[4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Kear em 15 Jul 2011, 13:02

Eu li o preview e aí eu ia fazer um comentário, mas aí eu parei no meio do caminho porque me faltaram palavras pro comentário, aí eu simplesmente decidi dizer que tinha pensado em fazer um comentário pra ficar registrado o quão sem comentários eu achei essa coisa.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Iuri em 15 Jul 2011, 13:26

Hmm, o preview é bem fraquinho mesmo. O autor parece se concentrar no aspecto emoções/luzes criadoras de mundos, o que dá a entender que esta é a ideia principal do cenário. Não é exaaaatamente igual a tropa dos lanternas: Laranja é inveja ao invés de ganância (grande diferença XD ). Quero saber mesmo é como que isto vai afetar a jogabilidade do grupo. Essa história de que o Mestre é uma criatura do mundo não afeta em nada o jogo, sendo apenas efeito estético (mas vai ser engraçado quando começarem a tornar aventuras dos jogadores como canon do cenário. O Mestre, ser de incrivel sapiencia, vai estar frequentemente mudando de decisão ou apresentando um comportamento contraditório).

Esperava um pouco bem mais dos "vários mundos" da cosmologia, já que é uma ideia a qual ele parece dar destaque. Basicamente são os mesmos mundos do livro do mestre, só com outros nomes (e com uma cor associada a cada um): Feywild vira Mundo Lendario, Astral Sea vira Paraíso, Far Realm vira Além, Shadowfell vira Submundo, Abyss vira Inferno e Elemental Chaos vira o Mundo Primordial.

Parece que vai ter algumas classes novas (outras ele parece ter apenas mudado o nome e fluff), como Trapaceiro (provavelmente uma build de ladino) , Escolhido, Nova, e Portadores (não faço a menor ideia do que sejam estes, talvez classes psionicas). Uma ou outra raça nova também. Ah, e "uma nova forma de usar pontos de ação", mencionada apenas rasamente, sem dar detalhes.

Em suma, o preview diz "Em Ohmtar, o cara vive muitas aventuras. Pode escolher uma raça, uma classe... viajará por reinos e outros planos... enfrentará monstros e cultos malignos..." e assim define praticamente todo cenário de D&D já lançado. Mas é um preview, vamos esperar que alguem leia o livro de fato para fazer uma análise mais detalhada dos prós e contras.

Só vou aproveitar o post para copy-colar o que eu tinha comentado la no post da RPGcon, para deixar tudo concentrado aqui:
Eu estou esperando bastante deste cenário. Não que eu vá comprá-lo, mas seria muito bom que alguém quebrasse o monopólio de Tormenta. Além disso, a ideia de integração com a internet me parece uma saída muito boa para aproveitar a onda de digitalização do hobby, garantindo aos usuários atualizações frequentes sem custo extra. Imagino também que a medida tenha exigido um investimento inicial menor do que se ele fosse imprimir os livros, na maneira convencional, o que pode incentivar outros designers amadores a publicar seus cenários e sistemas (considerando que o modelo Ohmtar dê certo), o que seria melhor ainda para o mercado nacional.

Ou seja, 1 comprou, todo mundo tem. A menos que eles implementem tecnologias de proteção, acho difícil fugir disso.

Todo mundo do grupo, tu quer dizer, né? Também não vejo problema, já que na prática é muito comum um grupo fazer vaquinhas para comprar livros, ou cada um comprar um diferente, e depois ficarem se emprestando. Eu pessoalmente não faria assim (6 contas acho que é demais), daria umas 4 e cobraria um valor pequeno para contas adicionais, até um máximo de 6. Mas não ia mudar esse aspecto mencionado por ti.
- Um blog para servir de diário da sua aventura;

."Como gerar movimentação e visibilidade. Aula 2".

Não vejo nenhum problema aqui. Se vai agradar aqueles que gostariam de um blog próprio para o diário de campanha E o vendedor, é win-win.
- Espaço para você e seu grupo publicarem suas experiências e criações que poderão se tornar parte do material oficial do cenário;

Isso é o mais arriscado, dependendo de como será feita a triagem do que vira canon e o que não. Tem um potencial interessante, essa ideia. E não há nenhum problema em usar material feito pelos fãs, contanto que eles concordem com isso.

Agora, é claro que o que vai importar mesmo é a qualidade do cenário, e sobre isso não tenho nada a comentar por enquanto (o site está bem bonito, pelo menos). Torço para que seja algo original, no mínimo. E que o pessoal não fique descontando no cenário o ódio pelo allef, até porque o cenário não é dele. Eu até perguntei pro Otherwise se o Allef tinha participado do processo criativo também, já que ele está malandramente tirando bastante crédito com isso tudo, mas o Alexandre garantiu que no máximo o Allef deu algumas dicas sobre a jogabilidade de alguns conceitos.

Offtopic: Para dar prosseguimento aos seus planos, Sasquasohuh comanda uma horda de criaturas goblinóides

Só eu que leio isso como Sasquash? XD
Mais um t e já virava o pé grande.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Agnelo em 15 Jul 2011, 13:36

Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Smaug em 15 Jul 2011, 13:39

Parece que vai ter algumas classes novas (outras ele parece ter apenas mudado o nome e fluff), como Trapaceiro (provavelmente uma build de ladino) , Escolhido, Nova, e Portadores (não faço a menor ideia do que sejam estes, talvez classes psionicas).

Eu lembro dessa classe Nova do outro cenário do Otherwise, não era aquela que podia escolher poderes de outras classes? Eu achei esse tópico aqui:

viewtopic.php?f=12&t=4290

Nele tem a descrição da classe Nova para 4e, quando ele tava tentando emplacar o cenário (chamado naquela época de Otherwise: cenários de campanha).

Editado: Maldito Agnelo e seus dedos rápidos!!!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Agnelo em 15 Jul 2011, 13:51

Imagem
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Armitage em 15 Jul 2011, 14:42

Meus dois cents..

1. tenho a ligeira impressão que esse tópico foi criado mais com a intenção de caçoar e falar mal do cenário do que outra coisa.

2.
SPOILER: EXIBIR
Otherwise [Onhmtar? ] é um cenário vivo. O Mestre é Deus. Tudo o que couber na mente do Mestre se manifestará neste Universo.

Apesar de ser desenvolvido para o jogo Dungeons and Dragons 4th edition, praticamente qualquer tipo de campanha ou aventura pode se desenvolver no Universo de Otherwise. Abaixo, alguns exemplos de como é possível contextualizar uma aventura, arco ou campanha em Otherwise:

Fantasia Medieval. Os territórios livres estão repletos de criaturas mágicas, vilarejos isolados, florestas inóspitas, ruínas de civilizações antigas, tribos hostis e comerciantes precisando de mercenários. São lugares perfeitos para quem procura enfrentar monstros, armadilhas, conquistar poder e tesouros ancestrais, ou apenas propagar a palavra de Deus, ou dos Deuses.

Supers. As cidades, principalmente as Metrópoles, são protegidas por criaturas poderosas conhecidas como Novas. Apesar de a maioria das pessoas viverem mergulhadas na Utopia, elas ainda precisam de heróis. As cidades estão repletas de vilões, novas ou não, planejando dominar o mundo, matar as pessoas ou apenas realizar uma experiência macabra em nome de uma entidade sinistra ou do próprio ego.

Terror Gótico. As cidades estão repletas de clãs, seitas e grupos secretos. Muitos deles são formados por criaturas sobrenaturais poderosas, que vivem ocultas entre os mortais. Outros se encarregam de caçar estas criaturas, para proteger as pessoas ou pela simples diversão da caça. Outros estudam as intrincadas regras d'A Filosofia, e estudam todas as formas de subverter Primórdio, Mente e Espírito.

Ficção Científica. O Universo é grandioso. Naves imensas e portais intergaláticos conectam todos os cantos do Universo, levando os jogadores a mundos distantes, repletos de formas de vida estranhas e perigos incompreensíveies. Perigos que se ocultam na escuridão, ou invasões alienígenas grandiosas. Tudo é possível no Universo de Otherwise.


Se o cenário é isso aí, então não vale nada pra mim. Prefiro muito mais pegar cenários já existentes que foquem em cada uma das temáticas acima - só que com profundidade, originalidade e um sistema que retrate bem cada temática - do que pegar mais um kitchen-sink que mistura tudo superficialmente sobre um sistema universal e genérico. Alguem aqui consegue me dizer, por exemplo, que vantagem esse jogo teria em relação aos jogos "especializados", como Icons, DC Heroes ou Mutants & Masterminds do gênero SUPERS, Kult, Vampiro, Unknown Armies do gênero HORROR, ou Eclipse Phase, Transhuman Space ou Rogue Trader do gênero SCI-FI ?

E pelamor de deus, o "MESTRE" como meta-entidade do cenário é a coisa mais tosca que já ouvi, daquelas idéias que até minha bisa-avó rechaçaria, em seus resquícios de lucidês.
Editado pela última vez por Armitage em 15 Jul 2011, 14:54, em um total de 2 vezes.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Jul 2011, 14:52

1. tenho a ligeira impressão que esse tópico foi criado mais com a intenção de caçoar e falar mal do cenário em questão do que outra coisa.


Idem....acho que, mais até mesmo do que o tópico de Tormenta, o pessoal tem que tomar cuidado pra não criticar o AUTOR em vez do CENÁRIO.

Abraços.

Até saber mais do cenário, não emitirei qualquer informação.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 15 Jul 2011, 14:54

Vendo este tópico e depois de dar uma lida básica na previa duas palavras resumem bem o que eu sinto sobre o cenário:

Muito confuso!

Tem de tudo neste cenário (supers, fantasia medieval, horror, sci-fi e muitas outras coisas) O megaverso de Ohmtar me lembra aquelas historias cósmicas de HQs da liga da justiça e isso particularmente me desagrada (eu realmente não gosto de ameaças cósmicas a cada 3 meses nas revistas da Dc/Marvel ou crises das infinitas terras/universos cabareais)

Além disso, ele ainda joga com a idéia de universo consensual e tudo ainda fica pior (A idéia a lá Matrix/Mago a Ascensão)
Ou seja, ta tudo muito misturado e épico demais, muito confuso mesmo

A classe Nova, por exemplo, é absurdamente desequilibrada (zeus queira que ele tenha mudado na versão final)

Armitage escreveu:Meus dois cents..

1. tenho a ligeira impressão que esse tópico foi criado mais com a intenção de caçoar e falar mal do cenário do que outra coisa..


O pior é que não (pelo menos para mim), eu torço para que este e outros cenários nacionais façam sucesso, o problema e que pra mim não basta ser nacional, o negocio tem que ser bom
Aqui no Brasil existe este tipo de cultura,

- Ei vamos valorizar o RPG nacional!!
E eu respondo...Beleza, vamos apoiar se este produto for realmente bom
Editado pela última vez por Rain em 15 Jul 2011, 14:59, em um total de 2 vezes.
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Agnelo em 15 Jul 2011, 14:57

Silva escreveu:1. tenho a ligeira impressão que esse tópico foi criado mais com a intenção de caçoar e falar mal do cenário em questão do que outra coisa.

Eu não me interessei pelo cenário, não tentei convencer ninguém do contrário.

Mas acho válido discutir sobre ele sim, e se aparecer alguém aqui trazendo as boas idéias que tiverem nele eu vou me interessar em ler.

Meu único verdadeiro problema com o cenário é o Allef, eu sou humano demais pra esquecer do lado pessoal pra avaliar algo assim, mas não sou criança pra ficar tocando pedra nele só por isso. O Otherwise mesmo, apesar de criar algo que não faz meu estilo ainda tem meu respeito por estar metendo a cara pra lançar o trabalho dele.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Iuri em 15 Jul 2011, 15:02

Silva:

1. Eu, particularmente, estou muito interessado em saber mais sobre o cenário. Como já disse, gostaria muito de ver um cenário nacional para 4D&D dando certo, ainda mais se for usar um modelo online de suporte. Até chamei o Alexandre (autor do cenário) para o tópico explicar melhor algumas coisas e comentar sobre os diferenciais do cenário, mas ele não apareceu ainda (nem me respondeu sobre o convite -é possível que não tenha visto ainda-).

E não é para criticar o autor. O Alexandre não tem nenhuma culpa pelas canalhices do Allef. Acho que a maioria do pessoal sabe que tem que separar as coisas, e por isso estamos comentando apenas o que podemos perceber sem ter de fato o livro.

2. Verdade. Fora que cenários genéricos demais ficam sem aquele gostinho especial que dá vontade de continuar jogando nele. Além de acabar se submetendo a comparações com Tormenta. Mas eu acredito que muitas coisas foram mudadas desde que o cenário era chamado Otherwise. Tanto que mudou de nome :P . No preview, ou em qualquer outro lugar, não se fala nada sobre esta capacidade de preencher vários generos. Acho que o autor decidiu mudar de ideia.

Rain:

Eu odeio ter que ficar defendendo um cenário que eu nem ao menos conheço, mas cara, tu tá confundindo muita coisa.
O link para o cenário Otherwise, postado aqui na Spell, NÃO é Ohmtar, apenas um embrião. NADA do que está postado lá deve ser considerado parte do Ohmtar. A classe Nova postada lá estava em fase de design ainda, e o próprio autor admitiu que estava quebrada e precisava ser ajeitada. É muita inocencia (ou o contrário) achar que ele não fez nenhuma modificação nela nestes anos. E o que lá consta como Megaverso não parece EM NADA o multiverso da DC. Preste mais atenção. Eu mesmo mencionei que é apenas a cosmologia padrão de D&D 4e com outro nome. O comentário sobre universo consensual seria aquela coisa de "não existe matéria, apenas ideias"? TIpo planescape? Não sei se é algo ruim ou não, vamos ver como é implementado.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 15 Jul 2011, 15:15

Iuri eu entendi completamente (a idéia de DC/Marcel que fiz o paralelo e a base básica de multiversos e aventuras cósmicas)

Achei muito valido a publicação do cenário, pra mim o autor esta de parabéns por esta iniciativa, adorei a parte gráfica do produto e achei o site bem bonito...
Gostei muito das decisões editoriais também, o formato de negocio e muito interessante

Masssss
Eu li a previa e não curti o que li, achei absurdamente confuso e sem foco algum
Posso estar completamente enganado, já que foi só uma pequena previa correto?

Por enquanto estou sem interesse no cenário
Mas quem sabe eu não compre apenas para ajudar o autor e sua iniciativa! Vai que eu tomo uma surpresa e o cenário e bom?
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Iuri em 15 Jul 2011, 15:24

Rain escreveu:Iuri eu entendi completamente (a idéia de DC/Marcel que fiz o paralelo e a base básica de multiversos e aventuras cósmicas)

O multiverso da DC envolve diferentes universos semelhantes, com apenas pequenas diferenças, o que faz com que existam vários Super Homens e Batmans diferentes. O Megaverso de Ohmtar está muito mais para "um universo" do multiverso, já que cada planeta é completamente diferente dos outros. E as viagens e aventuras cósmicas serão muito mais equivalentes a aventuras planares da 3.5, onde era bem mais comum aventuras deste tipo, e não eram tidas como "estranhas". Exemplos máximos destas premissas foram planescape e spelljamer. Aparentemente, Ohmtar nem ao menos vai levar tão aos extremos esta ideia, já que o Megaverso foi, aparentemente, desenhado para focar as aventuras no Plano Material (anel verde, claro).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor cigano em 15 Jul 2011, 15:26

Ok vamos ser sinceros aqui.

1º: Ohmtar não tem nenhuma ligação com o Allef, tinha com a AllefRPG.

É bem óbvio, e justificado, que o pessoal tenha um pé atraz com o cenário por conta dessas rusgas. Mas se ate Tormenta foi vista como uma lente imparcial (ate certo ponto), acho que aqui ela pode acontecer da mesma forma.

2º: O cara tem uma ideia bem interessante, um tipo de pano de fundo que pode interligar varios jogos. Não é exatamente um cenário pelo que tenho entendido.

Tá extremamente crua, é o trabalho de um homem só. Ate a proposta dele ficar madura vai ser dificil entender onde ela vai chegar. E só por ele abrir os portões pra outros jogadores ajudarem diretamente no jogo já mostra que ele possui uma vontade de tornar o jogo algo melhor do que é, e só por isso ele já tem minha simpatia.

Espero muito que ele aceite o convite do Iuri e venha aqui esclarecer mais sobre tudo, ate porque temos boas cabeças aqui tambem!

E mais ainda espero que a ideia vingue. Não é exatamente o que gosto, e tenho meus proprios panos de fundo, mas é muito louvavel. E na verdade fico curioso em como o trio Tormenta vai reagir a isso. Faz tempo que não acompanho o que essa turminha do barulho tem aprontado, mas pelo que me lembro eles não gostavam de iniciativas como essa.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 15 Jul 2011, 15:45

Ok vamos ser sinceros aqui.

1º: Ohmtar não tem nenhuma ligação com o Allef, tinha com a AllefRPG.

É bem óbvio, e justificado, que o pessoal tenha um pé atraz com o cenário por conta dessas rusgas. Mas se ate Tormenta foi vista como uma lente imparcial (ate certo ponto), acho que aqui ela pode acontecer da mesma forma.


Pelo menos da minha parte não (não existem rugas da minha parte já que sou um usuário mais ou menos novato)
Não tenho nenhum problema com o Allef/AllefRPG, nem com o Trio Tormenta e nem com o Otherwise

Eu simplesmente, não gosto de tormenta por vários motivos que não vem ao caso (seria off topic demais)
Não gostei do que li na previa de Ohmtar, apenas por não gostar do que eu vi nesta previa (ou seja, nada de preconceitos)

Eu simplesmente vim para a Spell e deixei a Allef por saber/entender que a Spell é um fórum e um fórum e feito pelos usuários dele
Quando todo mundo decidiu demitir o Allef de sua função e migrar para outro Fórum aquele lugar deixou de ser a Spell verdadeira (um lugar vazio) para realmente se tornar a AllefRPG (um fórum sem os usuários da Spell não pode ser a Spell certo?)
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [4e] Ohmtar - O que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Jul 2011, 15:51

E na verdade fico curioso em como o trio Tormenta vai reagir a isso.


Somos dois...mas acretido que, por ser da 4ª edição, o trio não vai se interessar muito. Mas queria muito ver uma resenha deles,ou, pelo menos, uma citação na DS. apesar de achar que isso não vai acontecer
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron