sim. D&D tem um certo foco em combate, mas isso é por que ele foi feito pra ser um rpg de fantasia heróica
Russel, nenhum dos dois rótulos – “fantasia” e “heróico” – implicam em suas definições a existência de equipes de especialistas marciais atuando em combates táticos. A prova disso é que existem centenas de outros jogos por aí que também são classificados de “fantasia heróica” e não possuem foco algum em combate tático (ex: Heroquest, Everway, Castle Falkenstein, etc). A definição de “heróico” até pode comportar aspectos marciais, mas as obras/contos/sagas de referência possuem essa marcialidade, em geral, associada a apenas 1 indivíduo, e não uma equipe de especialistas marciais.
Ou seja, é mais razoável afirmar que D&D tem o foco no combate porque seus autores quiseram e pronto (e também pela influencia dos wargames).
.. mas isso também não significa que tudo no jogo precisa ser resolvido com porrada e que seus personagens não possuam outros objetivos e motivações
Sim, claro. Mas significa que se você não entrar em combates com uma freqüência ao menos razoável, não estará aproveitando o potencial do sistema, e tornará sua utilização totalmente arbitrária.
E cara, qual o problema de D&D enquanto sistema ser só porrada? Porque é tão difícil aceitar isso?
Saia do armário, Russel. rs
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda