[4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Torneco em 25 Abr 2011, 22:27

Quanto ao Hunter, o controller marcial e primal, pelo que eu li da classe, só os poderes utilitários dele tem um foco primal, todo o resto são flechadas que por um motivo ou outro, atrapalham os oponentes.

Quanto ao Assassino, eu acho ele uma classe estranha. Eu não sei muito bem porque falam que ele é ruim, ele tem umas idéias bem interessantes. Acho que é porque o dano extra dele é baixo, e você precisa ficar escolhendo quando você vai usar as mortalhas.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kasuya em 26 Abr 2011, 00:02

Sobre esse Hunter, talvez valha a pena dar uma olhada, mas acho que o nicho do arqueiro já deu o que tinha que dar. Já temos um ranger (agressor arqueiro), umas duas builds de duas classes líderes arqueiras (se não me engano, Bardo e Warlord) e já temos o Seeker que, Primal ou não, é um controlador arqueiro. Então, aproveitando o gancho da citação do Torneco, se for pra criar um controller marcial, eu optaria por deixar o arco de lado, a princípio.

Quanto ao Assassino, eu acho ele uma classe estranha. Eu não sei muito bem porque falam que ele é ruim, ele tem umas idéias bem interessantes. Acho que é porque o dano extra dele é baixo, e você precisa ficar escolhendo quando você vai usar as mortalhas.


Eu achei o assassino bem legal, e não achei ele fraco não. Ele saiu de uma vez por todas da sombra do ladino (embora usasse magia já na 3e, ele continuava sendo um "ladino com um ou dois detalhes diferentes"). E o lance de usar de "magia negra" pra fazer o papel é muito bom. Se você quer ser um assassino "padrão" (ou seja, usando técnicas totalmente marciais), o ladino é a sua classe.

Acho que os PVs de mago dele deu um pouco a impressão de que ele é fraquinho e as mortalhas soam um pouco esquisitas como a fonte de dano extra de agressor, mas acho que tá de boa. A ideia é dar um clima de que: você é mortal, mas deve evitar ao máximo ser pegue, senão já era. As mortalhas ajudam a enfatizar a questão de analisar o inimigo até ter certeza de como dar um golpe mortal. Então, é muito tentador acumular as mortalhas o máximo que der no alvo para desbancar um puta dano maciço no alvo. E poxa, ele teleporta livremente "de uma sombra pra outra". Quer coisa mais cool para um agressor? :haha:
No fim, ele tem pouco PV mas é muito difícil de ser "pegue de jeito", justamente porque ele tem artifícios muito sacanas (como o de poder teleportar a hora que quiser, passando por cima de quaisquer inimigos, mesmo que eles o cerquem para "pegar ele de jeito").
Imagem
Avatar do usuário
Kasuya
 
Mensagens: 592
Registrado em: 18 Jul 2008, 01:41

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Gladius Dei em 26 Abr 2011, 00:59

Olha, daria para fazer um controller corpo-a-corpo também. Ta aí o druida quando em forma animal, não?
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Abr 2011, 01:15

Por isso minha ideia de fazer um grappler. :b
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Torneco em 26 Abr 2011, 13:38

Acho que o que me incomoda mais com o Assassino e em menor escala o Avenger é a ter uma classe com temática furtiva e que usa a maior arma que vê pela frente. Isso soa estranho demais pra mim.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor WillDice em 26 Abr 2011, 19:52

Torneco escreveu:Acho que o que me incomoda mais com o Assassino e em menor escala o Avenger é a ter uma classe com temática furtiva e que usa a maior arma que vê pela frente. Isso soa estranho demais pra mim.


Estranho mesmo, é como o vingador com "censure of retribution" funciona. Ele causa mais dano quando outros inimigos que não seu "alvo" atual causam dano nele. Na teoria, seria uma forma de fazer os demais inimigos ficarem longe de você. Na prática, você joga como um sado-masoquista, que busca formas de provocar ataques dos oponentes (como se provocar AdO de propósito) para poder causar mais dano no seu alvo. :sobrancelha:
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 26 Abr 2011, 20:55

Eu achei o assassino bem legal, e não achei ele fraco não. Ele saiu de uma vez por todas da sombra do ladino (embora usasse magia já na 3e, ele continuava sendo um "ladino com um ou dois detalhes diferentes"). E o lance de usar de "magia negra" pra fazer o papel é muito bom. Se você quer ser um assassino "padrão" (ou seja, usando técnicas totalmente marciais), o ladino é a sua classe.

Acho que os PVs de mago dele deu um pouco a impressão de que ele é fraquinho e as mortalhas soam um pouco esquisitas como a fonte de dano extra de agressor, mas acho que tá de boa. A ideia é dar um clima de que: você é mortal, mas deve evitar ao máximo ser pegue, senão já era. As mortalhas ajudam a enfatizar a questão de analisar o inimigo até ter certeza de como dar um golpe mortal. Então, é muito tentador acumular as mortalhas o máximo que der no alvo para desbancar um puta dano maciço no alvo. E poxa, ele teleporta livremente "de uma sombra pra outra". Quer coisa mais cool para um agressor?
No fim, ele tem pouco PV mas é muito difícil de ser "pegue de jeito", justamente porque ele tem artifícios muito sacanas (como o de poder teleportar a hora que quiser, passando por cima de quaisquer inimigos, mesmo que eles o cerquem para "pegar ele de jeito").


O problema do Assassino não está em movimentação, em coolness e nem em sobrevivência (não é um Striker duradouro, mas sofre menos com isso do que os PVs indicam). É que é tem poucas formas de causar dano consistentemente, menos formas ainda de causar muito dano em um turno e as "mortalhas" não dão tanto dano quanto deveriam para justificar o "delay'". E claro, uma absoluta falta de suporte.

Acho que o que me incomoda mais com o Assassino e em menor escala o Avenger é a ter uma classe com temática furtiva e que usa a maior arma que vê pela frente. Isso soa estranho demais pra mim.


Para o resgatar de feeling de Assassino com Armas Pequenas, o E-Assassin existe para salvar a classe e aparece no Heroes of Shadow. ^_^

Na prática, você joga como um sado-masoquista, que busca formas de provocar ataques dos oponentes (como se provocar AdO de propósito) para poder causar mais dano no seu alvo.


Pois é, como escreveu Tertuliano: "O Sangue dos Mártires é a Semente da Igreja". O Avenger é essa frase em jogo. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Youkai X em 26 Abr 2011, 20:59

O que eu não gostei é que as classes xamã e runepriest não possuem Ritual Caster, especialmente o xamã. Cheguei a cogitar dar essa habilidade ao xamã e permitir que rituais feitos com Religion pudessem ser usados pelo xamã com Nature mesmo, mas não sei se seria uma boa idéia. E claro, nào gosto que só os magos tenham cantrips ou algo equivalente. Outras classes arcanas poderiam tê-los e as classes religiosas podiam ter uma cota de pequenos milagres at-will ou algo do tipo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Nibelung em 26 Abr 2011, 21:34

Elven Paladin escreveu:O problema do Assassino não está em movimentação, em coolness e nem em sobrevivência (não é um Striker duradouro, mas sofre menos com isso do que os PVs indicam). É que é tem poucas formas de causar dano consistentemente, menos formas ainda de causar muito dano em um turno e as "mortalhas" não dão tanto dano quanto deveriam para justificar o "delay'". E claro, uma absoluta falta de suporte.


E o sério problema que você acumula 2-4 mortalhas em um inimigo, um colega seu vai lá e finaliza ele antes de você poder queimá-las. Foram 2-4 rodadas de investimento perdido. Uma pequena errata que permita o assassino transferir todas as mortalhas de um inimigo morto pra outro, e o dano do assassino volta a ficar na média (é similar à presa do patrulheiro, ou a maldição do bruxo). Talvez mortalha-1 pra não ficar completamente sem penalidade pelo inimigo morto.

E claro, suporte de mais talentos. Mas isso o artífice, o seeker e o runepriest também tem.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Abr 2011, 09:18

E o RunePriest? Tirando algum ferramenta online que rastreie os poderes dele automaticamente, existe alguma forma dele funcionar em mesa?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Nibelung em 27 Abr 2011, 13:06

Aí que tá, o Runepriest funciona. Se você jogava com um buffer de nível alto na 3.5 (bardo, clérigo ou druida), o runepriest tem um nível de complicação semelhante.

Só que destoa do nível de complicação do resto da 4e.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Abr 2011, 13:12

Que era precisamente o ponto d'eu não jogar com essas classes citadas pelo bookeeping. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor ferdineidos em 28 Abr 2011, 17:34

Deicide escreveu:O controlador marcial que eu imagino deveria ter:

- Saque rápido: Para alternar entre armas diversas como bem entender e necessitar;
- Mover-se rápido: para atacar múltiplos oponentes ao longo do caminho e evitar ataques de oportunidade;
- Precisão nos ataques: para cortar tendões, perfurar jugulares ou causar outros efeitos debilitantes;
- Lutar sujo: Para derrubar oponentes, imobilizá-los, etc.

É assim que eu o imagino.


Sério, só pra mim isso berra "Rogue"?

Sempre imaginei que esse seria um nicho interessante pros rogues, mas a vaca sagrada do sneak attack é grande demais pra ser vencido...

Com relação ao Essentials: Pra quem joga descontraidamente e sem interesse em aprender um sistema novo, é válido, mas realmente largar a linha normal pra só dar suporte a este desmotiva.

Mas, como já colocaram aqui, a 4ed parece estar caminhando para se auto implodir-se a si mesma. Toneladas de novos feats, novas classes, novos poderes, novas raças, tudo tornando o que vinha antes inferior. Pelo menos essa é a minha impressão.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor DracoDruida em 28 Abr 2011, 19:13

Eu imagino um controlador marcial como um cara que usa armas corpo-a-corpo de alcance maior, como lanças ou correntes. :hum:
Aliás, acho que foi aqui pela Spell que há um tempo cogitaram o Bárbaro ser um controlador marcial, atacando muitos inimigos simultaneamente, destruindo o terreno, etc.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor ferdineidos em 28 Abr 2011, 20:54

DracoDruida escreveu:Eu imagino um controlador marcial como um cara que usa armas corpo-a-corpo de alcance maior, como lanças ou correntes.


Eu já cheguei a pensar nisso. A idéia é, a princípio, boa. Mas um cara com arma corpo-a-corpo mesmo com alcance 1 fica muito vulnerável ao inimigo.

Por isso a questão da mobilidade. Desta forma a AC e HP do cara não precisam ser altos.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes