A triste historia de Gamma World

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A triste historia de Gamma World

Mensagempor AKImeru em 28 Jun 2011, 17:10

Alguns de vocês podem se lembrar de Gamma World. Um sistema feito pela Wizards of the cost, um "cash grab" de um rpg, com elementos colecionáveis que pegava um antigo sistema e cenário e o reformulava por inteiro. Um jogo que não tinha nenhuma necessidade de ser bom.

E de fato, para alguns era apenas mais um sistema feito pela WoTC, como o d20 Modern, que seria esquecido.

Porém algo estranho ocorreu...Gamma World é provalvelmente o jogo de RPG mais divertido e simples de se preparar e jogar do mercado "mainstream" de jogos de rpg. Ele é aleatório, estupido e utiliza elementos que o grognard mais magro falaria "Isso é tirado diretamente de um jogo eletrônico!" e contudo, funciona. É abstrações dentro de abstrações, mas o jogo é divertido se os jogadores entram no espirito da coisa e pegam o desafio de interpretar os mais bizarros e hilários personagens.

Eu acredito que é justamente o vácuo que as regras existem, a simplicidade e ao mesmo tempo a funcionabilidade das regras que permitem jogadores rirem de si um pouco e interpretarem o seu yeti enxame-de-ratos em paz. Entre refrigerantes, cervejas e doritos se houve gargalhadas quando um jogador tira um poder chamado "Pé de Palhaço" de um deck de cartas que é essencialmente inútil enquanto outro saca um pode absurdo que sozinho derrota o encontro inteiro.

É um caos e uma forma que não se ve em jogos de hoje em dia. Acho que o mais próximo disso sera Dungeon: The Dragoing e esse jogo é tão obscuro e underground (Feito literalmente, no anus da internet) que é mais fácil as pessoas apenas jogarem Gamma World.

E contudo, após duas expansões e um livro de contos, a linha parece que "morreu". Não tenho acesso aos dados de vendas do jogo, mas aparentemente todo o foco da WoTC se concentra na linha Essentials. Gamma World foi obviamente um experimento, a junção de um jogo de cartas colecionáveis com a de um RPG e ele falha ai. Pois você não precisa comprar uma carta extra se quer. Nem mesmo eu, um fanático, compraria.


Então um jogo que poucos jogaram tem uma morte silenciosa e vazia. Que descanse em paz, meu querido mundo gama. Eu espero que um dia possamos nos encontrar de novo.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jun 2011, 17:18

Maldita linha Essentials, está matando meu RPG!
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor AKImeru em 28 Jun 2011, 17:19

_Virtual_Adept_ escreveu:Maldita linha Essentials, está matando meu RPG!


Este é um assunto para outro tópico :haha:
O que matou gamma world foram as vendas, tenho certeza.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Jun 2011, 17:26

Uma pena. O sistema realmente era promissor, e até hoje tenho vontade de jogá-lo. Só falta aparecer alguém por aqui com grana para comprar as cartas e para mestrar.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor Iuri em 28 Jun 2011, 17:49

Mais provável que tenha sido a estrategia de venda do produto...
Gamma World não é uma linha mainstream, e sua proposta também não o era. É muito arriscado o cara lançar um produto assim querendo colocar um preço maior que o fixado para o livro do jogador, por exemplo, que é voltado para um público mais tradicional, relativamente fiel, que são maioria no meio rpgistico e onde há um minimo de vendas garantidas, e portanto pode-se dar uma certa qualidade de acabamento ao livro, mesmo que acabe encarecendo-o no final. Gamma world não possuía um público assim: era um nicho de um nicho. Creio que o melhor tratamento que poderia ser dado envolveria diminuição de custos, para tornar o jogo viável. Depois de sua linha estar fixada no mercado, aí sim lançar versões coloridinhas e bonitas.

Faz tempo que eu queria jogar isso. Mas como não jogo nada mesmo, fica bem difícil ...
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor AKImeru em 28 Jun 2011, 18:01

Curiosamente, você não precisa das cartas.


Só que a WoTC perdeu dinheiro a fazer as cartas.

É estranho tal posição. Não é como um suplemento.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor Skar em 28 Jun 2011, 18:06

Podia vender via pdf para dar escolha de imprimir.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor AKImeru em 30 Jun 2011, 08:15

A Atari está fazendo um jogo de Gamma World.


Eu não estou feliz porque rumores falam que o jogo vai ser um shooter co-operativo. :doido: Em Gamma World, combate a distancia é raro, e você fica sem balas facilmente e é difícil encontrar elas. Você só usa combate a distancia usando poderes.

E eu duvido muito que eles abracem o sistema de origens, o motivo de Gamma World ser tão divertido.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor Armitage em 30 Jun 2011, 09:17

AKImeru escreveu:A Atari está fazendo um jogo de Gamma World.


Eu não estou feliz porque rumores falam que o jogo vai ser um shooter co-operativo. :doido: Em Gamma World, combate a distancia é raro, e você fica sem balas facilmente e é difícil encontrar elas. Você só usa combate a distancia usando poderes.

E eu duvido muito que eles abracem o sistema de origens, o motivo de Gamma World ser tão divertido.


Tá parecendo aquele shooter Shadowrun da Microsoft, que de "Shadowrun" só tinha o nome. xD
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jun 2011, 09:25

Não era como se o de snes / mega drive fosse tão fiel assim, hein!
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor Armitage em 30 Jun 2011, 15:06

Como assim, Lu? Tanto o de Snes como o de Mega-Drive eram muito fiéis em termos de cenário. Eles só tomaram liberdades em termos de sistema, o que eu até concordo, afinal, não há necessidade de se transportar todo um sistema de mesa pra uma mídia que só vai usar metade dele.

Já o da Microsoft não foi fiél nem em cenário, nem em sistema, nem nada. Pegaram um Counterstrike botaram elfos e trolls nums mapas futuristas e chamaram de Shadowrun. Ridículo. É como pegar a licença pra fazer um jogo de Ghost in the Shell, e criar um Pac-man com wallpaper da major Motoko no fundo.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jun 2011, 15:30

É como pegar a licença pra fazer um jogo de Ghost in the Shell, e criar um Pac-man com wallpaper da major Motoko no fundo.

A pior parte é que isso é comum.

No japão.
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Re: A triste historia de Gamma World

Mensagempor AKImeru em 30 Jun 2011, 15:58

O jogos do Shadowrun ao menos eram fieis ao cenário não é mesmo?

Imagine se Shadowrun não tivesse magia ou hacking ou criaturas fantasticas em tais jogos.
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