[4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor DracoDruida em 20 Abr 2011, 16:07

Ah, como eu queria estar jogando D&D 4E. ):

O que me irrita nas classes essentials não é o formato delas é que uma proposta perfeitamente aceitável pro publico iniciante tá sendo enfiada goela a baixo de quem já conhece bem o sistema.

That. De quem foi a idéia estúpida de transformar o Heroes of Shadow em um livro essentials, aliás? Cara, eu tava TÃO animado pra "Uhul, um necromante!". Fiquei frustrado ao ver que era...essentials.

E o excesso de classes e raças do sistema me incomoda, parece que os designers não conseguem ver outra forma de produzir no sistema sem ser atochando mais classes.

Em raças em concordo contigo, em classes nem tanto, porque eu gosto de ver mecânicas novas e tal. Mas de fato, quando criam algo de novo mais interessante, como os poderes de skills e os themes, é melhor do que uma classe nova. Deveriam ser feitas mais coisas nesse sentido, ou então aproveitar mais o que já tem, como criando builds / conjuntos de poderes novos, etc.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor WillDice em 20 Abr 2011, 16:09

Madrüga escreveu:Eu finalmente posso deixar de ter vergonha de ser fã do monge. Lindo e maravilhoso, os poderes duplos são realmente interessantes e fazem que ele se mova pelo grid com muito mais facilidade.


Locke Winchester escreveu:O Monge apesar de stryker ficou lindo, tudo nele dá tesão de ver


Cara. Monge de nível 1 já consegue voar. Não tô falando daquele super-salto, ele tem um poder por encontro que faz você literalmente voar como ação de movimento. E já nos utilitários de nível 2 vem outro poder de voo. Nível 2, voar duas vezes por encontro.

É lindo isso, gente.
O monge funciona igualmente bem desarmado, ou com qualquer arma que ele saiba usar. Não importa se é uma adaguinha ou uma grande lança; e também não importa a armadura do inimigo, você sempre ataca Fort/Ref e às vezes Vont.
Em níveis baixos, você sai correndo e bate em todo mundo no caminho. Ou vira Dhalsim e estica o braço pra dar porrada em gente a 3 metros de você. Ou fecha os olhos pra ganhar blindsight. Sempre causando dano decente.

Existem várias outras classes bem feitas, mas terem conseguido fazer o monge do jeito que fizeram foi surpreendente.

Pena que o combustível acabou logo depois do lançamento de Dark Sun e Psionic Power. Depois disso, foi tudo por água abaixo...

assim como o guerreiro é o case de sucesso da 4e (apesar de eu achar que já fizeram coisas demais pra ele).


Bem, eles cobriram as principais formas de luta - arma e escudo, arma de duas mãos (PHB), duas armas (MP), arma e mão livre (MP2). Arena Fighter (DarkSun) é a antiga classe Gladiator do cenário. Battlerager é dublê de bárbaro enquanto não tínhamos o PHB2.

Daí veio Essentials, e "refez" os dois primeiros estilos...

Meu grupo acabou de assinar o Insider só pra testar as ferramentas, e me assombrou ter tanto striker na lista de classes. É um papel meio bobo, na realidade.


É um papel que se sobressai sobre os outros aos olhos do jogador normal porque ele dá mais dano.


É mais fácil inventar novas formas de causar muito dano do que de marcar o oponente...

E nem são tantas classes assim. Ignorando Essentials/Heroes of Shadow, existem 25 classes: 8 agressores, 7 líderes, 5 defensores, 5 controladores.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor DracoDruida em 20 Abr 2011, 16:22

A verdade é que deveriam ter outras formas do defender fazer seu papel além de "hurr te marquei de novo". :hum:
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 20 Abr 2011, 18:42

A verdade é que deveriam ter outras formas do defender fazer seu papel além de "hurr te marquei de novo".


Mas há diversas formas de fazer o papel de Defender - a habilidade de marcar é só o que dá identidade mecânica ao grupo (assim como o dano extra aos Strikers, o poder de Cura como Ação Rápida por Encontro dos Leaders e os poderes de Área dos Controllers).

Daí veio Essentials, e "refez" os dois primeiros estilos...


Não refez, é uma outra opção.

That. De quem foi a idéia estúpida de transformar o Heroes of Shadow em um livro essentials, aliás? Cara, eu tava TÃO animado pra "Uhul, um necromante!". Fiquei frustrado ao ver que era...essentials.


Ele não é um livro Essentials, embora use o formato de apresentação do Essentials e tenha mecânicas ligadas a Essentials.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Agnelo em 20 Abr 2011, 18:52

Ele não é um livro Essentials, embora use o formato de apresentação do Essentials e tenha mecânicas ligadas a Essentials.

No true Scotsman?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 20 Abr 2011, 18:58

No true Scotsman?


Nope. Se fosse um livro apenas Essentials, não haveria suporte para classes em outros formatos que não seja Essentials, como o suporte para Warlock, Mago e Clérigo (que ganham poderes normais e opções encontradas primeiros nos livros da série Essential) - e eu creio que todo mundo deveria saber que o formato gráfico e descritivo usado primeiro nos "Heroes of Far-Far-Away" seria o formato usado em todos os outro livro da 4e.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Nibelung em 20 Abr 2011, 19:53

Elven Paladin escreveu:
No true Scotsman?


Nope. Se fosse um livro apenas Essentials, não haveria suporte para classes em outros formatos que não seja Essentials


E não há. Todo o suporte que apareceu foi incidental, e não intencional. Bruxo, clérigo e mago ganharam suporte por tabela porque o Mage, Hexblade e Warpriest são umas das classes essentials que não fugiram do molde AEDU.

Nas enormes duas páginas de talentos não há nada diretamente voltado pra classes clássicas (exceto holy symbol e ki focus expertise... que foram colocadas pelo Assassino e Death Domain Priest). É um suporte incidental. Da mesma forma que os talentos de Defiling de Dark Sun podem ser usados por um artífice.

Um exemplo simples: Todo Player's handbook tem talentos raciais pras novas combinações de raças e classes apresentadas no livro. O único talento racial presente no HoS é um de Revenant, que nem inédito é. E não há talentos pra dar personalidade racial pra um Vrykola Blackguard, ou um Shade Thief (ou similares).
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 20 Abr 2011, 20:38

E não há. Todo o suporte que apareceu foi incidental, e não intencional. Bruxo, clérigo e mago ganharam suporte por tabela porque o Mage, Hexblade e Warpriest são umas das classes essentials que não fugiram do molde AEDU.

Nas enormes duas páginas de talentos não há nada diretamente voltado pra classes clássicas (exceto holy symbol e ki focus expertise... que foram colocadas pelo Assassino e Death Domain Priest). É um suporte incidental. Da mesma forma que os talentos de Defiling de Dark Sun podem ser usados por um artífice.

Um exemplo simples: Todo Player's handbook tem talentos raciais pras novas combinações de raças e classes apresentadas no livro. O único talento racial presente no HoS é um de Revenant, que nem inédito é. E não há talentos pra dar personalidade racial pra um Vrykola Blackguard, ou um Shade Thief (ou similares).


Eu sinceramente não vejo motivo para diferenciar suporte "incidental" e "acidental" - pelas RAW e mesmo pelas RAI, ambos são a mesma coisa. Além disso, há os Paragon Path e Epic Destinies no livro, apesar da pobreza abissal de talentos. Por outro lado, eu concordo que o HoS é um livro fraco em opções mecânicas para classes antigas - mérito do formato morbidamente obeso de descrienrolação que a Wizards tomou como base para todo o D&D.

Mas... ele tem o Vampiro.

Imagem

Tem como resistir a essa classe? :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 20 Abr 2011, 21:57

Eu estou muito pilhado para jogar de vampiro.

Pena que não tenho como jogar XD
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Madrüga em 20 Abr 2011, 23:42

Acho que, na minha mesa que vai iniciar, um dos caras vai querer jogar de Vampiro. Vamos ver, XD
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 20 Abr 2011, 23:52

Acho que, na minha mesa que vai iniciar, um dos caras vai querer jogar de Vampiro. Vamos ver,


Imagem

Fale mais sobre isso. :b

Mas piadas a parte, eu não sei o que torna o Vampiro uma classe interessante de fato. A mecânica é restrita a poucos poderes (e muitos você não seleciona), com um número ainda menor de caminhos exemplares e destinos épicos ,praticamente não existem talentos para a classe,ele é um Striker com uma mecânica de dano extra não muito boa, baseada em implementos ou ki focus, e a descrição da classe se inspira nos clichês mais absolutos dos Bloodsuckers e com imagens muito canastronas (uma Vampira Halfling Sadomasoquista - sério, quantos fetiches mais poderiam ser colocados nessa imagem?) e ultimamente Vampiros tem mais fama de "Teen Idols" do que "Monstros das Trevas". E eu continuo gostando dessa classe.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Madrüga em 21 Abr 2011, 00:37

Elven... velho, sua imagem pode não ser uma piada. Esse jogador é conhecido por se influenciar DEMAIS por filmes e séries... e ele anda assistindo a "Vampire Diaries" e "True Blood". Aí já viu. Eu quero ver essa classe melhor, não sei se vai se adaptar muito ao estilo do grupo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 21 Abr 2011, 06:54

A classe vampiro é absurdamente tosca!
Sem mais comentarios...
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 21 Abr 2011, 11:26

Acho que ela tem boas ideias de implementação (gostei da ideia usada para Healing Surges).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Abr 2011, 11:35

Achei esquisitos os atributos usados, no caso (Carisma e Destreza), mas casam com o mito de que vampiros são ágeis e charmosos.

Fora isso, a ideia e a implementação dos vampiros foi algo bem inusitado. Pessoalmente, gostei. Só achei que poderiam arriscar mais, ainda mais nesse final de vida útil da 4e.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron