[D&D] Se você é novo no fórum, entre aqui!

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[D&D] Se você é novo no fórum, entre aqui!

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Ago 2007, 00:37

Então, você chegou ao nosso fórum, achou interessantes as conversas sobre elfos, orcs, espadas e magia... mas não entende direito do que é que esse pessoal doido está falando?

Pois seus problemas se acabaram-se! Temos aqui um pequeno texto que vai lhe introduzir - sem malícia - ao mundo de Dungeons & Dragons, e quem sabe, lhe ajudará a tornar-se um jogador de D&D também.

O que é D&D?

D&D é a abreviação de Dungeons & Dragons, o RPG mais conhecido e jogado no mundo. Ele nasceu nos EUA nos anos 70, e atualmente está em sua edição 3.5, cujos livros acabam de chegar ao Brasil em versão traduzida, e podem ser facilmente encontrados nas lojas de RPG da sua cidade, ou alguma das lojas online.

Por quê jogar D&D?

D&D é o RPG mais famoso e jogado no mundo, mas não é o único. Existem vários outros sistemas por aí, então como saber se D&D é o sistema perfeito para você? Para isso, é bom você conhecer suas características:

Tema Medieval Fantástico.
====----------

D&D possui vários cenários, "mundos de jogo", diferentes. Eles variam bastante, desde o mundo "medieval clássico" de Greyhawk, a "alta magia" de Forgotten Realms, os ninjas e samurais de Oriental Adventures, o terror gótico de Ravenloft, a guerra sangrenta de Warcraft e o clima noir/punk de Eberron. No entanto, uma coisa é constante na maioria deles - a forte influência Tolkeniana. A maioria dos cenários contém vários dos padrões estabelecidos por Senhor dos Anéis, como elfos, magos, itens mágicos, dragões, vampiros, guerreiros valorosos, etc. Se o que você procura é uma aventura heróica como Senhor dos Anéis, provavelmente vai gostar de D&D; já se o que procura são histórias de espionagem no mundo moderno, viagens espaciais, vampiros sedutores, adaptações de animes ou batalhas entre céu e inferno no mundo atual, D&D não é a melhor opção (embora você possa se interessar por D20 Modern).

Sistema de Classes, Raças e Níveis
====----------

Enquanto em vários outros sistemas os personagens são criados usando um sistema de compra por pontos, onde você escolhe características, vantagens e desvantagens pagando ou recebendo pontos por elas, D&D utiliza um sistema de Raças (que definem o que o personagem é: Humano, Elfo, Anão, Orc, etc) e Classes (que definem o que o personagem faz: Magos, Guerreiros, Bárbaros, Clérigos, etc). O poder dos personagens é definido por níveis. As classes funcionam como "pacotes" que definem o que o personagem pode fazer e quais são suas características. Elas podem ser combinadas livremente, e há uma gama enorme de Classes de Prestígio, permitindo uma customização do personagem quase tão variada quanto a encontrada em jogos que usam o sistema de pontos.

Heroísmo, não realismo
====----------

Os combates em D&D não são tremendamente realistas - pessoas levam muitas flechadas sem morrer, armaduras aguentam incontáveis golpes sem se rachar, heróis poderosos sobrevivem a quedas de abismos, e por aí vai. Isso é intencional - a prpoposta do jogo é simular aqueles combates épicos que se vê em filmes, livros e quadrinhos, não a forma dura e fria como seriam esses combates no mundo real. Se o que você procura é um jogo onde heróis que pulam da janela de uma taverna quebram a perna, ou onde uma única facada nas costas pode matar qualquer um, há opções melhores.

Magia permeia o mundo
====----------

Isso pode variar de cenário para cenário, mas via de regra, D&D é um jogo onde a magia faz parte da realidade, em maior ou menor grau. Magos arremessam bolas de fogo e relâmpagos nos seus inimigos, elfos forjam finíssimas armas e armaduras mágicas, deuses enviam mensagens para seus servos, às vezes até mesmo descem à terra para resolver seus assuntos... se o que você procura é um jogo sem magia, há opções melhores.


Se as características de D&D lhe agradaram... seja bem vindo ao nosso grupo! Afinal, todo mundo que está nessa seção chegou à mesma conclusão que você, e também aprecia o estilo de D&D. ;)


O que é preciso para jogar?

Antes de mais nada, como em todo RPG, é preciso ter um grupo de jogo. A forma mais fácil de iniciar é encontrando um grupo já existente e juntar-se a ele. Temos uma seção no fórum onde você pode procurar jogadores na sua cidade: Ponto de Encontro. Outra opção é ler com atenção os livros básicos você mesmo, e criar o seu próprio grupo com seus amigos - apesar de mais trabalhoso, esse meio tem suas vantagens, afinal você terá certeza de que o estilo de jogo do grupo será igual ao seu.

Uma outra opção, também, é jogar pela internet - é bem diferente de jogar ao vivo, tem suas vantagens e desvantagens. Mas pra quem não consegue encontrar um grupo ao vivo, continua sendo a melhor opção. Você pode entrar em um dos vários Play-by-Mail, Play-by-Forum e similares, que anunciamos nesta seção.

Uma vez tendo encontrado ou formado um grupo, você precisa conhecer o sistema de jogo. Se você entrou como jogador em um grupo já formado, tudo que precisa é do Livro do Jogador. Já se você for o mestre e estiver montando seu próprio grupo, vai precisar também do Livro do Mestre e Livro dos Monstros.

Embora o melhor seja ler os livros mesmo, pois são mais práticos, mais bonitos, e possuem mais texto descritivo, se você quiser ter apenas as regras do sistema, pode usar os SRDs, que são gratuitos. Eles são arquivos que contém todas as regras de D&D, e podem ser baixados livremente da internet. Você encontra eles no nosso tópico de links úteis.

Tendo um grupo formado e o sistema em mãos, o resto é com você! :)
E lembre, sempre que quiser conversar sobre o jogo, ou precisar solucionar alguma dúvida, fique à vontade para postar aqui no fórum. Sempre haverá alguém online disposto a ajudar. ;)
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron