[4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mai 2011, 13:34

Sim, assim como um herói de 4e pode passar uma semana de cama depois de vencer o Big Fucking Boss from hell. Mas até lá, não dá pra ficar parando semanas recuperando 1 pv / nível / dia.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 24 Mai 2011, 13:46

One Piece > tudo.

Concordo, One Piece é o poder :dança:
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor kaishakunin em 24 Mai 2011, 14:00

OFF:

Nibelung escreveu:Eu meio que amenizei este problema com minha regra de descanso prolongado desvinculado do sono.


O link tá indo pra AllefRPG, Nibe (e não constam suas postagens). O link correto:

http://www.spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=4950
Avatar do usuário
kaishakunin
 
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Ago 2007, 09:41
Localização: Campinas/São José dos Campos

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 24 Mai 2011, 14:26

Lumine Miyavi escreveu:Sim, assim como um herói de 4e pode passar uma semana de cama depois de vencer o Big Fucking Boss from hell. Mas até lá, não dá pra ficar parando semanas recuperando 1 pv / nível / dia.


Sim, concordo. Não estava tentando usar o exemplo contra a 4e. Foi meio off-topic mesmo, vindo de um fã absolutamente vidrado em One Piece.

(E se alguém quiser simular uma exaustão ou ferimento profundo num personagem 4e, basta usar as regras de doenças)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mai 2011, 14:30

Deicide escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:Sim, assim como um herói de 4e pode passar uma semana de cama depois de vencer o Big Fucking Boss from hell. Mas até lá, não dá pra ficar parando semanas recuperando 1 pv / nível / dia.


Sim, concordo. Não estava tentando usar o exemplo contra a 4e. Foi meio off-topic mesmo, vindo de um fã absolutamente vidrado em One Piece.

(E se alguém quiser simular uma exaustão ou ferimento profundo num personagem 4e, basta usar as regras de doenças)

Eu pensei em utilizar penalidades impostas como Condições. Por exemplo, tu machucou o braço, agora tem penalidade de -2 em qualquer coisa feita com força; tá mancando porque caiu do alto de uma janela, -2 pra jogadas em Destreza.

E por aí vai; um ritual de remover aflição OU descanso estendido++ (por exemplo, cada dia descansado de cama tu recupera a penalidade em 1, até curar completamente), e pronto. Devo usar algo assim no Makai Wars.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor ferdineidos em 24 Mai 2011, 14:42

Essa ideia de colocar uns redutores parece interessante. Só tem que tomar cuidado pra não ser arbitrário demais.

E Deicide, concordo contigo. O jogo é pra ser heróico, seria uma péssima aventura o grupo ficar parado num canto esperando o guerreiro se recuperar.

Essa abstração é um preço que estou disposto a pagar sem problemas.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Mai 2011, 14:52

Sim, ferdi. Depende da escala de heroísmo onde tu quer manter teu grupo; redutores funcionam se você quiser que os jogadores sejam penalizados por atitudes idiotas (como pular de uma janela); pessoalmente eu não recomendo... mas entendo quem possa usar isso pra tudo.

E ao contrário da 3e, um -2 não é tão trivial assim...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Deicide em 24 Mai 2011, 15:50

Achei esse texto do Kimble, sobre a mudança na direção do design da 4e, interessante:

http://www.ambrosia.com.br/2011/05/24/d ... de-design/

Sei que já discustiram isso aqui, mas é só mais um reforço.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 24 Mai 2011, 16:13

Deicide escreveu:Achei esse texto do Kimble, sobre a mudança na direção do design da 4e, interessante:

http://www.ambrosia.com.br/2011/05/24/d ... de-design/

Sei que já discustiram isso aqui, mas é só mais um reforço.


Muito interessante, o texto explica bem o que esta acontecendo com o d&D 4e
O clérigo (devotado) foi nerfado desnecessariamente, as classes estão ganhando um ajuste para os moldes essentials, mesmo que todo mundo faça coro pedindo que o D&D classic seja reforçado e retomado.
Na minha opinião a Wotc entre eu seu período mais sombrio, eu temo que uma 5 edição seja necessária depois de tantas mudanças e ela acabe por trazer um retrocesso ao jogo...
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kinn em 24 Mai 2011, 18:27

Na 3e não havia suporte suficiente para várias coisas que gostava como soulknife, binders, e totemist; então sai atrás nos fóruns da wizards e en-world. Voltarei a fazer isso já que o Mike Mearls só quer saber de essentials.

Cada vez mais me decepciono com os rumos da 4e.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Torneco em 24 Mai 2011, 21:25

Sobre recuperação de surges, como regra fácil, dá pra fazer com que o personagem recupere 1 pulso de cura por descanso prolongado, 4 por um dia de descanso completo. Nesse caso, você só tira os personagens da ação por uns 3 dias in-game, se eles não estiverem com muita pressa.

Se o problema do warlord é ele "curar com uma piada" faça ele garantir PVs temporários, de maneira semelhante ao artífice.

Se você quer causar penalidades temporárias por ferimentos, faça isso acontecer quando o jogador for derrubado a 0 pvs. Acho o mais justo.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Elven Paladin em 25 Mai 2011, 00:10

O clérigo (devotado) foi nerfado desnecessariamente, as classes estão ganhando um ajuste para os moldes essentials, mesmo que todo mundo faça coro pedindo que o D&D classic seja reforçado e retomado.
Na minha opinião a Wotc entre eu seu período mais sombrio, eu temo que uma 5 edição seja necessária depois de tantas mudanças e ela acabe por trazer um retrocesso ao jogo...


Não vejo o nerf do Clérigo como "desnecessário", mas sim feito completamente fora de época e que deveria ser anunciado antes de ser feito dessa forma. De fato os poderes que foram reduzidos em dano ou área eram aqueles que faziam o Clérigo ser um Controlador Competente e que se encaixavam melhor em um Invoker - lembre-se que até o Arcane Power, um Clérigo poderia ser um Controlador com uma eficiência menor, mas com menos risco aos aliados, do que o Mago. Por que essa mudança foi feita? O Nibe especula (e eu concordo) que é para deixar o Clérigo tendo apenas Defensor como "Papel Secundário", e não ser Líder/Controlador. Claro, ainda me soa bizarro que o Clérigo passou por esse nerf (perdeu capacidade individual de gerar dano) enquanto o Warlord, o líder mais eficaz em causar dano (não diretamente) foi praticamente inalterado no Class Compendium.

Cada vez mais me decepciono com os rumos da 4e.


Sou o único aqui que realmente gosta do que tem saído mecanicamente (não do fluff morbidamente obeso que desperdiça espaço) tanto na série Essentials quanto no Heroes of Shadow?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Nibelung em 25 Mai 2011, 01:02

Elven Paladin escreveu:Sou o único aqui que realmente gosta do que tem saído mecanicamente (não do fluff morbidamente obeso que desperdiça espaço) tanto na série Essentials quanto no Heroes of Shadow?


Não. Eu gosto de quando os devs metem o pé na jaca e tentam inventar coisas novas. O Hexblade (o verdadeiro weapliment user) e o Vampire (drenar pulsos de cura de inimigos) são bons exemplos de variações do sistema que eu gostei. Slayer, Knight, Blackguard, e afins... também tem variações mecânicas interessantes que valem a pena uma olhada.

O que me irrita é que o Mage é basicamente uma build de Wizard, com foco em escola ao invés de implemento. Não teve essa variação mecânica que as outras e-classes tiveram. E como todas as outras e-classes perderam opções em troca de alguma coisinha mais legal, ficou aquela impressão amarga que os magos voltaram a serem os bambambans.

Eu confesso que tenho curiosidade de ver um mago "slayer", com uma ou duas magias básicas, e formas de manipular ela. Meio como o bruxo 3e.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 25 Mai 2011, 09:20

Elven Paladin escreveu:
O clérigo (devotado) foi nerfado desnecessariamente, as classes estão ganhando um ajuste para os moldes essentials, mesmo que todo mundo faça coro pedindo que o D&D classic seja reforçado e retomado.
Na minha opinião a Wotc entre eu seu período mais sombrio, eu temo que uma 5 edição seja necessária depois de tantas mudanças e ela acabe por trazer um retrocesso ao jogo...


Não vejo o nerf do Clérigo como "desnecessário", mas sim feito completamente fora de época e que deveria ser anunciado antes de ser feito dessa forma. De fato os poderes que foram reduzidos em dano ou área eram aqueles que faziam o Clérigo ser um Controlador Competente e que se encaixavam melhor em um Invoker - lembre-se que até o Arcane Power, um Clérigo poderia ser um Controlador com uma eficiência menor, mas com menos risco aos aliados, do que o Mago. Por que essa mudança foi feita? O Nibe especula (e eu concordo) que é para deixar o Clérigo tendo apenas Defensor como "Papel Secundário", e não ser Líder/Controlador. Claro, ainda me soa bizarro que o Clérigo passou por esse nerf (perdeu capacidade individual de gerar dano) enquanto o Warlord, o líder mais eficaz em causar dano (não diretamente) foi praticamente inalterado no Class Compendium.

Cada vez mais me decepciono com os rumos da 4e.


Sou o único aqui que realmente gosta do que tem saído mecanicamente (não do fluff morbidamente obeso que desperdiça espaço) tanto na série Essentials quanto no Heroes of Shadow?


Eu achei o Nerf desnecessário, por que isso (o clérigo ser um controlador secundário) era uma característica da classe mesmo, em jogo, esta "característica" não o deixava desequilibrado, outras classes fazem este mesmo estilo (fugir de seu role e pisar em terreno de outro role) .

O Avenger é um defender competente
O Mago Blaster (principalmente o Genase, e os tieflings fire blasters) são bem strikers, que funcionam até melhor que o Feiticeiro na função (E o pior é que os magos não foram nerfados, eles ganharam mais opções que o tornam Blasters ainda mais competentes)
O Guerreiro (Two-Handed, Batlerager e Tempest) são Strikers poderosos
O Warlock também tem la seus poderes controladores
Varias outras classes podem muito bem fugir do seu nicho

De todos, por que só o clérigo precisou ser nerfado? Eu sinto que foi para se adequar ao novo modelo Clérigo Essentials (templar foi o fim da picada)

Concordo com o Nibe quanto ele cita as inovações mecânicas, como algo positivo, o problema e que estas inovações e classes vêm envelopadas
Não seria melhor lançar variações opcionais para as classes antigas?

Ao construir um Blackguard, você mal terá escolhas, vem tudo predeterminado, tente criar duas fichas de vampiro (que eu ainda não engulo como classe) e vera que eles (os personagens) serão idênticos, sem escolhas
Os personagens Essentials por mais que funcionem mecanicamente são empobrecidos em número de opções e otimização

Um thief funciona mecanicamente, mas, ele é uma porcaria em termos de jogo e opções, ele só usa Backstab e Sneack attack (e uns utilitários do Rogue antigo, que ainda o salvam), nada mais, esqueça os vários poderes por encontro, e diários.

Você vai ficar 10 níveis flanqueando e usando Backstab + Sneack Attack

Em quanto isso, temos varias classes abandonados pelos autores, que necessitavam de novas opções, novas builds (não E-builds)
Os fãs pedem a mecânica bem aceita de temas, e os caras lançam temas distantes da mecânica que provadamente tinha dado certo

Sem contar o fluff demasiado, que faz com que ler o templar seja algo cansativo e desinteressante
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Classes - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Mai 2011, 09:31

Antes que alguém fale, eu não acho que Skill Powers contem como opções pra "diversificar o Essentials", não mais que as classes normais.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron