[Debates e Discussões] A Gloranthização de D&D ?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[Debates e Discussões] A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Armitage em 27 Dez 2010, 16:40

Topei com uma conversa interessante outro dia. Parece que existe um suplemento pra D&D4 chamado The Plane Above, que propõe a seguinte idéia: fazer da mitologia de D&D algo com que os personagens possam se involver. Eles chamam essa interação de "travelling into deep myth" (viagem ao mito profundo).

Basicamente, personagens de Destinos Épicos *e somente estes* possuiriam a capacidade de viajar para um plano onde os mitos que definem o universo estão acontecendo e interagir com eles. Então, por exemplo, seria possível esconder o "osso de escrever em pedras" que o deus da civilização (Erathis?) encontraria, de forma que este nunca descubra a escrita (e isso geraria no mundo uma provável degradação do nivel tecnológico e meios de comunicação entre os povos).

Alguem conhece o suplemento? O que acham da idéia ?


P.S: a "Gloranthização" no título é porque esse tipo de "interaçao mítica" é marca registrada do mundo de Glorantha (que é o mundo do "vamos jogar: Sagas Nórdicas", pra quem não conhece ).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Nibelung em 27 Dez 2010, 18:57

"Adventuring into Myth" é um gancho de sessão/campanha que é expandido em longas uma página e meia de um livro de 160 páginas. Não é nem de longe o foco do livro.

Mas a ideia é legal, apesar de viajada demais e eu não ser capaz de desenvolver isso em mesa narrando OU jogando.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Kinn em 27 Dez 2010, 22:49

Algumas horas lendo Joseph Campbell e sua biblioteca de mitologias pode dar ideias maravilhosas.
Meu cenário foi se desenvolvendo lentamente e as teorias dele foram ajudando a montar do jeito que eu queria.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Armitage em 27 Dez 2010, 23:12

Legal ver alguem que conhece Campbell por essas bandas. :aham: Se importa de falar um pouco do seu cenário, Kinn?

E cara, se tu curte Campbell provavelmente vai se amarrar em Glorantha, que teve nele sua principal inspiração. Inclusive o conceito de "Heroquesting" do jogo (reenactment/reconstituição dos mitos pelos heróis, para conseguir poder mágico) é baseado na "Jornada do Herói" do Campbell. E outros elementos do cenário se baseiam nas idéias de "O Herói de Mil Faces" e o "Mono-mito" dele.


Editado:
nibelung escreveu:Mas a ideia é legal, apesar de viajada demais e eu não ser capaz de desenvolver isso em mesa narrando OU jogando.

Nibe, na verdade não sei se isso funcionaria bem em D&D. Tipo, existe mitologia em D&D ou em seus cenários ? (a dúvida é sincera, eu não sei mesmo)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor oculto em 28 Dez 2010, 10:38

Silva, teoricamente, o politeismo de D&D é inspirado em várias culturas e mitologias nossas.
Mas, sim, existe um livro chamado "Deities & Demigods" que foi lançado tanto para AD&D quanto para a 3e. No livro da 3e (não conheço o conteúdo do de AD&D) existem resumos de deuses de algumas mitologias (nórdica, egipsia, grega, etc) que não são necessariamente consistentes com a história conhecida da mitologia, mas que é uma boa base para quem quer jogar este estilo.
Na 4e, que eu saiba, só existem alguns resumos nas revistas oficiais.
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Madrüga em 28 Dez 2010, 10:42

Ah, cara. Eu desconfio dessas coisas feitas com base em uma única leitura de qualquer coisa. George Lucas se inspirou em Campbell e olha só o desfile de clichês pretensiosos que surgiu. Campbell não é nem de longe a primeira ou única leitura que deveria ser feita para se montar algo "miticamente" decente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Lord_Metatron em 28 Dez 2010, 11:07

Campbell não é a única, mas deveria ser a primeira sim. A percepção dele sobre Mitologia e narrativas é fantástica.
All will be Well
Imagem
Avatar do usuário
Lord_Metatron
 
Mensagens: 141
Registrado em: 20 Out 2010, 00:57
Localização: Mossoró, RN

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Madrüga em 28 Dez 2010, 11:24

Por que deveria ser a primeira, na sua opinião?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Armitage em 28 Dez 2010, 11:55

Por ser uma das referências no estudo da mitologia do séc. 20 ? Ou tanto faz, o autor escolhe as influências que quiser pro seu jogo.

E seu comentário inicial foi um tanto preconceituoso, já que não conhece Glorantha pra falar se é ou não "miticamente" decente. (o que soa irônico, já que este é considerado o cenário mais mitologicamente correto/rico do hobby. )

oculto escreveu:Silva, teoricamente, o politeismo de D&D é inspirado em várias culturas e mitologias nossas.
Mas, sim, existe um livro chamado "Deities & Demigods" que foi lançado tanto para AD&D quanto para a 3e. No livro da 3e (não conheço o conteúdo do de AD&D) existem resumos de deuses de algumas mitologias (nórdica, egipsia, grega, etc) que não são necessariamente consistentes com a história conhecida da mitologia, mas que é uma boa base para quem quer jogar este estilo.
Na 4e, que eu saiba, só existem alguns resumos nas revistas oficiais.

Eu conheço um pouco o Deities & Demigods, oculto. Acho que não é bem o que eu quis dizer. Na verdade, por "mitologia" ali eu me referia a um conjunto de acontecimentos/eventos/fatos feitos pelos deuses, em mitos, que se tornaram definidores de aspectos da natureza do mundo/cenário em questão. Acho que esse tipo de coisa deve existir em alguns cenários. Pelo menos mitos de criação, que é algo mais comum.

Tipo, qual o mito da criação de Faerun? ou de Greyhawk? Como o "universo" surgiu ? Que deuses estavam envolvidos e o que fizeram pra contribuir pra esse surgimento? esse tipo de coisa. Onde acho isso?
Editado pela última vez por Armitage em 28 Dez 2010, 13:07, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor oculto em 28 Dez 2010, 12:38

Ah sim, agora entendi.
Sim, se você se refere a mitos deste tipo, os cenários de D&D possuem tramas que podem simbolizá-los. Conheço particularmente a história de Forgotten Realms e um pouco de Darksun, mas como estou sem fontes de consulta aqui no trabalho, depois eu posto onde você pode encontrá-los. (ou alguém o fará antes de mim)
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

Re: [Debates e Discussões] A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Dez 2010, 14:26

Sim, há mitologias em D&D, como as duas serpentes da ordem que criaram o universo, a batalha contra Tharizdun, o nascimento de Kord e sua matança dos consortes de Tiamat, entre outros.

Ah, e o vilão principal de Greyhawk é neto de Baba Yaga e Nyarlatothep :haha:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Kinn em 28 Dez 2010, 14:51

Madrüga escreveu:Ah, cara. Eu desconfio dessas coisas feitas com base em uma única leitura de qualquer coisa. George Lucas se inspirou em Campbell e olha só o desfile de clichês pretensiosos que surgiu. Campbell não é nem de longe a primeira ou única leitura que deveria ser feita para se montar algo "miticamente" decente.


A literatura de Campbell vai muito além do "Herói de mil faces" que serviu de base pra George Lucas.
Eu tenho metade dos livros deles e digo que é o maior apanhado de estudo sobre mitologia comparada, alem de ser um complemento da teoria do inconsciente coletivo de Jung.

Embora seja óbvio que ele não deva ser a única literatura de aprendizado e interpretação da literatura sobre mono-mito e similares.
A culpa desse excesso de clichês nem é do Lucas, mas do roteirista da Disney que resumiu o livro do Campbell num manual para roteiristas em apenas 17 páginas.
Nem é preciso dizer que o resumo desse nível deixou de fora muita coisa importante e causou um festival de clichês e falta de criatividade nos roteiros.

Basta ver que bons roteiros seguem o Herói de Mil Faces consciente ou inconscientemente mas sem necessariamente seguir as mesmas linhas do Star Wars embora um crítico literário possa identificar os pontos em comum do esqueleto do roteiro e identifique certas parte inerentes aos passos da jornada do herói.
===

Silva, já estou pensando em escrever meu cenário em formato de suplemento em PDF nos moldes de suplementos oficiais - e vou pedir ajudar ao povo aqui.
Como estou em vias de mudança não vou começar isso agora. Mas logo abro um tópico sobre ele - já larguei comentários esparsos sobre meu cenário no tópico de tormenta ou sobre as divindades da justiça.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: [Debates e Discussões] A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Lord_Metatron em 28 Dez 2010, 17:20

Eu conheço um pouco o Deities & Demigods, oculto. Acho que não é bem o que eu quis dizer. Na verdade, por "mitologia" ali eu me referia a um conjunto de acontecimentos/eventos/fatos feitos pelos deuses, em mitos, que se tornaram definidores de aspectos da natureza do mundo/cenário em questão. Acho que esse tipo de coisa deve existir em alguns cenários. Pelo menos mitos de criação, que é algo mais comum.

Tipo, qual o mito da criação de Faerun? ou de Greyhawk? Como o "universo" surgiu ? Que deuses estavam envolvidos e o que fizeram pra contribuir pra esse surgimento? esse tipo de coisa. Onde acho isso?


Não sei bem se é isso que tu procura, mas por exemplo, temos o Mito da Criação dos Elfos e dos Drow, que sempre é o mesmo - Corellon, Gruumsh, Aranca-olho, yadda-yadda-yadda. Outra coisa é o Pact Primeval do Asmodeus, que também se repete continuamente.

O D&D 4E tem a Guerra entre Deuses e Primordiais, a história da Rainha Corvo, o nascimento dos Deuses Livres, etc, etc, etc.
All will be Well
Imagem
Avatar do usuário
Lord_Metatron
 
Mensagens: 141
Registrado em: 20 Out 2010, 00:57
Localização: Mossoró, RN

Re: [Debates e Discussões] A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Kinn em 28 Dez 2010, 18:09

E no novo demonomicon temos a nova origem do abismo e explicação de como surgiram os obyriths e como não governam mais em relação ao passado - a explicação atual é muito boa e já pensava em algo assim.

Como todo nerd :venera: :cthulhu:
E costumo usar criaturas aberrantes em algum foco da história.

No meu cenário, antes da 4e sair, chamava os seres mais antigos que os deuses de primordiais.
Mas no meu cenário não era deuses-ctônicos elementais do caos que se opunham aos deuses racionais do astral.
Meus primordiais eram do tipo aberrante e eram beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmm mais forte que os deuses do cenário - assim tem mais sentido os deuses apenas selá-los ao invés de chegar a conseguir vencer algum.

Isso explica também porque os deuses deste foco do panteão (deuses do plano astral - já que tenho deuses que vem da shadowfell por exemplo) tem poderes psiônicos em maior ou menor grau e seus servos também são psionic-like beings.
Eu também havia definido mesmo na 3e uma feywild - embora fosse de inspiração do changeling e plano dos mortos que casou certinho com a shadowfell
Adorei ver que a 4e caminhou na mesma direção de meu cenário em muitos pontos.

Do 3.5 pro 4e tive que modificar a roda planar bem pouco.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: [Debates e Discussões] A Gloranthização de D&D ?

Mensagempor Armitage em 06 Jan 2011, 13:54

A literatura de Campbell vai muito além do "Herói de mil faces" ... é o maior apanhado de estudo sobre mitologia comparada, alem de ser um complemento da teoria do inconsciente coletivo de Jung.

This. :aham:

Lembrando que estamos discutindo sobre "religião no rpg" aqui. Como é um tópico correlato com mitologia, fica o link.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron