Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Rain em 25 Mai 2011, 16:05

4ed d&d:

estilo: desconheço
clima: desconheço
ideia: a busca por "equilibrio das regras" fez com que todas as classes fossem basicamente a mesma coisa, mas com roupagem diferenciada. as aventuras sao "enlatadas", assim como a edição anterior, os livros vem repletos de estatisticas e pouco "flavor". de certa forma, temos um retorno ao começo de tudo, ao "wargame", porem com estrategias limitadas às que beneficiam os personagens de acordo com o livro.


Grognard detectado
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Arroz de Festa em 25 Mai 2011, 16:09

AKImeru escreveu:
Usar a 4E pra jogar D&D old school é que nem usar uma pipoqueira pra assar carne. Ok, a carne assa, mas fica uma merda.


Por um lado, eu entendo a visão dele. (Sistema de poderes)

Por outro, acredito que os poderes são ferramentas que podem ser usadas para improviso, como é suportado no livro do Mestre.

Eu prefiro o conceito de old school do Mr. Pop, parece mais honesto e plausivel.


Akimeru, o Mr.Pop geralmente é bem coerente, mas o Fabiano Neme é dose, é polêmico e exagera numas coisas, mas por outro lado ele é franco.

Eu li uma entrevista com os dois num site aonde o Fabiano Neme disse que o Old Dragon é um sistema protesto contra o D&D 4E.

Comentário meu: Fabiano Neme Mora no RS e Mr.Pop (Antônio Sá Neto) no Tocantins, logo jogadores de regiões diferentes.
O Old Dragon foi idealizado por eles devido as frustrações deles com o D&D 3E , e não como um protesto ao D&D 4E, já que a 4E apanhou por tabela.

Tem uma entrevista em Podcast feito pelo Tio Nitro muito boa com o Mr.Pop sobre o Old Dragon, link Aqui

Quer fique bem claro que eu jogo o Old Dragon, eu possuo o livro e futuramente farei uma resenha sobre o mesmo. A única coisa que posso adiantar é que ele como sistema de regras é melhor do que jogar D&D 1E e AD&D. Falei sistemas de Regras e não como material geral de edição, pois D&D 1E e AD&D possuem muitos suplementos temáticos/cenários/aventuras, que eu aprecio e gosto.
Editado pela última vez por Arroz de Festa em 25 Mai 2011, 16:24, em um total de 2 vezes.
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Avatar do usuário
Arroz de Festa
 
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Dez 2010, 13:02

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor AKImeru em 25 Mai 2011, 16:11

Toda vez que alguem compara D&D com um Wargame - qualquer edição - me dá vontade de forçar o infeliz a jogar uma campanha narrativa de Mordheim apenas para calar a boca dele.


Sério, "wargame" é jogado como critica a RPGs no Brasil ao ponto de que a modalidade de Wargame virou quase que um palavrão. Até parece que é um jogo apenas voltado para regras e que não possui consequencia alguma fora dessas, completamente ignorando que as regras desses jogos são feitos para representar o sabor e descrição de um mundo, e jogadores emulam batalhas que ocorrem em tais mundos de fantasia. Existem até mesmo modalidades de wargame onde personagens tem nomes, personalidades e evolução, e campanhas narrativas que contam historias que nunca poderiam sequer ser arranhadas por uma sessão de Risus;

:parede:
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Russel em 25 Mai 2011, 18:29

Arroz de Festa escreveu:O Old Dragon foi idealizado por eles devido as frustrações deles com o D&D 3E , e não como um protesto ao D&D 4E, já que a 4E apanhou por tabela.


então por que tem coisas da 3e em old dragon ?
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 25 Mai 2011, 18:49

Provavelmente porque tem coisas que eles gostaram na 3e e resolveram manter...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Mai 2011, 19:45

AKImeru escreveu:Toda vez que alguem compara D&D com um Wargame - qualquer edição - me dá vontade de forçar o infeliz a jogar uma campanha narrativa de Mordheim apenas para calar a boca dele.


Sério, "wargame" é jogado como critica a RPGs no Brasil ao ponto de que a modalidade de Wargame virou quase que um palavrão. Até parece que é um jogo apenas voltado para regras e que não possui consequencia alguma fora dessas, completamente ignorando que as regras desses jogos são feitos para representar o sabor e descrição de um mundo, e jogadores emulam batalhas que ocorrem em tais mundos de fantasia. Existem até mesmo modalidades de wargame onde personagens tem nomes, personalidades e evolução, e campanhas narrativas que contam historias que nunca poderiam sequer ser arranhadas por uma sessão de Risus;

:parede:

Claro, Wargame por aqui é um hobby obscuro (e caro! Eu adoraria jogar Warhammer 40k ou Warmachine, por exemplo, mas com o que eu ganho é inviável).

Então é fácil de engraçadinhos usarem ele como insulto por que a palavra game tá ali no nome (como se RPG não fosse um jogo...) e a Dragão falando que Wargame era um "RPG antigo que era focado só nas regras" não ajudou muito.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor AKImeru em 25 Mai 2011, 19:56

Eu não fico surpreso do Trio mocorongar, mas o resto da nação?


Bem para ser sincero, isso também não me surpreende. Mas irrita!
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Mai 2011, 19:59

Eu ia te responder até ler o segundo parágrafo XD

É triste, mas é verdade.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor taverneiro em 25 Mai 2011, 20:08

É triste, mas é verdade.

Você se refere ao movimento Old School? Triste? Por mais que um estilo de jogo o desagrade, é algo que está abastecendo o mercado de jogos. Fora do circuito principal DEVIR-Jambo, mas é algo que potencialmente pode atrair novos jogadores. Por que isso seria triste ou irritante?

Na opinião de vocês, até que ponto o estilo que vocês gostam está ameaçado para causar esse tipo de sentimento?
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
Avatar do usuário
taverneiro
 
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2007, 15:48

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Arroz de Festa em 25 Mai 2011, 20:35

Russel escreveu:
Arroz de Festa escreveu:O Old Dragon foi idealizado por eles devido as frustrações deles com o D&D 3E , e não como um protesto ao D&D 4E, já que a 4E apanhou por tabela.


então por que tem coisas da 3e em old dragon ?


Corvo da Tempestade escreveu:Provavelmente porque tem coisas que eles gostaram na 3e e resolveram manter...



Russel,

Nem tudo em 3E possivelmente eles achavam ruim, usaram o que gostavam no sistema. Por esse motivo o OD não é um retroclone (que faz cópia do jogo anterior praticamente idêntico só mudando o nome), ele possue elementos Old School, sendo que esses elementos tem em maior número do que os elementos New School do D&D 3E.

Por exemplo, eu acho o D&D 4E a melhor edição de todas de D&D, mas tem coisas na 4E que eu odeio, mesmo sendo fã do sistema, logo não sou fanboy que não vê os defeitos do sistema e se centram somente nas suas qualidades.
Editado pela última vez por Arroz de Festa em 26 Mai 2011, 17:17, em um total de 2 vezes.
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Avatar do usuário
Arroz de Festa
 
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Dez 2010, 13:02

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Mai 2011, 20:48

taverneiro escreveu:
É triste, mas é verdade.

Você se refere ao movimento Old School? Triste? Por mais que um estilo de jogo o desagrade, é algo que está abastecendo o mercado de jogos. Fora do circuito principal DEVIR-Jambo, mas é algo que potencialmente pode atrair novos jogadores. Por que isso seria triste ou irritante?

Na opinião de vocês, até que ponto o estilo que vocês gostam está ameaçado para causar esse tipo de sentimento?


GoldGreatWyrm escreveu:
AKImeru escreveu:Toda vez que alguem compara D&D com um Wargame - qualquer edição - me dá vontade de forçar o infeliz a jogar uma campanha narrativa de Mordheim apenas para calar a boca dele.


Sério, "wargame" é jogado como critica a RPGs no Brasil ao ponto de que a modalidade de Wargame virou quase que um palavrão. Até parece que é um jogo apenas voltado para regras e que não possui consequencia alguma fora dessas, completamente ignorando que as regras desses jogos são feitos para representar o sabor e descrição de um mundo, e jogadores emulam batalhas que ocorrem em tais mundos de fantasia. Existem até mesmo modalidades de wargame onde personagens tem nomes, personalidades e evolução, e campanhas narrativas que contam historias que nunca poderiam sequer ser arranhadas por uma sessão de Risus;

:parede:

Claro, Wargame por aqui é um hobby obscuro (e caro! Eu adoraria jogar Warhammer 40k ou Warmachine, por exemplo, mas com o que eu ganho é inviável).

Então é fácil de engraçadinhos usarem ele como insulto por que a palavra game tá ali no nome (como se RPG não fosse um jogo...) e a Dragão falando que Wargame era um "RPG antigo que era focado só nas regras" não ajudou muito.
AKImeru escreveu:Eu não fico surpreso do Trio mocorongar, mas o resto da nação?


Bem para ser sincero, isso também não me surpreende. Mas irrita!

GoldGreatWyrm escreveu:Eu ia te responder até ler o segundo parágrafo XD

É triste, mas é verdade.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Arroz de Festa em 25 Mai 2011, 20:56

taverneiro escreveu:
É triste, mas é verdade.

Você se refere ao movimento Old School? Triste? Por mais que um estilo de jogo o desagrade, é algo que está abastecendo o mercado de jogos. Fora do circuito principal DEVIR-Jambo, mas é algo que potencialmente pode atrair novos jogadores. Por que isso seria triste ou irritante?

Na opinião de vocês, até que ponto o estilo que vocês gostam está ameaçado para causar esse tipo de sentimento?


Taverneiro concordo com você. Não acho triste vê o mercado com mais opções de sistemas de RPG e expansão do hobby.

Apesar de eu curtir mais os jogos modernos, eu respeito os clássicos e obviamente os joguei muito para poder falar deles com alguma propriedade, e não somente os julgo por ter lido algo sobre ou agregar valor a opinião de terceiros.

Eu gosto de Dungeoneer que é Old School fora do nicho do D&D.

Eu jogo Mighty Blade, sistema criado por um brasileiro o Tiago Junges (vulgo, Coisinha Verde) que é um sistema criado a 6 anos atrás, mas que é de estilo Old School.

OD eu o tenho jogado, e dentro da proposta para o qual ele se propõem ele está indo muito bem, ou seja, OD é um sistema que mantém o foco e objetividade na teoria/prática na qual ele se alicersou.

A minha impressão inicial é a de que estou gostando (jogo a alguns meses), está em fases de testes ainda. Achei ele melhor de ser jogado em comparação com D&D 1E e AD&D, mas definitivamente ele não é Sistema de RPG para iniciantes e os seus criadores nunca mentiram sobre isso.
O Mighty Blade é em muito superior ao OD quando o assunto é sistema de RPG de temática medieval para novatos. Uma curiosidade, no livro do OD o Mr.Pop faz uma agradecimento ao Tiago Junges.

E o que você falou tá certinho. Eu gosto de RPG, quero vê o hobby se expandir pelo Brasil, não quero saber se o cara tá jogando D&D 4E ou OD, quero saber se ele tá jogando RPG e fazendo crescer o nosso nicho que é esse hobby tão restrito no Brasil.
Eu nunca vi a Mulher Invisível !
Avatar do usuário
Arroz de Festa
 
Mensagens: 75
Registrado em: 03 Dez 2010, 13:02

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor AKImeru em 25 Mai 2011, 21:11

O comentário "triste" não se referia a old schoolers, mas as pessoas que cismam em comparar RPGs com Wargames como se Wargame fosse palavrão
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Mai 2011, 21:19

E como não tem muitos wargamers nacionais com voz ativa, isso vira uma falácia.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Old School Vs New, o que você gosta e o que odeia?

Mensagempor Elven Paladin em 25 Mai 2011, 21:43

E como não tem muitos wargamers nacionais com voz ativa, isso vira uma falácia.


Por pura frescura e preciosismo, não é uma falácia, é um argumento falso. Falácia se refere a forma que o argumento é colocado, não ao conteúdo dele.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron