como bem "Gritty", carregada de sobretudos, caras toscos, armaduras pesadas, cavalaria e armas de fogo meio primitivas, caindo na descrição de Fullmetal Fantasy que a Privateer Press deu ao cenário, e é isso o que você vai ver no Character Guide. Entretanto, Warmachine meio que pegou toda a estética de Reinos de Ferro, elevou à nona potência e trocou o aspecto "Gritty" por Monocolorido (Em Cygnar, tudo Azul e Elétrico, em Khador, todo mundo é marombeiro, veste vermelho e usa armas gigantes).

E então veio a Retribution of Scyrah e...

Imagem
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Armitage em 22 Dez 2010, 21:17

Elven Paladin escreveu:E então veio a Retribution of Scyrah e...

SPOILER: EXIBIR
Imagem

*corre pra cancelar a compra*

:mrgreen:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Lorde da Dança em 22 Dez 2010, 21:21

Silva, se você consegue ignorar mais de dez anos de lançamentos, livros, apocalipses e camapanhas e ainda conseguiu gostar da caixa cinza, acho que a representação do cenário em um formato diferente não vai te atrapalhar :laugh:
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Elven Paladin em 22 Dez 2010, 21:26

*corre pra cancelar a compra*


Pode manter. Felizmente os Elfos Starship Troopers são exclusividade de Warmachine - que também transformou os Nyss, os "Elfos Sabor Gelo" em "Escravos de um Dragão" Altamente Mutados com Katanas (Damn, era para ser Claymores) e Samurai Style.
Editado pela última vez por Elven Paladin em 22 Dez 2010, 21:43, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Iron Kingdoms: educate me

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Dez 2010, 21:33

...eu preciso disso. :queixo:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron