[3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Elven Paladin em 24 Jan 2011, 22:34

Um dos problemas mais sérios de D&D 3.X é a forma como o combates se tornam repetivivos para combatentes, devido ao fato de que Combatentes são basicamentre restritos à opção de Passo de 1.5 m e Ataque Total (Repetir ao Infinito). Ataque Total é uma manobra que apesar de limitada, é muito funcional e causa altas taxas de dano. Isso faz com que a partir do nível 6, combates sejam mais estáticos, pois é a partir desse nível que Movimento + Ataque Único torna-se uma opção inferior à Ataque Total (Dessa forma, não há o menor incentivo também para ser um Guerreiro Móvel).

Além disso, tal regra faz com que o Monges e Combatentes de Duas Armas, que são teoricamente personagens que são incentivados a se mover (Pois não usam Armaduras Pesadas, tem Destreza Alta e a Deslocamento Decente) acabam sendo os personagens mais imóveis do jogo, devido ao incentivo perverso de Ataque Total.

Para "solucionar" esse erro de design, eu desenvolvi (em um surto de inspiração, sem ainda testar em jogo e sem alguma discussão decente. Ou seja, confio em vocês para detonar essa idéia e levá-la ao extremo) o "Ataque em Movimento" (Eu preciso de um nome muito melhor para isso, eu sei). Como ele é, em termo de Jogo?

Ataque em Movimento

É uma Ação de Rodada Completa.

Personagens com BBA 6+: O personagem se desloca ao menos 1.5m a cada ataque (mínimo de 3 metros) até a metade de seu deslocamento e pode desferir dois ataques em dois oponentes diferentes. Tais ataques são feitos com o maior Bônus Base de Ataque -2. Exemplo, um personagem com BBA 7/2 poderia fazer dois ataques com +5 de Ataque.

Personagens com BBA 11+: O personagem se desloca ao menos 1.5m a cada ataque (mínimo de 4.5 metros) até a metade de seu deslocamento e pode desferir três ataques em ao menos três oponentes diferentes. Tais ataques são feitos com o maior Bônus Base de Ataque -2. Exemplo, um personagem com BBA 11/6/1 poderia atacar 3 oponentes com +9 no ataque em cada oponentes.

Opção: A partir do nível 11, um personagem pode dar dois ataques em uma ação padrão. O segundo ataque usa o (BBA -5) e não pode ser usado para realizar manobras de combate

Personagens com BBA 16+:O personagem se desloca ao menos 1.5m a cada ataque (mínimo de 6 metros) até a metade de seu deslocamento e pode desferir quatro ataques em ao menos quatro oponentes diferentes. Tais ataques são feitos com o maior Bônus Base de Ataque -2. Exemplo, um personagem com BBA 16/11/6 poderia atacar 4 oponentes com +14 no ataque em cada oponentes.

Opcionalmente, o personagem pode optar por desferir dois ataques em cada um dos oponentes, ao máximo de dois oponentes em uma mesma ação, deslocando-se ao menos 1.5 m a cada ataque. O primeiro ataque em cada oponente é feito com uma penalidade de -2 e o segundo ataque em cada oponente é feito com uma penalidade de -5.

Combatendo com Duas Armas e Ataque em Movimento

Combater com Duas Armas permite o personagem desferir um ataque extra, com a mão secundária, em um oponente ao usar Ataque em Movimento. Esse ataque extra usa as penalidades de combater com duas armas ou a penalidade ao usar Ataque em Movimento, o que for pior.

Combater com Duas Armas Aprimorado permite o personagem desferir dois ataques extras, com a mão secundária. Cada ataque extra deve ser desferido em oponentes diferentes. Esses ataques extra usam as penalidades de combater com duas armas ou a penalidade ao usar Ataque em Movimento, o que for pior.

Combater com Duas Armas Maior permite o personagem desferir três ataques extras, com a mão secundária. Cada ataque extra deve ser desferido em oponentes diferentes. Esses ataques extras usam as penalidades de combater com duas armas ou a penalidade ao usar Ataque em Movimento, o que for pior.

Rajada de Ataques e Ataque em Movimento

Aqui, há dois caminhos possíveis.

Caso esteja usando Pathfinder, a interação será a mesma que Combater com Duas Armas(Pois a Rajada é um caso especial de Combater com Duas Armas), com o diferencial que o Monge não sofrerá Ataques de Oportunidade ao utilizar essa manobra e os ataques extras concedidos por Combater com Duas Armas podem ser aplicados contra um mesmo oponente, de forma que o Monge pode desde cedo.

Caso esteja usando D&D 3.5, a habilidade Rajada de Golpes passa funcionar de forma similar à Dança Dervixe (Dervish Dance), ou seja: Ao utilizar Rajada de Golpes o Monge pode dar 1 ataque para cada 1.5m que ele se deslocar, até o máximo de ataques que ele possa dar em um durna e ainda pode utilizar Acrobacia para escapar dos AdOs enquanto realiza Rajada de Golpes. Caso Rajada de Golpes seja utilizada em conjunto com Combater com Duas Armas (e com um Arma de Monge), os ataques extras concedidos por Combater com Duas Armas podem ser usados contra um mesmo oponente (mas o Monge ainda tem que se deslocar ao menos 1.5 para cada ataque extra).

Skirmish/Escaramuça e Ataque em Movimento

Bem, o Scout tem muito a ganhar com essa regra opcional, afinal, ele recebe bônus em Dano e CA caso se mova e ataque. Pessoalmente, essa Regra Opcional faz o que o Scout deveria fazer desde o começo, ou seja, Andar e Atacar de fato e não entrar em dilemas existenciais se usa Move + Um Ataque ou "Dou mais de um ataque e ando 1.5m" (Ou usar uma série de truques para poder fazer o que deveria fazer desde o começo).

Porém, para tornar o Scout mais "em sintonia" com Ataque em Movimento, a progressão de Skirmish passa também a incluir um bônus de competência também em Ataque, que progride na mesma taxa que o bônus da CA do Scout.

O motivo para isso? A partir no nível 8, momento em que o Scout recebe o BBA 6/1, ele também não sofrerá penalidade alguma ao usar Skirmish com Ataque em Movimento (+2 de Skirmish é anulado por -2 de Ataque em Movimento) e com o passar dos níveis, o Scout ficará mais preciso ao usar Skirmish do que Ataque Total - o que para mim é ótimo.

Talentos Modificados e Extras - Todos os talentos aqui são Combat Feats (Pathfinder) ou que podem ser selecionado como talentos extras de Guerreiro ou Monge.

Mobilidade
Passa a não ter Pré-Requisitos. Com esse sistema, como a movimentação é incentivada e existe um risco maior de AdOs devido a isso, Mobilidade não tem Esquiva (e Dex 13) como Pré-Requisitos.

Ataque em Movimento
Pré-Requisitos: Mobilidade, BBA 11.
Benefício: O personagem não sofre AdOs ao usar Ataque em Movimento (a manobra).

Opcional: Well, caso alguém queira beneficiar aqueles com Destreza alta e tornar a vida daqueles que não a usam mais difícil, o benefício do talento passa a ser: O personagem não sofre AdOs de 2 ou 1+ Modificador de Destreza oponentes, o que for maior.(escolhidos pelo jogador ao iniciar a ação) ao usar Ataque em Movimento (a manobra)
Editado pela última vez por Elven Paladin em 25 Mar 2011, 09:54, em um total de 5 vezes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Nibelung em 24 Jan 2011, 22:40

Isso não acaba caindo naquele velho problema que dano espalhado é pior que dano concentrado? Tudo bem, múltiplos ataques sem a penalidade crescente faz com que, em teoria, todos os seus golpes entrem com facilidade. Mas ainda assim, focar os quatro ataques em um oponente só ainda não seria matematicamente melhor?

Estou desacostumado com a matemática da 3e, então não lembro o quanto o bônus de ataque subia acima da CA dos monstros, mas eu lembro que acertar nunca foi um problema.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Elven Paladin em 24 Jan 2011, 22:46

Isso não acaba caindo naquele velho problema que dano espalhado é pior que dano concentrado? Tudo bem, múltiplos ataques sem a penalidade crescente faz com que, em teoria, todos os seus golpes entrem com facilidade. Mas ainda assim, focar os quatro ataques em um oponente só ainda não seria matematicamente melhor?


Sim, Nibelung. Ataque Total ainda é uma opção melhor devido a questão de foco (vide em D&D 4e, uma das críticas mais comuns ao Feiticeiro como Striker é que ele divide o dano dele em múltiplos oponentes). E eu tinha isso em mente ao desenvolver essa regra opcional.

Estou desacostumado com a matemática da 3e, então não lembro o quanto o bônus de ataque subia acima da CA dos monstros, mas eu lembro que acertar nunca foi um problema.


Por isso que eu deixei a precisão do Ataque em Movimento maior do que a de Ataque Total a partir do nível 11. A partir desse nível, você passa a certamente acertar 3 oponentes (devido a progressão Ataque vs CA), mas acaba trocando o dano focado em um oponente.

E existe a questão das manobras - essa regra favorece usuários delas, que passam a poder desarmar e derrubar mais de um oponente.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Morius, the Dark em 24 Jan 2011, 22:48

Muito boa solução! Com estas regras se promete mesmo um combate mais móvel (e maior utilidade de talentos como mobilidade) finalmente vou poder usar o grid inteiro que eu desenhei.

Pergunta: No caso, os ataques seriam em criaturas adjacentes ou não?


Vou pensando aqui numa solução pra rajada do monge e combater com duas armas.
Avatar do usuário
Morius, the Dark
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jan 2011, 17:28

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Elven Paladin em 24 Jan 2011, 22:51

Pergunta: No caso, os ataques seriam em criaturas adjacentes ou não?


Não necessariamente.

Vou pensando aqui numa solução pra rajada do monge e combater com duas armas.


Eu escreverei agora sobre Combater com Duas Armas.

Edit: Escrito.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Nibelung em 24 Jan 2011, 23:09

Elven Paladin escreveu:Em breve, como Monge interage com isso.


Recomendo dar uma olhada nos ataques tipo flyby attack da 4e. Basicamente, o personagem ajusta (não provoca ado) o seu deslocamento, e faz um ataque contra cada oponente que ele esteve adjacente. Lógico, até o limite de ataques que ele tem, na 3e. É uma forma até de aproveitar o deslocamento crescente do monge.

Elven Paladin escreveu:E existe a questão das manobras - essa regra favorece usuários delas, que passam a poder desarmar e derrubar mais de um oponente.


Não me lembrava dessa. Realmente é uma boa vantagem.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Morius, the Dark em 24 Jan 2011, 23:38

Então, esta habilidade substituiria o talento ataque em movimento, correto? ou ambos podem coexistir?
Avatar do usuário
Morius, the Dark
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jan 2011, 17:28

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Elven Paladin em 25 Jan 2011, 00:05

Então, esta habilidade substituiria o talento ataque em movimento, correto? ou ambos podem coexistir?


Ataque em Movimento retiraria a chance de sofrer AdO ao usar essa manobra (de todos os ataques). E Mobilidade seria pré-requisito dele (mas não Esquiva).

Recomendo dar uma olhada nos ataques tipo flyby attack da 4e. Basicamente, o personagem ajusta (não provoca ado) o seu deslocamento, e faz um ataque contra cada oponente que ele esteve adjacente. Lógico, até o limite de ataques que ele tem, na 3e. É uma forma até de aproveitar o deslocamento crescente do monge.


Yep, essa é a intenção - eu quero retirar a Esquizofrenia do Design do Monge, que dá a ele um grande deslocamento, mas ele tem todos os incentivos do mundo para ficar "travado" usando Rajada de Golpes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Morius, the Dark em 25 Jan 2011, 14:57

o talento poderia se chamar ataque em movimento aprimorado, em homenagem aos talentos que aprimoram manobras da vida.
Avatar do usuário
Morius, the Dark
 
Mensagens: 14
Registrado em: 20 Jan 2011, 17:28

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Kinn em 25 Jan 2011, 21:47

Gostei. Poderiam até colocar uma versão de ataque furacão + dervish mode pro monge onde ele usava uma ação total e dada um golpe por alvo + passo de 1,5m até acabar os alvos ou o deslocamento dele. Não ia acabar com os problemas da classe, mas ia dar um gás nela.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Madrüga em 25 Jan 2011, 22:22

Eu li e entendi as situações, mas dá uma preguicinha de pensar. Acho que demoraria um pouco para nos acostumarmos a isso, mas parece uma opção bacana. Vou tentar testar assim que jogar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Ronassic em 02 Fev 2011, 14:25

Achei bem interessante, vou testar também na minha mesa.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Avatar do usuário
Ronassic
 
Mensagens: 803
Registrado em: 26 Ago 2007, 21:51
Localização: Rio de Janeiro

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Alduim em 03 Fev 2011, 14:31

Quais as implicações de tornar os ataques que são ação de ataque total em ação padrão mantendo (ou até tirando) o ataque de oportunidade?

Outra coisa que pensei é: ao invés de se ganhar um ataque adicional aumentar o dano. Nesse caso em contra partida para os que usam escudo aumentar os benefícios destes
Avatar do usuário
Alduim
 
Mensagens: 71
Registrado em: 28 Ago 2007, 01:20
Localização: Recife

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Elven Paladin em 06 Fev 2011, 04:46

Quais as implicações de tornar os ataques que são ação de ataque total em ação padrão mantendo (ou até tirando) o ataque de oportunidade?


Regra geral: Não mexa nos Ataques de Oportunidade. Eles são sacrossantos para Combatentes (que os suportam melhor que outras classes - e claro, são os que desferem esses ataques) e são um dos poucos elementos que preocupam Conjuradores e Arqueiros.

E as consequências de tornar Ataque Total uma Ação Padrão? Eu não tenho idéia, isso é modificar um dos aspectos básicos do jogo e que gera uma série de "cascatas" - uma delas é que Investida perde muito da sua importância (assim como talentos derivados dela, além da "família" de Ataque em Movimento e Ataque Giratório).

Outra coisa que pensei é: ao invés de se ganhar um ataque adicional aumentar o dano.


Efeito Cascata, de novo. Isso é um aspecto básico do jogo, modificá-lo implica alterar praticamente todos os talentos de dano, a linha Combater com Duas Armas, os múltiplos ataques do Monge - no mínimo.

Foi justamente por saber desses "Efeitos Cascatas" que a Regra Opcional que eu coloquei aqui é uma adição ao sistema, e não modifcação de aspectos básicos dele. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

Mensagempor Kasuya em 06 Fev 2011, 10:21

Gostei muito dessa ideia. Uma pena que ela não tenha surgido antes de eu abandonar completamente a 3e.

Eu sugeriria mais: poderíamos ter talentos que aprimoram essa mobilidade, como, por exemplo, permitir que ele ande 1,5m extra durante essas manobras (mas sem conceder ataques extras, obviamente).

Outra ideia, seria permitir algo como uma "investida insana". O cara moveria 3m (em vez de ajustar 1,5m) e teria direito a um ataque total, talvez recebendo em troca uma penalidade no ataque, e uma grosseira penalidade na CA. Isso refletiria o fato de que ele abdicou de qualquer manobra defensiva para investir totalmente no ataque (num ataque total comum, ele abdicaria do movimento em prol de sua defesa, nessa manobra seria justo o contrário). Isso poderia ser uma regra opcional ou poderia ser uma manobra concedida por um talento, mas daria mais mobilidade para os combatentes que querem se focar no ataque total. Acho que essa opção deveria ser gratuita para o monge.

Enfim... A ideia é legal e merece ser lapidada. Será excelente para quem quer se manter na 3e. =)
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron