Página 1 de 2

[3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 24 Jan 2011, 22:34
por Elven Paladin
Um dos problemas mais sérios de D&D 3.X é a forma como o combates se tornam repetivivos para combatentes, devido ao fato de que Combatentes são basicamentre restritos à opção de Passo de 1.5 m e Ataque Total (Repetir ao Infinito). Ataque Total é uma manobra que apesar de limitada, é muito funcional e causa altas taxas de dano. Isso faz com que a partir do nível 6, combates sejam mais estáticos, pois é a partir desse nível que Movimento + Ataque Único torna-se uma opção inferior à Ataque Total (Dessa forma, não há o menor incentivo também para ser um Guerreiro Móvel).

Além disso, tal regra faz com que o Monges e Combatentes de Duas Armas, que são teoricamente personagens que são incentivados a se mover (Pois não usam Armaduras Pesadas, tem Destreza Alta e a Deslocamento Decente) acabam sendo os personagens mais imóveis do jogo, devido ao incentivo perverso de Ataque Total.

Para "solucionar" esse erro de design, eu desenvolvi (em um surto de inspiração, sem ainda testar em jogo e sem alguma discussão decente. Ou seja, confio em vocês para detonar essa idéia e levá-la ao extremo) o "Ataque em Movimento" (Eu preciso de um nome muito melhor para isso, eu sei). Como ele é, em termo de Jogo?

Ataque em Movimento

É uma Ação de Rodada Completa.

Personagens com BBA 6+: O personagem se desloca ao menos 1.5m a cada ataque (mínimo de 3 metros) até a metade de seu deslocamento e pode desferir dois ataques em dois oponentes diferentes. Tais ataques são feitos com o maior Bônus Base de Ataque -2. Exemplo, um personagem com BBA 7/2 poderia fazer dois ataques com +5 de Ataque.

Personagens com BBA 11+: O personagem se desloca ao menos 1.5m a cada ataque (mínimo de 4.5 metros) até a metade de seu deslocamento e pode desferir três ataques em ao menos três oponentes diferentes. Tais ataques são feitos com o maior Bônus Base de Ataque -2. Exemplo, um personagem com BBA 11/6/1 poderia atacar 3 oponentes com +9 no ataque em cada oponentes.

Opção: A partir do nível 11, um personagem pode dar dois ataques em uma ação padrão. O segundo ataque usa o (BBA -5) e não pode ser usado para realizar manobras de combate

Personagens com BBA 16+:O personagem se desloca ao menos 1.5m a cada ataque (mínimo de 6 metros) até a metade de seu deslocamento e pode desferir quatro ataques em ao menos quatro oponentes diferentes. Tais ataques são feitos com o maior Bônus Base de Ataque -2. Exemplo, um personagem com BBA 16/11/6 poderia atacar 4 oponentes com +14 no ataque em cada oponentes.

Opcionalmente, o personagem pode optar por desferir dois ataques em cada um dos oponentes, ao máximo de dois oponentes em uma mesma ação, deslocando-se ao menos 1.5 m a cada ataque. O primeiro ataque em cada oponente é feito com uma penalidade de -2 e o segundo ataque em cada oponente é feito com uma penalidade de -5.

Combatendo com Duas Armas e Ataque em Movimento

Combater com Duas Armas permite o personagem desferir um ataque extra, com a mão secundária, em um oponente ao usar Ataque em Movimento. Esse ataque extra usa as penalidades de combater com duas armas ou a penalidade ao usar Ataque em Movimento, o que for pior.

Combater com Duas Armas Aprimorado permite o personagem desferir dois ataques extras, com a mão secundária. Cada ataque extra deve ser desferido em oponentes diferentes. Esses ataques extra usam as penalidades de combater com duas armas ou a penalidade ao usar Ataque em Movimento, o que for pior.

Combater com Duas Armas Maior permite o personagem desferir três ataques extras, com a mão secundária. Cada ataque extra deve ser desferido em oponentes diferentes. Esses ataques extras usam as penalidades de combater com duas armas ou a penalidade ao usar Ataque em Movimento, o que for pior.

Rajada de Ataques e Ataque em Movimento

Aqui, há dois caminhos possíveis.

Caso esteja usando Pathfinder, a interação será a mesma que Combater com Duas Armas(Pois a Rajada é um caso especial de Combater com Duas Armas), com o diferencial que o Monge não sofrerá Ataques de Oportunidade ao utilizar essa manobra e os ataques extras concedidos por Combater com Duas Armas podem ser aplicados contra um mesmo oponente, de forma que o Monge pode desde cedo.

Caso esteja usando D&D 3.5, a habilidade Rajada de Golpes passa funcionar de forma similar à Dança Dervixe (Dervish Dance), ou seja: Ao utilizar Rajada de Golpes o Monge pode dar 1 ataque para cada 1.5m que ele se deslocar, até o máximo de ataques que ele possa dar em um durna e ainda pode utilizar Acrobacia para escapar dos AdOs enquanto realiza Rajada de Golpes. Caso Rajada de Golpes seja utilizada em conjunto com Combater com Duas Armas (e com um Arma de Monge), os ataques extras concedidos por Combater com Duas Armas podem ser usados contra um mesmo oponente (mas o Monge ainda tem que se deslocar ao menos 1.5 para cada ataque extra).

Skirmish/Escaramuça e Ataque em Movimento

Bem, o Scout tem muito a ganhar com essa regra opcional, afinal, ele recebe bônus em Dano e CA caso se mova e ataque. Pessoalmente, essa Regra Opcional faz o que o Scout deveria fazer desde o começo, ou seja, Andar e Atacar de fato e não entrar em dilemas existenciais se usa Move + Um Ataque ou "Dou mais de um ataque e ando 1.5m" (Ou usar uma série de truques para poder fazer o que deveria fazer desde o começo).

Porém, para tornar o Scout mais "em sintonia" com Ataque em Movimento, a progressão de Skirmish passa também a incluir um bônus de competência também em Ataque, que progride na mesma taxa que o bônus da CA do Scout.

O motivo para isso? A partir no nível 8, momento em que o Scout recebe o BBA 6/1, ele também não sofrerá penalidade alguma ao usar Skirmish com Ataque em Movimento (+2 de Skirmish é anulado por -2 de Ataque em Movimento) e com o passar dos níveis, o Scout ficará mais preciso ao usar Skirmish do que Ataque Total - o que para mim é ótimo.

Talentos Modificados e Extras - Todos os talentos aqui são Combat Feats (Pathfinder) ou que podem ser selecionado como talentos extras de Guerreiro ou Monge.

Mobilidade
Passa a não ter Pré-Requisitos. Com esse sistema, como a movimentação é incentivada e existe um risco maior de AdOs devido a isso, Mobilidade não tem Esquiva (e Dex 13) como Pré-Requisitos.

Ataque em Movimento
Pré-Requisitos: Mobilidade, BBA 11.
Benefício: O personagem não sofre AdOs ao usar Ataque em Movimento (a manobra).

Opcional: Well, caso alguém queira beneficiar aqueles com Destreza alta e tornar a vida daqueles que não a usam mais difícil, o benefício do talento passa a ser: O personagem não sofre AdOs de 2 ou 1+ Modificador de Destreza oponentes, o que for maior.(escolhidos pelo jogador ao iniciar a ação) ao usar Ataque em Movimento (a manobra)

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 24 Jan 2011, 22:40
por Nibelung
Isso não acaba caindo naquele velho problema que dano espalhado é pior que dano concentrado? Tudo bem, múltiplos ataques sem a penalidade crescente faz com que, em teoria, todos os seus golpes entrem com facilidade. Mas ainda assim, focar os quatro ataques em um oponente só ainda não seria matematicamente melhor?

Estou desacostumado com a matemática da 3e, então não lembro o quanto o bônus de ataque subia acima da CA dos monstros, mas eu lembro que acertar nunca foi um problema.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 24 Jan 2011, 22:46
por Elven Paladin
Isso não acaba caindo naquele velho problema que dano espalhado é pior que dano concentrado? Tudo bem, múltiplos ataques sem a penalidade crescente faz com que, em teoria, todos os seus golpes entrem com facilidade. Mas ainda assim, focar os quatro ataques em um oponente só ainda não seria matematicamente melhor?


Sim, Nibelung. Ataque Total ainda é uma opção melhor devido a questão de foco (vide em D&D 4e, uma das críticas mais comuns ao Feiticeiro como Striker é que ele divide o dano dele em múltiplos oponentes). E eu tinha isso em mente ao desenvolver essa regra opcional.

Estou desacostumado com a matemática da 3e, então não lembro o quanto o bônus de ataque subia acima da CA dos monstros, mas eu lembro que acertar nunca foi um problema.


Por isso que eu deixei a precisão do Ataque em Movimento maior do que a de Ataque Total a partir do nível 11. A partir desse nível, você passa a certamente acertar 3 oponentes (devido a progressão Ataque vs CA), mas acaba trocando o dano focado em um oponente.

E existe a questão das manobras - essa regra favorece usuários delas, que passam a poder desarmar e derrubar mais de um oponente.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 24 Jan 2011, 22:48
por Morius, the Dark
Muito boa solução! Com estas regras se promete mesmo um combate mais móvel (e maior utilidade de talentos como mobilidade) finalmente vou poder usar o grid inteiro que eu desenhei.

Pergunta: No caso, os ataques seriam em criaturas adjacentes ou não?


Vou pensando aqui numa solução pra rajada do monge e combater com duas armas.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 24 Jan 2011, 22:51
por Elven Paladin
Pergunta: No caso, os ataques seriam em criaturas adjacentes ou não?


Não necessariamente.

Vou pensando aqui numa solução pra rajada do monge e combater com duas armas.


Eu escreverei agora sobre Combater com Duas Armas.

Edit: Escrito.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 24 Jan 2011, 23:09
por Nibelung
Elven Paladin escreveu:Em breve, como Monge interage com isso.


Recomendo dar uma olhada nos ataques tipo flyby attack da 4e. Basicamente, o personagem ajusta (não provoca ado) o seu deslocamento, e faz um ataque contra cada oponente que ele esteve adjacente. Lógico, até o limite de ataques que ele tem, na 3e. É uma forma até de aproveitar o deslocamento crescente do monge.

Elven Paladin escreveu:E existe a questão das manobras - essa regra favorece usuários delas, que passam a poder desarmar e derrubar mais de um oponente.


Não me lembrava dessa. Realmente é uma boa vantagem.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 24 Jan 2011, 23:38
por Morius, the Dark
Então, esta habilidade substituiria o talento ataque em movimento, correto? ou ambos podem coexistir?

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 25 Jan 2011, 00:05
por Elven Paladin
Então, esta habilidade substituiria o talento ataque em movimento, correto? ou ambos podem coexistir?


Ataque em Movimento retiraria a chance de sofrer AdO ao usar essa manobra (de todos os ataques). E Mobilidade seria pré-requisito dele (mas não Esquiva).

Recomendo dar uma olhada nos ataques tipo flyby attack da 4e. Basicamente, o personagem ajusta (não provoca ado) o seu deslocamento, e faz um ataque contra cada oponente que ele esteve adjacente. Lógico, até o limite de ataques que ele tem, na 3e. É uma forma até de aproveitar o deslocamento crescente do monge.


Yep, essa é a intenção - eu quero retirar a Esquizofrenia do Design do Monge, que dá a ele um grande deslocamento, mas ele tem todos os incentivos do mundo para ficar "travado" usando Rajada de Golpes.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 25 Jan 2011, 14:57
por Morius, the Dark
o talento poderia se chamar ataque em movimento aprimorado, em homenagem aos talentos que aprimoram manobras da vida.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 25 Jan 2011, 21:47
por Kinn
Gostei. Poderiam até colocar uma versão de ataque furacão + dervish mode pro monge onde ele usava uma ação total e dada um golpe por alvo + passo de 1,5m até acabar os alvos ou o deslocamento dele. Não ia acabar com os problemas da classe, mas ia dar um gás nela.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 25 Jan 2011, 22:22
por Madrüga
Eu li e entendi as situações, mas dá uma preguicinha de pensar. Acho que demoraria um pouco para nos acostumarmos a isso, mas parece uma opção bacana. Vou tentar testar assim que jogar.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 02 Fev 2011, 14:25
por Ronassic
Achei bem interessante, vou testar também na minha mesa.

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 03 Fev 2011, 14:31
por Alduim
Quais as implicações de tornar os ataques que são ação de ataque total em ação padrão mantendo (ou até tirando) o ataque de oportunidade?

Outra coisa que pensei é: ao invés de se ganhar um ataque adicional aumentar o dano. Nesse caso em contra partida para os que usam escudo aumentar os benefícios destes

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 06 Fev 2011, 04:46
por Elven Paladin
Quais as implicações de tornar os ataques que são ação de ataque total em ação padrão mantendo (ou até tirando) o ataque de oportunidade?


Regra geral: Não mexa nos Ataques de Oportunidade. Eles são sacrossantos para Combatentes (que os suportam melhor que outras classes - e claro, são os que desferem esses ataques) e são um dos poucos elementos que preocupam Conjuradores e Arqueiros.

E as consequências de tornar Ataque Total uma Ação Padrão? Eu não tenho idéia, isso é modificar um dos aspectos básicos do jogo e que gera uma série de "cascatas" - uma delas é que Investida perde muito da sua importância (assim como talentos derivados dela, além da "família" de Ataque em Movimento e Ataque Giratório).

Outra coisa que pensei é: ao invés de se ganhar um ataque adicional aumentar o dano.


Efeito Cascata, de novo. Isso é um aspecto básico do jogo, modificá-lo implica alterar praticamente todos os talentos de dano, a linha Combater com Duas Armas, os múltiplos ataques do Monge - no mínimo.

Foi justamente por saber desses "Efeitos Cascatas" que a Regra Opcional que eu coloquei aqui é uma adição ao sistema, e não modifcação de aspectos básicos dele. ;)

Re: [3.X] Regra Opcional para Ataque Total

MensagemEnviado: 06 Fev 2011, 10:21
por Kasuya
Gostei muito dessa ideia. Uma pena que ela não tenha surgido antes de eu abandonar completamente a 3e.

Eu sugeriria mais: poderíamos ter talentos que aprimoram essa mobilidade, como, por exemplo, permitir que ele ande 1,5m extra durante essas manobras (mas sem conceder ataques extras, obviamente).

Outra ideia, seria permitir algo como uma "investida insana". O cara moveria 3m (em vez de ajustar 1,5m) e teria direito a um ataque total, talvez recebendo em troca uma penalidade no ataque, e uma grosseira penalidade na CA. Isso refletiria o fato de que ele abdicou de qualquer manobra defensiva para investir totalmente no ataque (num ataque total comum, ele abdicaria do movimento em prol de sua defesa, nessa manobra seria justo o contrário). Isso poderia ser uma regra opcional ou poderia ser uma manobra concedida por um talento, mas daria mais mobilidade para os combatentes que querem se focar no ataque total. Acho que essa opção deveria ser gratuita para o monge.

Enfim... A ideia é legal e merece ser lapidada. Será excelente para quem quer se manter na 3e. =)