[3.X]D&D sem tendências

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor GoldGreatWyrm em 31 Mar 2011, 21:54

Youkai X escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Por isso que tendências não deviam existir. São uma faceta supervalorizada e ultrapassada que já deram o que tinha que dar.
Já poderiam investir em outros métodos de definir o caráter dos personagens. Tipo obrigações e complicações de M&M (meldels, ando com um grupo de fanáticos por M&M :haha: )

Exceto que não.

Ainda não joguei M&M, e a propaganda do VA é que é um sistema que não castra o jogador... mas por outro lado, o sistema de Storyteller era horrendo.

"My bodychar, my choice"
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Youkai X em 31 Mar 2011, 22:03

por isso que nem falei de Storyteller ou Storytelling.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Kinn em 31 Mar 2011, 23:58

Quotando e mostrando a parte que parece ignorar:

SPOILER: EXIBIR
This book introduces a new type of feat: the exalted feat. Only
intelligent characters of good alignment and the highest moral
standards can acquire exalted feats
, and only as a gift from powerful
agents of good—deities, celestials, or similar creatures.
These feats are thus supernatural in nature (rather than being
extraordinary abilities, as most feats are).
A character must have the DM’s permission to take an
exalted feat. In many cases, a ritual must be performed; often
this simply amounts to a character swearing a sacred vow, for
example, in the presence of a celestial being. A character who
willingly and willfully commits an evil act loses all benefits
from all his exalted feats. She regains these benefits if she
atones for her violations (see Sin and Atonement in Chapter 1)
[/quote]

A própria descrição mostra que não é qualquer mané bondoso que se qualifica pra exaltado.
Inclusive há feat que se você descumprir voluntariamente não recupera nunca mais, mesmo com a magia penitência.
Se exalted não é pra qualquer um. Da mesma forma que há malvados e vile guys.

É como comparar o trombadinha com Hannibal Lecter.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor AKImeru em 01 Abr 2011, 00:30

Russel escreveu:
AKImeru escreveu:Legal Russel você esta quotando a primeira página do livro.


o que melhor para deixar clara a proposta do livro do que a introdução do mesmo ?

AKImeru escreveu:Que tal ler o resto?


eu li o resto


Uma coisa é a suposta proposta, outra é a execução. "Book of Exalted Deeds" é o "bem" sendo algo insano e exagerado. Se essa era para ser a premissa dele, pouco importa, é o que o livro te dá.

Book of Vile Darkness leva o valor retardado a extratosfera, destaques vão para um talento que te faz ficar morbidamente obeso (MALVADEZA) ou assustadoramente magro (APENAS AQUELES EM UMA LINHA ESPECIFICA DO PESO SÃO BONS, OS OUTROS PODEM NÃO SER MAUS, MAS PARECEM MAUS POR NÃO SEREM O PADRÃO HERP DERP), Demonios que são maus porque fazem incesto, e talvez o vilão mais estupido e "malvadu" já escrito em um livro de rpg: Um conde zumbi que tem uma armadura attarachada de crianças. Se você bater nele, bate em uma criança no lugar. IMPERDOAVEL

Eu nem mencionei os Halfings que comem sua própria carne ou uma classe de prestigio que consiste em ter um tumor mágico (O que é legal, mas o problema é disso ser considerado mau. Pacientes de cancer são maus de acordo com o livro :haha: )

De qualquer forma: Meu ponto é que tendencias não tem nenhum lugar em campanhas mais voltadas a historia, tem um lugar bem pequeno em campanhas de pancadaria, e é uma das piores vacas sagradas de D&D, que só existiu porque foi um port direto de Chainmail e alguem esqueceu de apagar.

a minha ideia de bom e mal e coincidente com aquela descrita no livro do jogador (nãos estou dizendo que é por que esta no livro e sim por que o livro traz um conceito de bom e mal com o qual eu concordo)

Bom: altruista, respeita a vida e se preocupa com a dignidade alheia, faz sacrificios pessoais pelos outros

Mal: gosta de ferir, oprimir, matar e não tem compaixão pelos demais


Exceto que eles são mais do que isso.

Em D&D, ser bom = espancar o mau. Não interessa o contexto, se você matar alguém mau de maneira brutal sua tendencia nem se move. E se você é egoista em qualquer instancia, você esta, por raw, cometendo um ato maligno.

A tendencia de D&D é rigida e segue suas proprias regras planares. São facções. Não moralidade como muitas pessoas insistem em confundir.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Youkai X em 01 Abr 2011, 00:43

Por isso que a 4e é tào feliz e que podem ser perfeitamente jogadas no escanteio, pq ô coisa infeliz.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Russel em 01 Abr 2011, 07:10

Kinn escreveu:Quotando e mostrando a parte que parece ignorar:

SPOILER: EXIBIR
This book introduces a new type of feat: the exalted feat. Only
intelligent characters of good alignment and the highest moral
standards can acquire exalted feats
, and only as a gift from powerful
agents of good—deities, celestials, or similar creatures.
These feats are thus supernatural in nature (rather than being
extraordinary abilities, as most feats are).
A character must have the DM’s permission to take an
exalted feat. In many cases, a ritual must be performed; often
this simply amounts to a character swearing a sacred vow, for
example, in the presence of a celestial being. A character who
willingly and willfully commits an evil act loses all benefits
from all his exalted feats. She regains these benefits if she
atones for her violations (see Sin and Atonement in Chapter 1)


A própria descrição mostra que não é qualquer mané bondoso que se qualifica pra exaltado.
Inclusive há feat que se você descumprir voluntariamente não recupera nunca mais, mesmo com a magia penitência.
Se exalted não é pra qualquer um. Da mesma forma que há malvados e vile guys.

É como comparar o trombadinha com Hannibal Lecter.


se entrar numa caverna para enfrentar orcs armados até os dentes que podem te transformar em picadinho para salvar um bando de gente que você nem conhece (coisa que qualquer "mané bom de 1° nivel" faz) não é um ato de altissima moral eo que então ?

sem falar que tendências são absolutas não relativas: quem rouba as doações do orfanato e tão mal quanto alguem que põe fogo no orfanato(com as crianças lá dentro)

Não interessa o contexto, se você matar alguém mau de maneira brutal sua tendencia nem se move.


em parte isso e verdade já que matar alguem maligno por motivos mesquinhos e considerado um ato neutro

por pura curiosidade, Oda: qual seria a sua definição de bem e mal ?
Editado pela última vez por Russel em 01 Abr 2011, 09:26, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Abr 2011, 09:26

sem falar que tendências são absolutas não relativas: quem rouba as doações do orfanato e tão mal quanto alguem que põe fogo no orfanato(com as crianças lá dentro)


Nope.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Elven Paladin em 01 Abr 2011, 09:38

Meu ponto é que tendencias não tem nenhum lugar em campanhas mais voltadas a historia, tem um lugar bem pequeno em campanhas de pancadaria, e é uma das piores vacas sagradas de D&D, que só existiu porque foi um port direto de Chainmail e alguem esqueceu de apagar.


Olá Berk, só passando aqui para lembrar qual o cenário de D&D que levou o conceito de tendência ao extremo e prova o quão tola é a sua afirmação:

Imagem

Por isso que a 4e é tào feliz e que podem ser perfeitamente jogadas no escanteio, pq ô coisa infeliz.


Tente jogar Planescape com D&D 4e ou mesmo qualquer sistema que não tenha um sistema de tendências - deve haver uns dois tópicos feitos pelo Silva/Armitage ou pelo Vincer propondo isso.

sem falar que tendências são absolutas não relativas: quem rouba as doações do orfanato e tão mal quanto alguem que põe fogo no orfanato(com as crianças lá dentro)


... Meu Deus.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Russel em 01 Abr 2011, 10:00

Lumine Miyavi escreveu:Nope.


Elven Paladin escreveu:... Meu Deus.


por que....?
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor AKImeru em 01 Abr 2011, 11:51

Olá Berk, só passando aqui para lembrar qual o cenário de D&D que levou o conceito de tendência ao extremo e prova o quão tola é a sua afirmação:


Herp derp, eu já deixei claro que Planescape é a exceção no meu primeiro post.

E ele funciona JUSTAMENTE porque abraça o conceito de que tendencias são Facções.

por pura curiosidade, Oda: qual seria a sua definição de bem e mal ?


Em minha modesta e sincera opinião? "Bem e mal" são conceitos onde cada ser humano tem sua própria visão e opinião, logo é algo pessoal e inerente de cada um.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Elven Paladin em 01 Abr 2011, 12:04

E ele funciona JUSTAMENTE porque abraça o conceito de que tendencias são Facções.


Nope, ele abraça tanto as tendências (vide a inclinação de cada plano e a sua natureza) quanto as Factions (que são ligadas à uma interpretação usualmente vinda de um plano que exemplifica suas virtudes e falhas).

por que....?


É sério que eu preciso explicar que para D&D, um ladrão e um serial-killer piromaníaco são diferentes?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Abr 2011, 12:09

A visão de tendência em D&D me parece com a de Kant e suas obras sobre moral e ética.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Russel em 01 Abr 2011, 12:13

Elven Paladin escreveu:É sério que eu preciso explicar que para D&D, um ladrão e um serial-killer piromaníaco são diferentes?


a questão não é que ele roubou e sim de quem ele roubou. eram pobres orfãos que precisavam do dinheiro agora eles vão ficar com frio e com fome :pidao:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Abr 2011, 12:14

Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [3.X]D&D sem tendências

Mensagempor Wakko em 01 Abr 2011, 12:19

russel...

o ladrão é mal, mas o psicopata que queimou o orfanato com todo mundo dentro, esse cara é mais que mal, ele é sádico, ele é desssssprezível, ele é VILE.
Avatar do usuário
Wakko
 
Mensagens: 118
Registrado em: 07 Nov 2010, 16:06

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron