O mito do guerreiro frangote

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Russel em 27 Ago 2011, 17:08

Tome of battle foi a salvação pros combatentes na minha mesa
Editado pela última vez por Russel em 28 Ago 2011, 13:39, em um total de 1 vez.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Gun_Hazard em 28 Ago 2011, 11:33

Eu adoraria um meio termo entre o tome of batle e o Guerreiro, e só ví isso male-má no Starwars Saga.

Mas mesmo lá temos os Jedis para nos tirar a graça do Guerreiro...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Smaug em 28 Ago 2011, 11:39

Eu tenho pensado justamente nisso, como é dificil tornar o "mundano" util quando vc tem elementos mágicos (seja magia mesmo ou a força). Vou dar uma de Deicide agora: estou fazendo mudanças no meu sistema caseiro (2x6) procurando deixar os combatentes mais legais, eu reparei que estava comentendo o mesmo erro que a 3.5, conjuradores, sacerdotes e psiquicos faziam horrores na mesa, tendo duzias de opções para cada situação. Os combatentes restava apenas acumular bônus para ataque/dano/manobras (agarrar, desarmar, etc). Pensei então em bolar habilidades unicas para eles e olha... como tah dando trabalho! :hum:
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Russel em 28 Ago 2011, 13:31

Gun_Hazard escreveu:Eu adoraria um meio termo entre o tome of batle e o Guerreiro, e só ví isso male-má no Starwars Saga.


a solução que eu arrumei pra isso foi deixar que os combatentes comuns tivessem acesso as manobras e posturas da mesma forma que as classes de adeptos marciais.
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Elven Paladin em 28 Ago 2011, 14:37

Mas mesmo lá temos os Jedis para nos tirar a graça do Guerreiro...


Ao contrário - a melhor classe do sistema para brincar de "Mago da Força" sequer é o Jedi, mas sim o Nobre. "Combat-wise", Soldado e Jedi estão par-a-par, ainda mais porque o Soldado não sofre da SMDA que passam os Jedi (Soldado bem feito usa For ou Dex primário, Con secundário e um 13 em For ou Dex como terciário. Já o Jedi, dependendo de como é montado, precisa entre 3 a 5 atributos decentes para funcionar).

Usar a Força causa problemas no jogo? Alguns, mas eles ocorrem com potencialmente qualquer classe. E sempre existe a opção de mandar Snipers contra (não é ironia, a melhor forma de ferrar um usuário da Força é colocar oponentes distantes).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Gun_Hazard em 28 Ago 2011, 17:54

Nada como um bom Rifle Blaster (ou um pequeno conjunto) prá dar cabo de um jedi problemático...

O Jedi não sofre de SMDA não senhor.

A menos que você esteja tentando emular um Jedi como os dos filmes.

Um Jedi-like-Wizard. Só com Sabedoria Alta e um carismazinho mediano faz um estrago muito maior que um com Sabre de Luz.

Editado:
Smaug escreveu:Eu tenho pensado justamente nisso, como é dificil tornar o "mundano" util quando vc tem elementos mágicos (seja magia mesmo ou a força). Vou dar uma de Deicide agora: estou fazendo mudanças no meu sistema caseiro (2x6) procurando deixar os combatentes mais legais, eu reparei que estava comentendo o mesmo erro que a 3.5, conjuradores, sacerdotes e psiquicos faziam horrores na mesa, tendo duzias de opções para cada situação. Os combatentes restava apenas acumular bônus para ataque/dano/manobras (agarrar, desarmar, etc). Pensei então em bolar habilidades unicas para eles e olha... como tah dando trabalho! :hum:


Já pensei o mesmo.

Mas não queria impedir os outros (Não-Guerreiros) de usarem os mesmos tipos de manobras básicas.

Uma das idéias mais criativas que me sugeriram foi deixar que os guerreiros causem Dano junto com manobras.

Tipo desarmar, derrubar, Quebrar, etc... as outras classes poderiam usar as mesmas manobras, mas sempre optando ou pela manobra ou pelo dano, já o guerreiro seria o único a ter os dois juntos, assim o guerreiro nunca teria a sua disposição só o ataque simples, ele poderia ser a manobra, mais o dano.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Ago 2011, 18:42

O que limita o guerreiro em relação ao mago é que existem duas premissas:
A) Existe a distinção entre mundano e mágico
B) Mágico > Mundano

Quando você tem duas classes que são só mundano vs só mágico, e usando a premissa acima...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Gun_Hazard em 28 Ago 2011, 19:16

Mas não precisa ser assim Lumine, por exemplo o Cronicas do Rei Arthur do Bernard Cornwell.

O poder propriamente dito é dos guerreiros, os magos tem apenas o poder que alegam ter, basta alguém os enfrentar e seu poder some.

A Diferença entre o Guerreiro e o Mago qual é?

Inteligência e superstição.

O Livro é muito bem escrito (Igual "Labirinto do Fauno" e "O Orfanato"), onde você pode ler o mesmo livro (ou ver os filmes) sobre uma ótica Mundana e outra Mágica, ou pior ainda as duas aos mesmo tempo. Um não desqualifica a outra.

Assim deveria ser o Guerreiro e o Mago nos Jogos de RPG.

O novo One Ring pelo jeito segue essa linha de dar poderes mágicos, mas sem NUNCA permitir magos onipotentes.

Voltando ao exemplo do Conan. As histórias clássicas sempre remetem que artifícios mágicos são meios empregados por pessoas fracas e de caráter duvidoso. Logo a força de vontade do Guerreiro Determinado é a única arma que ele tem contra os artifícios do mago poderoso, mas covarde.

Vendo por este lado o guerreiro deveria ter um "beneficio anti-magos" como por exemplo algumas classes de prestigio tinham, algo por exemplo um poder diário de Negar automaticamente um poder de mago. Sem teste nem nada, queria ver se assim um mago não pensaria melhor (e muito melhor) quando fosse enfrentar um guerreiro.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Eltor Macnol em 28 Ago 2011, 19:49

Mas aí você está olhando só a faceta do "PVP". Como D&D é um jogo de grupo, o ponto onde esse desequilíbrio entre as classes se torna um problema é quando estão cooperando, e um conjurador é muito mais útil para o grupo que qualquer combatente.

Vou lembrar que a frase "Linear warriors, Quadratic wizards" não é sem motivo: assim como na matemática, as diferenças entre uma progressão linear e uma exponencial são bem menores no início, ficando totalmente exacerbadas apenas nos níveis mais altos. Muito do que se comenta por aqui era bem menos grave pra quem não jogava acima do nível 10 ou 12, por exemplo.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Ago 2011, 19:55

Com o básico, sim, o nível de desproporcionalidade nos níveis 10~12 era menor.

Mas os suplementos começaram a quebrar isso. Shivering Touch, por exemplo, era uma magia bem poderosa e de nível relativamente baixo.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Ago 2011, 21:24

Fora house rules e afins que fazem com que isso não seja desequilibrado ou quebrado pra pior. Por exemplo, eu vi ali na RedeRPG uma house rule que eu achei completamente sem noção.

Um quote intrafóruns!
thiago_miani escreveu:Uma pequena house rule que eu uso que tornou o guerreiro a classe favorita dos jogadores é que todo o guerreiro pode jogar um teste de seu nivel para simplesmente ignorar qualquer efeito que usem contra ele. 5% no nivel 1, 10% no nivel 2 e assim se segue até 100% no nivel 20. Mesmo com os magos e feiticeiros podendo lançar todas as magias a vontade guerreiro ainda é a opção que eles mais gostam.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor publicano em 28 Ago 2011, 21:35

Esse maluco aí só sabe ver pela perspectiva dele.

Deve ser como um que conheço (que até largou a Spell pq se aborreceu discutindo aqui), e que só joga de agressor.

Não consegue se divertir sendo defensor, como esse aí, ou líder ou controlador também. Pra ele só interessa fazer estripulias diretamente contra o inimigo, e às vezes eu o via dizer que não adiantava nada causar condições e status e sim causar dano.

Este sujeito também dizia odiar a fonte de poder divina porque é ateu. Não consegue INTERPRETAR também, vejam só (eu desgosto de várias coisas e justo por isso posso pôr estas características num personagem, ele não).

MAS, que ironia, o ódio ao divino não foi suficiente pra impedir que ele jogasse com um vingador (que pra quem não sabe é o agressor divino).

No fim das contas acho que esse tipo de gente gosta de elaborar argumento pra defender seus pontos de vida estreitos e ser arrogante enquanto o resto do grupo se ferra.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
publicano
 
Mensagens: 1101
Registrado em: 27 Dez 2010, 13:20
Localização: Salvador - BA
Twitter: @publicano

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Ago 2011, 22:01

Cara, interpretar eu acho que é algo que varia de grupo pra grupo, e não deveria se interpor numa discussão sobre mecânica, mas vá lá. De resto, eu sei muito bem como é isso...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor GoldGreatWyrm em 28 Ago 2011, 22:06

Fiquei imaginando o guerreiro nível 20 saindo do meio de uma Chuva de Meteoros, que nem o Robocop saindo da explosão do posto de gasolina :b
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: O mito do guerreiro frangote

Mensagempor Russel em 28 Ago 2011, 22:14

Imagem
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron