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[3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 11:44
por dmandrak
E ae pessoal?

Depois de anos de divina aposentadoria vou voltar a jogar como paladino numa campanha com potencial para durar anos, então quero fazer um bem divertido.
Queria saber a opinião de vcs sobre os suplementos para paladino. Eu jogava há uns 10 anos atrás com o standard paladino, sem suplementos.
Vi recentemente o Complete Champion (por causa do meu tópico do clérigo) e encontrei muita coisa legal lá.

Estou pensando num paladino humano por causa do talento.
Seguem os números e a escolha de atributos:
17 Força
12 Constituição
11 Destreza
8 Inteligência
12 Sabedoria
17 Carisma

Encontrei esse tópico Paladin's Handbook com muita coisa interessante, mas a opinião dos meus caros gurus vale muito mais que um post de otimização :victory:

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 11:56
por Elven Paladin
Antes de tudo: D&D 3.5 ou D&D 3e?

E além, interessado em fazer que tipo de Paladino? Ofensivo? Defensivo? Usar magias ou livrar-se delas por talentos extras? Focado em Montaria? Venera qual divindade?

E principalmente: Vai ser Paladino até o nível 4 ou pretende passar mais tempo na classe para ganhar coisa alguma? :b

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 12:47
por dmandrak
Elven Paladin escreveu:Antes de tudo: D&D 3.5 ou D&D 3e?


3.0, mas podemos usar quase tudo da 3.5 desde de que não tenha equivalente em 3.0 (tempest, templário, etc...)

Elven Paladin escreveu:E além, interessado em fazer que tipo de Paladino? Ofensivo? Defensivo? Usar magias ou livrar-se delas por talentos extras? Focado em Montaria? Venera qual divindade?


Eu quero um balanceado, eu acho. Queria usar escudo e espada, por causa do clima heróico desse tipo de paladino. Ainda mais porque acabei de sair de um pj de arma de duas mãos. Na verdade, acho que paladino de investida com escudo e tal, seria legal. Eu curto muito investida. Inclusive, estamos vendo se usamos as regras do Unearthed Arcana para 'traits'. Aquele de mais deslocamento/-1pv nível me interessa. Acho que investida/bull rush deve ser irado com um paladino, em conjunto com smite ou sei lá o quê.

Eu não conheço muito bem as variantes para saber se vale a pena abrir mão da montaria e das magias. A divindade deve ser a padrão de Greyhawk, Heironeous.

Elven Paladin escreveu:E principalmente: Vai ser Paladino até o nível 4 ou pretende passar mais tempo na classe para ganhar coisa alguma? :b

Cara, eu só quero 4 níveis e partir prestige ou outra coisa. Tem por exemplo, o Kensai que se pega no 6º que me parece legal.
Editado: Se eu só vou ficar 4 niveis, talvez as magias não me interessem né?
ps: achei o tal do paladinzilaque começa como Paladino/Kensai


Valeu pelo interesse :haha:

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 13:33
por Paul Kersey
Acho que faltou esclarecer se está permitido o uso do Pathfinder. Se estiver, da pra seguir tranquilamente com aquele paladino sem se preocupar com multiclasse e ainda ter um personagem muito bacana.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 13:36
por dmandrak
Paul Kersey escreveu:Acho que faltou esclarecer se está permitido o uso do Pathfinder. Se estiver, da pra seguir tranquilamente com aquele paladino sem se preocupar com multiclasse e ainda ter um personagem muito bacana.

Acho que nao usamos Pathfinder não. Aceita-se o 3.5 a contragosto. O melhor a fazer é ficar o máximo na 3.0 possível.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 13:44
por Metal Sonic
Antes de mais nada, NÃO caia na armadilha de ter mais Deslocamento ao custo de -1HP/Nível, já que você quer se focar em Investida. Lutar de perto e ter menos HP pra isso sempre é péssimo.

Uma excelente opção é Cleric 4/Ordained Champion 5/Fist of Raziel 10 tem um Smite MUITO forte, pode conjurar magias do domínio guerra espontaneamente e com Caster melhor e ainda tem Caster Level 17 (19 com o Domínio da Guerra).

Sinceramente, jogar de Arma e Escudo só é bom nos níveis iniciais, rapidamente o bônus de dano por usar uma arma de duas mãos e a facilidade furar o seu AC torna o escudo inútil, e gastar Talentos para usá-lo efetivemente (como Shield Ward) torna o investimento ruim.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:18
por Batousa
Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:21
por Sr. Pichu
em 3.X?
dificilmente

é muito legal na idéia, mas quando mecanicamente fica ruim e vc só fica olhando a galera fazer as coisas...
é bem broxante...

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:22
por dmandrak
metalsonic escreveu:Antes de mais nada, NÃO caia na armadilha de ter mais Deslocamento ao custo de -1HP/Nível, já que você quer se focar em Investida. Lutar de perto e ter menos HP pra isso sempre é péssimo.

Uma excelente opção é Cleric 4/Ordained Champion 5/Fist of Raziel 10 tem um Smite MUITO forte, pode conjurar magias do domínio guerra espontaneamente e com Caster melhor e ainda tem Caster Level 17 (19 com o Domínio da Guerra).

Sinceramente, jogar de Arma e Escudo só é bom nos níveis iniciais, rapidamente o bônus de dano por usar uma arma de duas mãos e a facilidade furar o seu AC torna o escudo inútil, e gastar Talentos para usá-lo efetivemente (como Shield Ward) torna o investimento ruim.

Que broxante.
Eu tô jogando outra campanha de ordained champion e é muito legal mesmo, vc tem toda razão. Mas nesse caso eu quero fazer um paladino.
Estou vendo com o mestre se dá pra fazer Hellbred, a template do Fiendish Codex II pra Greyhawk. Um caboquinho mau pra cacete que morre se arrepende e volta a reencarna pra correr atrás da salvação. Tem umas características iradas, mas a descrição é a parada mais legal da 'raça'.
Editado:
Batousa escreveu:Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?
concordei sem querer

No mesmo livro (FC II) tem o Hellreaver, que me parece muito legal também.
Só pra saber, o subtipo 'evil' é raro nas criaturas? Algumas habilidades só pegam neles.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:25
por Sr. Pichu
depende
se a campanha for focada em combater criaturas assim, não
senão, pode ser bem raro vc poder usar as suas habilidades ;p

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:28
por Metal Sonic
Batousa escreveu:Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?


Não jogando 3.5. :laugh:

A questão é que certas opções na 3.5 são tão fracas que, ao menos que o seu grupo seja um grupo típico de fãs de Tormenta pessoas que não ligam para regras, se você não otimizar minimamente o seu personagem você vai ficar para trás, vai se tornar um peso para o grupo.

E mesmo assim, isso nunca me impediu de criar personagens e históricos interessantes para mesas desse sistema. E se você me falar o que me impede de jogar dentro do conceito, interpretando o personagem E otimizando sua mecânica, eu talvez entenda o seu ponto.

Batousa escreveu:Que broxante.


Paladino ou Arma e Escudo? :haha:

Batousa escreveu:Eu tô jogando outra campanha de ordained champion e é muito legal mesmo, vc tem toda razão. Mas nesse caso eu quero fazer um paladino.


Pois é, por isso o Fist of Raziel no meio. :laugh:

Batousa escreveu:Estou vendo com o mestre se dá pra fazer Hellbred, a template do Fiendish Codex II pra Greyhawk. Um caboquinho mau pra cacete que morre se arrepende e volta a reencarna pra correr atrás da salvação. Tem umas características iradas, mas a descrição é a parada mais legal da 'raça'.
No mesmo livro (FC II) tem o Hellreaver, que me parece muito legal também.
Só pra saber, o subtipo 'evil' é raro nas criaturas? Algumas habilidades só pegam neles.


Veja por você mesmo. Só no Core são 34 tipos de criaturas, indo de CR 2 à 20.

Se o seu foco é caçar demônios, Knight of the Chalice é uma opção bem sólida.

Se bem que o que o Pichu falou está certíssimo.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:35
por dmandrak
Sr. Pichu escreveu:depende
se a campanha for focada em combater criaturas assim, não
senão, pode ser bem raro vc poder usar as suas habilidades ;p

São só algumas, a maioria funciona contra criaturas 'evil', como o smite do paladino.
Acho que dá samba hen ;) a prestige é bem bonitinha.

Metalsonic escreveu:Veja por você mesmo. Só no Core são 34 tipos de criaturas, indo de CR 2 à 20.

Se o seu foco é caçar demônios, Knight of the Chalice é uma opção bem sólida.

Se bem que o que o Pichu falou está certíssimo.

Não é caçar demônios, mas sim procurar a redenção. Tipo um paladino da liberdade ou coisa do tipo. Não sei se terão tantos 'evil outsiders' assim na campanha, mas como temos muito inimigos evils por definição, acho que vai rolar.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:45
por AKImeru
Como se divertir com um paladino?

Mude de sistema, jogue como um Warrior Priest de Sigmar em Warhammer 3e.

Pronto! Agora você dá suporte ao seu grupo, é um ótimo guerreiro, tem um grito de guerra (POR SIGMAR! O MARTELO! O MARTEEEEELO!) e os casters do seu grupo não roubam seu nicho! Todo mundo fica feliz!

Mas falando sério, se quer se divertir como paladino no 3.0, jogue como um clérigo, selecione Kord como seu Deus e use uma espada de duas mãos!

Você vai se divertir a beça!

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:48
por Elven Paladin
Po ninguem mais cria o personagem mais baseado na ideia do que na mecanica?


Mas... hein?

De qualquer forma, Escudo + Espada e seguidor de Heironeus. Por estar ligado à D&D 3.0, esse é um dos raros momentos onde isso pode ser algo vantajoso, já que dois dos Divine Feats do Defenders of Faith eram muito melhores do que seus substitutos no 3.5.

Não há motivo algum - a menos que se interesse em usar magias como Paladino, que não é uma idéia ruim, em avançar além do Terceiro ou Quarto Nível como Paladino. Níveis de Guerreiro são altamente recomendáveis (Talentos Extras, claro. Existe outro motivo além desse? :b ). Ou seja, a progressão inicial seria Gue 2/Paladino 3 ou 4 OU Paladino 3 ou 4/Guerreiro 2.

Os dois talentos divinos praticamente obrigatórios são Divine Shield e Divine Might, que requerem Ataque Poderoso e Improved Shield Bash. O benefício? Carisma no Ataque, Dano e CA por Carisma Rodadas. Esses talentos são tão bons na 3e que eram o motivo de sobra para você jogar com o Capitão América, ou seja, usando escudos como armas.

Estou vendo com o mestre se dá pra fazer Hellbred, a template do Fiendish Codex II pra Greyhawk. Um caboquinho mau pra cacete que morre se arrepende e volta a reencarna pra correr atrás da salvação. Tem umas características iradas, mas a descrição é a parada mais legal da 'raça'.


Eu já joguei com um Hellbred Warlock na 3.5 e adorava os Devil-Touched Feats, mas há um sério problema aqui: Seu personagem vai estar muito sedento por talentos em níveis baixos para sequer cogitar ter esses talentos. Uma pena, não há opção melhor do que um Humano.

Re: [3.x] Ajuda para um paladino, como se divertir?

MensagemEnviado: 10 Jan 2011, 14:49
por dmandrak
AKImeru escreveu:Como se divertir com um paladino?

Mude de sistema, jogue como um Warrior Priest de Sigmar em Warhammer 3e.

Pronto! Agora você dá suporte ao seu grupo, é um ótimo guerreiro, tem um grito de guerra (POR SIGMAR! O MARTELO! O MARTEEEEELO!) e os casters do seu grupo não roubam seu nicho! Todo mundo fica feliz!

Mas falando sério, se quer se divertir como paladino no 3.0, jogue como um clérigo, selecione Kord como seu Deus e use uma espada de duas mãos!

Você vai se divertir a beça!


Hauhauahuahauha seguindo a resposta que dei no início do tópico:

Já estou fazendo isso com o Ordained Champio.

Cler2/Guerreiro2/Ordained Champion 3, com espada de 2 mãos e MUITO, mas MUITO trip attack com 'enlarge person'. Me divirto pra ca-cil-des.

Dessa vez é paladino, não tem jeito. Ele é mais bundão, mas o Hellbreed vai dar um plus interessante na interpretação. Como digo, não serei o He-Man/Buzzlightyear do grupo.


Elven Paladin escreveu:Não há motivo algum - a menos que se interesse em usar magias como Paladino, que não é uma idéia ruim, em avançar além do Terceiro ou Quarto Nível como Paladino. Níveis de Guerreiro são altamente recomendáveis (Talentos Extras, claro. Existe outro motivo além desse? :b ). Ou seja, a progressão inicial seria Gue 2/Paladino 3 ou 4 OU Paladino 3 ou 4/Guerreiro 2.

Os dois talentos divinos praticamente obrigatórios são Divine Shield e Divine Might, que requerem Ataque Poderoso e Improved Shield Bash. O benefício? Carisma no Ataque, Dano e CA por Carisma Rodadas. Esses talentos são tão bons na 3e que eram o motivo de sobra para você jogar com o Capitão América, ou seja, usando escudos como armas.


Hmmm. Sacanagem. Vou conferir uma possível build de Helbreed com guerreiro se for o caso. Assim não sou obrigado a jogar de humano.

ps: Tem alguma variante oficial de paladino sem montaria e/ou sem magia que ganha talento extra?