Ajuda em Sistema para Sci-fi

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Gus_Ral em 19 Jul 2011, 17:03

Bom dia a todos,

Já jogo RPG a algum tempo (uns 12 anos), principalmente Fantasia Medieval (AD&D, 3.x e 4ed) e WoD, mas ando muito interessado em Space Opera (subtipo de Sci-fi), estranhamente essa vontade veio depois de jogar o Mass Effect I e II, meu problema não é o cenário, esse já tenho, meu problema é o sistema, porisso entrei no Forum para pedir ajuda.

Inicialmente pensei em Star Wars Saga Edition modificado, pontos a favor: Conheço bem o sistema e por sinal acho ele ótimo, é D20, é dinâmico, contem poderes Psiônicos (no caso os Force Powers que seriam selecionados apenas alguns) e tem alta tecnologia, facil sistema de criação de Droids, naves e um grande numero de NPC/Adversários já prontos além de grandes opções tecnologicas e updates para customizar personagens e armas.

Porém, a intenção do jogo é leva-lo bem mais para o lado da interpretação, não que o D20 System não consiga, mas queria algum sistema que não usasse PVs, pensava em algo mais na linha de Vitalidade do Storyteller, acho que combina muito mais com um cenário onde pessoas morrem de verdade e os combates são com armas de fogo em vez de Espada e Magia.

Pensei então no TRUE20 da Green Ronin, não conheço bem o Sistema, mas sei que ele usa um sistema de Vitalidade e é genérico, mas não faço idéia se ele me permite toda a "customização" que o SW Saga Edition me daria, e, se existe toda essa gama de "customização" aonde eu acho? Existem suplementos para Sci-Fi nesse sistema? Um dos pontos positivos que vejo do TRUE20 é ser D20 e ser genérico e ser da Green Ronin (vou com a cara da empresa lol).

Também pensei em Storyteller mesmo, porém não sei se existe algum suplemento extra-oficial bom de SCI-FI para o Sistema.

Além disso estou aberto a opções.

Como trabalho, tenho namorada, bebo muito e coisas do genero preciso de um Sistema que permita usa-lo sem MUITA "customização" (um pouco eu sei que sempre será necessário, mas não muito), a idéia basica é um Space Opera em um futuro onde os humanos conseguem viajar pela Galaxia, entrão em contato e interagem com extra-terrestres humanoides ou não, com uma tecnologia que permita robos e droids, equipamentos de ultima geração e poderes Psionicos (mutaçoes) e que quando o assunto for combate funcione para um combate de longa-distancia com coberturas e penalidades quando atingido e que mesmo assim seja simples e dinamico, se fosse pra complicar iria direto em GURPS ou adaptava ROLEMASTER.

Só um PS. caso a idéia seja que apenas GURPS pode me ajudar nisso por favor me ajudem no caminho das pedras de quais suplementos e quais versões seriam melhores :D

Algum pode me ajudar?

Gus_Ral
Gus_Ral
 
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Jul 2011, 16:43

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor guca0 em 19 Jul 2011, 22:04

Existem algumas formas de se fazer isso.

Procure uma adaptação pronta, jogue gurps, experimente o Opera, faça no M&M, ou... diga f*da-se o mundo que eu não me chamo Raimundo, e jogue no 3d&t
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Gus_Ral em 19 Jul 2011, 23:26

hehehe 3dit seria dizer foda-se a todo o meu tempo lendo materiais de RPG hehehehehehe

Quanto ao MM acho que TRUE20 consegue fazer tudo que ele passa sem chances de mega-combos e com uma faciliade maior de nivelar a tecnologia e um pouco mais perigoso, afinal TRUE20 e MM é a mesma coisa só adaptada hehehe.

GURPS é ainda uma opção, recebi dicas de usar esses modulos,

Aliens: Para lhe fornecer as raças alienigenas e regras para criar raças se quiser
Space: Com as regras de gravidade zero, viagem espacial e naves espaciais
Ultra Tech: Com toda a listagem de parafernália e equipamento futuristico que você pode usar

Mas não faço idéia qual ediçao eles sao e se tem em mais de uma qual é a melhor, não conheco a 4ed, mas falaram que é muito boa, alguem pode me dar uma luz?
Gus_Ral
 
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Jul 2011, 16:43

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Jul 2011, 23:36

Não se engane: True 20 e M&M só têm como semelhança o sistema de vitalidade, o resto é bem distinto.

Para começar, True 20 usa classes, M&M usa pontos. Mesmo com "combos" (são bem raros), M&M tem ferramentas de equilíbrio muito bem construídas, como o Nível de Poder. Os poucos poderes realmente problemáticos de M&M são destacados, e o Mestre deve tomar cuidado com o seu uso abusivo.

M&M me parece o que True 20 deveria ter sido: é um sistema bastante genérico, equilibrado e engloba uma porção de gêneros.

Mas ele combina melhor com coisas focadas em ação, como Star Wars, e menos em outros focos, como Star Trek. A menos que você use as regras de conflito presentes no Mecha & Manga (já disponível em português), então ele poderá substituir o foco dele para qualquer coisa, inclusive intrigas políticas.

M&M é meu sistema preferido. Porém, por algum motivo, eu acho GURPS o mais recomendável para sci-fi.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Lector em 20 Jul 2011, 01:31

sobre o GURPS, os suplementos Space e Ultra Tech ganharem versões na nova edição, e existem outros suplementos que podem ser úteis
mas como você ja esta familiarizado com o D20, eu sugiro o M&M. porém, mesmo assim, eu recomendo o uso do suplemento GURPS Space
Avatar do usuário
Lector
 
Mensagens: 176
Registrado em: 27 Ago 2007, 08:50

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Gun_Hazard em 20 Jul 2011, 13:26

Realmente pontos de vida te atrapalham?

Minha indicação seria:

1º Star Wars Saga - Você mesmo disse: Tá tudo pronto.
2º M&M - Fácil equilíbrio e customização, o lado difícil é manter os jogadores presos em arquetipos, para isso você tem que previamente selecionar conjuntos de poderes em grupos (Dispositivos Tecnológicos, Cybernéticos Psiônicos) e quais poderes são permitidos dentro de cada grupo, isso para evitar de algum jogador achar que só porque é M&M ele pode vestir a cueca por cima da calça amarrar uma toalha no pescoço e sair voando pelas janelas. Pelo menos comigo isso acontece com uma frequência incomoda se você não estabelece estes limites.
3º GURPS - Tá tudo completo também e ainda permite um aprofundamento maior no personagem, dando a sensação de mais imersão nos personagens.


Só para você saber a uns tempos atrás um colega me sugeriu este site aqui:
http://www.obsidianportal.com/campaign/ ... /main-page

é uma adaptação do Mass Effect para M&M...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Skar em 20 Jul 2011, 13:34

Nesse caso eu sugeria GURPS a 4e fuja da terceira. Tem praticamente tudo que vc quer e ainda permite muito melhor customizar os personagens e as aventuras
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Gus_Ral em 20 Jul 2011, 16:38

Exatamente isso:
2º M&M - Fácil equilíbrio e customização, o lado difícil é manter os jogadores presos em arquetipos, para isso você tem que previamente selecionar conjuntos de poderes em grupos (Dispositivos Tecnológicos, Cybernéticos Psiônicos) e quais poderes são permitidos dentro de cada grupo, isso para evitar de algum jogador achar que só porque é M&M ele pode vestir a cueca por cima da calça amarrar uma toalha no pescoço e sair voando pelas janelas. Pelo menos comigo isso acontece com uma frequência incomoda se você não estabelece estes limites.

Isso acontece comigo também, nunca consegui usar o MM fora da idéia basica dele hehehe. Mas vendo por esse angulo parece que também pode ser o caminho.

Acho que me resolvi, estou com uns 30 livros de GURPS (acho que tudo relacionado ao que eu preciso/quero), espero não usar nem metade deles, porque é insano, GURPS é tão bem feito que a inteligencia dos criados machuca mentes menos evoluidas tipo a minha, PORÉM, vou tentar ver se consigo pegar o jeito da 4ed e dos suplementos de Sci-Fi. Se não conseguir ae volto pra estaca Zero e ou continuo adaptando o SWSE ou então parto pra uma adaptação do M&M.

Então quantos aos pontos de vida eu realmente odeio a idéia deles, gosto da idéia da Green Ronin/White Wolf, pra mim quando vc toma dano não apenas vc está mais perto da morte, mas todas as suas capacidades mudam, vc tem penalidades, dificuldades em usar certas partes do corpo, problemas de reação e afins. GURPS faz isso perfeito (perfeito demais na minha opinião), mas mesmo que seja a lá WW ou GR já fica muito mais interessante, sem contar que acho que vc rolar uma defesa ou pelo menos ter uma defesa contra o dano torna as cenas muito mais legais hehehehe.

Em outras palavras se vc tem PV instintivamente vc faz conta, avalia mais quantos turnos vc fica vivo e continua agindo normalmente, quando vc tem penalidades e seus "PVs"dependem de suas defesas a coisa muda, você morre a qualquer momento e a cada golpe você atinge seus inimigos e age (de uma forma geral) pior, nesse momento vc começa a pensar em fazer uma interpretação até mesmo no mais classico dos combates, luta pela sua vida, tem idéias, foge. Odeio PVs hehehehe
Gus_Ral
 
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Jul 2011, 16:43

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Gun_Hazard em 21 Jul 2011, 11:52

Bom sobre pontos de vida, talvez seja só questão de olhar para eles com o olhar certo.

Propaganda descarada:
http://falhacritica.net.br/analisando-p ... esparte-1/
http://falhacritica.net.br/analisando-p ... esparte-2/
http://falhacritica.net.br/analisando-p ... esparte-3/
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Gus_Ral em 21 Jul 2011, 16:52

É estou usando os materiais de GURPS, nem que seja para ter algumas idéias e usar como Base, ainda to em duvida se vou me adaptar ao sistema, faz uns 8 anos que não jogo e lembro que parei pq realmente GURPS traumatiza, mas 8 anos mais velho parece que está bem mais facil de olhar para ele lol

Quanto aos PVs material bem interessante,

Eu pessoalmente tenho as seguintes opiniões,

O Sistema do SWSE é o mais pratico e mais funcional, infelizmente passar os Feats de Saga para a 4Ed. não é facil, e realmente não jogo 3.x, mas ainda acho o mais funcional e pratico. Gera boas cenas no momento da ação, é assustador, porém, ao mesmo tempo não tira aquela coisa da Fantasia Medieval de combates épicos e destemidos.

Porémmmm, ainda acho que o melhor sistema de Vida/Vitalidade/Resistencia é o da White Wolf (com isso em parte também o da Grenn Honnin), em outras palavras, vc ataca, o que vai defender escolhe entre: Aparar ou Esquivar (dependendo da situação não pode Esquivar, ou Aparar e as vezes no aparar vc pode por exemplo tentar pegar a arma do inimigo, a chance de fazer manobras diretamente na sua defesa, contanto que vc tenha ações para isso é bem legar, mas não é novidade), depois disso, se acertou, você avalia o quão bem acertado foi (Dano) e o quão impactante ele foi para você e quanto lhe afetou (Sua resistencia), avaliando coisas como coletes a prova de bala, armadura e afins como grandes redutores de impacto que não diminuem a capacidade do inimigo te acertar, mas sim a capacidade do dano penetrar, rolado os dados o restando é dano. Porém não um Spool finito que pouco interfere nas suas capacidades (PV da forma nua e crua sem house rules). Porém eu prefiro acreditar que quando um golpe passar suas defesas ele te acerta, e se for um corte, ele te corta, pelo menos sua roupa (caso vc passe no teste dano vs. resistencia), na minha opinião fica mais realistico, as pessoas não se esquivam tanto assim dos golpes, elas se cansam, e coisas do genero.

Quando jogamos Star Wars nós usamos a seguinte lógica:
PV = Pontos de Fadiga
e a tabela de penalidades a sua verdadeira vitalidade, se entendermos PV = cansaço/motivação, esse tipo de coisa o PV fica bem perto do otimo, mas na minha opiniao não cumpre a necessidade da vitalidade.

Por isso PV só mesmo se for D&D :D

Thanks all 4 the help in my Sci-fi adventures :D
Gus_Ral
 
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Jul 2011, 16:43

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jul 2011, 16:56

ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Lector em 21 Jul 2011, 23:07

já que GURPS foi o escolhido, uma pequena lista de suplementos recomendados:

prioridade alta -

Space
Powers
Ultra-tech


prioridade média-alta -

Martial Arts
Biotech
Spaceships 1 - 3 e 4
Action 1 a 3


prioridade média -

Spaceships - todos os demais
Psis, Psionic Powers e Psionic Campaigns
City Stats
Mass Combat
Avatar do usuário
Lector
 
Mensagens: 176
Registrado em: 27 Ago 2007, 08:50

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor Gus_Ral em 22 Jul 2011, 10:51

Bem interessante o TXT sobre a 4ed, eu normalmente jogo ela usando a regra normal da 4ed porém eu somo a regra de SWSE de Damage Treshold apenas para gerar penalidades quando o cara realmente se machuca, como SWSE já é meio 4ed fica BEM interessante.

Ainda acho o AD&D mais emocionante que o D&D4ed, mas acho obrigatório o uso daqueles livros que expandem o AD&D para ter golpes do tipo derrubar e tals, mas ae o problema é que fica tao complexo quanto GURPS hehehe, mas acho legal o 4ed, só acho que o combate tem que ser muitoooo bem montado pelo mestre se não, se vc apenas usar a ideia de fazer um grupo de monstro com um numero de XP alvo (como o livro passa) um combate ND+1 por exemplo pode chegar facil a umas 2h de porradaria que acaba ficando cansativo, mas fora isso acho bem legal para Fantasia Medieval.

Sinceramente eu entendo quando alguem fala, AD&D é melhor que 4ed, entendo o ponto, mas não vejo sentido em dizer que 3.x e seus mirabolantes combos consegue ser melhor que 4ed hehehe. Tanto que estou mestrando no momento um jogo de Fantasia Medieval e uso o 4ed como sistema, mas não sei ando com problema com o mundo de Fantasia, mestrei D&D por tempo demais eu acho, anda com problemas de inspiração e de vontade de usar as inspiraçoes que tenho no mundo medieval, é importante mudar um pouco hehehehe

============================================================================================

Quanto ao Post de GURPS, MUITO obrigado pelas dicas de material, eu já consegui acesso a quase todos, mas acho que vou tentar usar o minimo, quando eu resolver começar o jogo, meu grupo tem problemas com GURPS, vou tentar me focar mais nos livros que trazem ambientações e só usar o necessário para dar cara do que eu preciso, mas sem duvida como material de pesquisa são otimos.

Eu só joguei GURPS umas 3 vezes na minha vida, todas elas muito tristes, sempre gostei de criar personagens em GURPS, mas nunca gostei de pegar o livro pra ver as regras, mas tambem eu tinha uns 14 anos, muita coisa mudou hehehe e pelo que dizem a 4ed está bem melhor e pelo que estou lendo do livro realmente não é tão dificil assim se vc tiver um bloco de anotaçoes do lado, que por PS já é custumo em tudo que nós jogamos afinal quem decora o que cada poder de 4ed faz? ou o que seus poderes em MM fazem? ou suas magias em 3.x? hehehehe
Gus_Ral
 
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Jul 2011, 16:43

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2011, 15:12

viewtopic.php?f=67&t=7266

O sistema ao qual eu estou trabalhando foi aberto para ser genérico. Ele esta meio incompleto no momento, porém ele usa o conceito de vitalidade que você deseja e ele pode ser facilmente adaptado para qualquer sistema que você esteja jogando.

Ele também tem regras para combate em massa e debates, que eu acho que encaixam bem com Sci Fi.


Inclusive, a expansão planejada para o sistema é Sci Fi.

Fique a vontade de pegar regras e conceitos e aplicar em GURPS ou qualquer outro sistema se achar alguma coisa lai que você goste.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Re: Ajuda em Sistema para Sci-fi

Mensagempor taverneiro em 17 Ago 2011, 19:51

Se vc manja de ingles, tem o D6 Space, que é genérico e baseado naquele sistema antigão da WEG nos tempos de Star Wars RPG.

Ele tá de grça no DrivetrhuRPG: http://rpg.drivethrustuff.com/product_i ... ers_id=468
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
Avatar do usuário
taverneiro
 
Mensagens: 70
Registrado em: 08 Set 2007, 15:48

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron