[Educate me] Terra-Média

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[Educate me] Terra-Média

Mensagempor Armitage em 20 Jul 2011, 21:30

Se tem um mundo cuja proposta/idéia central eu não consigo visualizar facilmente é a Terra Média. Acho que isso é natural com todos os mundos que foram criados primeiro para fins literários, e só depois foram adaptados na forma de jogos (Tekumel e Glorantha tb compartilham essa caracteristica, penso eu).

Será que alguma alma caridosa poderia resumir pra mim a(s) proposta(s)/idéia(s) central(is) da Terra-Média, e também as diferenças entre as 3 eras cronológicas desta?
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: [Educate me] Terra-Média

Mensagempor Elven Paladin em 20 Jul 2011, 21:55

Como eu sou um preguiçoso e adoro o Capítulo 10 do Lord of the Rings RPG, aqui vão os temas constantes no que Tolkien escreveu:

1. Tradição e Autoridade - O respeito ao passado e à hierarquia são elementos comuns em Senhor dos Anéis, especialmente se as autoridades em questão são justas e dignas (exemplo: Aragorn e Faramir em Gondor/Éomer e o Théoden em Rohan). Quando alguma forma de autoridade se tornar problemática, recorrer aos "Velhos Caminhos" é quase sempre a solução correta (Restauração do Casa dos Reis em Gondor).

2. O Mundo Natural é um reflexo do Estado de Ânimo das Pessoas, no Passado e no Presente - Ou seja, o clima e a paisagem vão refletir como os personagens passam ou se sentem e carrega marcas de feitos passados - Mordor é uma terra estéril, de ar pesado e quente porque é dominada por Sauron, Gondor fica escurecida quando Sauron se aproxima de lá e o Regente Denethor dá sinais claros de enlouquece.

3. Heróis são pessoas Extraordinárias - e isso não vale só para feitos físicos ou feitos grandiosos. Frodo e Sam foram extraordinários porque carregaram por uma longa distância o ítem mais poderoso da Terra-Média e raramente cederam a vontade de usá-lo.

4. Heróis são pessoas Decentes - não creio que preciso explicar muito isso.

5. Poder Corrompe. É preciso Sabedoria para usá-lo.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante