Necessidade (e depedência) de Itens Mágicos?
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Estava conversando com o Agnelo, Eltão, Pichu e o Metal Sonic no chat, e tivemos uma espécie de brainstorm louco. Como fazer com que os itens mágicos sejam uma opção, e não uma obrigação?
Agnelo frisou que jogos com pontos tem essa vantagem: Se você quiser um personagem cheio de itens mágicos, você paga os recursos e pronto. Em M&M, se você perder seu item mágico (Dispositivo), além de ganhar um ponto heroíco pra compensar, você pode (e deve) ser reembolsado em pontos mais tarde.
Porém, D&D assume e endorsa que o equilíbrio entre os personagens seja suprido com esses itens. Itens quebráveis nas edições 3e pra trás, ainda por cima. Se o guerreiro Rocket Joseph perde sua Espada Larga de Adamante axiomática napolitana +5, ele tem que usar sua arma de backup, tornando-se um estorvo pro grupo e perdendo boa parte da efetividade em combate.
Se ao invés de ter uma arma com poder especial, o guerreiro pudesse adicionar essa característica em qualquer arma como uma arma veloz ou afiada (Oi, Hiko!), ao invés de ter só uma arma especial com essa propriedade, como uma ARMA flamejante (Oi, Shishio!).
...e o oposto é verdade. Como fazer personagens dependentes de um item mágico icônico, como o Rei Arthur com sua Excalibur, ou Cú Chullain (LANCEEEEER) com sua Gae Bolg? Como fazer um personagem ter uma arma ou item icônico de forma que isso não seja substituível?
E sim, eu já li weapons of legacy, e não é isso.
Agnelo frisou que jogos com pontos tem essa vantagem: Se você quiser um personagem cheio de itens mágicos, você paga os recursos e pronto. Em M&M, se você perder seu item mágico (Dispositivo), além de ganhar um ponto heroíco pra compensar, você pode (e deve) ser reembolsado em pontos mais tarde.
Porém, D&D assume e endorsa que o equilíbrio entre os personagens seja suprido com esses itens. Itens quebráveis nas edições 3e pra trás, ainda por cima. Se o guerreiro Rocket Joseph perde sua Espada Larga de Adamante axiomática napolitana +5, ele tem que usar sua arma de backup, tornando-se um estorvo pro grupo e perdendo boa parte da efetividade em combate.
Se ao invés de ter uma arma com poder especial, o guerreiro pudesse adicionar essa característica em qualquer arma como uma arma veloz ou afiada (Oi, Hiko!), ao invés de ter só uma arma especial com essa propriedade, como uma ARMA flamejante (Oi, Shishio!).
...e o oposto é verdade. Como fazer personagens dependentes de um item mágico icônico, como o Rei Arthur com sua Excalibur, ou Cú Chullain (LANCEEEEER) com sua Gae Bolg? Como fazer um personagem ter uma arma ou item icônico de forma que isso não seja substituível?
E sim, eu já li weapons of legacy, e não é isso.