Outra dúvida: o quão "hard" é o cenário ? Tipo, ele tende pro lado Forgotten/Exalted/Tormenta ou pro lado Kalamar/Tekumel/Terras Sagradas?
Eu diria que ele fica em um "meio termo saudável": Ele tem elementos de sobra de cenários fantásticos tradicionais, mas com uma roupagem tecnomágica e uma abordagem bem "Hard" em política e religião.
É que estou vindo de um mindset de Arcanum, então tá soando estranho pra mim. Mas se com isso aí você quis dizer que, de certa forma, o advento da Mekânica só foi possível graças ao progresso mágico e alquímico em primeiro lugar, então é AWESOME.
Apenas para ser mais completo: A Mekânica só se originou e se expandiu graças à nova mentalidade ao tratar a magia arcana como algo compreensível, que pode ser quebrada em partes menores e com efeitos específicos (como acontece na Alquimia, por isso os melhores Magos nas primeiras épocas eram também alquimistas talentosos) e também por que inovações tecnológicas também se misturaram com as práticas alquímicas (na verdade, a separação entre Alquimia e Tecnologia é bem nublada). E quando conseguiram fazer a síntese de ambas inovações, surgiu a Mekânica.
Oh sim, existia uma prática de magia arcana antes do "Dom de Thamar", que era o Infernalismo (Praticado também por alguns sacerdotes, especialmente os seguides da Prole - um tipo de "Santo" - Ekris.). Mas eu não preciso explicar porque quase ninguém achava isso aceitável, preciso?
Outra dúvida: Existe algo parecido com o Arcanum no que diz respeito às invenções? Tipo, personagens que tinham conhecimento de certos campos científicos (química, elétrica, mecânica, herbalistica, etc) podiam combinar peças e coisas achadas na rua e criar apetrecho s giringonças rapidamente ? Ou seja, uma espécie de weird-science instantânea ?
Em D&D, existe uma classe focada apenas nisso, o Remendão/Bodger - alguém hábil em lidar
na prática com inventos mecânicos e mekânicos. O Mekânico Arcano é exatamente o que diz o nome, um criador hábil de objetos mekânicos (e mágicos, se ele for um pouco mais heterodoxo), mas com uma abordagem bem mais metódica do que o Remendâo (Ele é bem Weird-Science, mas do tipo que precisa de um tempo em seu laboratório). Saindo das classes, existe uma linha de talentos focados em Alquimia (na qual naturalmente Magos e Mekânikos-Arcanos são os melhores em lidar), que também pode ser abordada de forma "Weird-Science".
Sem contar os Sacerdotes de Cyriss. Eles são bem hábeis em lidar com tecnomagia (só que conseguem fazer isso por meio de sua fé), inclusive criando a ultra-exótica Cyriss-Tech - que não é muito bem compreendida nem mesmo por eles
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.