Pow, que bom que muitos concordam comigo, aparentemente.
Sobre as ideias lançadas, eu achei muito boas. Tipo, muitos ficam nessa de "ah, um alquimista", mas o tema principal do marcial não é depender do equipamento e sim, usar métodos de combate não-sobrenaturais via treinamento árduo. Então, um alquimista tá fora desse caso.
Mas o lance do combatente sagaz que tem saque rápido e tal seria muito interessante. Tipo, um personagem que meio que treina com pelo menos umas três armas diferentes (eu chutaria armas de arremesso, chicote e uma lâmina curta, como um sabre), todas usadas não com o objetivo puro e simples de acertar para matar, mas com o objetivo de dificultar a vida de muitos inimigos simultaneamente. Com uma "habilidade de classe" que permite que ele mude de arma como ação livre, ele poderia mudar a estratégia entre os turnos instantaneamente, usando armas de arremesso para pegar inimigos distantes (bom, se o ladino consegue arremessar adagas contra inimigos em um quadrado 3x3, o que um controller de verdade, focado em coisas do tipo não seria capaz de fazer, não é?), usando o chicote para ataques de média distância que envolvam, geralmente, deslocar um ou mais adversários (ou até jogar uns contra os outros, similarmente a algum poder de psion que eu já vi) e usando um sabre para golpes de curta distância para debilitar inimigos enquanto ele se desloca (por exemplo, sair correndo acertando a junta das pernas de cada inimigo no caminho ao estilo Ranger, mas deixando todo mundo lento/caído/whatever).
Em se tratando de uma classe em específico, eu acho que o alcance do poder não é necessariamente um problema. Tipo, o treinamento específico da classe poderia permitir que ele lance uma adaga a mais de 10 quadrados de distância, embora outras classes não sejam capazes, pode ser que ele seja treinado com chicotes muito grandes que alcancem 5 quadrados, sei lá (não sei se isso ficaria muito idiota, mas, para um controller focado em armas de arremesso e chicote, fica meio tenso querer ser efetivo a longas distâncias, o que é uma característica do role).
Enfim... o que vocês acham de um controller marcial spelliano saindo do forno direto para as nossas mesas?
As ideias são boas, o grande obstáculo talvez seja só o problema da distância dos golpes, mas enfim, vamos jogar ideias para ver no que dá. O que vocês acham? =)
Não sei, levando em conta o quanto o Mago era um Controlador ruim no PH1 (ele passou a ficar realmente cool com o Arcane Power) e estamos falando da classe que "define" esse Papel de Combate, eu creio que um Ranger como Controlador seria um desastre. E de qualquer forma, o que seria de D&D 4e sem Twin Strike e toda otimização baseada nele?
Na boa, mas porque o Mago é um controller ruim? Claro que, inicialmente, não se tinha um conceito de controller muito bem formulado como se tem agora, mas eu não sei, sempre achei que ele funcionava bem, embora ele seja mais belicoso que os outros controllers, inicialmente (coisa que atualmente não se enquadra tão bem no conceito do controller).