Violentina - campanha de financiamento coletivo

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Rocha em 27 Jul 2011, 09:39

Começamos nesta semana a contagem regressiva para o início da campanha de financiamento coletivo do Violentina, jogo do Eduardo Caetano que será lançado (se tudo der certo!) pela Secular muito em breve. Mas o que é Violentina, e que diabos é financiamento coletivo?

Violentina é um jogo sobre Violência, Vícios, Volúpia e Vingança desenfreados, onde os jogadores interpretam trapaceiros, mafiosos, femme fatales e autoridades corruptas em uma espécie de Colaboração Competitiva. Profundamente inspirado na estética e na narrativa dos filmes de Quentin Tarantino e Guy Ritchie, Violetina utiliza um sistema baseado em cartas e fichas de poker afim de distribuir de forma equilibrada o controle narrativo entre os jogadores, transformando aspectos e características específicas deste tipo de filme em mecânicas de jogo. De acordo com esta proposta, Violentina é um Jogo de Contar Histórias sem mestre, sem preparo, sem ordem cronológica, baseado em enquadramentos de cena e na criatividade de todos os participantes.

Violentina vem sendo desenvolvido por Eduardo Caetano de maneira aberta – e a versão mais atual do jogo pode ser baixada de graça – recebendo críticas e sugestões da comunidade, essenciais para o desenvolvimento do jogo. O lançamento através do financiamento coletivo é só mais um passo em seu processo de criação colaborativa e aberta!

E o que significa financiamento coletivo? Financiamento coletivo (ou crowdfunding) é o método de bancar um projeto através da contribuição antecipada daqueles interessados na iniciativa. Se o valor estipulado para a execução do projeto for alcançado, a parada acontece e todos os colaboradores recebem recompensas previamente combinadas de acordo com o seu nível de suporte. Se o valor não for alcançado, o projeto volta para a gaveta e nenhum colaborador é cobrado. Como um amigo nosso definiu muito bem, ao participar de uma iniciativa de financiamento coletivo, você se torna uma espécie de micro-sócio no projeto, contribuindo para sua execução, mas também recebendo coisas legais em troca caso ele realmente saia do papel (ou do site!) e se realize.

A cada dia o financiamento coletivo se torna uma estratégia mais comum e eficiente para bancar projetos interessantes. Recentemente A Banda Mais Bonita da Cidade conseguiu bancar a gravação de seu primeiro disco através do financiamento coletivo, e fora do Brasil vários jogos independentes tiveram campanhas de crowdfunding muito bem sucedidas, tais como o Do: Pilgrims of the Flying Temple, Technoir e Startup Fever só para citar alguns.

Queremos não só que o Violentina seja o primeiro jogo de RPG nacional lançado através do modelo de financiamento coletivo, mas também testar o formato e sua viabilidade do mercado nacional de jogos, abrindo portas para outras iniciativas independentes!

A campanha de financiamento coletivo do Violentina será feita no site Movere.me, e terá início no dia 01/08, próxima segunda-feira. A campanha terá a duração de 30 dias e tem como objetivo arrecadar R$2.000,00 para a produção da tiragem inicial de 100 cópias do livro. Dentre as possibilidades de recompensa se encontram:

- O download da versão final de em Violentina PDF.
- A cópia impressa do livro autografado.
- Par de baralhos exclusivos para o jogo.
- Livreto impresso com 3 novas Tramas
- Uma maleta super com uma versão do livro encadernada à mão e com todas as outras recompensas disponíveis e mais alguns itens exclusivos.

A contagem regressiva para o início da primeira campanha de financiamento coletivo para um RPG nacional começou! Se você quer ver esta iniciativa dar certo já pode contribuir antes mesmo do dia 1º de Agosto, divulgando este texto e a proposta para o maior número de pessoas que conseguir, espalhando o link para download da versão de playtest do Violentina, e nos enviando suas críticas e sugestões.

Façam suas apostas!

Secular Games
Pensamento Independente, Jogos Independentes!
http://www.areacinza.org
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral
Avatar do usuário
Rocha
 
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Set 2007, 10:09
Localização: BH - Beverly Hills

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Armitage em 28 Jul 2011, 01:34

Interessantíssima a proposta do jogo. Vou dar uma olhada, quem sabe eu não colaboro ?

E esse Movere.me é uma versão tupiniquin do kickstarter gringo. Cool.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Avatar do usuário
Armitage
 
Mensagens: 1254
Registrado em: 27 Ago 2007, 12:18

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Agnelo em 28 Jul 2011, 07:54

Eu acho a iniciativa ótima, apóio mesmo. Assim como o geral no trabalho da retropunk que até onde vi não tem no que se fazer críticas.

Minha única dúvida é: eu comprei Fiasco essa semana, ainda estou lendo e devo dizer que foi um bom investimento, mas esse Violentina não ocupa um nicho parecido demais com Fiasco?
Editado pela última vez por Agnelo em 28 Jul 2011, 17:31, em um total de 1 vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Hyphaxz em 28 Jul 2011, 08:28

Me interessou , apoio ao RPG deve sempre ser dado !!!
Avatar do usuário
Hyphaxz
 
Mensagens: 126
Registrado em: 11 Mai 2011, 10:48

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Rocha em 28 Jul 2011, 17:25

E esse Movere.me é uma versão tupiniquin do kickstarter gringo. Cool.


Uma das versões! Tem o Catarse que é ainda maior e mais parecido com o Kickstarter.

Minha única dúvida é: eu comprei Fiasco essa semana, ainda estou lendo e devo dizer que foi um bom investimento, mas esse Violentina não ocupa um nicho parecido demais com Fisaco?


Acho que ocupam nichos semelhantes sim: são jogos sem mestre e que buscam reproduzir a atmosfera de certos diretores e filmes. Mas dentro desse recorte existem um bocado de diferenças entre eles, o Violentina tem a meu ver mais elementos mecânicos e é mais competitivo. Mas o próprio Eduardo é o primeiro a dizer que o Fiasco foi sua principal influência.

Recomendo baixar a versão de playtest do Violentina e dar uma sacada para ver se pra você seria um bom investimento, ou se só o Fiasco já supre suas necessidades cinematográficas.
http://www.areacinza.org
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral
Avatar do usuário
Rocha
 
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Set 2007, 10:09
Localização: BH - Beverly Hills

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Agnelo em 29 Jul 2011, 08:34

Vou dar uma olhada com carinho quando terminar de ler Fiasco.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Rocha em 01 Ago 2011, 09:51

A campanha de financiamento coletivo do Violentina foi lançada a algumas horas e já alcançou quase a metade do valor que precisamos para lançar o livro!

Para quem tiver interesse em acompanhar e/ou colaborar com a parada, a campanha do Violentina pode ser encontrada neste link.
http://www.areacinza.org
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral
Avatar do usuário
Rocha
 
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Set 2007, 10:09
Localização: BH - Beverly Hills

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Rocha em 03 Ago 2011, 08:21

Putz! O lançamento da campanha de financiamento coletivo do Violentina no dia 01/08 foi estrondoso! Conseguimos atingir a meta inicial de R$2.000,00 em nada mais que inacreditáveis 3 horas!!! Exatamente às 11:00 da manhã da última segunda-feira o Violentina deu seu último passo para deixar de ser uma proposta extremamente bacana do Eduardo, para se tornar o primeiro jogo nacional a ser publicado através de incentivo coletivo. E que começo com pé direito hein?

Mas não é porque alcançamos a meta inicialmente estipulada que vamos sossegar!

Ter alcançado o objetivo é ótimo, claro, e nada mais pode impedir o Violentina de se tornar realidade. Mas quem ainda não contribuiu e achou a proposta bacana, tem mais 28 dias para apoiar a campanha e receber as recompensas no conforto de seu lar! E como gostamos de desafios e metas (e parece que vocês também, pela velocidade que destruíram a primeira delas!), vamos estender a brincadeira e colocar mais algumas fichas de grana na parada:

Caso a campanha de financiamento coletivo do Violentina atinja o valor de R$4.000,00, enviaremos o PDF do Livreto, impresso no formato A5 com três novos cenários com Sementes de Trama, para todos os que contribuíram com qualquer valor; bem como um bloquinho com 50 folhas de Gabarito de Papel (a "ficha de personagem" do Violentina) para os que contribuíram com mais de R$50,00! E lembrem-se, esses acréscimos das recompensas são tanto para aqueles que já colaboraram, como para quem vai fazer sua contribuição à partir de agora!

Se animarem aqui na Spell, o desafio está feito :aham:
http://www.areacinza.org
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral
Avatar do usuário
Rocha
 
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Set 2007, 10:09
Localização: BH - Beverly Hills

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor FreeSample em 17 Ago 2011, 12:14

É, sucesso absoluto, o financiamento já passou da marca dos seis contos! li a versão de playtest e gostei do que vi, então vou colaborar também! :)
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Rocha em 18 Ago 2011, 08:56

Pois é FreeSample, a campanha de financiamento coletivo do Violentina bateu os 6 mil e ainda temos mais de 10 dias pela frente!

Estamos muito felizes com a recepção e colaboração da galera, e vamos fazer esse jogo ficar ainda mais foda. E de quebra ainda mostramos que o financiamento coletivo é uma estratégia de publicação independente viável, desde que você tenha em mãos um jogo, ou ao menos uma proposta, interessante.
http://www.areacinza.org
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral
Avatar do usuário
Rocha
 
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Set 2007, 10:09
Localização: BH - Beverly Hills

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Agnelo em 18 Ago 2011, 10:15

Rocha escreveu:E de quebra ainda mostramos que o financiamento coletivo é uma estratégia de publicação independente viável, desde que você tenha em mãos um jogo, ou ao menos uma proposta, interessante.

Acho que essa parte foi a que me atraiu mais da coisa toda.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor FreeSample em 31 Ago 2011, 16:16

E acabou. Arrecadando MAIS DE NOVE MIL!

Aguardando ansiosamente meu exemplar. ^^
Avatar do usuário
FreeSample
 
Mensagens: 1603
Registrado em: 26 Ago 2007, 11:13
Localização: Quadradinho - GO
Twitter: @loleite

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor Agnelo em 31 Ago 2011, 16:17

E isso no meio dessa crise do RPG, hein?

Tô esperando meu exemplar também, vamos ver se rolam uns testes.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor publicano em 31 Ago 2011, 17:00

Nem pude participar disso, muitos gastos ultimamente, não deixem de relatar o desempenho nos primeiros jogos...
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: Violentina - campanha de financiamento coletivo

Mensagempor ferdineidos em 31 Ago 2011, 17:48

Acho muito difícil que eu consiga jogar, mas comprei mesmo assim.

Esse tipo de iniciativa vale incentivar só pelo princípio da coisa.

No aguardo do livro.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes