Russel escreveu:AKImeru escreveu:Legal Russel você esta quotando a primeira página do livro.
o que melhor para deixar clara a proposta do livro do que a introdução do mesmo ?AKImeru escreveu:Que tal ler o resto?
eu li o resto
Uma coisa é a suposta proposta, outra é a execução. "Book of Exalted Deeds" é o "bem" sendo algo insano e exagerado. Se essa era para ser a premissa dele, pouco importa, é o que o livro te dá.
Book of Vile Darkness leva o valor retardado a extratosfera, destaques vão para um talento que te faz ficar morbidamente obeso (MALVADEZA) ou assustadoramente magro (APENAS AQUELES EM UMA LINHA ESPECIFICA DO PESO SÃO BONS, OS OUTROS PODEM NÃO SER MAUS, MAS PARECEM MAUS POR NÃO SEREM O PADRÃO HERP DERP), Demonios que são maus porque fazem incesto, e talvez o vilão mais estupido e "malvadu" já escrito em um livro de rpg: Um conde zumbi que tem uma armadura attarachada de crianças. Se você bater nele, bate em uma criança no lugar. IMPERDOAVEL
Eu nem mencionei os Halfings que comem sua própria carne ou uma classe de prestigio que consiste em ter um tumor mágico (O que é legal, mas o problema é disso ser considerado mau. Pacientes de cancer são maus de acordo com o livro
)
De qualquer forma: Meu ponto é que tendencias não tem nenhum lugar em campanhas mais voltadas a historia, tem um lugar bem pequeno em campanhas de pancadaria, e é uma das piores vacas sagradas de D&D, que só existiu porque foi um port direto de Chainmail e alguem esqueceu de apagar.
a minha ideia de bom e mal e coincidente com aquela descrita no livro do jogador (nãos estou dizendo que é por que esta no livro e sim por que o livro traz um conceito de bom e mal com o qual eu concordo)
Bom: altruista, respeita a vida e se preocupa com a dignidade alheia, faz sacrificios pessoais pelos outros
Mal: gosta de ferir, oprimir, matar e não tem compaixão pelos demais
Exceto que eles são mais do que isso.
Em D&D, ser bom = espancar o mau. Não interessa o contexto, se você matar alguém mau de maneira brutal sua tendencia nem se move. E se você é egoista em qualquer instancia, você esta, por raw, cometendo um ato maligno.
A tendencia de D&D é rigida e segue suas proprias regras planares. São facções. Não moralidade como muitas pessoas insistem em confundir.