4e - Cenário Oriental - ajuda

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Kinn em 28 Jun 2011, 23:19

Estou criando a parte oriental do meu cenário e buscando diversos materiais percebi que só conheço material icônico tipicamente japonês. Mas quero material que sirva para fantasia tipicamente chinesa.

A melhor referência próxima é o desenho do Avatar e por isso mesmo quero evitar semelhanças.
Gostaria de sugestões para criaturas fantásticas, plots típicos e afins, pois o jogo começou e ando meio com dificuldade de criar encontros livremente.

Até nomes chineses críveis são difíceis de se obter, soarem legal ou significarem algo coerente.

Já tenho o seguinte:

Quando o equilíbrio se moveu e se separou de si mesmo, criou o Taoyin e o Taoyang, o frio e o calor, a razão e a emoção, a noite e o dia, a fêmea e o macho. Os deuses surgiram em seus planos e tudo o mais veio depois.

O mundo ficou na guarda dos kamis, os espíritos primais; do outro lado haviam os imortais, que se ouviu falar que beberam da infusão da imortalidade e criaram a civilização, enquanto os kamis cuidavam da natureza.

No início, haviam apenas os kamis primais. Eles ajudaram na criação do mundo e a ordem das coisas instituindo as 8 virtudes que estavam contidas nas 10 direções.

O povo ainda era primitivo mas respeitava os kamis primais ou primordiais e seu poder.
As 8 virtudes eram a espontaneidade, a sabedoria, a astúcia, o valor, a honra, dever familiar, a inteligência e o orgulho.

Deles surgiram as artes, a magia, a espionagem, a esgrima, as leis, a arquitetura, a escrita e as formas de adorar os deuses e cultuar os ancestrais.

Os imortais vieram depois, da hierarquia celestial e encontrando a obra dos kamis, utilizou seus portais, tomando cada um deles para si, tornando-se os 8 imortais lendários, onde cada um podia doutrinar e cuidar dos seres viventes e educá-los.

Havia paz e respeito entre imortais e kamis e ambas seitas comungavam em paz, sob o governo do imperador dourado. A cada ciclo de anos, cada imortal alternava como conselheiro dele e indicava como conduzir o governo.

Mas houve uma cisma onde os imortais acusaram os kamis de infiltrar cultos perversos de seus inimigos, os primordiais, seres grotescos além da imaginação que desejam apenas o pior.

Os kamis traídos, disseram que a mácula do mal na verdade parecia emanar dos imortais e não dariam a terra de graça para estes mortais longevos impostores.

A guerra começou e imortais e kamis combateram por gerações.
Os humanos lutaram do lado que acreditavam, mas tantos eram os inimigos, tanto da facção riva, como demônios (Onis) e criaturas grotescas de todos os tipos surgiram inimigas de todos - eram servos dos tais primordiais? Ninguém sabia dizer o seu mestre.

Mesmo Zhao Àn Lóng*, o dragão das trevas e Long Lin Taiyang*, a dragonesa solar, começar a brigar entre si, indecisos de quem deveria continuar a comandar o mundo: Se os 8 imortais, que zelavam pelas leis e governavam o mundo com ordem fria e racional (Zhao) ou os kamis que preservavam a ordem natural do mundo e das coisas (Taiyang).

*Nomes provisórios

Com ajuda dos imortais, os habitantes da lua desceram e se uniram ao combate do lado deles... até descobrirem uma conspiração no meio de um dos imortais e mudar de lado.

O pior desastre da guerra foi o evento conhecido como a "A queda do céu" onde um estrondo enorme e tremor abalou a terra e foi como se o céu realmente tivesse caído.
O resultado foi o surgimento do enorme deserto maldito, dos quais emergem a todo o tempo feras grotescas e disformes.

Ambos os lados culparam o adversário do ato, clamando ser obra dos primordiais; porém, como dependiam mais da natureza, os kamis estavam vulneráveis e foram neste momento banidos.

Na atualidade, a guerra acabou, e poucos kamis restam; um tipo de kami coletivo conhecidos como kamis-totens de origem primal.

Mesmo entre os imortais houvem quem censurou o banimento de inocentes só porque haviam primordiais infiltrados. Dois imortais abandonam o reino e começa uma era de paranóia e intriga.

Um dos imortais atravessou o continente e fez um reino para si nas ilhas de Shotoutsu. A outra hoste levou seus servos para além do deserto maldito para descobrir a verdade.

Ainda assim o reino contava com 8 imortais brigando pelo poder, já que o imperador dourado estava desaparecido. O país se dividiu em 2, P'iu zhu ao norte, nas estepes geladas, cercado por uma cadeia de montanhas e Khapir ao sul, onde os imortais tentam conviver e tolerar uns aos outros num jogo contínuo de conquista e reconquista, na busca da harmonia perdida.

No norte gelado 3 imortais criaram suas cidades, onde seguem a doutrina do equilibrio usando a magia Taoying e Taoyang (o mais velho e poderoso imortal usa ambos os extremos de magia onmyouji, enquanto seus discipulos usam apenas uma das opções)

No sul, os 5 remanescentes criaram outra doutrina mística que usa como base os cinco elementos (versão oriental) e clamam que o imperador dourado não desapareceu e que os outros imortais os traíram.

Mais ao sul está Keertak um país de seres contemplativos e sábios, o qual é considerado terra natal dos imortais. Aqui se conta a origem dos primordiais: quando o deus original se percebeu deus e sentiu medo da solidão, seu medo tomou forma da divindade segunda, um horror primordial nascera e fora o responsável por buscar perverter a criação.

Por isso em Keertak as ameaças vieram na forma de seres aberrantes e seu povo desenvolveu o psiquismo como forma de proteção. Perder o controle das próprias emoções é deixar a corrupção,o deus do medo e horror tomar o controle do psiônico.

Em Keertak se conta também que qualquer um pode se tornar imortal, basta despertar seu potencial. Curiosamente apesar disso isto é considerado um feito lendário o qual não se tem prova de acontecer, e há uma hierarquia rígida social.

=============
Raças:
Humanos
Dragonborns são filhos de dragões - não existem como raça, mas é comum nascer um aqui e acolá.
Devas e kalashtar funcionam mecanicamente iguais e são servos dos imortais.
Shifters são o povo da lua e existem mais subtipos para lidar com os povos equivalentes
É possível usar mecanicamente elfos/afins para representar kamis que não foram banidos - embora eu tenho mecanicas extras para eles e podemos conversar sobre mais.

Demais raças precisariam ser conversadas para serem adaptadas.
===
Classes. Excetuando classe divinas, que haveriam um trabalho maior de adaptação, podemos tratar com quaisquer classes, desde que seu fluffy seja colocado pro lado oriental.


Mapa do cenário
http://imageshack.us/photo/my-images/28/heliosd20mapageral01.jpg

Meu blog que tem parte da teogonia (lado ocidental do cenário) e outros contos
http://contosdacrisalida.blogspot.com/2011/03/teogonia-parte-1.html
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Torneco em 04 Jul 2011, 22:20

Eu lembro de ter lido um livro que foi feito bem no fim do AD&D que era focado pra fantasia oriental. Não sei se tem o que procura e nem lembro do nome, mas é uma idéia.
Avatar do usuário
Torneco
 
Mensagens: 1976
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:23

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Kinn em 04 Jul 2011, 23:52

Já é uma pista...
Estava quase desanimando com o silêncio.

Lembro que teve uma conversa sobre cultura oriental, katanas e livros para servir de fonte de inspiração, mas deve ter sido em uma outra spell (spell forever?) pq na busca desta spell aqui não achei nada destas conversas.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Iuri em 04 Jul 2011, 23:56

provavelmente porque toda discussão foi utilizada para a criação do cenário oriental da spell :P
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Kinn em 05 Jul 2011, 15:11

Bom, eu não quero plagiar ninguém. Se puderem passar as fontes de referência posso ter minhas próprias ideias, sem ter a necessidade de copiar ninguém. E aí depois podemos comparar as semelhanças naturais e as diferenças surgidas da leitura mesmos materiais.

Embora o conteúdo acima já é uma amostra do que fiz sem ter conhecimento do cenário da spell.
Afinal já mestro e desenvolvo esse cenário há mais de 10 anos. Isso seria o ponto que faltava nele.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor publicano em 13 Jul 2011, 14:21

Eu estou jogando nessa mesa do kinn, com uma battlemind de um monastério, a Klesha.

Cara, eu tou pensando em falar com S., já que eu não ando mais com ela, pelo menos vou pedir pra ele me passar a referência daquele excelente e enorme livro de História Oriental que ela me emprestou umas duas vezes mas o branco de memória me impede de recordar nome e autor. Assim, se ela não vai me emprestar mais, pq não é mais minha amiga, rs, pelo menos me diz os dados pra vc, sei lá, conseguir numa biblioteca, quem sabe... te garanto que seria MUITO útil, pq suas fontes são mais mitológicas, de Campbell, etc. enquanto as do livro são históricas e muito bem definidas.

E eu repito o que te disse ontem, procure delinear melhor as fontes de poder e como elas se comportam no mundo, tentando pensar no conceitual , pra se divorciar de coisas que foram geradas por causa da mecânica do 3E (tipo a diferença entre magia arcana inata e estudada, que era mais patente no 3e, etc.).

Por exemplo, se o Pendor das Sombras é um plano taoying de "racionalidade fria", como isso afeta a fonte de poder sombra?

O poder psiônico é mais comum que primal (que é mais que o divino, eu sei)?
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Lumine Miyavi em 13 Jul 2011, 14:23

Iuri escreveu:provavelmente porque toda discussão foi utilizada para a criação do cenário oriental da spell :P

Que depois se "desorientalizou". :linguinha:

Por exemplo, se o Pendor das Sombras é um plano taoying de "racionalidade fria", como isso afeta a fonte de poder sombra?

Acho que em nada, até onde posso pensar. Ainda é Sombria, só que outro aspecto.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Kinn em 13 Jul 2011, 15:28

Acho que ele estava me perguntando isso...
É um plano racionalista porque é o plano onde residem os mortos, shadar-kais, onde as emoções não tem muito espaço para se manifestar, exceto sentimentos lúgubres. Mas pode-se dizer que é uma variante sinistra da feywild oriental o mundo das ilusões vívidas, conhecido também como taoyang.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor publicano em 13 Jul 2011, 15:38

Lumine Miyavi escreveu:
Por exemplo, se o Pendor das Sombras é um plano taoying de "racionalidade fria", como isso afeta a fonte de poder sombra?

Acho que em nada, até onde posso pensar. Ainda é Sombria, só que outro aspecto.


Eu tou falando em termos fluffy, mesmo... afinal, não seria apenas a "terra dos mortos" e o "reflexo sombrio do mundo"; com isso de racionalidade fria acrescenta-se outro elemento conceitual...

... esse fluffy por sua vez poderia afetar que tipos de monstros existem normalmente na Shadowfell, e o fluffy dos poderes sombra, além de afetar organizações que usam sombra.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Madrüga em 16 Jul 2011, 00:23

Wikipedia já ajuda HORRORES. Lembre-se de que "oriente" pode ser desde uma coisa bizantina (até seus desdobramentos na Rússia, por exemplo) até outros povos menos explorados, como os da Mongólia, Laos, Camboja, Tailândia, Sibéria, Indonésia, essas coisas. Oriente não é só o combo China-Japão-Índia. Dá para ler muita coisa só se focando nos outros povos e deixando um pouco os "clássicos" de lado...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor banned_guardian em 16 Jul 2011, 09:05

Aliás, a Cultura Tailandesa é bastante rica no quesito "orientalidade".
Vale a pena uma pesquisa mais profunda.
***
Avatar do usuário
banned_guardian
 
Mensagens: 774
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:16

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor Kinn em 16 Jul 2011, 10:23

Como mencionei mais cedo, o livro que me ajudou bastante foi "As máscaras de Deus - mitologia oriental" de Joseph Campbell, onde ele aborda os elementos míticos primordiais do oriente médio e das civilizações que imaginamos mais comumente como orientais.

Ele fala dos babilônicos, egípcios, judeus, indianos, chineses e japoneses, comentando um pouco dos coreanos.
Ele decide focar nos mitos fundadores que são mais diferenciados entre si e mostra quais mitos foram absorvidos por outras culturas mesmo que ficassem irreconhecíveis (que por sinal são muitos quando você entende a fórmula dele e vê que é verdade).

Como estou querendo criar minha própria mitologia, o livro é ótimo para que eu crie minhas próprias bases, mas a falta de detalhes diretos de outras mitologias, me deixa no ar, quando não sei quais são as criaturas míticas típicas destes lugares.

Conheço razoavelmente as criaturas míticas japonesas e só.
Acho que estas referências sobre Tailândia, Índia, Laos etc., seriam de fato muito úteis.
Avatar do usuário
Kinn
 
Mensagens: 1338
Registrado em: 15 Set 2007, 18:41

Re: 4e - Cenário Oriental - ajuda

Mensagempor publicano em 16 Jul 2011, 10:38

Eu te mandei um email com o nome e autor daquele livro de História Oriental de Suria, você recebeu, né?
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron