Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Lunguinho em 26 Mar 2011, 13:23

Estou surpreso por não encontrar nenhum tópico sobre isso aqui na Spell.

Pra quem não sabe a White Wolf anunciou o lançamento de uma edição comemorativa para os 20 anos de aniversário de Vampiro: A Máscara. Segue abaixo a tradução da notícia oficial que o pessoal da rederpg fez:

''A White Wolf está fazendo uma Edição de 20 Anos de Vampiro: A Máscara e nós queremos a sua ajuda!

Por que isto? Vampiro: A Máscara mudou tudo! Explodindo no hobby de jogos em 1991, conclamou e inspirou uma geração de fãs a qual a indústria de jogos jamais vira até ou desde então. As subculturas gótica e punk, das quais ele referencia, previamente nunca vistas no mundo de jogos, criaram um fenômeno mundial sem paralelo que gerou romances, cardgames, Live Actions, videogames e televisão. Mas tudo começou com um RPG. A importância cultural que Vampiro deixou não somente no mundo dos jogos, mas na moderna cultura pop vampiresca pode ser vista e sentida virtualmente a cada momento e cada meio hoje em dia. Isto, combinado com a pura e incansável dedicação da base de fãs é a razão que esse livro está sendo publicado. Vampiro: A Máscara – Edição de 20 Anos de Aniversário fecha o ciclo de toda a experiência do Mundo das Trevas e serve como o perfeito marco de aniversário para a celebração de duas décadas de jogo depois do anoitecer.

Para quem é? Este livro é para todos os fãs da White Wolf que viveram, amaram, e nos acompanharam pelas últimas duas décadas. Para os insistentes que nunca desistiram, nunca deixaram de acreditar e mantiveram vivo o Mundo das Trevas. É para todos os santos, pecadores, meliantes , punks, poetas e párias que estiveram conosco por todo esse tempo. Este é a sua Masquerade original em toda a sua glória, e nosso modo de dizer obrigado e bem-vindo de volta ao lar.

O que contém?

* Todos os 13 clãs originais, variações e linhagens de sangue, com suas Disciplinas únicas.
* Regras de criação e progressão de personagens, de Neófito a Matusalém
* Todas as Disciplinas, do nível 1 ao 9
* Arte totalmente nova e a cores por Tim Bradstreet e outros clássicos artistas do jogo
* Um processo de desenvolvimento de “comunidade de play test aberto”

Onde eu compro? A Edição de 20 anos de Vampiro: A Máscara é uma ultra edição de prestígio com mais de 400 páginas incluindo virtualmente cada clã, linhagem de sangue e variante jamais produzida para o jogo de Vampiro: A Máscara, e estará disponível a quem for à Convenção Grand Masquerade 20th Anniversary, de 15 a 18 Setembro em Nova Orleans, Louisiana.

Quando Eu Posso Comprar? Atualmente nós estamos apenas reservando vagas de hotel para a convenção, mas registro e a possibilidade de se comprar um livro estará disponível para breve. Para mais informações sobre a Grand Masquerade, por favor visite thegrandmasquerade.com

Nós sabemos que vocês têm algumas perguntas…

P: O que é um processo de “desenvolvimento aberto” e como eu posso participar do playtest?
R: Um processo de desenvolvimento aberto significa que nós estaremos desenvolvendo este livro em seções e de forma mais transparente possível. Este é um livro para os fãs, e nós sabemos o que tem funcionado em nossos jogos nos últimos 20 anos; que regras precisam ser revistas, que sugestões vocês têm, e o que vocês gostariam de ver incluído. Este livro terá arte totalmente nova e a cores, o que significa que estamos interessados em saber quem eram seus artistas preferidos – deixe-nos saber e nós iremos tentar que eles contribuam com novas peças. Os desenvolvedores estarão postando online seções do livro em seu blog. Fãs que quiserem ser parte do playtest serão encorajados a submeter seus pensamentos e comentários para discussão ou mandá-los para revisão através de vampire20@white-wolf.com.

P: Este é o começo de uma nova linha de jogos de Vampiro: A Máscara?
R: Não, nós não temos atualmente plano nenhum desta natureza. Esta é uma edição especial única de 20 anos, projetada para ter somente um grande livro.

P: Esta nova edição estará ligada ao futuro MMO de Mundo das Trevas?
R: Não. Este livro é baseado nos primeiros 20 anos do Vampiro: A Máscara RPG clássico. Isto é um compêndio de “o melhor de”, das duas primeiras décadas de Vampiro, não uma prévia do que virá.

P: O que você quer dizer com “virtualmente todos os clãs, variantes e linhagens de sangue” na edição expandida? O que está sendo deixado de fora, e por que?
R: Este produto será o mais abrangente e completo livro de Vampiro: A Máscara jamais publicado. Havendo dito isto, é mais fácil se dizer que o que você *não* irá encontrar do que o que irá. Este livro não incluirá o seguinte: Vampiros do Oriente, Kindred of the Ebony Kingdom e as linhagens de sangue extintas/revisadas Gaki e Bushi. Além disto, se nós nos esquecemos de algum clã, por favor nos avise.

P: Qual o período do livro? Ele avança ou muda o metaplot de edições prévias de VAM?
R: A melhor resposta para isto é, “é quando você quiser”. A Edição de 20 anos de Vampiro: A Máscara pressupõe que os eventos da Gehena ainda estão para ocorrer, e não avança nenhum grande arco de histórias. Os desenvolvimentos de história de edições prévias permenacem como elementos em aberto no cenário para jogadores usarem ou ignorarem como eles decidirem. Os temas gerais e elementos históricos permanecem fundamentalmente os mesmos, mas nas noites atuais, as histórias dos jogadores é que importam.

P: Por que vocês estão fazendo este livro? A White Wolf declarou no passado que Vampiro: A Máscara nunca voltaria?
R: A resposta mais simples e honesta é que nossos fãs leais desesperadamente o querem e nós acreditamos que eles merecem. Vampiro: A Máscara tem sido e sempre será a maior obra da White Wolf, aquela que a define, e, como muitos grandes músicos, atores ou cineastas que precisam se afastar de algo em que eles tanto investiram muito tempo e paixão, inevitavelmente eles sempre retornam a este algo, simplesmente por que o amam. E isto é verdade para Vampiro. Este é um trabalho de amor para todos os envolvidos. É nossa maneira de passar mais uma vez a maquiagem, juntar a banda novamente, e tocar os hits que os fãs amam, porque no final nós os amamos e sentimos também a sua falta. Essa é a nossa maneira de celebrar o 20o. aniversário de Vampiro: A Máscara da forma mais dinâmica possível assim como à altura de seu legado.

Para maiores informações, cheque vampirethemasquerade.com e para manter-se atualizado com tudo procure no twitter pelha hashtag V20.''

Fonte: Flames Rising
Tradução: Luiz Felipe Vasques ''

Eu achei legal porque eles não só vão lançar uma edição especial, como também irão revisar as regras do jogo. Gosto muito do cenário de Vampiro: A Máscara, mas acho que as regras ficam a desejar se compararmos com o Réquiem, então as correções que vierem nesse livro serão muito bem vindas. Além do mais, ter tudo o que se precisa num livro só é excelente. Só espero que depois do evento, eles façam uma tiragem pra vender pela net, para os fãs que não puderem ir até Nova Orleans terem acesso ao livro. Seria bom termos uma versão traduzida também, mas isso aí já é bem mais improvável de acontecer!

E aí, o que vocês acharam dessa notícia?
Lunguinho
 
Mensagens: 119
Registrado em: 19 Mai 2008, 14:11

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Elven Paladin em 31 Mar 2011, 22:37

O que achei dessa notícia? Decepcionante. Eu sempre achei Vampiro: A Máscara o pior de todos os RPGs do antigo Storyteller, mas infelizmente também era a linha que tinha mais fãs. E embora a White Wolf esteja fazendo de tudo para dizer que vai ser só uma "Edição Especial", eu não acho nenhum pouco improvável que isso possa levar a um "revival" de Vampiro: A Máscara (embora eu também não apostaria tostão algum nisso).

Bem, rants e desgosto pessoal com a Máscara a parte, eu quero ver realmente o que vai sair disso. Já anunciaram que os Tremeres enfim vão ter alguma desvantagem digna de nota, embora a solução atual de "Blood Bond Obrigatório" não me agrada nenhum pouco. E eu quero ver a possibilidade de Esquiva (Já que eliminaram a habilidade) usando Raciocínio (e não o Super-Duper-Atributo Destreza). E claro, qual vai ser o tamanho desse livro(A previsão é de mais de 400)? Será que a White Wolf vai querer lançar algo do porte de Pathfinder?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Lunguinho em 03 Abr 2011, 12:25

Já anunciaram que os Tremeres enfim vão ter alguma desvantagem digna de nota, embora a solução atual de "Blood Bond Obrigatório" não me agrada nenhum pouco. E eu quero ver a possibilidade de Esquiva (Já que eliminaram a habilidade) usando Raciocínio (e não o Super-Duper-Atributo Destreza).


Também anseio por uma desvantagem justa para os Tremere, pois se deixarem como está, eles vão continuar sendo ''o clã sem desvantagem''. Esquiva com raciocínio também deve ser uma boa.

E claro, qual vai ser o tamanho desse livro(A previsão é de mais de 400)? Será que a White Wolf vai querer lançar algo do porte de Pathfinder?


Pelo quantidade de conteúdo anunciada para este livro, eu não duvido que ele venha a ser um calhamaço de 400 e tantas páginas. Mesmo que isso saia dos padrões de publicações da White Wolf, acredito que eles devem abrir uma exceção para este livro, pois afinal de contas se trata de uma edição comemorativa.
Lunguinho
 
Mensagens: 119
Registrado em: 19 Mai 2008, 14:11

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Lumine Miyavi em 03 Abr 2011, 12:38

Estou com o Elven aqui. Pra mim parece uma tentativa de revival da franquia, com tudo que ela tinha de errado voltando com força total porque "é bom assim".
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Elven Paladin em 06 Abr 2011, 10:35

Do fórum da White Wolf::

Will This Be Available Outside The Grand Masquerade?...I REALLY want to get this, but I highly doubt I can make it to New Orleans this year. I wish I could, having missed last year's, but who knows? Maybe Grand Masquerade 2012?

Eddy Webb wrote: Just finished #V20 meeting. Book will be available for pre-order to non-Grand Masquerade folks, with another version to follow. More later.

Also, Via the offical WW Twitter feed: International fans will be able to preorder #V20.


Will the book be available from friendly local game stores, or can we only order it direct from WW?

Mr. Gone (Moderador do Fórum): Unclear at the moment.


É, apostas se concretizando (embora ainda não seja confirmado se o livro vai para as lojas ou não). E sinceramente, até eu quero ter esse livro, por mais que eu tenha quase certeza que vai ser "Mais do Mesmo das Trevas" ou "Vampire: Pathfinder Edition".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Rain em 06 Abr 2011, 23:05

Elven Paladin escreveu:O que achei dessa notícia? Decepcionante. Eu sempre achei Vampiro: A Máscara o pior de todos os RPGs do antigo Storyteller, mas infelizmente também era a linha que tinha mais fãs. E embora a White Wolf esteja fazendo de tudo para dizer que vai ser só uma "Edição Especial", eu não acho nenhum pouco improvável que isso possa levar a um "revival" de Vampiro: A Máscara (embora eu também não apostaria tostão algum nisso).

Bem, rants e desgosto pessoal com a Máscara a parte, eu quero ver realmente o que vai sair disso. Já anunciaram que os Tremeres enfim vão ter alguma desvantagem digna de nota, embora a solução atual de "Blood Bond Obrigatório" não me agrada nenhum pouco. E eu quero ver a possibilidade de Esquiva (Já que eliminaram a habilidade) usando Raciocínio (e não o Super-Duper-Atributo Destreza). E claro, qual vai ser o tamanho desse livro(A previsão é de mais de 400)? Será que a White Wolf vai querer lançar algo do porte de Pathfinder?


Concordo quase totalmente (Só não concordo plenamente porque acho Lobisomem ainda pior que Vampiro) quando se compara Vampiro com Mago: A Ascensão da pra enxergar o abismo que ha entre as duas ambientações
Mago é um dos melhores cenários já criados para um RPG (opinião própria)

Falando em Storyteller, deu uma vontade grande de jogar Street Fighter no sistema...
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Elven Paladin em 07 Abr 2011, 11:27

(Só não concordo plenamente porque acho Lobisomem ainda pior que Vampiro)


Sério? Eu adoraria saber os motivos.

quando se compara Vampiro com Mago: A Ascensão da pra enxergar o abismo que ha entre as duas ambientações Mago é um dos melhores cenários já criados para um RPG (opinião própria)


Eu adoro Mago: A Ascensão, mas só passei a gostar dele de fato quando a White Wolf controlou o ludismo gigantesco que predominava em todas suas linhas até a Revised Edition e passou a abordar a Tecnocracia de forma mais 'cinzenta" a partir do Guide to the Techncracy (qualquer um que leu os Convention Books antes da Revised Edition pode ter sérias dúvidas até se os Tecnocratas tem "alma") e pôs o fim à Guerra da Ascensão - e a "trouxe de volta", de maneira que fazia sentido por meio do Manifesto: Transmissions of the Rogue Council.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Batousa em 07 Abr 2011, 11:29

Rain escreveu:
Mago é um dos melhores cenários já criados para um RPG (opinião própria)


Tô contigo e não abro, e tambem não gosto de vampiro, e ate simpatizo mais com o Lobisomen do que com ele.
Mas Mago é bem superior mesmo.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Rain em 07 Abr 2011, 19:36

Elven Paladin escreveu:
(Só não concordo plenamente porque acho Lobisomem ainda pior que Vampiro)


Sério? Eu adoraria saber os motivos.

quando se compara Vampiro com Mago: A Ascensão da pra enxergar o abismo que ha entre as duas ambientações Mago é um dos melhores cenários já criados para um RPG (opinião própria)


Por que a proposta de horror passa distante do cenário, ele não é um World of Darkness em si, não há muito espaço para maquinações por trás dos panos, intrigas, conspirações e etc ...O contexto e bem simples e difere dos outros cenários onde varias questões são levantadas e realmente existe um contexto maior a ser abordado
O metaplot de Lobisomem é simplório, os tons de cinza no cenário não aparecem tão bem quanto nos outros cenários, isso não me deixa muito confortável

Quando imagino um Lobisomem eu imagino alguém lutando contra uma besta interior e contra a própria natureza selvagem. Um amaldiçoado que precisa aprender a utilizar e conviver com esta besta

Os lobisomens no cenário da WW estão bem distantes disto, são criaturas espirituais, defensores da ordem e destruidores/combatentes da Wyrm

Tudo se resume a isso (praticamente tudo) o combate a corrupção da Wyrm.
Os Lobisomens são ambientalistas defendendo a força natural (Capitão Planeta) contra a corrupção da Wyrm em todos os sentidos, então tudo é Wyrm, sejam vampiros, empresas que destroem o meio ambiente, corrupção humana e coisas do tipo

Outra coisa que me incomoda e a organização das matilhas e grupos de Lobisomem, coisa que chamo de Organização Sentai
As matilhas normalmnte tem 5 lobisomens cada um de um augúrio as vezes de tribos diferentes para sair na porrada com os agente da Wyrm
5 caras diferentes usando vários poderes diferentes (Classes e funções) contra o mal? Não é muito d&d pra vocês?

Soma-se o fato do péssimo sistema interno de Lobisomem que permite abusos em termos de Overpowerismo e que os torna poderosos demais, chegando ao cumulo de um combate entre lobisomens ser resolvido na questão da iniciativa, quem ganhar trucida o outro com tantos dados de dano que fica difícil levar o sistema de dons a serio

Pois é, ta ai o por que de não gostar tanto de Lobisomem (mesmo assim já joguei campanhas bacanas no cenario)
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Elven Paladin em 07 Abr 2011, 20:37

Rain

Eu compreendo boa parte da sua reclamação (especialmente no que concerne o sistema, especialmente em um RPG onde combates são relevantes), mas tenho diversos pontos a contrapor.

não há muito espaço para maquinações por trás dos panos, intrigas, conspirações e etc ...


A Nação Garou transborda nisso e tem ao menos 3 tribos que tem seu ganha-pão baseados nessa idéia (Shadow Lords, Silver Fangs e Glass Walkers) - sem contar com os conflitos intra-tribos (abra qualquer "Livro da Tribo"), entre matilhas diferentes (por território, por influência espiritual, por Parentes), intra-matilhas (liderança) e entre lobisomens a nível individua.,

O metaplot de Lobisomem é simplório, os tons de cinza no cenário não aparecem tão bem quanto nos outros cenários, isso não me deixa muito confortável


O metaplot de Lobisom é aparentemente simplório e os tons de cinza aparecem rapidamente, a citar:

a) Quem de fato é o "grande inimigo" dos Lobisomens? A "Louca Weaver" ou a "Corrupta Wyrm"? A Weaver é vista como uma aliada pelos Glass Walkers, mas tanto os Stargazers quanto os Red Talons podem apontar a culpa da Weaver em sair da "ordem natural" e da sua rápida expansão tendo a humanidade como seus campeões. E a Wyrm não é necessariamente "vilanesca" - já que as 3 "faces" dela enlouqueceram, mas é possível que a "Wyrm do Equilíbrio" ainda exista.Isso pode ser visto mais claramente nos finais de Lobisomem.

b) Os Garous são de fato os "Campeões de Gaia"? A Nação Garou tem um histórico que envolve extermínio de outros metamorfos, o Imperium sob todos os humanos e falharam brutalmente em suprimir uma de suas tribos corrompidas quando isso era possível basicamente porque tinha politicagens demais para lidar.

c) Humanos: tolos inocentes que não entendem a implicação de seus atos? Campeões da Weaver e da Wyrm? Ou a maior esperança para os Garous se redimirem?

Tudo se resume a isso (praticamente tudo) o combate a corrupção da Wyrm.
Os Lobisomens são ambientalistas defendendo a força natural (Capitão Planeta) contra a corrupção da Wyrm em todos os sentidos, então tudo é Wyrm, sejam vampiros, empresas que destroem o meio ambiente, corrupção humana e coisas do tipo


A parte do "ambientalismo" não é estritamente necessária. E embora lidar com a Wyrm seja importante, a influência da Weaver passa a ser um problema tão importante quanto (vide um dos finais, onde em menos de uma década a Weaver faz tudo o que a Wyrm precisou de milênios para conseguir). Some isso ao fato de que a corrupção não é evidente (Sentir Wyrm costuma a falhar muito) e que os Lobisomens necessariamente lutam uma batalha onde não tem a menor chance de triunfar, estão atolados em milênios de fracassos a serem resolvidos e mesmo que consigam superar tudo isso, mesmo que haja uma vitória, ela será pírrica. Sem contar que essa batalha necessariamente é em duas "dimensões": Espiritual e Terrena. E a Weaver/Wyrm está vencendo em Ambas. E a Wyld não é uma aliada confiável.

Quando imagino um Lobisomem eu imagino alguém lutando contra uma besta interior e contra a própria natureza selvagem. Um amaldiçoado que precisa aprender a utilizar e conviver com esta besta


E eles são isso. O risco de "cair à Fúria" sempre existiu (Experimente ter Fúria maior que Gnose), além da Nação Garou ter uma boa soma de ritos de punição para aqueles que pisam fora da linha (e são pegos ao fazer isso). Lobisomem é um jogo sobre corrupção, afinal de contas.

5 caras diferentes usando vários poderes diferentes (Classes e funções) contra o mal? Não é muito d&d pra vocês?


Essa idéia é ótima, a maior virtude de Lobisomem.

RPG é um jogo em grupo e para grupos - e todos os RPGs da White Wolf a partir dele (como Changeling e Mago) incentivam a formação de grupos (não muito funcionais e imperfeitos, mas ainda, sim grupos unidos por algo mais que interesse próprio a curto prazo) porque os designers de Vampiro notaram que ele era péssimo justamente nesse elemento crucial (abra os livros de Vampiro até a Revised Edition - qual o motivo para formar um grupo na Camarilla senão o de ter alguém que vai te diablerizar se você cair?).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Madrüga em 09 Abr 2011, 09:44

Elven Paladin escreveu:RPG é um jogo em grupo e para grupos - e todos os RPGs da White Wolf a partir dele (como Changeling e Mago) incentivam a formação de grupos (não muito funcionais e imperfeitos, mas ainda, sim grupos unidos por algo mais que interesse próprio a curto prazo) porque os designers de Vampiro notaram que ele era péssimo justamente nesse elemento crucial (abra os livros de Vampiro até a Revised Edition - qual o motivo para formar um grupo na Camarilla senão o de ter alguém que vai te diablerizar se você cair?).


Isso.

Pode falar o que for, Rain, mas nunca um jogo deu tanta briga entre jogadores e morte de personagens na minha mesa quanto Vampiro.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Abr 2011, 10:02

Tudo se resume a isso (praticamente tudo) o combate a corrupção da Wyrm.
Os Lobisomens são ambientalistas defendendo a força natural (Capitão Planeta) contra a corrupção da Wyrm em todos os sentidos, então tudo é Wyrm, sejam vampiros, empresas que destroem o meio ambiente, corrupção humana e coisas do tipo


Mas nem tudo é isso de "wyrm vs garou hurr", como o Elven citou. O próprio guia da Wyrm faz menção de citar que boa parte das empresas, apesar de serem gerenciadas por criaturas da corrupção, tem em boa parte seus funcionários humanos que estão ali como vítimas que dependem disso para sobreviver (seja por trabalho ou decadência).

O questionamento moral inicial pode ter começado no primeiro livro da linha (e mesmo assim, não é certo afirmar com certeza). O Lobisomem (livro básico) mostra os Garou como "campeões de Gaia", as informações adicionais fazem com que a linha perca a conotação de "os garou são caras legais e quem vai contra eles é ruim". Cada livro de tribo demonstra o quão babaca os garous coletivamente foram na guerra da fúria.

Essa natureza dos lobisomens os coloca como "vilões protagonistas", que lutam contra vilões piores ainda, numa guerra perdida com baixas enormes pra ambos os lados e quaisquer um que entrar na frente.

E ainda dizem que garou são os mais "bonzinhos" do antigo WoD.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 09 Abr 2011, 10:30, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Madrüga em 09 Abr 2011, 10:21

Fora a tristeza que dá ler as histórias dos outros metamorfos. Dá mais vontade de jogar com eles que com os Garou.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Aluriel de Laurants em 09 Abr 2011, 14:11

Fora que eu achava legal os poderes misticos bacanas dos kitsunes... Mas a regeneração deles... PQP! :parede:
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

Re: Vampiro: A Máscara-Edição Especial de 20 anos

Mensagempor Elven Paladin em 23 Abr 2011, 14:29

Fora a tristeza que dá ler as histórias dos outros metamorfos. Dá mais vontade de jogar com eles que com os Garou.


Leia os Breedbooks dos Nuwisha e dos Gurahl. Os Nuwisha sofreram menos com a Guerra da Fúria porque eram bastardamente espertos, mas é bacana ver como eles conseguem lidar com seus problemas passados, porque mantém a imagem de "Mentirosos Bobos" e o que eles realmente fazem - e é um livro de RPG que consegue ser engraçado e trágico.

Ressuscitando o tópico, hora de listar um dos meus maiores problemas com Vampiro, as fraquezas de clãs. Uma breve lembrança do quão idiota elas eram (Citarei os clãs do Livro Básico. Se querem ver fraquezas de fato, olhem as que ocorrem nos 5 clãs de Requiem - todas com um efeito mecânico claro, que não inviabilizam diversos conceitos e formas de jogo e relativamente equilibradas entre si):

- Tremere: Não preciso nem mencionar essa. Os Bruxos não tinham fraqueza de clã- e tinham a melhor disciplina de todo o sistema. Alguma dúvida de qual era o o "Clã Favorito" da White Wolf?

- Tzimisce: Elessss sssssofrem de "Ssssíndrome de Dráculllla"(Insssiira sssotaque pssseudo-essssllávico aqui). Uma desvantagem altamente subjetiva em sua escrita e cujo efeito em jogo pode variar entre "praticamente inexistente" (carregue seu "Solo Pocket com marcas de Kupala" em seu corpo usando Vicissitude) até puramente nonsense (onde você tem que ficar ao menos 2 palmos abaixo do solo de sua região, ou seja, ou você carrega um caminhão de solo ou está restrito a jogar nos Balcãs).

- Ventrue: Desvantagem altamente subjetiva. Sofre do mesmo problema que a dos Tzzzzimisssce.

- Nosferatu: Não é de todo uma desvantagem mal feita, mas é boba. Você vai ser muito feio por toda a eternidade, certo, isso é horrível, não vai poder ser um modelo ou um/uma Vykos. Mas quem leu Vampiro: Réquiem pode ver que a desvantagem verdadeira dos Nosfies pode ficar muito melhor.

- Gangrel: Outra desvantagem que tem um aspecto mecânico decente, mas que pode ser problemática demais para jogos a longo prazo ou não ter nenhum efeito (basta ter Autocontrole decente). E pelo amor do Clemente e Misericordioso, quem teve a idéia ridícula deles ganharem traços animais? De novo, O Réquiem mostra como a fraqueza deles deveria ser.

- Toreador: Eu falei que a desvantagem dos Ventrues era subjetiva? Desculpem, essa aqui é muito pior e tem um efeito bobo de "Vou ficar parado como um idiota fazendo coisa alguma". Já falei de Vampiro: Réquiem? Os Daevas são como os Toreadores deveriam ser (e com um nome que faz sentido. Quem seria chamado de Toreador antes mesmo da língua espanhola nascer?).

- Ravnos: A White Wolf tem sérios problemas com Ciganos. Não basta o suplemento esquecido "Gypsy" trazer os Ciganos como "Magical Negroes" com uma característica que se chama "Pureza de Sangue" (Blood Purity), os Ravnos ainda são todos estereotipicamente trapaceiros. Eu consigo entender porque o clã foi quase exterminado na Week of Nightmares depois disso.

- Assamita: Eu estou colocando eles aqui porque a desvantagem pré-Revised Edition era outra que pode ser chamada de "boba", mas ela foi muito bem remediada com a Revised Edition. Um exemplo do que todos os clãs acima tem que passar.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron