[3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor dmandrak em 10 Jan 2011, 11:44

E ae pessoal?

Depois de anos de divina aposentadoria vou voltar a jogar como paladino numa campanha com potencial para durar anos, então quero fazer um bem divertido.
Queria saber a opinião de vcs sobre os suplementos para paladino. Eu jogava há uns 10 anos atrás com o standard paladino, sem suplementos.
Vi recentemente o Complete Champion (por causa do meu tópico do clérigo) e encontrei muita coisa legal lá.

Estou pensando num paladino humano por causa do talento.
Seguem os números e a escolha de atributos:
17 Força
12 Constituição
11 Destreza
8 Inteligência
12 Sabedoria
17 Carisma

Encontrei esse tópico Paladin's Handbook com muita coisa interessante, mas a opinião dos meus caros gurus vale muito mais que um post de otimização :victory:
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Elven Paladin em 10 Jan 2011, 11:56

Antes de tudo: D&D 3.5 ou D&D 3e?

E além, interessado em fazer que tipo de Paladino? Ofensivo? Defensivo? Usar magias ou livrar-se delas por talentos extras? Focado em Montaria? Venera qual divindade?

E principalmente: Vai ser Paladino até o nível 4 ou pretende passar mais tempo na classe para ganhar coisa alguma? :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor dmandrak em 10 Jan 2011, 12:47

Elven Paladin escreveu:Antes de tudo: D&D 3.5 ou D&D 3e?


3.0, mas podemos usar quase tudo da 3.5 desde de que não tenha equivalente em 3.0 (tempest, templário, etc...)

Elven Paladin escreveu:E além, interessado em fazer que tipo de Paladino? Ofensivo? Defensivo? Usar magias ou livrar-se delas por talentos extras? Focado em Montaria? Venera qual divindade?


Eu quero um balanceado, eu acho. Queria usar escudo e espada, por causa do clima heróico desse tipo de paladino. Ainda mais porque acabei de sair de um pj de arma de duas mãos. Na verdade, acho que paladino de investida com escudo e tal, seria legal. Eu curto muito investida. Inclusive, estamos vendo se usamos as regras do Unearthed Arcana para 'traits'. Aquele de mais deslocamento/-1pv nível me interessa. Acho que investida/bull rush deve ser irado com um paladino, em conjunto com smite ou sei lá o quê.

Eu não conheço muito bem as variantes para saber se vale a pena abrir mão da montaria e das magias. A divindade deve ser a padrão de Greyhawk, Heironeous.

Elven Paladin escreveu:E principalmente: Vai ser Paladino até o nível 4 ou pretende passar mais tempo na classe para ganhar coisa alguma? :b

Cara, eu só quero 4 níveis e partir prestige ou outra coisa. Tem por exemplo, o Kensai que se pega no 6º que me parece legal.
Editado: Se eu só vou ficar 4 niveis, talvez as magias não me interessem né?
ps: achei o tal do paladinzilaque começa como Paladino/Kensai


Valeu pelo interesse :haha:
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Paul Kersey em 10 Jan 2011, 13:33

Acho que faltou esclarecer se está permitido o uso do Pathfinder. Se estiver, da pra seguir tranquilamente com aquele paladino sem se preocupar com multiclasse e ainda ter um personagem muito bacana.
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Avatar do usuário
Paul Kersey
 
Mensagens: 110
Registrado em: 22 Jan 2008, 13:39
Localização: Cascavel, Paraná.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor dmandrak em 10 Jan 2011, 13:36

Paul Kersey escreveu:Acho que faltou esclarecer se está permitido o uso do Pathfinder. Se estiver, da pra seguir tranquilamente com aquele paladino sem se preocupar com multiclasse e ainda ter um personagem muito bacana.

Acho que nao usamos Pathfinder não. Aceita-se o 3.5 a contragosto. O melhor a fazer é ficar o máximo na 3.0 possível.
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Metal Sonic em 10 Jan 2011, 13:44

Antes de mais nada, NÃO caia na armadilha de ter mais Deslocamento ao custo de -1HP/Nível, já que você quer se focar em Investida. Lutar de perto e ter menos HP pra isso sempre é péssimo.

Uma excelente opção é Cleric 4/Ordained Champion 5/Fist of Raziel 10 tem um Smite MUITO forte, pode conjurar magias do domínio guerra espontaneamente e com Caster melhor e ainda tem Caster Level 17 (19 com o Domínio da Guerra).

Sinceramente, jogar de Arma e Escudo só é bom nos níveis iniciais, rapidamente o bônus de dano por usar uma arma de duas mãos e a facilidade furar o seu AC torna o escudo inútil, e gastar Talentos para usá-lo efetivemente (como Shield Ward) torna o investimento ruim.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Batousa em 10 Jan 2011, 14:18

Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Sr. Pichu em 10 Jan 2011, 14:21

em 3.X?
dificilmente

é muito legal na idéia, mas quando mecanicamente fica ruim e vc só fica olhando a galera fazer as coisas...
é bem broxante...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor dmandrak em 10 Jan 2011, 14:22

metalsonic escreveu:Antes de mais nada, NÃO caia na armadilha de ter mais Deslocamento ao custo de -1HP/Nível, já que você quer se focar em Investida. Lutar de perto e ter menos HP pra isso sempre é péssimo.

Uma excelente opção é Cleric 4/Ordained Champion 5/Fist of Raziel 10 tem um Smite MUITO forte, pode conjurar magias do domínio guerra espontaneamente e com Caster melhor e ainda tem Caster Level 17 (19 com o Domínio da Guerra).

Sinceramente, jogar de Arma e Escudo só é bom nos níveis iniciais, rapidamente o bônus de dano por usar uma arma de duas mãos e a facilidade furar o seu AC torna o escudo inútil, e gastar Talentos para usá-lo efetivemente (como Shield Ward) torna o investimento ruim.

Que broxante.
Eu tô jogando outra campanha de ordained champion e é muito legal mesmo, vc tem toda razão. Mas nesse caso eu quero fazer um paladino.
Estou vendo com o mestre se dá pra fazer Hellbred, a template do Fiendish Codex II pra Greyhawk. Um caboquinho mau pra cacete que morre se arrepende e volta a reencarna pra correr atrás da salvação. Tem umas características iradas, mas a descrição é a parada mais legal da 'raça'.
Editado:
Batousa escreveu:Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?
concordei sem querer

No mesmo livro (FC II) tem o Hellreaver, que me parece muito legal também.
Só pra saber, o subtipo 'evil' é raro nas criaturas? Algumas habilidades só pegam neles.
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Sr. Pichu em 10 Jan 2011, 14:25

depende
se a campanha for focada em combater criaturas assim, não
senão, pode ser bem raro vc poder usar as suas habilidades ;p
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Metal Sonic em 10 Jan 2011, 14:28

Batousa escreveu:Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?


Não jogando 3.5. :laugh:

A questão é que certas opções na 3.5 são tão fracas que, ao menos que o seu grupo seja um grupo típico de fãs de Tormenta pessoas que não ligam para regras, se você não otimizar minimamente o seu personagem você vai ficar para trás, vai se tornar um peso para o grupo.

E mesmo assim, isso nunca me impediu de criar personagens e históricos interessantes para mesas desse sistema. E se você me falar o que me impede de jogar dentro do conceito, interpretando o personagem E otimizando sua mecânica, eu talvez entenda o seu ponto.

Batousa escreveu:Que broxante.


Paladino ou Arma e Escudo? :haha:

Batousa escreveu:Eu tô jogando outra campanha de ordained champion e é muito legal mesmo, vc tem toda razão. Mas nesse caso eu quero fazer um paladino.


Pois é, por isso o Fist of Raziel no meio. :laugh:

Batousa escreveu:Estou vendo com o mestre se dá pra fazer Hellbred, a template do Fiendish Codex II pra Greyhawk. Um caboquinho mau pra cacete que morre se arrepende e volta a reencarna pra correr atrás da salvação. Tem umas características iradas, mas a descrição é a parada mais legal da 'raça'.
No mesmo livro (FC II) tem o Hellreaver, que me parece muito legal também.
Só pra saber, o subtipo 'evil' é raro nas criaturas? Algumas habilidades só pegam neles.


Veja por você mesmo. Só no Core são 34 tipos de criaturas, indo de CR 2 à 20.

Se o seu foco é caçar demônios, Knight of the Chalice é uma opção bem sólida.

Se bem que o que o Pichu falou está certíssimo.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Avatar do usuário
Metal Sonic
Webmaster
 
Mensagens: 548
Registrado em: 15 Set 2010, 14:07
Localização: Cidade Calamitosa - RJ

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor dmandrak em 10 Jan 2011, 14:35

Sr. Pichu escreveu:depende
se a campanha for focada em combater criaturas assim, não
senão, pode ser bem raro vc poder usar as suas habilidades ;p

São só algumas, a maioria funciona contra criaturas 'evil', como o smite do paladino.
Acho que dá samba hen ;) a prestige é bem bonitinha.

Metalsonic escreveu:Veja por você mesmo. Só no Core são 34 tipos de criaturas, indo de CR 2 à 20.

Se o seu foco é caçar demônios, Knight of the Chalice é uma opção bem sólida.

Se bem que o que o Pichu falou está certíssimo.

Não é caçar demônios, mas sim procurar a redenção. Tipo um paladino da liberdade ou coisa do tipo. Não sei se terão tantos 'evil outsiders' assim na campanha, mas como temos muito inimigos evils por definição, acho que vai rolar.
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor AKImeru em 10 Jan 2011, 14:45

Como se divertir com um paladino?

Mude de sistema, jogue como um Warrior Priest de Sigmar em Warhammer 3e.

Pronto! Agora você dá suporte ao seu grupo, é um ótimo guerreiro, tem um grito de guerra (POR SIGMAR! O MARTELO! O MARTEEEEELO!) e os casters do seu grupo não roubam seu nicho! Todo mundo fica feliz!

Mas falando sério, se quer se divertir como paladino no 3.0, jogue como um clérigo, selecione Kord como seu Deus e use uma espada de duas mãos!

Você vai se divertir a beça!
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor Elven Paladin em 10 Jan 2011, 14:48

Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?


Mas... hein?

De qualquer forma, Escudo + Espada e seguidor de Heironeus. Por estar ligado à D&D 3.0, esse é um dos raros momentos onde isso pode ser algo vantajoso, já que dois dos Divine Feats do Defenders of Faith eram muito melhores do que seus substitutos no 3.5.

Não há motivo algum - a menos que se interesse em usar magias como Paladino, que não é uma idéia ruim, em avançar além do Terceiro ou Quarto Nível como Paladino. Níveis de Guerreiro são altamente recomendáveis (Talentos Extras, claro. Existe outro motivo além desse? :b ). Ou seja, a progressão inicial seria Gue 2/Paladino 3 ou 4 OU Paladino 3 ou 4/Guerreiro 2.

Os dois talentos divinos praticamente obrigatórios são Divine Shield e Divine Might, que requerem Ataque Poderoso e Improved Shield Bash. O benefício? Carisma no Ataque, Dano e CA por Carisma Rodadas. Esses talentos são tão bons na 3e que eram o motivo de sobra para você jogar com o Capitão América, ou seja, usando escudos como armas.

Estou vendo com o mestre se dá pra fazer Hellbred, a template do Fiendish Codex II pra Greyhawk. Um caboquinho mau pra cacete que morre se arrepende e volta a reencarna pra correr atrás da salvação. Tem umas características iradas, mas a descrição é a parada mais legal da 'raça'.


Eu já joguei com um Hellbred Warlock na 3.5 e adorava os Devil-Touched Feats, mas há um sério problema aqui: Seu personagem vai estar muito sedento por talentos em níveis baixos para sequer cogitar ter esses talentos. Uma pena, não há opção melhor do que um Humano.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

Mensagempor dmandrak em 10 Jan 2011, 14:49

AKImeru escreveu:Como se divertir com um paladino?

Mude de sistema, jogue como um Warrior Priest de Sigmar em Warhammer 3e.

Pronto! Agora você dá suporte ao seu grupo, é um ótimo guerreiro, tem um grito de guerra (POR SIGMAR! O MARTELO! O MARTEEEEELO!) e os casters do seu grupo não roubam seu nicho! Todo mundo fica feliz!

Mas falando sério, se quer se divertir como paladino no 3.0, jogue como um clérigo, selecione Kord como seu Deus e use uma espada de duas mãos!

Você vai se divertir a beça!


Hauhauahuahauha seguindo a resposta que dei no início do tópico:

Já estou fazendo isso com o Ordained Champio.

Cler2/Guerreiro2/Ordained Champion 3, com espada de 2 mãos e MUITO, mas MUITO trip attack com 'enlarge person'. Me divirto pra ca-cil-des.

Dessa vez é paladino, não tem jeito. Ele é mais bundão, mas o Hellbreed vai dar um plus interessante na interpretação. Como digo, não serei o He-Man/Buzzlightyear do grupo.


Elven Paladin escreveu:Não há motivo algum - a menos que se interesse em usar magias como Paladino, que não é uma idéia ruim, em avançar além do Terceiro ou Quarto Nível como Paladino. Níveis de Guerreiro são altamente recomendáveis (Talentos Extras, claro. Existe outro motivo além desse? :b ). Ou seja, a progressão inicial seria Gue 2/Paladino 3 ou 4 OU Paladino 3 ou 4/Guerreiro 2.

Os dois talentos divinos praticamente obrigatórios são Divine Shield e Divine Might, que requerem Ataque Poderoso e Improved Shield Bash. O benefício? Carisma no Ataque, Dano e CA por Carisma Rodadas. Esses talentos são tão bons na 3e que eram o motivo de sobra para você jogar com o Capitão América, ou seja, usando escudos como armas.


Hmmm. Sacanagem. Vou conferir uma possível build de Helbreed com guerreiro se for o caso. Assim não sou obrigado a jogar de humano.

ps: Tem alguma variante oficial de paladino sem montaria e/ou sem magia que ganha talento extra?
Avatar do usuário
dmandrak
 
Mensagens: 125
Registrado em: 09 Mar 2008, 21:22
Localização: Rio de Janeiro

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron