Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Zaknafein em 17 Jan 2011, 20:55

Gosto muito da ascensão de Netheril em Anauroch algo sustentado já no fim no 3,5, mas as alterações extremas no cenário foi demais para mim.
Sei que Forgotten Realms passou por muitas 'mudanças cataclismicas" durante as edições, porém achei o salto de 100 anos na cronologia, a morte de inumeros deuses (e ascensão divina de alguns) a morte dos pdms e alterações bizarras em algumas organizações do cenário me desagradam gravemente (nossa zhentarins yakuza e foda), fora os reinos completamente alterados.

Eu li e tentei gostar sinceramente, mas não consigo, em devido tempos desgostei tanto das alterações que aos poucos abandonei o cenário antigo e percebi que eu nunca dava chance a outros cenários de fantasia bem interessantes (como Iron Heroes e Midnight por exemplo).

No fim das contas o que eu desgosto tanto no novo cenário supera com uma larga vantagem as qualidades do FR4°, acho que eles deviam ter alterado sim o cenário, mas não de maneira tão drástica (acredito que algo mais próximo da 4° edição do Eberron seria ideal).
Tanto que cada vez que um novo cenário saia eles eram menos "multilados" e mais próximos do original, mas mantendo certas mudanças que causavam a curiosidade e o interesse de montar campanhas nesses cenários (vide Eberron, Dark Sun e se tudo der certo Ravenloft esse ano...)

E ai o que vcs gostam e o que odeiam no novo Forgotten Realms 4°?
Avatar do usuário
Zaknafein
 
Mensagens: 101
Registrado em: 06 Abr 2008, 23:46

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Seth em 17 Jan 2011, 21:16

meio off, mas: Bem, a minha atitude depois de ficar completamente puto por comprar os livros das edições novos, e ser lançada a quarta é parar na terceira muito bem obrigado =P.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Elven Paladin em 17 Jan 2011, 21:42

Gostar? Nope, não gosto.

Mas tecnicamente, Forgotten Realms 4e é tão "bom" ou "ruim" ou "mais horrendo do que uma orgia de travecos" (essa é opção para Silva, Vincer e Madruga :b ) quanto era seu ancestral.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Seth em 17 Jan 2011, 21:44

Eu desejo que eles tenham sonhos molhados com São Drizzt e cia.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Torneco em 18 Jan 2011, 18:32

Bem, eu não sou um fã de longa data do cenário, nem sou um fã, hehehe, mas gostei da parte de Damara e Vaasa, onde está rolando a minha campanha atual. Os Cavaleiros Arcanos de Vaasa dão antagonistas bem legais.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Fëanor em 19 Jan 2011, 01:40

É bom até, mas não é aquele mesmo FR de épocas passadas, mudou muita coisa no cenário, algumas para melhor, mas a maioria pra pior.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Maceh em 19 Jan 2011, 06:57

Achei curioso o resumo dos eventos entre as divindades no período de transição entre 3,5 e 4E.

Mystra morreu (denovo).
Mask, Cyric, Azuth, Tyr e várias outras divindades se foram.
Mystra reviveu (denovo).

100 anos é um passo muito grande, pra um cenário que progrediu um ano apenas, entre o AD&D e o D&D 3.0.
Every touch cuts deeper than the last
Avatar do usuário
Maceh
 
Mensagens: 81
Registrado em: 31 Out 2007, 13:53

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Lord_Metatron em 20 Jan 2011, 13:03

Mystra voltou? :queixo:

Onde? Como? Quando? Cadê?
All will be Well
Imagem
Avatar do usuário
Lord_Metatron
 
Mensagens: 141
Registrado em: 20 Out 2010, 00:57
Localização: Mossoró, RN

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Elven Paladin em 20 Jan 2011, 13:34

Mystra voltou?

Onde? Como? Quando? Cadê?


De acordo com a FRWiki: In the year 1479 DR, it is thought that Mystra may have been reborn. Isso vem da nova novel, Elminster Must Die!, onde é incrivelmente sugerido que que Mystra retornou e está em busca de um novo corpo.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Gladius Dei em 20 Jan 2011, 16:36

Bom, não sei quanto aos outros, mas uma das únicas coisas que se salvou para mim foi que o Torm (minha divindade favorita) ascendeu ao antigo posto do Tyr. Só não sei porque insistiram de manter o Bahamut com o portfolio Justiça, ou mesmo como divindade no cenário (ele poderia muito bem ser um servo do Torm, assim como Tiamat virou de Bane).

De resto, sei lá... parece que as divindades fizeram parte de uma grande novela mexicana. A história do Tyr destruindo Helm por causa do amor de Tymora não me pareceu muito bem contada. Também achei desnecessária a aparição súbita dos dragonborns, eles poderiam ter utilizado algum pós-efeito da Dragon Rage no cenário e da destruição de Mystra para fazer com que meio-dragões começassem a aparecer de maneira mais comum, sei lá. Países inteiros sendo teletransportados... foi uma pena mesmo que eles quiseram forçar tanto o fluff que veio no livro básico (Dragonborns, divindades vs primordiais, etc etc) em cima do cenário. O fato de se ter um continente novo inteiro não compensou muito a troca por Maztica, preferiria que ficasse aquele que de "continente americano misterioso". Não que o novo continente, comparativamente, tenha ficado ruim, mas caimos novamente no problema de forçar o fluff do livro básico sobre o cenário (continente dos primordiais, dragonborns e etc).

Pelo menos, fico feliz em ver que a área que eu amo tanto (Fronteiras Prateadas) mal sofreu com essa mudança do cenário (embora ainda ache um pouco vergonhoso que eles queiram reutilizar, quase ipsis literis, o gancho de aventura da Tumba de Deckon Thar, embora agora Vynjarak o Traidor seja um carniçal com poderes da Spelplague).
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Seth em 20 Jan 2011, 16:45

De resto, sei lá... parece que as divindades fizeram parte de uma grande novela mexicana.


Meu problema com o cenário, depois de um determinado ponto do que eu li, tem sido esse. Ficou extremamente... sei lá, ficou ilógico demais.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Torneco em 20 Jan 2011, 20:13

Mas FR sempre foi assim. Qualquer edição nova surge e o cenário é estuprado.

Mas parece um bom recomeço pra quem está chegando agora ao cenário.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Seth em 20 Jan 2011, 20:23

Ah, bem, eu não concordo muito. Acho que me expressei mal. O que me desagrada é justamente o estupro do cenário. putz, na 2ª edição, por exemplo, a revolução de Uther ia levar séculos. Bom, durou meses! Claro, mesmo assim foi de uma edição pra outra, e com um longo intervalo. Nesse caso, nem bem deu pra curtir as possibilidades e poof, um século, a deusa-fantasma-super-concentrado morreu e vai ressucitar, etc, etc.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor Morius, the Dark em 21 Jan 2011, 18:22

odeio, mas sou suspeito por não gostar da 4ª edição como RPG (o sistema como jogo é ótimo).

Não gostei das mudanças, Mystra voltar mais uma vez me deixou com mais raiva ainda. ou é aviso que uma 5ª edição vem por aí?
Avatar do usuário
Morius, the Dark
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jan 2011, 17:28

Re: Forgotten Realms 4° edição (D&D 4°) gosta ou odeia?

Mensagempor AKImeru em 21 Jan 2011, 18:42

Morius, the Dark escreveu:odeio, mas sou suspeito por não gostar da 4ª edição como RPG (o sistema como jogo é ótimo).

Não gostei das mudanças, Mystra voltar mais uma vez me deixou com mais raiva ainda. ou é aviso que uma 5ª edição vem por aí?


Então tem algo de errado, pois é um jogo de RPG. O que quis dizer com isso, exatamente?


Quanto a Forgotten Realms: Eu sempre só gostei dos Rashemi e mais nada. Ver eles intocados na quarta edição foi bom para mim. Tirando isso, o resto não me importa. Pelo que eu li, o cenário ainda retem o seu "feeling" com algumas mudanças drásticas.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes

cron