nWoD - Opiniões?

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nWoD - Opiniões?

Mensagempor Kear em 12 Mai 2011, 12:04

Estou atrás de um sistema genérico (que não seja M&M) pra usar num jogo e me sugeriram nWoD. Nunca usei o sistema antes, e as opiniões que eu já ouvi são divididas entre fanboys e haters.

Então, ignorando o cenário, qual a opinião de vocês sobre o sistema? E quão sólida a coisa fica se misturar mecânicas de livros diferentes (Vampiro com Mago com etc) num mesmo jogo? Quão genérico ele é?
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Corvo da Tempestade em 12 Mai 2011, 12:24

Particulamente eu prefiro o nWoD ao WoD. Só não sei se o qual genérico você quer. Dá pra fazer excelentes aventuras no estilo policial (SCI, Criminal Minds, etc) e/ou aventuras mais sobrenaturais.

E quão sólida a coisa fica se misturar mecânicas de livros diferentes (Vampiro com Mago com etc) num mesmo jogo?


A solução deles pra unificar tudo foi brilhante, em minha opinião, claro, a ficha básica e de humano normal. Vampiro/mago/lobisomem/etc são "modelos" que você acrescenda na ficha. Dá pra misturar legal.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor DracoDruida em 12 Mai 2011, 12:32

Eu acho "procurar um sistema genérico" uma idéia bem ruim. Você não tem realmente _nada_ em mente pro que quer pro seu jogo? Sistemas diferentes enfatizam elementos diferentes e panz.
Dá pra fazer excelentes aventuras no estilo policial (SCI, Criminal Minds, etc) e/ou aventuras mais sobrenaturais.

Precisamente.
Dá pra misturar legal.

Dá pra misturar, mas o desequilíbrio é geral. :b
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Hyphaxz em 12 Mai 2011, 12:35

Recentemente eu mestrei uma aventura de humanos normais que se depararam com coisas "estranhas" e a aventura fluiu bem no sistema ...

Eu pessoalmente acho um bom sistema generico , desde que vc saiba quais são as limitaçoes dele , e ele é bem limitante em certos apectos mesmo , tais como pericias e "pontos de vida".

Mas é um sistema agil tanto para criar fichas e tmb para os jogadores se acostumarem...

Bom isso na minha opiniao.

Mas o que vc gostaria de mestrar ? Acho que fica mais facil ver se o sistema comporta o cenario bem.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Mai 2011, 12:37

Pra aventuras contemporâneas, acho que Storytelling é um dos sistemas mais funcionais que existe; só tem que saber as limitações de poder do sistema.

Algo como gun-fu cheio de perseguições é possível, mas pra algo mais heróico que isso, ainda recomendo M&M.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Kear em 12 Mai 2011, 12:45

O jogo deve ter mais armas brancas do que armas de fogo, o que eu preciso é de um sistema que dê opções e mini-poderes pros jogadores pra não ficar naquela de "eu ataco...eu ataco...eu ataco...eu ataco...", e um equilibrio decente entre porradeiros e magiqueiros.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 12 Mai 2011, 12:51

... Afinal, qual o problema de M&M? Ele se encaixa perfeitamente na tua proposta.

Editado: Lógico, não tenho nada contra não usar M&M. Para Níveis de Poder baixos, outros sistemas podem ser melhores. Só queria entender o motivo, mesmo.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor henrique em 12 Mai 2011, 13:07

Kear, você está pensando em fazer on-line? Comprei recentemente os livros aqui e estou louco pra jogar, principalmente Mago. Gostei muito do que li até agora, sou fã da série Supernatural e acho que o sistema cai como uma luva para este tipo de crônica. Se precisar de jogador me avise!
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor DracoDruida em 12 Mai 2011, 13:29

Kear escreveu:O jogo deve ter mais armas brancas do que armas de fogo, o que eu preciso é de um sistema que dê opções e mini-poderes pros jogadores pra não ficar naquela de "eu ataco...eu ataco...eu ataco...eu ataco...", e um equilibrio decente entre porradeiros e magiqueiros.

...Você ainda não falou o tipo de feeling que você quer. Não tem uma referência, nada?
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Kear em 12 Mai 2011, 20:43

Virtual escreveu:... Afinal, qual o problema de M&M? Ele se encaixa perfeitamente na tua proposta.


Dificuldade com o sistema, eu não conseguiria mestrar M&M muito bem e demoraria demais com as fichas.

Druida escreveu:...Você ainda não falou o tipo de feeling que você quer. Não tem uma referência, nada?


Hm...Eu acho que...

Niveis baixos.
Níveis altos.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Elven Paladin em 12 Mai 2011, 22:18

Como alguém que já usou WoD para diversos usos heterodoxos, o sistema não é uma má idéia para o tipo de jogo proposto, mas requer uma boa soma de splats por funcionar de forma "bonitinha". A base seria os livros Armory e Armory:Reloaded, que lidam com diversos estilos, formas de combate, equipamento e "hacks" em regras de combate (incluindo diversas criaturas sobrenaturais com o Armory:Reloaded) e são livros "genéricos". Outros livros praticamente obrigatório se você quer lidar com "Mortais que Podem ficar Lado-a-Lado com Monstros", tanto Hunter: the Vigil quando World of Darkness: Mirrors tem opções de sobra para isso (Hunter: the Vigil tem o mérito de lidar com o seu fluff e mecânica em "Três Níveis de Jogo": Grupos pequenos que não sabem picas do mundo sobrenatural, Caçadores que sabem alguma coisa e se uniram e "Olá, eu sou o Hellboy, esse é meu amigo Van Helsing, aquele é o "Dante de Devil May Cry e nós nem tivemos a vergonha de alterar a Imagem", tem o meu primo Agente K e aquele é o Osama in Drugs. E estamos juntos").

Do resto, algo importante sobre nWoD: As linhas de jogo não foram feitas para serem equilibradas entre si. Elas são compatíveis e eu não tive nenhum problema particular em regras para colocar 4 criaturas sobrenaturais juntas (além da história não ter sentido algum e até hoje eu não sei porque fiz isso), mas não espere que o nível de poder seja próximo. Em linhas gerais, em níveis baixos de poder, "Lobisomens são Semi-Deuses" e em níveis altos de poderes, "Magos fazem Deus Chorar".
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Mai 2011, 00:04

Dificuldade com o sistema, eu não conseguiria mestrar M&M muito bem e demoraria demais com as fichas.


É, é um bom motivo. :P
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Kear em 13 Mai 2011, 00:14

Outra coisa que me passa pela cabeça é que no meu jogo uma tonelada de poderes acabaria não sendo utilizada e eu tenho a impressão de que se eu pegar M&M e tirar metade dos poderes não vai dar pra fazer muita coisa original com o que sobrar.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 13 Mai 2011, 01:15

... Ai, ai.

Os "poderes" de M&M são apenas descrições de efeitos diversos. Os efeitos são o mais universais possíveis, mas a forma como eles são "montados" é que não são.

Quer um exemplo? O poder Telecinese. Ele pode ser usado para muito mais coisas do que uma Telecinese literal. Pode ser controle de vento (fazendo coisas se mexerem através de lufadas). Pode ser algum raio energético projetado de um anel do usuário para mover um objeto, como o anel dos Lanternas Verdes às vezes faz.

Em resumo, não existe essa necessidade de "cortar" poderes. Você só precisa ver como os jogadores os criaria, e dependendo da descrição dada, permiti-los ou vetá-los.
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Re: nWoD - Opiniões?

Mensagempor Aluriel de Laurants em 13 Mai 2011, 14:39

Te aconselho a usar o nWoD se ela for de real até real cinematográfico, sei lá, dá pra fazer até algo meio Tarantinesco se você quiser, mas algo além disso, já começa a forçar o sistema.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


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As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
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