Masmorras e verossimilhança

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Re: Masmorras e verossemelhança

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Abr 2011, 12:24

GoldGreatWyrm escreveu:Uma vez eu vi um relato de como um grupo resolveu testar uma teoria. Fizeram 5 plebeus na 3.5, com equipamentos e talentos que "normalmente" um plebeu "teria" e foram saquear uma masmorra. Conseguiram muito dinheiro e uparam para o 4º nível.

Vou tentar procurar para colocar aqui.

Eu tava conversando com o Madruga, e plebeu é tipo, Guerreiro sem talento extra e perícias a mais.



Se você quer uma verossimilhança... tem que ter cuidado pra não virar isso.
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Re: Masmorras e verossemelhança

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Abr 2011, 12:41

Lumine Miyavi escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Uma vez eu vi um relato de como um grupo resolveu testar uma teoria. Fizeram 5 plebeus na 3.5, com equipamentos e talentos que "normalmente" um plebeu "teria" e foram saquear uma masmorra. Conseguiram muito dinheiro e uparam para o 4º nível.

Vou tentar procurar para colocar aqui.

Eu tava conversando com o Madruga, e plebeu é tipo, Guerreiro sem talento extra e perícias a mais.



Se você quer uma verossimilhança... tem que ter cuidado pra não virar isso.
http://www.spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=2616

http://youtu.be/kc37rpqtKKc

O plebeu é muito ruim. Vocês podem estar falando do aristocrata, o que até faz sentido. O livro falava que ele e o especialista até poderiam ser opções viáveis para jogadores.

O problema do Aristocrata é que ele é basicamente um clérigo sem magias. Com um pouquinho a mais de perícia. O Especialista tem o mesmo problema, já que é um ladino piorado.
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Abr 2011, 12:51

Não, tipo, Plebeu TEM mais perícias que o guerreiro. Até a pior classe do jogo tem. XD
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor GoldGreatWyrm em 24 Abr 2011, 12:53

Em compensação ele tem BBA 1/2 nvl e d4 como DV.
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Re: Masmorras e verossemelhança

Mensagempor Madrüga em 24 Abr 2011, 13:21

Elven Paladin escreveu:E tem a clássica máxima de "Não deixer preocupações excessivamente mundanas invadir a Fantasia Clássica - ou você vai acabar virando o Vincer". :b


Ou o Silva.
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Vincer em 24 Abr 2011, 13:32

Ohoho!

Então, essas preocupações mundanas não matam a fantasia; Por que precisariam? Mas depende das preocupações(tem coisas relevantes para a consistência, outras não).

Achei um barato ver esse tópico porque foi basicamente isso(e um pouquinho mais) que me levou a criar Shalazar XD

Já brinquei muito com isso, como dungeoneers tendo o azar em encontrar covis ainda não saqueados(ladrões de tumbas) ou o império Lorrante derrubando monumentos e soterrando preciosas partes da história para acabar com 'possíveis focos', destruir ruínas exploradas para não servirem de covis dali há alguns anos.

Mas tirando a parte de piada, uma abordagem lógica que eu gosto muito e cai como uma luva é que justamente essa 'inconcistência', quando remendada, ajuda o narrador. Loot interessante nas masmorras? Não precisa ser na maior parte tesouros do passado... nah. Loot de outros aventureiros mortos, o antigo tesouro já há muito saqueado. Também serve como bom pretexto para justificar outras criaturas, por exemplo, os guardiões da dungeon estarem despertos e rondando por ela porque algum grupo anterior fez o favor de despertá-los... por aí vai.
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Abr 2011, 13:45

Depende do nível em que isso é levado a sério, cara.
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Re: Masmorras e verossemelhança

Mensagempor Deicide em 24 Abr 2011, 13:50

GoldGreatWyrm escreveu:Uma vez eu vi um relato de como um grupo resolveu testar uma teoria. Fizeram 5 plebeus na 3.5, com equipamentos e talentos que "normalmente" um plebeu "teria" e foram saquear uma masmorra. Conseguiram muito dinheiro e uparam para o 4º nível.

Vou tentar procurar para colocar aqui.


Heh, sobreviver como Plebeu não é fácil. Os caras devem ter ido com extrema cautela, pois literalmente qualquer coisa mata um plebeu de nível 1; que terá apenas (4 + mod. Con.) PVs. Sei lá, uma média 5-6 PVs por personagem não me parece muito.

Ainda mais com eles usando "equipamentos de plebeu"...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Rain em 24 Abr 2011, 14:01

Na 4e eu presumo que a grande maioria da população são simplesmente minions... e minions não sobreviveriam a muita coisa
Um simples dragão poderia destruir uma comunidade inteira

Outra coisa que se deve considerar e que aventureiros existem em grande quantidade (companhias, grupos e etc.), mais o grupo dos PJs mais alguns pouquíssimos no mundo são o Top em termos de sorte e poder
Mesmo que existam vários grupos de aventureiros são poucos os muito ousados para explorar lugares perigosos e são menos ainda os que sobrevivem

Ex; Pessoas que exploraram Undermontain e sobreviveram para contar historia são lendas em Aguas-profundas, quase ninguem foi até Demon Wastes e voltou...
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Abr 2011, 14:23

Se as pessoas que são de nível baixo são minions, isso não deixaria os poucos aventureiros não-viajantes como parte integral da comunidade? Se algo acontecer, ALGUÉM tem que interceder.
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Deicide em 24 Abr 2011, 14:29

Lumine Miyavi escreveu:Se as pessoas que são de nível baixo são minions, isso não deixaria os poucos aventureiros não-viajantes como parte integral da comunidade? Se algo acontecer, ALGUÉM tem que interceder.


Eu não vejo lacaios exatamente como oponentes frágeis, que morrem com um golpe (com algumas exceções: esqueletos lacaios podem muito bem se desfazer com um único golpe, por exemplo). Eu os vejo como oponentes despreparados para combate, que ao se ferirem vão se render, fugir, desmaiar ou cair no chão lamentando com as dores e param de lutar.

Então, sim, o cidadão comum e o miliciano que patrulha as ruas são lacaios, mas o guarda, o soldado ou aquele velho caçador não serão.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Torneco em 24 Abr 2011, 15:04

Eu vejo Eberron de uma maneira um pouco diferente. Como o cenário é muito modernista, eu tenho a impressão de que com o passar do tempo, locais inexplorados em Khorvaire serão totalmente explorados por algum grupo, com algumas excessões para a Terra dos Lamentos e os Ermos Demoníacos, pois esses locais são diferentes e envolvem forças além do normal. Mas ruinas perdidas pelos cinco reinos e etc com o tempo seriam descobertas e exploradas o suficiente. Eu penso assim porque como o cenário contém muitos elementos modernos, há uma grande facilidade e interesse na busca de elementos históricos. Xen´drik permanece uma dúvida pra mim, pois a não ser que a maldição dos dragões seja revertida de alguma forma, a exploração lá seria muito difícil.

E Rain, não se sabe de muitas pessoas que foram aos Ermos e voltaram porque ou eles morrem, ou eles são impedidos de sair. Chato isso, né?

E vocês acham que seria possivel outros grupos explorarem masmorras, como por exemplo uma força tarefa de algum reino? E como seria interessante incluir isso em uma história?

Sobre a minionlização da população, acaba sendo uma alternativa bem simples de se lidar com isso. Lembro até que em AD&D, camponeses eram considerados como tendo nível 0.
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor AKImeru em 24 Abr 2011, 15:45

A melhor solução para isso e qualquer outro problema de verossimilhança em D&D é "Jogue mais Orcs neles"
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Nibelung em 24 Abr 2011, 16:42

O conceito de lacaios é relativo. Um ogro pode ser um monstro solo pra um grupo nível 1, um inimigo padrão pra um grupo nivel 8, e um lacaio pra um grupo nível 15. Sim, é o mesmo ogro. Mas ele é estupidamente mais forte que um bando de personagens de nível 1, enquanto heróis exemplares varrem o chão com ele.

Então quando os guardinhas da cidade vão deter um bando de goblins, eles estão equivalentes, e nenhum deles é lacaio. Quando o capitão goblin chega no campo, os guardas viram lacaios pra ele por ele ser muito mais forte.

torneco escreveu: Como o cenário é muito modernista, eu tenho a impressão de que com o passar do tempo, locais inexplorados em Khorvaire serão totalmente explorados por algum grupo


Mas Eberron ainda tem justificativa pra ainda possuir ruínas inexploradas. O Império Dhaakani se extinguiu a vários anos, e possui ruínas inexploradas porque elas mantém daelkyres aprisionados, e os Kech Vollar não querem ninguém cutucando a onça dormindo. A Última Guerra destruiu diversos locais, e só recentemente eles estão sendo revirados pra ver o que se acha por lá. Fora os extremos inexplorados por opção (Q'Barra, Fronteiras Sombrias, Ermos Demoníacos, Drooam...).

De qualquer forma, lembrem-se do MST3K Mantra.
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Em tradução: Capítulo 14: Gênio
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Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
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Re: Masmorras e verossimilhança

Mensagempor Iuri em 24 Abr 2011, 17:30

Só para tornar maisfundamentada essa ideia de que masmorras se renovam:

Em ecologia matemática existem equações diferenciais que modelam a interação entre presas e predadores (as mais simples são as Equações de Lotka-Volterra) em um certo ambiente. Ora, é muito fácil imaginar ocupações selvagens como "presa" e aventureiros como "predadores". Se tratar desta forma, as equações preveem que com o tempo os aventureiros irão diminuiro numero de dugeons ocupadas, mas isso por si só já será o suficiente para diminuir o número de aventureiros (afinal eles serão menos necessários), mas a diminuição do numero de aventureiros naquela região automaticamente aumenta o número de regiões selvagens ocupadas. É possível atingir um equilibrio de altas e baixas, ou os aventureiros acabam com todas regiões selvagens (em seguida sendo extintos por não serem mais necessários). Como uma extinção de áreas selvagens não geraria boas aventuras, os cenários de RPG atual devem simplesmente regular as constantes da equação para que haja um estado de equilibrio. ;)
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
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