Bem, pra movimentar um pouco o fórum, eu queria discutir com vocês as classes da 4e. Quais vocês gostam mais, o que vocês acham legais nelas, quais vcs não gostam e porque, quais HR vocês usam em cada classe para corrigir os problemas nas suas mesas, o que vocês ou seus jogadores já fizeram de interessante com elas, etc.
Pra começar, eu gostaria de dizer que estou em geral decepcionado com o formato Essentials das novas classes. Acho que foi um retrocesso, muitas classes perderam versatilidade, pois normalmente os poderes por encontro se limitaram a apenas um como mais usos por combate, e as classes marciais foram as que mais sofreram, o sistema de auras não supre em nada a variedade que elas tinham antigamente. O dano extra dos strikers está limitado a adição de mais um atributo no dano, que apesar de ser uma solução elegante acaba com a versatilidade entre as classes.
E pra piorar, o último Heroes of Shadows trouxe 4 classes novas, sendo 3 delas strikers e um controller. Muito ruim esperar um livro com uma fonte de poder nova e ver ele tão limitado a um único nicho, que parece ser o mais divertido porque você causa mais dano. E as outras opções para as classes antigas também são bem fracas em criatividade, basta tomar o os poderes de Necromancia para o mago. São apenas mais dos mesmos, mais poderes de efeitozinho com dano necrótico, e nem se preocuparam em criar muitas novas summons e/ou uma mecânica um pouco diferente para elas, para simular um necromante de verdade.
Pelo menos, o Vampiro ficou bem feito. A idéia de torná-lo uma classe faz com que ela seja acessivel a um jogador sem aqueles malabarismos loucos da edição antiga, e a adaptação conseguiu captar de forma legal os poderes clássicos deles. Eles poderiam ter se empolgado e feito um Lobisomem Defensor, teria sido uma decisão bem interessante.