[Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

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[Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Dez 2010, 08:38

Eu vejo isso sendo lançado por todos os lados, e aproveitando do post do Silva aqui, faço a pergunta que não teve resposta até agora, pelo menos pra mim.

O que significa esse termo "videogame de papel", e quais são as características racionais que levam uma pessoa a usa-lo? Digo, quais são os motivos que categorizam um jogo como "videogame de papel"?

Espero respostas e esclarecimentos, porque isso tem me deixado com a pulga atrás do abano faz tempo.

Editado: Postei na seção de D&d por achar pertinente as discussões sobre 4ª edição, já que esse termo vive aparecendo em resenhas, só que sem uma explicação real do que é.

Entretanto, é mais prevalente em resenhas de autores que possuem retroclones ou produtos próprios que usem a OGL. Me faz pensar... :hum:
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Dez 2010, 08:50

acho que o visual e grid quadriculado

claro que normalmente ignoram que (até onde eu saiba) em AD&D já existia o grid de combate, só que era hexagonal, não o quadriculado atual...
mas acredito que exista desde 0D&D esse grid
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Russel em 20 Dez 2010, 10:23

pra min esse papo de "videogame de papel" e conversa fiada de quem não tem argumento.

num videogame você não interpreta, você não escolhe o destino do seu personagem, você não constroi seu personagem ele já esta lá pronto.

quanto ao grid quadriculado (que suponho eu seja o "tabuleiro")ele serve pra tornar mais facil gerenciar o combate, definir aonde cada personagem esta posicionado, a que distancia estão um dos outros e dos inimigos, quem esta encurralado, quem esta livre

imagine como seria definir quem esta na area de uma bola de fogo por exemplo sem o tabuleiro pra ajudar a definir exatemente onde esta cada um
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Dez 2010, 10:26

É uma bobagem sem tamanho. Até hoje ninguém definiu esse tal de "vídeo-game de papel", e usam só como um termo para degradar qualquer sistema.

Eu poderia usar o mesmo termo para qualquer sistema de RPG, que ninguém poderia contestar.
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Metal Sonic em 20 Dez 2010, 10:26

Sinceramente pra mim é puro mimimi de edições, como sempre.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Madrüga em 20 Dez 2010, 10:46

Eu acho que é a apropriação de linguagem, como nome de golpes, alguns esquemas de poderes, etc.

Mas se pensar que os videogames tiraram isso de D&D, é pura choradeira mesmo.
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Léderon em 20 Dez 2010, 10:47

Eu também nunca entendi essa definição, e nunca vi ninguém que a explicasse decentemente.

Uma das coisas que eu ouvi falar no começo das críticas à 4E e ao seu videogamedepapelismo foi a existência dos Poderes. O termo soa, pra algum cabeça oca, como se fossem "poderes MÁGICOS", com efeitos visuais e luzes brilhantes como os de videogames.

Vai saber.
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor joao-aragorn em 20 Dez 2010, 10:54

Eu acho que o pessoal do Old School fez a associação errada com a "cultura" MMORPg e Anime. Acharam que só porque (insira classe porradeira) agora tem "golpes com nomes espalhafatosos" (como se os talentos e habilidades das classes de prestígio da 3.X já não parecessem isso) e outras coisas do tipo, acharam que seu hobby está sendo " corrompido para agradar os fãs dessas coisas novas e bobas" . Nem preciso comentar que esse argumento é patético (chamar argumento de patético dá suspensão? XD)
Além do que, acho que isso advém também daquela cultura do RPGista da geração xerox e seus discípulos de achar que RPG tem de ser uma cosia que pouca gente joga, e quer se sentir o diferente e especial , porque se "todo mundo começar a jogar, perde a graça" (como aquele argumento no quesito música das bandas "vendidas" e que "agora que virou pop é uma merda")
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Ken-Ohki em 20 Dez 2010, 11:00

joao-aragorn escreveu:Eu acho que o pessoal do Old School fez a associação errada com a "cultura" MMORPg e Anime. Acharam que só porque (insira classe porradeira) agora tem "golpes com nomes espalhafatosos" (como se os talentos e habilidades das classes de prestígio da 3.X já não parecessem isso) e outras coisas do tipo, acharam que seu hobby está sendo " corrompido para agradar os fãs dessas coisas novas e bobas" . Nem preciso comentar que esse argumento é patético (chamar argumento de patético dá suspensão? XD)
Além do que, acho que isso advém também daquela cultura do RPGista da geração xerox e seus discípulos de achar que RPG tem de ser uma cosia que pouca gente joga, e quer se sentir o diferente e especial , porque se "todo mundo começar a jogar, perde a graça" (como aquele argumento no quesito música das bandas "vendidas" e que "agora que virou pop é uma merda")


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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor dmandrak em 20 Dez 2010, 11:15

Léderon escreveu:Eu também nunca entendi essa definição, e nunca vi ninguém que a explicasse decentemente.

Uma das coisas que eu ouvi falar no começo das críticas à 4E e ao seu videogamedepapelismo foi a existência dos Poderes. O termo soa, pra algum cabeça oca, como se fossem "poderes MÁGICOS", com efeitos visuais e luzes brilhantes como os de videogames.

Vai saber.


Concordo. Agora que o povo não dá mais soco e sim 'Cólera do Dragão' os caras tão falando que virou anime.
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor arghsupremo em 20 Dez 2010, 11:32

Acho que o termo vem da ideia que os novos rpgs estão mecanicistas demais. Muito crunch, pouco fluffy.

Sendo apenas mecânica e pouca chorumela o jogo se torna video-game, afinal video-games tu não interpretas, não representas, não falas com vozinha engraçada e sotaque francês.

O que é idiotice.
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Russel em 20 Dez 2010, 11:37

eu não jogo 4e ( a nova mecanica não me agradou embora eu tenha adorado o fato das classes estarem mais equilibradas).

mas acontece que a grande maioria das reclamações contra ela não passa de mimimi:"a 4e parece anime por causa dos poderes", "a 4e parece rpg de videogame" e a minha favorita "a 4e não e D&D"
se e produzido pela wizards e traz a marca Dungeons & Drgaons então é D&D (mesmo que a pessoa não goste)
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Dez 2010, 11:42

Tô com medo desse tópico virar um "Ei, pessoal? Tó um espantalho aqui. Espanquem."
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor Madrüga em 20 Dez 2010, 11:46

E sua contribuição é...?
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Re: [Debates e Discussões] O que é "videogame de papel"?

Mensagempor shido_vicious em 20 Dez 2010, 11:53

Russel escreveu:pra min esse papo de "videogame de papel" e conversa fiada de quem não tem argumento.
Russel escreveu:num videogame você não interpreta, você não escolhe o destino do seu personagem, você não constroi seu personagem ele já esta lá pronto.


"Escolher o destino do personagem" é coisa meio espinhosa em se tratando de RPGs tradicionais -- porque, na maioria dos casos, você não escolhe, ou, pelo menos, não faz escolhas significativas. Pega o tal do "old school", por exemplo -- escolher entre o corredor da direita ou da esquerda não é uma escolha significativa. Uma aventura pronta, mesmo em sistemas mais recentes, também "vídeo-gamiza" as escolhas -- como num vídeo-game, sua "escolha de destino do personagem" pode não ser dita como sendo escolha real, visto que pode-se escolher apenas entre rumos pré-definidos -- como em um... vídeo-game.

Idem para construção de personagem. Se minhas escolhas se limitam a arquétipos pré-construídos de raça e classe, me parece menos criação e mais tela de character select.

Claro que isso é facilmente resolvido. Não usar aventuras prontas já é um começo -- no momento em que o mestre constrói a narrativa em torno daqueles personagens específicos (e não ao redor de um "grupo arquetípico-genérico" de guerreiro-mago-ladrão), já temos algo de que vídeo-game nenhum (que eu conheço) é capaz de realizar. Possibilidade de customizar além dos arquétipos pré-construídos também é uma maneira de sair do campo do character select e entrar no da criação de um personagem de fato. (Idealmente, penso que a melhor forma de fazê-lo é mecanicamente -- mas se o mestre tem como hábito usar as informações de Histórico & Personalidade na construção da narrativa, o resultado é o mesmo.)

Dito isto, o D&D 4E, de acordo com seu texto, é menos vídeo-game que a 3E. Poxa, o Livro do Mestre da 4E é um dos melhores que já vi. Ele sugere diversas coisas anti-vídeo-game como incluir elementos pessoais do personagem na história (inclusive com amparo mecânico, com a possibilidade de minor quests pessoais), instrução contra o railroading (que é praticamente a alma do RPG eletrônico), e um dos melhores guias para a improvisação que eu já vi em um RPG tradicional. Improv é importante por ser a forma de não limitar as escolhas dos personagens, que são sistematicamente tolhidas se o mestre cria uma aventura rígida que impede os personagens de realizar coisas não-planejadas.

E se expandimos para o DMG 2, qualquer um que possua um cérebro e tenha de fato lido o livro é incapaz de dizer que as dicas ali inclusas são "coisa de vídeo-game" -- o livro é repleto de hippie-narrativismos como narrativa compartilhada (que em poucas ocasiões eu vi tão bem explicadas) e a clarificação dos skill challenges, que também são todos resolvidos via narração com o auxílio do invólucro mecânicos dos challenges -- compare com o combate, em que a mecânica não é invólucro, mas esqueleto da coisa.

Se alguma coisa se parece com vídeo-game na 4E, é apenas o sistema de combate. E, nesse caso, é uma coisa positiva. De onde saiu mesmo o sistema de combate usado nos MMOs? Do D&D. (Na verdade, o conceito de "barra de energia" dos vídeo-games muito possivelmente se originou dos hit points.) O mérito dos MMOs e outros vídeo-games foi conseguir criar versões altamente funcionais do sistema de combate visto nos RPGs de mesa, cuja funcionalidade, dependendo do caso, pode beirar o abissal. Pelo menos de onde eu vejo, o sistema de combate da 4E parece vídeo-game por ser altamente funcional. Sabendo a ordem de procedimentos de combate e coisas como alcance e área, tudo o que se precisa saber sobre o poder está escrito em seu bloco.

O bloco de poderes do D&D 4E é... "digital". Enquanto em outros RPGs você deve fazer tudo manualmente -- uma jogada pela regra de ataque, outra pela regra de agarrar, e por aí vai, geralmente de partes bem diferentes do livro --, na 4E a coisa já está "pronta" -- o poder X é uma manobra que golpeia o cara e o agarra com a mão livre (Martial Power 2).

Tem uma lógica meio Shotgun Diaries, o jogo de matar zumbis onde não se faz testes para matar zumbis. Qualquer teste que se faça inclui matar zumbis. Tá subindo uma escada? Está matando zumbis enquanto o faz. Um poder da 4E parece ter a lógica "se você está em combate, está atacando" -- daí coisas vistas como "vídeo-game", por exemplo poderes de clérigo, em que "ô lôku, dar uma porrada no inimigo cura seus aliados, é?". A porrada não cura coisa alguma -- ocorre que, em combate, além de curar, o clérigo está constantemente atacando -- estranho seria não fazê-lo em combate.
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