The One Ring

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

The One Ring

Mensagempor Armitage em 01 Jul 2011, 17:36

E aí, como ta a expectativa da galera pra volta da Terra Média ao mundo do RPG ?

Parece que o lançamento já é mês que vem (agosto). E saiu a capa dos livros básicos (serão dois livros dentro de uma capa dura estilo slipcover)..

Imagem

Alguem aí sabe dizer como será seu sistema, e o quê ele tem de diferente no sentido de tentar capturar com mais acurácia o mundo dos contos de Tolkien? Afinal, parece que chamaram um expert em tolkien só pra isso (o criador do jogo de tabuleiro War of the Rings, que tá fazendo um pusta sucesso lá fora):

“We’re tremendously excited about The One Ring,” said Dominic McDowall-Thomas, Cubicle 7 Director. “Our aim is to give our audience an authentic Middle-earth gaming experience, one that really captures the feel of Tolkien’s world.”

The designer and lead writer of this project, Francesco Nepitello, is a games industry veteran, best known for the hugely successful and critically acclaimed War of the Ring strategy board game, which he designed with The One Ring co-designer Marco Maggi and Roberto di Meglio. A recipient of the International Gamers Award, War of the Ring is recognised by many ‘Lord of the Rings’ enthusiasts and hobby gamers alike as one of the most engaging recreations of the world-renowned fantasy saga by J.R.R. Tolkien. Francesco and Marco are the designers of other immersive board game titles like Marvel Super Heroes and Age of Conan, but started their game-designing careers creating Lex Arcana, the most successful and popular fantasy role-playing game published in Italy.

Francesco has designed the new LOTR RPG game system to make sure that players are completely immersed in Middle-earth from the moment they begin creating their characters. As an experienced designer of games based on JRR Tolkien, as well as being a lifelong devotee of the Tolkien works, Francesco brings a dimension -and a depth- to this RPG which has probably never been seen before in a LOTR game."


Pra mais informações, clique.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jul 2011, 18:11

Eu ainda não sei o que esperar de The One Ring pela Cubicle 7, mas eu sinceramente espero que seja extremamente fiel à "Moralidade" esperada na Terra Média (Ou seja, nada de incentivos à Anti-Heróis e Vilões Protagonistas - a menos que seja para eles terem uma Morte Redentora). Esse é para mim o maior atrativo de Tolkien (e a maior "fraqueza") e foi o maior acerto do ancestral de One Ring (CODA) e que torço que seja mantido.

E começar com The Hobbit como a base para a Terra-Média é ainda melhor - O Norte permite uma variedade maior de personagens, grupos multi-raciais tornam-se menos estranhos e se baseia em uma região que vai ter tantos problemas quanto o Sul, retratado na "Trilogia que na verdade é Um Livro". E justamente por não ter que ser fiel aos eventos relativamente detalhados de outras regiões de SdA, o Norte deve permitir alterações sem fazer as "fanzetes ultra-afetadas de Tolkien que não aceitam que Tom Bombadillo deveria ser bombardeado e esquecido" tenham pequenos surtos.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 01 Jul 2011, 18:26

Elven, eu não li Tolkien o suficiente pra entender isso, mas acho que sua "moralidade" é uma espécie de 0 ou 1 absoluto, correto? Se é assim, então concordo que o cenário e sistema devem refletir isso.

E saíram mais informações. Parece que um tradutor da Devir Espanha está botando suas impressões do sistema num blog.

SPOILER: EXIBIR
En cuanto a los niveles, simplemente no hay. El juego funciona como Cthulhu: con la experiencia mejoras habilidades y puedes pillar algún arma mágica, pero tus pg iniciales nunca varían (lo que sí mejora es tu habilidad para no perderlos).
¿La magia? Tampoco hay. O por lo menos, no hay personajes lanzadores de conjuros. Hay alguna característica racial que proporciona acceso a conjuros menores, y los personajes que favorecen la sabiduría sobre el valor obtienen algunas mejoras interesantes, pero lo que los diseñadores tienen claro es que Gandalf no hay más que uno, y a tí te encontré en la calle.

El sistema que emplea El Anillo único es totalmente nuevo y ha sido diseñado por Francesco Nepitello para esta ocasión. Estoy acabando de traducir el Libro del aventurero, y la verdad es que la mecánica es de lo más sencillo y elegante que he visto.

Para empezar, todas las tiradas de dado funcionan de la misma manera: tiras un dado de 12 especial, más tantos dados de 6 como niveles tengas en la habilidad pertinente, ya sea común o de armas. Sumas lo que te salga y lo comparas con un número objetivo (NO) que ha fijado el director de juego (que aquí se denomina Maestro del saber), y que por defecto es 14 para quien tenga tres rangos en dicha habilidad (los rangos van de 0 a 6).

Más cosas: el dado de 12 (denominado dado de proeza) tiene en lugar del 12 una runa de Gandalf y en lugar del 11 una runa de Sauron. Lo primero te concede un éxito automático, sea cual sea el resultado de la suma de todos los dados, y lo segundo equivale a un 0 en el dado de proeza.
Los dados de 6 tampoco son estándar. Todos tienen pintadas de rojo las caras del 1 al 3, y de azul las caras del 4 al 6. Además, en la cara del 6 hay una runa tengwar (el número '1'). Cuando estás fatigado, los resultados de dado con las caras pintadas de rojo se ignoran. Y, además de la suma del resultado, las runas tengwar indican la calidad de un éxito. Si consigues alcanzar o superar el NO con la tirada, obtienes un éxito normal; si además tienes una runa (o sea, has sacado por lo menos un 6), obtienes un gran éxito; con dos o más runas, obtienes un éxito extraordinario.

El reglamento procura limitar las tiradas a lo estrictamente imprescindible, por lo que si un personaje dispone de una habilidad o rasgo que le permitiría razonablemente llevar a cabo una tarea, se le suele conceder automáticamente sin necesidad de tirada.

el primer "boxed set" transcurre en las tierras Ásperas (Rhovanion) y los packs culturales son: humano beórnida (ojo, no cambiaformas, el único que hay es Beorn), elfo del bosque Negro, enano de la montaña Solitaria, hobbit de la Comarca, humano hombre de Bardo (súbdito del rey Bardo, en la reconstruida ciudad de Valle, al pie de la montaña Solitaria), y humano hombre de los bosques de las tierras Ásperas (que viven en el valle del Anduin, entre la Carroca y la linde sur del bosque Negro).

Alguien que pertenezca a uno de estos packs tiene una "virtud cultural" (por ejemplo, los elfos tienen bonus de noche, en subterráneos y en el bosque), unas puntuaciones de habilidad y habilidades de armas definidas, puede elegir 2 de entre 6 rasgos de carácter, y uno de dos conjuntos de habilidades de armas.

Después, cada pack cultural tiene 6 trasfondos posibles (qué eran tus padres, cómo creciste) para escoger, y por último todo personaje puede escoger entre 4 "vocaciones": trotamundo, erudito, vengador y buscador de tesoros.

Todo esto da 144 posibles combinaciones, sin contar con que la experiencia previa del personaje permite personalizar aún más con dos habilidades favoritas adicionales y 7 puntos para bonificar atributos favoritos.

Tampoco es que los dados especiales sean imprescindibles: en el dado de 12 basta con asumir que un 12 te da un éxito automático y un 11 te anula el resultado de ese dado. Y con los de 6, cada 6 es, además de la puntuación mejor, un "acierto de mejora", y cuando estás fatigado los 1, 2 y 3 se ignoran.
aunque no he visto más que un boceto, creo que al final será un "slipcase" (que a todos los efectos funcionará igual que una caja).


Três coisas que gostei até aqui:
1) melhoramento de personagens baseado na experiência prática - stats sobem na medida em que são usados, àla Pendragon e Runequest, o que dá uma progressão mais orgânica aos personagens, mitigando considerações powergamistas;
2) magia é raríssima, nada da magofilia clichê de outros cenários (mas não sei se isso condiz com a obra :hum: );
3) stats, poderes e capacidades dos personagens definidas por fatores culturais, regionais e das caracteristicas dos pais - mais uma vez, MUITO parecido com o simulacionismo/naturalismo de Runequest e Pendragon, jogos que gosto muito (eu diria inclusive, que o autor deve ser fã desses jogos também, ou é uma grande coincidência).

Se isso se firmar, eu tiro o chapéu pros autores.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Jul 2011, 19:31

Armitage escreveu:1) melhoramento de personagens baseado na experiência prática - stats sobem na medida em que são usados, àla Pendragon e Runequest, o que dá uma progressão mais orgânica aos personagens, mitigando considerações powergamistas;
2) magia é raríssima, nada da magofilia clichê de outros cenários (mas não sei se isso condiz com a obra :hum: );
3) stats, poderes e capacidades dos personagens definidas por fatores culturais, regionais e das caracteristicas dos pais - mais uma vez, MUITO parecido com o simulacionismo/naturalismo de Runequest e Pendragon, jogos que gosto muito (eu diria inclusive, que o autor deve ser fã desses jogos também, ou é uma grande coincidência).

Que nojo. O ponto 1) até achei interessante... mas eu queria dar uma de Gandalf e fritar orcs com lightning bolt... e background cultural, regional e... genético? Really?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: The One Ring

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jul 2011, 19:46

Elven, eu não li Tolkien o suficiente pra entender isso, mas acho que sua "moralidade" é uma espécie de 0 ou 1 absoluto, correto? Se é assim, então concordo que o cenário e sistema devem refletir isso.


Não é exatamente binário (salvo o caso dos Orcs, que nem mesmo Tolkien resolveu), mas sim algo onde os personagens tenham todos os motivos possíveis para fazer algo "Da Maneira Correta" e que opções mais cinzentas sejam deixadas como "Bad Form" - o que não quer dizer que elas não ocorram, mas sim que não deveriam ocorrer com Personagem do Jogador. Caso conheça o CODA, o livro básico dá uma aula do que esperar de um herói de Tolkien.

1) melhoramento de personagens baseado na experiência prática - stats sobem na medida em que são usados, àla Pendragon e Runequest, o que dá uma progressão mais orgânica aos personagens, mitigando considerações powergamistas;


Nham... detesto isso, mesmo. Evolução por níveis e pontos é muito mais elegante do que "Dependa do Capricho do DM".

2) magia é raríssima, nada da magofilia clichê de outros cenários (mas não sei se isso condiz com a obra );


Condiz e Não-Condiz. Mago, como um "Maluco que solta Fogo das Mãos" eram bastante incomuns na Terra-Média (mas não eram restritos apenas aos Cinco - Sauron tinham adeptos de feitiçaria e há indicações que algo próximo da Alquimia existe - ao menos se eu não estou errado quanto ao que se passava em Númenor- ), mas Tolkien sugeriu e indicou de sobra que a Terra-Média era incrivelmente mágica (especialmente se tem o termo"Elfo" perto :b) e que existiam diversas formas dela agir (como o ambiente se alterar em resposta ao "humor" e "estado" dos Heróis e do Mundo, na criação de objetos que carregam magia por si só, no esplendor do passado).

3) stats, poderes e capacidades dos personagens definidas por fatores culturais, regionais e das caracteristicas dos pais - mais uma vez, MUITO parecido com o simulacionismo/naturalismo de Runequest e Pendragon, jogos que gosto muito (eu diria inclusive, que o autor deve ser fã desses jogos também, ou é uma grande coincidência).


Sou neutro quanto a isso - prefiro esperar para ver o que sai daí.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 01 Jul 2011, 19:56

e background cultural, regional e... genético? Really?


Não é genético não, Gegê. Pelo que entendi tem mais a ver com a ocupação dos seus pais. Se meu espanhol não estiver tão ruim, é mais ou menos assim..

1. escolher cultura (Humano de Beorn; Elfo fo Bosque Negro; Anão das Montanhas Solitárias; Hobbit da Comarca; Humano de Bardo; Humano das Terras Ásperas)

Cada cultura dá o seguinte: 1 "Virtude Cultural" (ex: elfos têm bonus no escuro dos bosques, à noite e em subterrâneos); pontos em certas skills especificas ; pontos em certas armas ; pode escolher 2 entre 6 traços de personalidade específicos; e 1 conjunto de armas específicos. (entenda "específicos" aqui, como específicos a cada cultura, ou seja, teoricamente, as opções serão totalmente diferente dependendo da cultura que se escolhe).

2. escolher background. Aqui a coisa não ficou muito clara pra mim, das duas , uma: ou você pode escolher 1 entre 6 backgrounds específicos pra cada cultura (ocupação de seus pais; como você cresceu, etc), que influenciam alguma coisa mas não diz exatamente o quê; ou você precisa escolher 6 backgrounds diferentes pra cada fase da sua vida (quem são seus pais, como você cresceu, etc).

3. escolher entre quatro "vocações", que parecem ser comuns à todas as culturas: erudito, justiceiro, caçador de tesouros e errante/vagabundo.

4. escolher duas habilidades adicionais "baseadas na experiência prévia do personagem" (não entendi bem isso), e distribuir mais 7 pts de bonus em atributos.

Diz ali que no total são 144 combinações diferentes possíveis de personagem, baseado na permutação de cultura, backgrounds, vocações, etc.


P.S: cara, isso tá muito igual a Runequest! XD
Editado pela última vez por Armitage em 03 Jul 2011, 22:50, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 02 Jul 2011, 11:02

Prévia de algumas ilustrações..

Goblin da Montanha Enevoada
Dol Guldur
Smaug
Humano de Bard
Anão
Slayer ( ? )


Nham... detesto isso, mesmo. Evolução por níveis e pontos é muito mais elegante do que "Dependa do Capricho do DM".

Acho que depende da forma que vão implementar o conceito. Se fizerem de uma maneira que não dê margem à arbítrio de GM, não vejo problema. Mas ainda acho que o melhor seria um misto de "melhoria pelo uso" + pts de XP, como é o Pendragon (você melhora o que usa, mas também tem pts de xp no final da season).

Sou neutro quanto a isso - prefiro esperar para ver o que sai daí.

Em geral, nesse tipo de criação o personagem é produto das escolhas de background que você faz (cultura, nascença, pais, experiencia prévia, etc). É meio que o caminho inverso das criações típicas onde você cria o personagem exatamente como quer, e depois pensa num background.

A vantagem é que algo mais orgânico - o personagem já sai com um background pronto em termos gerais, e com suas caracteristicas totalmente condizentes com seu background ("qual o problema de eu peidar em público? Todo mundo na montanha vermelha faz isso, oras!" ), além de já sair "conectado" ao mundo de jogo em virtude disso (não dá pra fazer um "guerreiro genérico" qualquer - ele terá, no mínimo, sua cultura, background, experiencia prévia, etc. definidos ). A desvantagem é que o personagem ao final do processo pode não estar exatamente como você queria, o que te obriga a voltar atrás algumas etapas pra escolher outras opções até ele ficar como você quer.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor Russel em 02 Jul 2011, 12:15

gostei das ilustrações (menos a do smaug)
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: The One Ring

Mensagempor Elven Paladin em 02 Jul 2011, 13:05

Em geral, nesse tipo de criação o personagem é produto das escolhas de background que você faz (cultura, nascença, pais, experiencia prévia, etc). É meio que o caminho inverso das criações típicas onde você cria o personagem exatamente como quer, e depois pensa num background.

A vantagem é que algo mais orgânico - o personagem já sai com um background pronto em termos gerais, e com suas caracteristicas totalmente condizentes com seu background ("qual o problema de eu peidar em público? Todo mundo na montanha vermelha faz isso, oras!" ), além de já sair "conectado" ao mundo de jogo em virtude disso (não dá pra fazer um "guerreiro genérico" qualquer - ele terá, no mínimo, sua cultura, background, experiencia prévia, etc. definidos ). A desvantagem é que o personagem ao final do processo pode não estar exatamente como você queria, o que te obriga a voltar atrás algumas etapas pra escolher outras opções até ele ficar como você quer.


Como eu disse, eu prefiro esperar o que sai disso. Meu temor é que seja restrito em demasia e estereotipifique demais os habitantes de uma região e deixe escolhas de menos nas mãos dos jogadores.

E uma correção, não são "Humanos de Bardo" e sim de Bard. Bard tornou-se o Rei de Esgaroth,mas era um arqueiro que matou o dragão Smaug com uma flechada e efetivamente liderou a população durante o ataque de Smaug. É um dos meus personagens favoritos de "O Hobbit", diga-se de passagem.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 03 Jul 2011, 20:28

Traduzido de um artigo italiano sobre o jogo..

SPOILER: EXIBIR
The One Ring of Nepitello

We had already given a preview of the news about the new role-playing game inspired by The Lord of the Rings, here. And we had pre-announced an interview with Francesco Nepitello on this ambitious project, here. Well, enough beating around the bush... here are the facts!

We had an interesting conversation with Francesco during PLAY, and now we really hope for this long-awaited title.

A bit of background... Francesco is asleep in bed one day when the phone rings and his Spanish contacts point out that nobody in the world has thought of making a new RPG of The Lord of the Rings, now that the licenses are free. "But what do you think? The license will cost a lot..."

Some time passes, rumors circulate, contacts are contacted, and he gets another call, this time from Sophisticated Games: "We liked your work on our Lord of the Rings games, how about also designing the role-playing game?"

In short: Francesco Nepitello finds himself at the head of the team developing the new RPG of The Lord of the Rings, made by Sophisticated Gamesand published in England by Cubicle 7.

But now let's talk about the game itself. There is still little known. It's still in playtest, even if the rules have been decided and we are talking more than anything else about having to clean up and refine the details and errors that may have escaped.

The project is very interesting and follows, for better or worse, some trends in modern game design seen around for a couple of years now.

Starting from the outside, so to speak, the physical product may recall the recent Warhammer 3, as it is presented as a box containing two booklets of about 60 pages, the dice for the game, and various other useful accessories to match... but here Francesco corrects us, recalling that long before WH3, the very Italian (and his) Lex Arcana used a similar publishing model.

Another modern element is the "scope" of the game. As already in D&D4 and WH3, so also The One Ring offers the public a specific type of gaming experience, leaving behind the concept of "one game for everyone to do everything, but in a Tolkienian sauce" and choosing to offer a single thing done well. It will be a game structure essentially traditional, but with a number of advantages and potentials that no other game based on The Lord of the Rings has ever had before.

But what is it exactly? In two words: historical reconstruction. Nepitello and his development team have made a deep and extensive research work on the original texts of the works of Tolkien to search for what the author really imagined, eliminating all distortions that the many different editions of the games inspired by them have introduced into the collective imagination.

From this clean canon, it was then decided what Tolkien wanted to convey with the stories he told, and based on this we tried to shape the game to allow the group to create and live exactly those kind of stories, with those issues and those particular characteristics.

The result?

The game is designed to develop in chronological chapters. The manual will provide as the basic setting the area of Mirkwood in the period immediately following the death of the dragon Smaug which occurred at the hands of Bilbo in The Hobbit, and will focus on the adventures of the Free Peoples of the North. That's it.

Let me explain...

Behind this incipit there is a specific choice of game design. Tolkien's stories deal with themes of human heroism and sacrifice and struggle with the difficulties; the whole game is then directed to re-create these kinds of stories in the best possible way.

No need, therefore, to provide a complete atlas of Middle-earth when the only playable area is actually Mirkwood. No need to draw on the thousands of years of history of Arda if the only playable period is actually the time when, after Smaug died, the frontiers were opened to travelers with curiosity and hopes for an eventful life. No need to list statistics for unplayable races like the Numenoreans or the High Elves. No need, like the old rulebooks, to offer every possible option to do anything in any way, but then not be used, in fact damaging the playing group that was trying to deal with many different and often conflicting demands that almost always went beyond the style of the Tolken canon.

Therefore, a closed environment but very detailed and rich in opportunities for adventure, a pre-determined period of time but chosen for its potential to play; races selected for their effective usability issues within the "humanity" of the work.

But this is only the beginning! Where the base module lays the foundation, subsequent releases will carry forward the chronology of the story, expanding the available playable area, gradually darkening the tone and themes until you reach the period of the war and the events of Mount Doom.

In essence, the game features a world where Frodo and the original members of the company never existed. There may be players to take their place... or not. The great historical events go on, and players have the opportunity to influence them step by step, altering the great history of the world. All this while respecting the spirit, style and themes of the works of Tolkien.

Not only that, but every game rule is designed to evoke some aspect of Tolkien. For example, the characters have three basic statistics (the typical triad of values physical, mental and spiritual) that directly recall a phrase from Gandalf to Frodo, in which the text listed the qualities that the young hobbits would need to overcome the expected trials.

[?Skills improve the more you successfuly use them.] This rule takes on a very evocative value when we learn that with the passage of time and the accumulation of power they can "corrupt" the characters by increasing a value called Shadow, and all races react differently: for example, Elves (as Legolas) become increasingly detached from worldly matters physical and mortal, which is translated into rules in the gradual inability to use the bonuses stemming from abilities.

The game also plans to follow the life of the characters, to the idea that human players create a series of characters to simulate the fact that one grows old and retires and is replaced by his heir (biological or spiritual).

The game time is in fact divided into "seasons". Every great adventure is followed by a rest period (at a Safe Haven with their companions, or at their homeland with their family). In this way, the heroic abilities of the character, or its personal and family life, are developed.

It also presents a strict system of classes/careers with multiple choice also designed to ensure that the characters in the game reflect the typical heroes of the saga and Tolkien, and do not become super-rounded characters that would have very little to do with Middle-earth.

This is supported by a number of traits that confer special bonuses to the character and ability, but always with a view to increase the consistency with respect to race and class.

So expect to see this interesting and innovative project to mature, which seems to happen early next year. It's interesting to note that eventually more and more parts of the world of role-playing game is being slowly and often without self-consciousness, pushing in the direction indicated by the Indy games or so-called New Wave. A direct question, Francesco tells us that it was not at all inspired by these new models of design and indeed in some ways he wanted to get some distance.

But in considering the regulation, for the little that is given us to know, is known as the development team has analyzed the things that really make the players at the table and tried to influence them through the game mechanics, rather than simply determining if the imaginary world of imaginary physical game does cause a sword +1 or +2 points of damage, and in the end this is one of the real differences between traditional and modern design. Then we have already mentioned the design decision to offer a gaming experience is certainly more limited than usual (often unpopular choice) but in the face of much greater relevance to the fees chosen, thus defining a clear purpose for the game. And in this regard is Francesco himself (probably without suspecting any thing) to cite as a possible source of inspiration and comparison, the popular Pendragon, one of the few games "old" in which designers recognize the merits of the new wave. It would not be the first time a designer comes to the streets of all personal choices and solutions in line with the latest trends in modern design, without moving away from traditional style rendesene account that went for more in the last forty years. Dual therefore the interest in the release of this manual, remember, bring attention and prestige to the Italian scene play in the world.

fonte: http://cubicle7.clicdev.com/f/index.php ... 1197&st=45


Alguns detalhes interessantes, mesmo que não dê pra saber o que de fato continua valendo, já que algumas idéias já mudaram (como 2 livros dentro de uma slipcase no lugar da box, e o lance dos packs culturais no lugar de classes).

Gostei de ouvir que o autor é fã de Pendragon. Aliás, tava parecido demais pra ser coincidência. :haha:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor taverneiro em 03 Jul 2011, 21:03

mas Tolkien sugeriu e indicou de sobra que a Terra-Média era incrivelmente mágica (especialmente se tem o termo"Elfo" perto ) e que existiam diversas formas dela agir

Diversas formas, sendo que quase nunca para o combate, coisa que pode deixar muito jogador de D&D decepcionado. A magia da terra média, com exceção à de Morgoth, era construtiva. Seria um contra-senso, portanto, um mago ou Elfo utilizar da mesma estratégia de seu Inimigo e orientar a magia para tais propósitos. Isso é claro em toda a obra de Tolkien, os seres ditos mágicos são relutantes em utilizar seu poder para um propósito tão indigno. Toda a mitologia de Tolkien demonstra o que acontece àqueles que utilizam seus poderes para fins destrutivos. Não é raro ver personagens que viram escravos do próprio poder.

Tudo isso torna a magia um segredo, uma arte que poucos ousam demonstrar levianamente. Sempre tive a impressão de que os personagens como Gandalf sabiam exatamente que algo de muito ruim aconteceria se a magia fosse usada como os gamers sugerem em suas mesas...

Os elfos que você mencionou como mágicos erguerem suas espadas e arcos contra a sombra e poucas vezes cogitaram de utilizar a magia como vemos em RPGs D&D-like. Fico feliz que, pelo que eu vi até agora, One Ring nao tentou ser D&D na terra média. Existem muitos fatores que procuram tornar o jogo mais imersivo. É o jogo que busca o cenário, ao invés de trazer o cenário para algo que ele não é. Muita gente não vai gostar. Ah, que se danem :)
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
Avatar do usuário
taverneiro
 
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2007, 15:48

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 03 Jul 2011, 21:34

Fico feliz que, pelo que eu vi até agora, One Ring NÃO tentou ser D&D na terra média. Existem muitos fatores que procuram tornar o jogo mais imersivo. É o jogo que busca o cenário, ao invés de trazer o cenário para algo que ele não é.

:venera: :venera: :venera:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor Elven Paladin em 04 Jul 2011, 00:14

Diversas formas, sendo que quase nunca para o combate, coisa que pode deixar muito jogador de D&D decepcionado. A magia da terra média, com exceção à de Morgoth, era construtiva. Seria um contra-senso, portanto, um mago ou Elfo utilizar da mesma estratégia de seu Inimigo e orientar a magia para tais propósitos. Isso é claro em toda a obra de Tolkien, os seres ditos mágicos são relutantes em utilizar seu poder para um propósito tão indigno. Toda a mitologia de Tolkien demonstra o que acontece àqueles que utilizam seus poderes para fins destrutivos. Não é raro ver personagens que viram escravos do próprio poder.

Tudo isso torna a magia um segredo, uma arte que poucos ousam demonstrar levianamente. Sempre tive a impressão de que os personagens como Gandalf sabiam exatamente que algo de muito ruim aconteceria se a magia fosse usada como os gamers sugerem em suas mesas...

Os elfos que você mencionou como mágicos erguerem suas espadas e arcos contra a sombra e poucas vezes cogitaram de utilizar a magia como vemos em RPGs D&D-like. Fico feliz que, pelo que eu vi até agora, One Ring nao tentou ser D&D na terra média. Existem muitos fatores que procuram tornar o jogo mais imersivo. É o jogo que busca o cenário, ao invés de trazer o cenário para algo que ele não é. Muita gente não vai gostar. Ah, que se danem


Eu juro que estou tentando compreender qual o motivo de se dedicar ao "Bashing" de D&D nesse post, mas por algum motivo Indie Gamers tem que levantar a bandeira de "Isso não é D&D" a todo segundo (não é, Silvincer? :b). De qualquer forma, vamos lá:

Eu afirmei que os elfos são mágicos pelo simples motivo que tudo o que eles tocam tem propriedades extraordinárias. As mais incríveis lâminas foram forjadas por Elfos (a lista é bem vasta), as malhas élficas não só aguentam pancadas de Trolls quanto são leves e elegantes, os locais onde os elfos habitam são de beleza ímpar e por Eru Ilúvatar, até o licor (Míruvor), as cordas (ahn, não creio que tenha um nome específico, foi um presente de Galadriel ao Sam) e o pão de caminhada (Lembas). E eu posso estar enganado, mas não há nada na magia "destrutiva" que indique sua natueza necessariamente maligna - o próprio Gandalf em The Hobbit fez uso de uma série de magias para enfrentar os Orcs quando os anões foram sequestrados e Beorn tinha habilidade de virar um monstrinho bem destrutivo. Ou para ser preciso, o próprio Tolkien não detalhou bem o que é magia na Terra Média e como era seu uso e o que poderia ser feito ou não (salvo uma ou outra dica vinda da boca de Gandalf e superstições de Bilbo e IIRC, Éomer).

E sinceramente, eu não quero "fidelidade à Tolkien" - eu quero que aquilo que é essencial à obra seja coberto e se for preciso para que o jogo seja mais jogável ou aproveitável, que tomem liberdades. Senhor das Anéis e cia eram obras literárias, não RPGs.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: The One Ring

Mensagempor taverneiro em 04 Jul 2011, 09:50

Eu juro que estou tentando compreender qual o motivo de se dedicar ao "Bashing" de D&D nesse post

Apenas tentei explicar que muitos elementos consagrados do D&D podem não estar presentes no jogo (e que um jogador não deveria esperar isso de One Ring),simplesmente por que do ponto de vista de adaptação não faria sentido ter algumas vacas sagradas de um sistema em uma adaptação, cuja proposta é diferente.

Quanto ao uso de magia, é claro que Hobbit possui uma entonação diferente de todas as demais obras da terra-media, todo mundo que conhece minimamente a trajetória das publicações de Tolkien sbae disso. Embora Gandalf fritando Orcs em O Hobbit seja um exemplo famoso, ele não é emblemático.

E sinceramente, eu não quero "fidelidade à Tolkien" - eu quero que aquilo que é essencial à obra seja coberto e se for preciso para que o jogo seja mais jogável ou aproveitável, que tomem liberdades. Senhor das Anéis e cia eram obras literárias, não RPGs.

Sem dúvida, concordo com você. Mas também há de se convir que uma adaptação do cenário irá exigir que certos elementos sejam respeitados. Você pode desejar isso na sua mesa de jogo e criar regras caseiras ou até mesmo utilizar outro sistema, mas estamos falando do jogo por si só. Qual a proposta dele? Adaptar o clima da Terra Média, focado na obra literária. Magos fritando Orcs ou Elfos saltando de um cavalo para outro, ou levitando, como naqueles filmes chineses, nao faria sentido nenhum. Foi isso que eu quis dizer.

mas por algum motivo Indie Gamers tem que levantar a bandeira de "Isso não é D&D" a todo segundo


Mas isso NÃO é D&D! :) Por mais que eu goste de D&D, tem coisas ali que eu nao gostaria de ver numa adaptação da Terra Média. É o que eu espero de um produto que leve o nome "One Ring" na capa. Senão seria melhor adaptar SdA para D&D e pronto. O que seria estúpido gastar dinheiro nisso.
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
Avatar do usuário
taverneiro
 
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2007, 15:48

Re: The One Ring

Mensagempor Elven Paladin em 04 Jul 2011, 17:27

Quanto ao uso de magia, é claro que Hobbit possui uma entonação diferente de todas as demais obras da terra-media, todo mundo que conhece minimamente a trajetória das publicações de Tolkien sbae disso. Embora Gandalf fritando Orcs em O Hobbit seja um exemplo famoso, ele não é emblemático.


Mas abre um importante precedente - e mais importante ainda, mostra que o autor da Terra-Média não tinha certeza de que forma se deve abordar o cenário, então porque colocar limitações que nem mesmo Tolkien seguiu enquanto escrevia? E diga-se de passagem, os primeiros livros de The One Ring se baseiam pouco depois dos eventos de Hobbit, nada melhor do que usar o que aparece ali como base.

Qual a proposta dele? Adaptar o clima da Terra Média, focado na obra literária. Magos fritando Orcs ou Elfos saltando de um cavalo para outro, ou levitando, como naqueles filmes chineses, nao faria sentido nenhum. Foi isso que eu quis dizer.


Cara, Silmarillion tem algumas descrições e cenas que são ainda mais exageradas do que filmes de Wire-Fu. Fingolfin cavalgou sozinho em direção à Angband e nenhuma criatura teve coragem de pará-lo, até que ele ficou às portas de Angband e não só enfrentou Morgoth mano-a-mano como feriu o mesmo no tornozelo e fez um Vala ficar com medo. Feanor enfrentou uma legião de Balrogs com poucos elfos ao seu lado e só foi morrer nas mãos de Gothmog. Turim Turambar matou o maior de todos dragões sozinho, e no começo da vida matou um elfo com uma canecada (se a minha memória não me engana). Finrod Felagund não só enfrentou Sauron quanto depois de ser aprisionado pelo mesmo, conseguiu quebrar suas correntes e matou um lobisomem no tapa.

Ou talvez eu sou um fã heterodoxo demais de Tolkien e quero que retratem a Terra Média em todas suas facetas.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron