Ai e que chego ao ponto, o que impede destas sub-classes de roles diferentes serem simplesmoente novas builds das classes antigas?
Black Guard poderia ser facilmente uma Build nova de paladino (Poderes diaros, poderes por encontro e a vontade, como qualquer paladino, e incluir poderes com as palavras chaves Shadow e Divine volatdos para a nova build)
Além disso posso facilmente imaginar alguma opção alternativa de classe que o tornasse menos defender e mais Striker
O que impede? Muitas vezes, porque ocupam novos papéis de combate (Slayer e Blackguard são Strikers, o Sentinel é um Leader, o Hunter e o Binder são Controllers). E como é esperado, nenhuma classe acumula funcões de dois papéis de combate (a menos que queiram destruir uma das idéias mais básicas da 4e), então essas sub-classes tem que possuir novas habilidades (e perder as da classe antiga, lembre-se, sem dois papéis de combate) que permitem que façam o papel esperado.
O paladino normal esta necessitando de ser erratado a muito tempo, a marca dele esta fraca comparada a de outros defenders, por que não revisar uma classe que ja se mostrava eficiente, e criar uma build com menos opções?
Tecnicamente, a maioria dos problemas da marca do Paladino foi solucionado por meio da Divine Sanction que apareceu no Divine Power (assim, o Paladino tem dois mecanismos de marca na classe).
Li a classe, ela é um striker que causa pouco dano (em relação aos outros strikers, seu DPR é baixo), possui quase o mesmo estilo de causar dano de todas as outras classes e-strikers (simplesmente cause + mod de atributo x no dano)
Continuo com a impressão que estamos falando de Blackguards diferentes. O dano do Blackguard é o esperado por um Striker decente (ou seja, ele não é um Ranger, mas está longe de ser comparável ao O-Assassin) e ele tem sim um mecanismo de causar dano diferenciado (além do óbvio Dread Smite) que vem com cada Vice. O Vice of Domination pode perder PVs Temporário para adicionar ao dano enquanto o Vice of Fury causa dano extra se atacar oponentes tendo Combat Advantage contra eles.
Ou seja, mecanismo de dano decente (não excepcional, mas o necessário, como se espera para uma classe equilibrada) em um chassi incrivelmente resistente para um Striker (com direito a Plate + PVs de Defender).
têm poderes diários (que se foren escolhidos da build de paladino, fogem do Role da classe)
Não necessariamente - o Paladino tem um dos seus builds, o derivado de Ardent Vow, que possui uma série de poderes mais ofensivos e destrutivos.
Provavelmente vão lançar um talento quebra galho, para tornar a classe menos sem graça (como fizeram no Thief e no Slayer depois de tanta reclamação) Isso fará com que seja necessário gastar um talento e trocar dread smite por algo que qualquer personagem clássico fazia, escolher poderes por encontro que o tornam mais versáteis (na verdade o talento só faz você escolher 1 poder por encontro) e utilizar varias formas de destruir o mal.
Por outro lado os "personagens clássicos" não tem acesso ao chassi de habilidades que qualquer E-Classe possui, então o dispêndio de um talento para acessar poderes é só uma das opções no arsenal deles (que é mais restrito, é verdade - mas por outro lado, tem um número bem menor de opções "ruins").
E eu acho engraçado ler que o Slayer é um classe "sem-graça", sério. Parece algo tão próximo do tom usual das reclamações de "Grognards" quanto a 4e
Paragon Paths não permitem escolher poderes por encontro, eles te obrigam a ter os poderes por encontro da classe, é diferente
Mas o personagem -escolhe- a PP. Ergo, a questão da escolha ainda continua.
Vampiro ainda não e muito popular, procure os posts lá no fórum da Wotc sobre o assunto e vera as inúmeras piadas em relação a classe (Shadarmind Vampiro please, Warforged Vampiro)
Builds e guias no character optimization nem existem
Drácula, Lestat, Alucard (Castelevania), Blade, Nosferatu, King Kaius de Eberron
Todos são vampiros, e o que eles têm em comum?
Pouca coisa...
Um vampiro a lá Drácula (castelevania) seria um espécie de caster, Kaius seria um Warlord ou Fighter, e dificl imaginar um vampiro Swordmange?
Vampiro, não deveria ser uma classe, ele é algo que poderia ser um template, um tema, qualquer coisa
Vampiro como classe demonstra que poderíamos facilmente ter um licantropo como classe, ou qualquer humanóide monstruoso como classe também, o que é desnecessario
E algo que não falta na 4e são formas de implementar o tema vampírico, afinal, existe a piada do Vryloka (Raça Vampírica) Dhampyr ("Pseudo-Multiclasse") Vampiro (Classe). E se o jogador quer fazer um Vampiro como personagem sem usar a classe Vampiro, oras, para isso existem as duas opções acima - o Vampiro é claramente feito para representar dois ou três arquétipos clássico de Vampiro, não todos eles (e o mesmo vale para qualquer outra classe da 4e - afinal, não são os próprios fãs da mesma edição que defendem o uso de Reskinning?).
Edit: Se for para abusar, dá para ainda brincar com um Revenant (Vryloka) Dhampyr Vampiro com o Epic Destiny Archlich. Desse jeito você tem algo que é 5 vezes Morto-Vivo
Feiticeiro, Artifice, Shaman, Invoker, Psionicas entre outras, são classes desinteressantes?
Não, ao contrário, aliás, de onde tirou isso? Eu só disse algo que parece óbvio, que as classes do PH1 são as mais populares (e por isso tem mais suporte) do que as posteriores - e das posteriores, algumas tem menos popularidade ainda (Seeker).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.