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Não fosse o dedo sujo do Pathfinder no meio, eu conseguiria dizer, sem ressalvas, que a lista é perfeita. Excetuando PF, são todos jogos muito bem projetados e que adicionam alguma inovação ao "repositório RPGístico de técnicas, temas e ferramentas de design".
(O Pathfinder, ao menos para mim, representa o que havia de ruim na OGL -- o oportunismo. Enquanto tivemos títulos que realmente agregavam algum valor ao sistema-base (desenvolvido por outra editora, usado free of charge), com experiências e melhorias, que faziam o design do d20 avançar -- pense no Iron Heroes, Mutants & Masterminds, True20... -- houve também aquelas que só requentavam o que era feito pelos outros (incluindo reproduções literais do SRD). O PF -- e também o TRPG -- eu enquadro nesse segundo grupo, aqueles que não ajudam o sistema a se desenvolver, muito pelo contrário, o que mais parecem querer é uma calcificação e até mesmo regressão.)
Elven Paladin escreveu:Não fosse o dedo sujo do Pathfinder no meio, eu conseguiria dizer, sem ressalvas, que a lista é perfeita. Excetuando PF, são todos jogos muito bem projetados e que adicionam alguma inovação ao "repositório RPGístico de técnicas, temas e ferramentas de design".
(O Pathfinder, ao menos para mim, representa o que havia de ruim na OGL -- o oportunismo. Enquanto tivemos títulos que realmente agregavam algum valor ao sistema-base (desenvolvido por outra editora, usado free of charge), com experiências e melhorias, que faziam o design do d20 avançar -- pense no Iron Heroes, Mutants & Masterminds, True20... -- houve também aquelas que só requentavam o que era feito pelos outros (incluindo reproduções literais do SRD). O PF -- e também o TRPG -- eu enquadro nesse segundo grupo, aqueles que não ajudam o sistema a se desenvolver, muito pelo contrário, o que mais parecem querer é uma calcificação e até mesmo regressão.)
Em linhas gerais eu concordo completamente com o que escreveu, mas a presença do livro de Pathfinder ali não é nenhum pouco problemática, já que é é o Advanced Player's Guide - e não os livros básicos de Pathfinder. E como uma expansão de Pathfinder (e não um livro "stand-alone") o Advanced Player's Guide cumpre muito bem todas as expectativas sobre ele: um suplemento gigante que expande quase todos aspectos do sistema (em uma comparação grosseira, o livro tem um conteúdo equivalente aos 4 primeiros "Complete X").
Madrüga escreveu:Eu não vi esse Advanced Player's Guide -- mas a impressão que eu sempre tive é que Pathfinder AUMENTOU o abismo entre conjuradores e não-conjuradores, por exemplo.
Madrüga escreveu:Vamos discutir Pathfinder no tópico de Pathfinder, . Até porque estou vendo o APG e me ofendendo com várias coisas (mas gostando de outras).
Shido escreveu:Não fosse o dedo sujo do Pathfinder no meio, eu conseguiria dizer, sem ressalvas, que a lista é perfeita. Excetuando PF, são todos jogos muito bem projetados e que adicionam alguma inovação ao "repositório RPGístico de técnicas, temas e ferramentas de design".
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