ND de personagens sem itens

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

ND de personagens sem itens

Mensagempor Bahamute em 19 Out 2007, 13:39

Olá pessoas!
Estou criando uns NPCs para minha campanha, porém, estou fazendo dois guerreiros, que não usam nenhum item, o dinheiro que eles guardam é apenas para comida, roupas e alojamentos.

Minha duvida:
O ND permanece o mesmo do nivel do personagem?
Ou ele é mais baixo, devido o fato do personagem não portar nenhum tipo de armas ou itens.

Eu, até o momento estou considerando o ND 2 pontos mais baixo que o normal.

Por exemplo:
São dois guerreiros:
Um de nível 10, e outro de nível 12, o ND dos dois eu coloquei como 8 e 10 respectivamente.

é justo isso?
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

ND de personagens sem itens

Mensagempor Lune em 19 Out 2007, 13:41

É por aí mesmo, na minha opinião. ND 1 ou 2 pontos abaixo do normal, pelo menos pra guerreiros de nível 10.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

ND de personagens sem itens

Mensagempor Fëanor em 19 Out 2007, 13:45

Um guerreiro de nível 8 com seus itens derrota em guerreiro 10?
Se eles "empatam", você está calculando corretamente.

Pessoalmente, acho que não, acho que um guerreiro nv 10 sem itens tem ND 3 abaixo do normal.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

ND de personagens sem itens

Mensagempor Cebolituz em 19 Out 2007, 13:47

Com certeza é mais baixo, já que a evolução dos personagens também leva em consideração a riqueza do indivíduo. Isso até eu posso confirmar! :b

Mas quanto ao ND, aí eu acho que depende da raça. Raças com nível de ajuste, ou habilidades diferentes das raças core (warforged por exemplo) tendem a se virar melhor sem itens mágicos.

Quanto ao exemplo, aí eu não poderia ajudar sem fazer um play test.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

ND de personagens sem itens

Mensagempor Fëanor em 19 Out 2007, 13:56

Fora que combatentes sofrem mais que os cojuradores com a falta de itens.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

ND de personagens sem itens

Mensagempor Bahamute em 19 Out 2007, 14:35

No caso, os dois guerreiros são humanos mesmo, eu considerei os dois pontos a menos, pois fiz um playtest bem rapido, considerando apenas os PVs de um guerreiro ND 8, BBA + Arma Obra Prima + Item de Atributo +2.

Creio que 3 pontos a menos de ND, como vocês mesmo confirmaram, é o mais justo.
Uma pena o livro não dar suporte para o calculo de ND (nem mesmo para monstros :cry: )

E, um Guerreiro 10 sem intens (Força 14 (Usando as regras de distribuição de 25 pontos do livro do mestre)), na base do combate desarmado, com os talentos de foco e especialização, não sofre para passar a C.A de um guerreiro 8 equipado com Armadura de Batalha + Escudo Grande de Aço (21 (+1 Destreza)) pois ele está "acima" da média do d20 (+10 de Base, +2 de força, +2 Foco). O problema dele é arrancar os quilos de PVs que o guerreiro 8 tem, na base do 1d3 +4...

É por isso que estou com dificuldades na hora de determinar o ND.

Se derrubar o ND dos dois, para 3 pontos abaixo do nivel de personagem, ficaria mais justo?
Digo, Um guerreiro 7 todo equipado, deve estar no mesmo patamar que um Guerreiro 10 sem nenhum item...
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

ND de personagens sem itens

Mensagempor Fëanor em 19 Out 2007, 14:46

Digo, Um guerreiro 7 todo equipado, deve estar no mesmo patamar que um Guerreiro 10 sem nenhum item...

Cara, assim, de cabeça é dificil determinar, os jogadores usaram a distribuição de 28 pontos?

Porque, caso os jogadores tenham atributos acima do normal (varios 16, 18, e 14), a dependencia de itens diminui um pouco.

Com ND 3 abaixo do normal você vai assum até i nivel 13-14 mais ou menos, depois eu diria que a ND baixa em 4 ao inves de 3, visto que a progreção de tesouro sobe em nivel exponencial e não linear.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

ND de personagens sem itens

Mensagempor Bahamute em 19 Out 2007, 15:01

Interessante.
Então, os jogadores usam a distribuição padrão, de 25 pontos (com os atributos começando no 8), sendo que até 14, eles pagam 1 ponto por ponto, e de 15 em diante são dois pontos por ponto. (Um atributo 16 custa 10 pontos desse modo)

O que possui o maior atributo na mesa é o barbaro, com 16 de força.
Os outros (Um feiticeiro, um Clerigo e um Bardo), todos tem atributos que variam de 12 a 14, e todos possuem alguns atributos negativos (como o Barbaro, que tem 8 em Int, Sab e Car).

E, olhando esse ponto que você determinou, me ajudou muito em ou outro ponto, Determinar o ND 4 pontos a menos após o nível 15.

Obrigado.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

ND de personagens sem itens

Mensagempor Fëanor em 19 Out 2007, 15:27

Mais uma coisa IMPORTANTE:

Se não tem Clérigo, a falta de itens pode prejudicar ainda mais o grupo, pois não terão poçoes ou varinhas para se curar.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

ND de personagens sem itens

Mensagempor Deicide em 19 Out 2007, 21:29

Acho que não tem como calcular assim, só tirando "X" níveis. Acho que a diferença aumenta com o nível... talvez algo como:

Nível de CLasse - Modificador de ND sem itens mágicos (para um guerreiro)
1-3 = -0
4-6 = -1
7-9 = -2
10-12 = -3
13-15 = -4
16-18 = -5
19+ = -6

Agora, se o cara não tiver item NENHUM (nem mesmo itens mundanos), aumente a penalidade de ND em um. Logo, mesmo um guerreiro de Nível 1 sem itens teria ND 1/2.

Digo isso porque , em nível alto, sem itens, o cara vai ter uma CA porca e vai estar levando praticamente todos os golpes feitos contra ele. Seu Bônus de Ataque e seu dano também estarão bem mais baixos. E seus níveis de Habilidade não terão bônus de itens, ficando bem limitados.
Editado pela última vez por Deicide em 21 Out 2007, 10:44, em um total de 1 vez.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

ND de personagens sem itens

Mensagempor Galardron em 20 Out 2007, 09:42

Estou criando uns NPCs para minha campanha, porém, estou fazendo dois guerreiros, que não usam nenhum item, o dinheiro que eles guardam é apenas para comida, roupas e alojamentos.

Sem itens mágicos ou NENHUM item mesmo? Um guerreiro com uma arma ordinária (mesmo uma clava ou bordão, que não custam nada) já se vira bem melhor que um desarmado (causa mais dano básico, poupa o talento Ataque Desarmado Aprimorado, pode usar as duas mãos pra empunhar a arma). O mesmo serve pra armadura: por qualquer 257 po já se consegue +9 na CA (loriga segmentada e escudo de madeira: +6 armadura, +1 destreza, +2 escudo). Até mesmo os +7 (supondo a mesma Destreza 12) de uma brunea com escudo (57 po) já são melhores que nada.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

ND de personagens sem itens

Mensagempor Bahamute em 20 Out 2007, 23:40

Então Galardron, é sem item nenhum mesmo!
Sem nada, só a roupa do corpo, a filosofia deles é que o corpo é uma arma, então todos os talentos deles são voltados para o combate desarmado.

Eles não usam nenhum tipo de item, o dinheiro que eles carregam são apenas para se alimentarem e pagar alojamentos.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

ND de personagens sem itens

Mensagempor Deicide em 20 Out 2007, 23:50

Porque não usa a classe Oathsworn do Arcana Unearthed/Evolved? É uma classe voltada a não ter itens (apesar de ser meio fraca... Ela fica excepcionalmente poderosa se comprar Voto de Pobreza, porém).

Outra opção é exatamente dar a eles voto de pobreza! Iria compensar!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

ND de personagens sem itens

Mensagempor Fëanor em 21 Out 2007, 00:43

Sem nenhum item é menor ainda. Sei lá, vai esperimentando os monstros pra ver qual o limite deles.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

ND de personagens sem itens

Mensagempor Galardron em 21 Out 2007, 08:27

Tem certeza que esses caras são guerreiros puros? Tua descrição aponta fortemente para monge, e como alguns já disseram a linha de votos do Exalted Deeds te serviria MUITO bem (o voto de pobreza especialmente, que te permite ter algumas vantagens por assumir a grande desvantagem de não possuir itens).
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron