[4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 24 Abr 2011, 18:32

AKImeru escreveu:
- Eu realmente acho que faltava um controlador Marcial. Já fui engolido vivo por 4e fanboys porque "não faz sentido isso", mas é o que eu acho e acabou-se;


Por que não faz sentido? Quero dizer, meu deus do céu temos o Warlord regenerando HP porque ele MANDOU você recuperar o seu HP, por que não um controller marcial? É tão dificil abstrair um especialista em dar debuffs e manipular o combate?

Que tal fazer ele um estrategista militar? Não é difícil.

E sim nós dois concordamos ai, a 4e precisa de um controller marcial.


[3]

Já imaginei um "Batedor" como controlador marcial. Basicamente, ele ataca à distância ou com duas armas (meio como um ranger, mas usando coisas mais leves, como adagas), mas se movendo rápido e causando ferimentos para "incapacitar" suas presas.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Abr 2011, 18:34

Deicide escreveu:Já imaginei um "Batedor" como controlador marcial. Basicamente, ele ataca à distância ou com duas armas (meio como um ranger, mas usando coisas mais leves, como adagas), mas se movendo rápido e causando ferimentos para "incapacitar" suas presas.


Ou usando armas a distância, ué. Bestas, arcos, shurikens, explosivos mudanos e whatever. Alias, isso até limitaria em fluff o porque de ser um poder diário: a mistura não dura muito e perde a coesão. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 24 Abr 2011, 18:41

Lumine Miyavi escreveu:
Deicide escreveu:Já imaginei um "Batedor" como controlador marcial. Basicamente, ele ataca à distância ou com duas armas (meio como um ranger, mas usando coisas mais leves, como adagas), mas se movendo rápido e causando ferimentos para "incapacitar" suas presas.


Ou usando armas a distância, ué. Bestas, arcos, shurikens, explosivos mudanos e whatever. Alias, isso até limitaria em fluff o porque de ser um poder diário: a mistura não dura muito e perde a coesão. XD


Bem, eu mencionei ataques à distância (tipo, seriam duas "builds": à distância, flechando pernas e mãos de oponentes, ou corpo-a-corpo, correndo pelo campo de batalha e atacando quem passar por perto). Só que nunca me aprofundei muito na ideia.

Alguém já chegou a dar a ideia nesses foruns de um alquimista como controlador marcial, mas acho que fazer substâncias especiais não é muito "marcial".
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Abr 2011, 18:42

Em teoria, o Artificer seria esse nicho, da alquimia e pans. Mas é Arcano. =\

Mas marcial não é contar com equipamento, proezas físicas e tal? :hum:
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Abr 2011, 18:46

Eu fico pensando como seria um controller marcial...

primeiro, precisa ser um conceito de classe novo. Até aí não há tanto problema. Temos Wizard e Warlock, Rogue e Assassin, Invoker e Cleric, Paladin e Avenger...

o problema é como fazer o conceito de classe bater com o conceito de Controller. Por exemplo, se for um controller mais focados em debuffs, um lutador sujo, especializado em bater doído e arremessar adagas em testículos poderia vir bem a calhar. Ou um grappler que ficasse arremessando inimigos uns nos outros (e causando dano em área com Final Atomic Busters).

Agora, focar em ataques em área... bem, ou um arqueiro estilo a amazona de Diablo 2, ou um granadeiro da vida (alquimista talvez? Engenhoqueiro?).

O conceito de estrategista militar está mais para o Warlord, já temos dois arqueiros com o Ranger e o Seeker... eu queria ver como seria o controller marcial, mesmo.
:hum:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Abr 2011, 18:52

Eu consigo imaginar um personagem com múltiplas armas a distância, com uma arma que também atinja os inimigos de longe. Fechando os olhos e pensando no conceito, eu consigo visualizar mais ou menos isso...

Imagem

E se você lembra bem do Curse of Darkness, ele é mestre na arte de bater doído. Chicote, espada, machado, bumerangue, água benta, faca e MUITA pernada. Não tem jojite com ele.
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 24 Abr 2011, 18:58

Lumine Miyavi escreveu:Mas marcial não é contar com equipamento, proezas físicas e tal? :hum:


Sim, mas qualquer um pode lançar granadas, entende? Você pode comprar itens alquímicos e arremessá-los. Eu imagino um controlador marcial como alguem que treinou muito pra isso, ao invés de alguém que se enche de compostos alquímicos e santas granadas de mão.

O controlador marcial que eu imagino deveria ter:

- Saque rápido: Para alternar entre armas diversas como bem entender e necessitar;
- Mover-se rápido: para atacar múltiplos oponentes ao longo do caminho e evitar ataques de oportunidade;
- Precisão nos ataques: para cortar tendões, perfurar jugulares ou causar outros efeitos debilitantes;
- Lutar sujo: Para derrubar oponentes, imobilizá-los, etc.

É assim que eu o imagino.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 24 Abr 2011, 19:29

Eu não sei porquue essa discussão quanto ao "Controlador Marcial", ele já existe: Hunter do Heroes of the Forgotten Kingdoms ou o Seeker do Player's Handbook III. Apesar de serem classificados como "Primal", eles são exatamente o que se espera de um Controlador Marcial - é só "mudar o nome".

O que te faz se sentir um marcial, na prática, é não ter magia, ou seja, é depender da arma, de certa forma. Enfim. Lendo a ideia de "montar seus poderes" que o Deicide citou, eu achei interessantíssima, seria bem a cara do herói marcial, aquele que luta "na raça", improvisa, joga de métodos "mudanos" (leia-se não mágicos), enfim, poderia ser uma atualização interessante para os marciais, ainda que fique para um D&D 5e.


Vulgo: Veja o Slayer, Knight e Thief do Heroes of Fallen Lands.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 24 Abr 2011, 19:39

Elven Paladin escreveu:Vulgo: Veja o Slayer, Knight e Thief do Heroes of Fallen Lands.


Foi exatamente o que usei de base para citar que essa poderia ser a "identidade" do poder marcial.

Eu achei a ideia por trás do Heroes of Fallen Lands legal, mas não necessariamente a execução. As stances e auras são um tanto limitadas em relação aos poderes de encontro normais. O Power Strike, contudo, é legal. No final, o resultado é bom, mas não tão versátil quanto o guerreiro tradicional do PHB.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor WillDice em 24 Abr 2011, 19:52

Elven Paladin escreveu:Eu não sei porquue essa discussão quanto ao "Controlador Marcial", ele já existe: Hunter do Heroes of the Forgotten Kingdoms ou o Seeker do Player's Handbook III. Apesar de serem classificados como "Primal", eles são exatamente o que se espera de um Controlador Marcial - é só "mudar o nome".

Melhor, o Hunter é Primal & Marcial, então temos, oficialmente, um controlador marcial. Ou meia classe, de qualquer forma.

Poderia ter sido assim desde o início - Patrulheiro controlador marcial, Ladino agressor marcial, já no PHB. Cada role teria duas classes, e mais pra frente cada source teria ao menos um representante de cada role.

Já o Seeker... acredita-se que ele e o Runepriest eram, originalmente (nos estágios mais iniciais do desenvolvimento), classes ki - a source seria Monge, "Sohei" e "Zen Archer". E talvez um "Ninja" (o Assassino) também. Depois, consideraram uma fonte de poder toda "oriental" uma má ideia, e transforaram as proto-classes para serem o que são hoje. Parece plausível. O que acham?
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 24 Abr 2011, 20:04

Eu achei a ideia por trás do Heroes of Fallen Lands legal, mas não necessariamente a execução. As stances e auras são um tanto limitadas em relação aos poderes de encontro normais. O Power Strike, contudo, é legal. No final, o resultado é bom, mas não tão versátil quanto o guerreiro tradicional do PHB.


Versatilidade não é um problema para o Slayer e o Knight que podem ter acesso ao talento Martial Cross-Training e woo, acesso a Poderes de Encontro de Guerreiro. O mesmo pode ser feito sendo um Humano (Adroit Explorer) ou por meio de um Paragon Path de Guerreiro (ou Multiclasse). É sério, com o suporte maravilhoso que tem o Guerreiro e o Ladino, as subclasses derivadas delas precisam se esforçar pouco para serem consideravelmente versáteis (menos que as suas classes básicas, mas heck, elas tem habilidades boas de sobra para justificar isso).

Poderia ter sido assim desde o início - Patrulheiro controlador marcial, Ladino agressor marcial, já no PHB. Cada role teria duas classes, e mais pra frente cada source teria ao menos um representante de cada role.


Não sei, levando em conta o quanto o Mago era um Controlador ruim no PH1 (ele passou a ficar realmente cool com o Arcane Power) e estamos falando da classe que "define" esse Papel de Combate, eu creio que um Ranger como Controlador seria um desastre. E de qualquer forma, o que seria de D&D 4e sem Twin Strike e toda otimização baseada nele? :b

Já o Seeker... acredita-se que ele e o Runepriest eram, originalmente (nos estágios mais iniciais do desenvolvimento), classes ki - a source seria Monge, "Sohei" e "Zen Archer". E talvez um "Ninja" (o Assassino) também. Depois, consideraram uma fonte de poder toda "oriental" uma má ideia, e transforaram as proto-classes para serem o que são hoje. Parece plausível. O que acham?


Faz todo o sentido do mundo. Classes Orientalóides são tracionalmente versões horrendas de classes usuais de D&D, e bem, o Assassin, Runepriest e Seeker são classes muito fracas em seu design e mal desempenham direito o seu papel em combate (O Runepriest é o menos ruim dos 3, e o Seeker só se serve para o Hunter).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kasuya em 24 Abr 2011, 20:12

Pow, que bom que muitos concordam comigo, aparentemente.

Sobre as ideias lançadas, eu achei muito boas. Tipo, muitos ficam nessa de "ah, um alquimista", mas o tema principal do marcial não é depender do equipamento e sim, usar métodos de combate não-sobrenaturais via treinamento árduo. Então, um alquimista tá fora desse caso.

Mas o lance do combatente sagaz que tem saque rápido e tal seria muito interessante. Tipo, um personagem que meio que treina com pelo menos umas três armas diferentes (eu chutaria armas de arremesso, chicote e uma lâmina curta, como um sabre), todas usadas não com o objetivo puro e simples de acertar para matar, mas com o objetivo de dificultar a vida de muitos inimigos simultaneamente. Com uma "habilidade de classe" que permite que ele mude de arma como ação livre, ele poderia mudar a estratégia entre os turnos instantaneamente, usando armas de arremesso para pegar inimigos distantes (bom, se o ladino consegue arremessar adagas contra inimigos em um quadrado 3x3, o que um controller de verdade, focado em coisas do tipo não seria capaz de fazer, não é?), usando o chicote para ataques de média distância que envolvam, geralmente, deslocar um ou mais adversários (ou até jogar uns contra os outros, similarmente a algum poder de psion que eu já vi) e usando um sabre para golpes de curta distância para debilitar inimigos enquanto ele se desloca (por exemplo, sair correndo acertando a junta das pernas de cada inimigo no caminho ao estilo Ranger, mas deixando todo mundo lento/caído/whatever).

Em se tratando de uma classe em específico, eu acho que o alcance do poder não é necessariamente um problema. Tipo, o treinamento específico da classe poderia permitir que ele lance uma adaga a mais de 10 quadrados de distância, embora outras classes não sejam capazes, pode ser que ele seja treinado com chicotes muito grandes que alcancem 5 quadrados, sei lá (não sei se isso ficaria muito idiota, mas, para um controller focado em armas de arremesso e chicote, fica meio tenso querer ser efetivo a longas distâncias, o que é uma característica do role).


Enfim... o que vocês acham de um controller marcial spelliano saindo do forno direto para as nossas mesas? :haha:

As ideias são boas, o grande obstáculo talvez seja só o problema da distância dos golpes, mas enfim, vamos jogar ideias para ver no que dá. O que vocês acham? =)

Não sei, levando em conta o quanto o Mago era um Controlador ruim no PH1 (ele passou a ficar realmente cool com o Arcane Power) e estamos falando da classe que "define" esse Papel de Combate, eu creio que um Ranger como Controlador seria um desastre. E de qualquer forma, o que seria de D&D 4e sem Twin Strike e toda otimização baseada nele?


Na boa, mas porque o Mago é um controller ruim? Claro que, inicialmente, não se tinha um conceito de controller muito bem formulado como se tem agora, mas eu não sei, sempre achei que ele funcionava bem, embora ele seja mais belicoso que os outros controllers, inicialmente (coisa que atualmente não se enquadra tão bem no conceito do controller).
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 24 Abr 2011, 20:25

Na boa, mas porque o Mago é um controller ruim?


Releia meu post e preste atenção no tempo do verbo "Ser" que eu empreguei. ;)
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kasuya em 24 Abr 2011, 20:39

Releia meu post e preste atenção no tempo do verbo "Ser" que eu empreguei.


Não, eu me refiro só ao material do PHB1 mesmo. Eu é que errei o tempo do meu verbo "ser". xD
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Aluriel de Laurants em 25 Abr 2011, 09:13

Eu usaria feliz um controller marcial com o selo Spell.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron