Página 1 de 2

[Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 25 Dez 2010, 22:58
por Armitage
Eu sempre ouvi falar de Dragonlance mas nunca soube do que se trata (a não ser que é mais um high fantasy d&deístico). Então..

1) Qual a idéia central do cenário / do que se trata?

2) que livros são essenciais para jogar nele ? (nada de D&D3 nem SAGA Edition; pelo pouco que li, a era dourada do cenário era em AD&D... certo? :sobrancelha: )

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 15:37
por Sr. Pichu
1) cenário High-Fantasy - low power: explicando muitas coisas fantásticas convivendo ao mesmo tempo, entretanto magos realmente poderosos são bem escassos, embora tenha as torres da Magia E as ordens dos magos, um arquimago se elevar a ponto de fazer muita pressão no mundo é meio raro, os "movimentadores" mesmo são as ordens dos cavaleiros, tanto os "bons" quanto os "maus"

2)uuuhhh, nem tanto, a Guerra da Lança e alguns suplementos são mesmo para AD&D, que retratam a Guerra da Lança, que marca o fim da 3ª era, ou "Era do Desespero - Age of Despair" e a 4ª era, a "Era dos Mortais - Age of Mortals" é para uma versão do Saga System, um que usava um baralho (foi uma época que, ao que eu entendi, a Weiss e o Hickman se desentenderam com a TSR), eu não cheguei a jogar na 4ª era, ou ter muuuito contato, mas ao que me recordo a magia era mais livre, não mais baseada no sistema vanciano e tudo era definido pelo deck de cartas (acho que o nome era deck of fate), então na 3.5 há a 5ª era.
as diferenças são: 3ª era: Deuses aporrinhando e etc, AD&D "tradicional", 4ª era: houve o cataclisma e todos os deuses caíram fora, Saga system, e 5ª era: deuses voltam D&D3.5

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 16:15
por Skar
Em dragonlance em particular afirmo que é muito bom você ler os romances, pq eles dão uma idéia muito melhor de como o mundo é realmente e das diferenças entre os povos.

-trilogia da guerra da lança, tem em português
-War of souls - é importante por que mostra o que aconteceu que houve a mudança para era dos mortais e explica mais sobre como as mudanças afetaram o cenário.

Eu digo que para você realmente entender dragonlance é necessário ler os romances por que os livros não falam muito sobre o que aconteceu em tal período. E fique longe do dragonlance 3,5 com seuss cavaleiros da Solomnia que castam magias como clérigos de lvl 17 :duh:

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 18:09
por Sr. Pichu
Solammia XD
mas os Cavalerios da Rosa sempre castaram magia ;p
also: Dragonlance AD&D trazia tabelas de xp para até o level 25 ;p

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 18:51
por Corvo da Tempestade
E fique longe do dragonlance 3,5


O que fez Dragonlance ser o mundo com maior número de magos especialistas do multiverso.... :rolando:

Explico: E notavel que no mundo a magia e estremamente controlada os magos mais poderosos TEM que se unir a uma das três torres (branca=bom vermelha=neutro preta=mal), caso contrário...bem...eles tem que ser contido (uma das poucas situação onde os magos das três torres concordam, até mesmo podendo ter uma aliança temporaária entre eles). No Ad&D esse "nível limite" pra se submeter era, se não me engano, 5 (um mago de 5º nível tinha que fazer o teste pra uma das três torres). No 3.5, o mago da Torre é uma classe de prestígio (o que trona o "mago da alta torre de feitiçaria" a 1ª classe de prestígio obrigatória :doido: , ou você a segue ou tem grandes problemas na vida) só que o pre requsito é: Ser um mago especialista. Logo pra você ser um "mago legalizado" tem que ser especialista :doido: ²

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 20:05
por Lord_Metatron
Não era a Quinta Era a Era sem Magia Divina? :hum:

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 20:38
por Skar
mas os Cavalerios da Rosa sempre castaram magia ;p


É mas tem build para fazer eles castarem magia de lvl9. Imagina os cavaleiros saindo castando magia por aew.

Corvo;

Não você entendeu errado. Todos os magos tem que fazer o teste , mas você não precisa necessariamente pegar a classe de prestigio. Até onde me lembro sim você pode ser universalista em Dragonlance. Acho que é no livro Soulforged que explica melhor isso procurarei e falarei depois.

Não era a Quinta Era a Era sem Magia Divina?


Eu me confundi até conversei com o pichu a respeito. 5 era é no final da war of souls tem magia mas não tem takhisis e paladine, até onde me lembro.

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 22:35
por Sr. Pichu
é a 5ª era, a "Age of the Dragons" que além dos grandes dragões, ainda há a volta dos deuses (thakhisis e co.) que voltamos ao tradicional (3.5)
na 4ª, a "Age of Mortals" é basicamente a era do Saga system, onde a magia era oriunda do espírito, então não havia distinção entre magia divina e magia arcana (foi a era sem Deuses, o como eram os 3 deuses da magia que regiam toda a magia do mundo antigo... puf, no magiks!)

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 22:39
por Armitage
Valeu a informação galera. Mas eu ainda não consegui visualizar bem qual é a do cenário. Tipo, o que diferencia ele dos outros cenários de fantasia? E porque o nome Dragonlance?

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 22:48
por Matheus Borges Ziderich
MODERAÇÃO: Editado por alusão à pirataria


Se você tiver dificuldade com inglês, o melhor mesmo é procurar os romances e o livro básico 3E pela Devir. Não sei a respeito de regras, mas apesar da tradução da Devir ter algumas mancadas, cumprem bem o papel de te ambientar. Só não comece pela animação, se não vc nunca mais vai querer voltar a ouvir falar de Dragonlance.
E o nome do cenário vem da lança utilizada por Huma, um cavaleiro lendário do cenário para combater Takhisis (a.k.a Tiamat).

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 22:49
por Sr. Pichu
Dragões a dar com pau
e para os mortais terem chances (elas apareceram pela primeira vez na 2ª Guerra dos dragões) as famosas Dragonlances, ou lança mata-dragão (em termos de jogo a lança de infantaria dava o dano de 1d8 + hp restante do usuário, a versão montada dava o dano de 3d6+hp restante da montaria + cavaleiro -sim, o dano era o hp do dragão montado + cavaleiro... doía, MUITO- e melhorava a breath weapon do dagão, mas usar demais matava o dragão de cansaço E era um ato extremamente maligno) e claro: os draconianos, que eram uma espécie de meio-dragões malignos nascidos da corrupção dos ovos do dragões bondosos (claro que tinha o reverso: draconianos nascidos da "corrupção" de ovos de dragões malignos).
e os Deuses que REALMENTE VIVEM metendo bedelho no plano Mortal
(vide nos romances da guerra da lança, Fisban ou P.... andando com a compania da lança)

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 22:57
por _Virtual_Adept_
MODERAÇÃO: Matheus, ainda que o produto esteja fora de catálogo, ele é protegido por direitos autorais, então qualquer forma de cópia não autorizada é considerada pirataria, o que não é permitido aqui no fórum (nem links, nem apologia).

Grato pela compreensão.

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 26 Dez 2010, 23:09
por Sr. Pichu
Matheus Borges Ziderich escreveu:.
E o nome do cenário vem da lança utilizada por Huma, um cavaleiro lendário do cenário para combater Takhisis (a.k.a Tiamat).

ERRADO
Tiamat não é Takhisis, elas só têm uma forma em comum, o dragão de 5 cabeças.

e dragonlances são forjadas a partir de Dragonmetal com o Martelo de Kharas sendo empunhado por um ferreiro bom E usando o braço de prata de Ergoth (ou seja, o ferreiro PRECISA ter perdido o braço direito), além que para se forjar a Dragonlance verdadeira, ela ainda precisa ser abençoada pelo clérigo de mais alto nível de paladine, junto com o maio Mago dos Robes Brancos, e somente SE realmente forem necessárias, o avatar de Paladine aparecerá e só então as Dragonlances verdadeiras estarão realmente forjadas e prontas para o uso (se faltar qualquer uma dessas coisas, só a versão menor é forjada, a versão de infantaria. SIM, SÃO artefatos maiores -as verdadeiras- e menores -a versão de infantaria).
Huma não é apenas lendário e sim um modelo a ser seguido, afinal, não é qualquer reles cavaleiro da espada que consegue "cavalgar" um dragão de prata, ter seu próprio mago acompanhando em todas as batalhas (e um minotauro) E ainda ter a honra de portar uma arma abençoada diretamente pelo seu próprio deus. E ele usou UMA lança, e não a única.

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 27 Dez 2010, 08:15
por Batousa
Comecei a ler a trilogia, terminei os Dragoes do Crespusculo de Outono agora, e ja comecei as noites de inverno.
To gostando pacas, muito mesmo, e nem sou muito fã de high fantasy, mas o cenario e os personagens me chamaram a atenção.

Muito bom o Silva abrir um tópico sobre o tema, pq to afim de conhecer melhor o cenário (to ate arrumando uma grana para comprar o livro do cenário e ja comprei os dois ultimos da trilogia - o primeiro simplesmente não encontra, pelo menos nao nas livrarias de BH).

Pergunta, o Cataclisma foi uma punição divina mesmo como diz nos livros? ou foi um efeito natural? E a tal montanha de fogo que acabou com Krynn foi uma espécia de chuva de meteoros?

Qual é a dos elfos no cenário??? Me pareceram um tanto quanto egoístas com uma mascara e bons samaritanos. (Gosto da idéia de elfos egoístas)

Como começar um personagem clérigo??? Eles são tao raros na trilogia (pelo menos aqueles que são verdadeiros)

Re: [Educate me] Dragonlance

MensagemEnviado: 27 Dez 2010, 09:41
por Allefcapt
Olá a todos,

SILVA,
Um dos grandes trunfos de Dragonlance foi ter nascido de uma série de aventuras prontas, pensadas e bem construídas pela dupla Margaret Weis e Tracy Hickman á partir de 1984. ^_^

As aventuras deram origem a contos que amarravam as lacunas entre as sequências e que mais tarde foram agrupadas na série recomendada As Crônicas de Dragonlance lançada em português pela Devir.

Os contos e a série conseqüente foram uma das primeiras representações de atos heróicos realizados em grupo no universo do RPG. Os “Heróis da Lança” nasceram como os heróis de Forgotten Realms em mesas de jogo, oriundos da imaginação e trabalho dos escritores, amarrando os personagens no universo que criavam, o mundo de Krynn

Os livros de RPG decorrentes deste início foram publicados por três editoras diferentes (TSR, WIZARDS e a Sovereign Press) e somaram 49 publicações para o cenário clássico de Dragonlance e mais 18 destinadas ao Dragonlance Fifth Age (Que utilizou o sistema de regras baseados em cartas denominado SAGA System), iniciado em 1996, incluindo nesta lista o Classics 15th Anniversary Edition.

Se você portanto deseja conhecer mais do cenário, focando suas histórias romanceadas sugiro seguir a seguinte leitura, seguindo a ordem apresentada para se obter uma melhor compreensão da cronologia dos fatos:

Para os Romances

- Crônicas de Dragonlance
- A Trilogia “Legends of the Twins”
- Dragons of the Summer Flame (Considerado pelos fãs e pela crítica literária a mais bem trabalhada obra de Weiss)
- War of The Souls de 2001. (Esta foi atacada pelos fãs que ficaram enlouquecidos com as apocalípticas mudanças propostas no cenário

Os títulos de Dragonlance RPG que você deve procurar ler são:

- Dragonlance Adventures (A publicação de 1987 que reúne todas as regras iniciais apresentadas originalmente nos módulos de aventuras)
- O livro “World Book of Ansalon” presente na caixa básica Tales of the Lance de 1992 (Considerado pela maioria dos fãs o melhor produto do cenário)
- Fifth Age: Dramatic Adventure
- Dragonlance: Campaign Setting (Que colocam no conjunto de regras os acontecimentos e as reviravoltas propostas e apresentadas no romance War of The Souls

Alguns títulos dos livros lançados para o universo do RPG, especialmente pela TSR na época considerada de ouro da editora, detalham melhor algumas passagens da história e caracterizam personagens, locais e acontecimentos históricos.

Em 2003 tive a oportunidade de conversar com esta simpática senhorinha, quando veio ao Brasil para o lançamento do Dragões do Crepúsculo de Outono. O evento foi na FNAC da Barra e contou com quase uma centena de fãs do RPG.

Pudemos ouvir boa parte das histórias da formação dos Cavaleiros da Lança além de curtir uma de fã em busca de autógrafos exclusivos. (Aqui cabe a lembrança das toneladas de livros que a Nicole fez a vovó assinar.)

Espero ter ajudado,
Um abraço,


Um abração,