The One Ring

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 28 Jul 2011, 01:25

Hermes escreveu:Porém o que realmente me intriga é o sistema de jogo. Não consegui achar nenhuma informação real sobre como vai funcionar o sistema do jogo em si.

Resumindo o que foi revelado até aqui (por um playtester, e pelo tradutor da Devir espanha em seu blog)..

SPOILER: EXIBIR
Mecânica central

1. Rolar um d12 e adicionar um de seus três stats (Power, Heart ou Wits). No d12, o número 11 é um 0 (zero) e o número 12 é um sucesso automático. O d12 que vem com a caixa é customizado (o número 11 tem a Runa de Saruman, e o número 12 a runa de Gandalf);

2. Para cada nível de skill/habilidade rolar 1 d6. Se você estiver exaurido/cansado, ignore todos os 1, 2 e 3s (eles são de cor branca nos dados customizados que vêm com a caixa).

3. Se você ultrapassar a dificuldade (padrão: 14) terá sucesso. Para cada dado rolado que resultar o número 6 você aumenta o nível de sucesso. Não precisa calcular margem, os dados especiais têm a runa "Tengwar" no número 6.

( como prometido, ao contrário WFRP3e, você pode usar d12s e d6s normais sem muito barulho, mas os dados customizados tornarão tudo mais fácil, por causa das cores )

Criação de personagem

- Cada tipo de origem/cultura - Beornings, Elfos de Mirkwood, Anões da Montanha Solitária, etc - tem 6 backgrounds para escolher. Cada background resulta em diferentes combinações de stats ( Power, Wits, Heart ) que vão de 1 a 6, além de skills e traits.

- Você, então, começar a priorizar os Atributos alocando: 3 ao primário, 2 para o secundário e 1 para o terciario. Você também terá um monte de XP ( 65? ) Para comprar mais Habilidades e Virtudes.

- Aparentemente, não há criação aleatória. É tudo dependente de suas escolhas acerca da história do personagem, conforme ditado pelos backgrounds e origens/culturas. Não há tal coisa como apenas um humano ou elfo. Cada Elfo será diferente com base nas suas origens e história. Magia também é diferente de acordo com suas origens e background.

Outras Caracteristicas:

- Existe magia, porém não "spellcasters/lançadores de magia". A magia está relacionada à Virtudes, que se assemelham a poderes raciais sutis, e estão associadas às origens e backgrounds escolhidos. Assim, um humano de Dale poderia ser tocado pela magia de forma diferente de um Beorning.

- Parece haver um processo de criação de Fellowship (sociedade), onde os jogadores se sentam e definem a party. Isso inclui alocação de recursos em alguns índices.

- Há um tempo de inatividade formalizado entre/durante aventuras, onde os personagens descansam e vivem suas vidas cotidianas, supostamente chamado "fase de Fellowship".

- Há um aspecto generacional, onde, ao longo de uma campanha, os personagens envelhecem e, eventualmente, passam seu legado para seu filho - real ou espiritual (elfos, presumivelmente, excluídos).

- repetindo: a magia é sutil. Existem coisas como vemos nos livros ( por exemplo, alguns anões podem acender fogueiras em qualquer lugar ou condição, hobbits podem desaparecer e aparecer na natureza, elfos enxergam sobrenaturalmente bem, etc ) mas nada de bolas de fogo.

- Há dois medidores de vida: um pra mapear dano físico,e outro pra mapear mental (espiritual ? ). Supostamente, um resulta em fadiga (perda de resistência física) e outro em Miséria (perda de Hope/Esperança).

- Supostamente uma das magias elficas é a "Elfic Dreams", que permite aos elfos de Mirkwood engajararem em atividades repetitivas, como andar ou remar, para recuperar endurance ( ? ). Essencialmente eles meditam por longos momentos, parecendo distantes/em transe aos olhos mortais.

- Supostamente existe uma mecânica de Corrupção, que mede o quanto o personagem vai sendo afetado pela escuridão. Supostamente há uma relação dessas regras de "Corrupção" com o equilíbrio racial, com hobbits sendo capazes de se curarem mais facilmente desta Corrupção, enquanto anões ficam mais rabugentos, e os elfos mais distantes/apáticos.

- supostamente existe todo um capítulo dedicado a fazer dos periodos de viagem bem integrados à história, que pode se utilizar de regras que utilizem do mapa de hexágonos da Terra Média que vêm no box durante o jogo (não sei se fatorando coisas como comida, distâncias, pontos de descanso, etc).


Acho que dá pra ter uma idéia razoavelmente boa de como é o jogo. ^_^
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor duncansalazar em 28 Jul 2011, 02:02

É, é basicamente isso. :dança: Existem ainda duas fases de jogo, que assim que traduzir, acho que posso passar alguma info. Elas dão uma importância maior aos eventos "entre combates". O D&D 4a. edição fez algo parecido (dando nome aos bois) com o Desafio de Perícias, mas no OUA é algo mais, como direi... Glorioso eu acho...
Leandro Rodrigues aka Duncan Salazar
ApendCity.com
Equipe D&D Devir Livraria
Tradutor e Intérprete
Avatar do usuário
duncansalazar
 
Mensagens: 21
Registrado em: 25 Jul 2011, 12:26
Localização: São Paulo, BR
Twitter: Leandro_Devir

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 28 Jul 2011, 23:39

O Angus da Cubicle 7 acabou de escrever isso lá no forum..

AngusA escreveu:The PDF for Priority and Pre-order customers will be sent out mid-next week. Probably on the Thursday (start of Gen Con).


Parece que semana que vem já teremos o PDF. :laugh:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor ProxAlestorm em 29 Jul 2011, 07:32

Não entendi bem, mas essse rpg seria baseado no mmorpg de LOTRO?
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 29 Jul 2011, 08:34

Alex, ele NÃO é baseado em nenhum MMORPG.

O jogo que serviu de inspiração segundo o próprio autor, foi o rpg Pendragon. É dele que vem a divisão em fase de aventura e fase de descanso/fellowship, o aspecto generacional (onde o tempo passa rápio e seu personagem envelhece e você pode jogar com seu filho), os personagens definidos em função de suas culturas/origens, a magia sutil, etc.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor duncansalazar em 29 Jul 2011, 10:26

Armitage escreveu:Alex, ele NÃO é baseado em nenhum MMORPG.

O jogo que serviu de inspiração segundo o próprio autor, foi o rpg Pendragon. É dele que vem a divisão em fase de aventura e fase de descanso/fellowship, o aspecto generacional (onde o tempo passa rápio e seu personagem envelhece e você pode jogar com seu filho), os personagens definidos em função de suas culturas/origens, a magia sutil, etc.


Exato, o MMORPG Lord of the Rings TAMBEM foi inspirado no Pendragon. Daí as semelhanças. Funcionam com sistemas de conjuntos de "escolha a raça, leve de graça X + Y + Z. Escolha a classe de personagem e recebe
A + B + C". Fase 1 de personagem pronto.
Leandro Rodrigues aka Duncan Salazar
ApendCity.com
Equipe D&D Devir Livraria
Tradutor e Intérprete
Avatar do usuário
duncansalazar
 
Mensagens: 21
Registrado em: 25 Jul 2011, 12:26
Localização: São Paulo, BR
Twitter: Leandro_Devir

Re: The One Ring

Mensagempor ProxAlestorm em 29 Jul 2011, 10:43

Perguntei porque se for, pelo menos pareceido com mmorpg, já me animaria bastante a jogar. Gostei bastante do mmorpg, só não gostei que passaram para o sistema de micropayment porque deixa o jogo muito limitado aos FP.
No Pain, No Gain!
Avatar do usuário
ProxAlestorm
 
Mensagens: 379
Registrado em: 20 Jul 2010, 19:39
Localização: Contagem- MG

Re: The One Ring

Mensagempor Hermes em 29 Jul 2011, 15:59

Bem, provavelmente meu PDF do pre-order deve chegar semana que vem. Quando chegar eu vou ler e posto minhas opniões.
Avatar do usuário
Hermes
 
Mensagens: 198
Registrado em: 05 Dez 2007, 13:13

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 29 Jul 2011, 22:16

"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 31 Jul 2011, 11:41

Finalmente, um preview mais substancial: http://www.cubicle7.co.uk/our-games/the-one-ring/the-one-ring-game-system/

Inclusive mostrando a folha de personagem, que replico abaixo..

Imagem
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor duncansalazar em 31 Jul 2011, 23:28

Hermes escreveu:Bem, provavelmente meu PDF do pre-order deve chegar semana que vem. Quando chegar eu vou ler e posto minhas opniões.


Sim, queremos saber a opinião de todos. O que estão achando até agora?
Leandro Rodrigues aka Duncan Salazar
ApendCity.com
Equipe D&D Devir Livraria
Tradutor e Intérprete
Avatar do usuário
duncansalazar
 
Mensagens: 21
Registrado em: 25 Jul 2011, 12:26
Localização: São Paulo, BR
Twitter: Leandro_Devir

Re: The One Ring

Mensagempor Armitage em 01 Ago 2011, 00:15

duncansalazar escreveu:Sim, queremos saber a opinião de todos. O que estão achando até agora?

To achando DEMAIS. O irônico é que nunca fui fã de Tolkien (nem de High Fantasy em geral), mas o jogo foi desenvolvido com tanto zelo pelas temáticas e convenções do material-fonte, que está ganhando minha admiração a cada novidade que vejo.

Aproveitando: no preview diz que durante as viagens, cada jogador do grupo será responsável por uma função (Scout, Guide, Huntsman, Look-out, etc) e terá que desempenhá-la corretamente ou botará o grupo em risco. Achei isso show. :dança:
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: The One Ring

Mensagempor Youkai X em 01 Ago 2011, 01:44

Achei interessante também essa idéia das viagens, Armitage.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: The One Ring

Mensagempor publicano em 01 Ago 2011, 07:00

Armitage escreveu:Alex, ele NÃO é baseado em nenhum MMORPG.

O jogo que serviu de inspiração segundo o próprio autor, foi o rpg Pendragon. É dele que vem a divisão em fase de aventura e fase de descanso/fellowship, o aspecto generacional (onde o tempo passa rápio e seu personagem envelhece e você pode jogar com seu filho), os personagens definidos em função de suas culturas/origens, a magia sutil, etc.


Puxa, fiquei interessado agora. Eu tinha o Pendragon quando era adolescente, nos anos 90, e era isso mesmo... passagem de tempo, magia sutil.

Me arrependo de ter vendido, podia até não jogar hj em dia, mas serve de inspiração pra muitos tipos de jogo. Nunca me toquei que daria certíssimo pra Senhor dos Anéis.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: The One Ring

Mensagempor Elven Paladin em 01 Ago 2011, 10:19

Agora que saiu mais detalhes sobre a mecânica da passagem do tempo, eu começo a achá-la exagerada ou até meio inadequada. Excluindo o começo de "A Sociedade do Anel", tanto o Hobbit quando Senhor dos Anéis, apesar de envolverem longas viagens, ocorrem em um espaço de tempo bem curto e essa ênfase na longa passagem do tempo e da questão de linhagens que pode acompanhar o jogo não vem diretamente dos livros, mas da integração do que acontece entre os livros.

Faz até sentido usar isso em um RPG de Senhor dos Anéis, mas não é algo que me interessou tanto (como a mecânica de batalhas em massa do CODA, por exemplo - outro exemplo de mecânica que não tem minha simpatia).

mas o jogo foi desenvolvido com tanto zelo pelas temáticas e convenções do material-fonte, que está ganhando minha admiração a cada novidade que vejo.


O jogo está sendo desenvolvido de forma praticamente igual a quase todo RPG fantástico que vi. Exceto que agora é feito por uma empresa que tem alguma reputação entre Indie RPGs.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron