Sistema 2x6

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 28 Out 2007, 10:36

Olá, resolvi perder a vergonha e divulgar um pouco o sistema que estou desenvolvendo para meu cenário, Zhephinlin, uma ilha-continente dividida entre dois impérios. Considero ele um cenário low-magic, low power, aonde não existem explicações usando o milagre da magia, pois mesmo ela estah presa a regras, teorias e hipoteses. É um desafio, eh verdade, mas estou tentando e ficando satisfeito com o resultado!!

Durante um bom tempo eu usei o sistema d20, mas ele não enquadrava por diversos motivos, alguns deles era o medo que eu tinha de mudar certas regras, por parecia um castelo de cartas pronto a desmoronar a qualquer momento, outro eh que bastava ver o titulo Dungeons e Dragons na capa dos livros para um monte de suposições pré-concebidas, baseadas em outros titulos da wizards invadirem a mente dos jogadores e eles relutarem em aceitar o cenário.

Alguns detalhes técnicos:
-o unico dado usado eh o d12; Deve rolar ele e, no caso de um teste de pericias, tirar menor que seu NP (Nivel de Proficiencia; calculado somando o atributo chave + Nivel de Conhecimento nauqela pericia; nada muito alienigena); No caso de atributos, basta-se tirar menor que o avalor em questão;

-Os ferimentos são calculados por niveis de vitalidade baseado no mesmo sistema usado no novo WoD;

-Os atributos vão de 1 a 8; podendo, em caso de certas raças, chegar a 9 ou mais.

-As raças, ao contrário do que acontece em muitos jogos, não influenciam diretamente nos modificadores de atributos, mas permitem que seus membros alcancem certos niveis consaiderados lendários em detrimento de se manterem baixos em outros niveis.

-A margem de sucesso determina quão bem a tarefa foi realizada, e no caso de combates, o dano e o estrago que ele causa. Isso reduz o combate a duas jogadas de dado um ataque e defesa.

-Cada personagem pode realizar 3 ações por turno, no entanto, algumas tarefas podem custar 2 ou mais ações.

Quem quiser mais detalhes eh soh entrar no link abaixo;
http://2x6.wikidot.com
Editado pela última vez por Smaug em 05 Mai 2011, 00:35, em um total de 2 vezes.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 29 Out 2007, 21:11

Poh, ninguém vai falar nada... ou tah perfeito ou tah um droga... :b
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Sistema 2x6

Mensagempor Vincer em 30 Out 2007, 02:57

Perdão, fiquei sem entrar por um dia, e como costumo entrar de madrugada... conta como dois dias :bwaha:

Cara, adoro ver narradores terem a iniciativa de criar seus próprios sistemas. Eu acho o rpg uma ferramenta muito criativa e que inspira em diversas áreas, inclusive nessa, e acho muito legal o narrador ter o trabalho manual de criar e lapidar tudo, do cenário ao sistema. Sem falar que existem milhares de idéias interessantíssimas ainda para brotar, e é esse tipo de atitude inventiva que faz elas surgirem. Eu fiz o mesmo que você, meus próprios cenários e meu próprio sistema, e venho aprimorando ambos há 8 anos. Logo, eu apoio totalmente sua iniciativa e digo para não se desanimar se encontrar dificuldades.

Quanto ao sistema em sí(desculpe se me empolguei aí encima, é que ultimamente tenho visto muito mais pessoas tentando criar seus sistemas e eu tive que me expressar do quanto estou gostando de ver isso) ele está muito interessante. Não gosto muito, nunca gostei, de rolagens que se deve tirar abaixo de uma definição qualquer, e não apoiava muito desde o AD&D, embora isso seja um gosto pessoal e meramente estético.

Os atributos são baseados numa base numérica que você não chegou a revelar, nem falou quais são os mesmos, mas seguem uma linha interessante. Inclusive quanto as raças influenciarem no valor máximo dos mesmos... algo inclusive de similar com o que eu tenho feito. Mas se for para dar sugestões, diria que devia haver mudança inicial também. Isso tem haver com jogabilidade e o interesse dos jogadores. É muito ruim você fazer uma escolha para o personagem com pouco impacto na ficha, ou nenhum. É legal mostrar na ficha algo visível imediatamente, se é que me entende.

Sobre os resultados afetarem em como a ação é executada e o quão bem: bola dentro. Mesmo. Meu sistema parece com o seu nesse aspecto, embora com outra mecânica, o que estou certo, e todo o sistema que eu vi com essa característica era muito mais profundo. Você acertou muito em fazer isso. Eu achei muito legal definir tudo com duas jogadas (o meu define com três, o dano a parte) e um sistema simples que fiz para jogar na net envolve algo parecido. Isso agiliza muito o jogo, e é bastante legal, só deve tomar cuidado para não tornar os números altos mortais demais (além de acertar causam o maior dano). Aconselho não usar acertos críticos com esse sistema, dano máximo com o melhor número já é o suficiente.

Cara, eu me pergunto porque Gary Gigax não teve uma idéia tão simples e tão mais funcional. Caramba, aquele papo todo de ação livre, ação no sei o quê, etc, etc é um saco. Muito mais funcional esse sistema que você bolou de três ações. Parabéns.

Não tenho como ter uma imagem muito clara por causa da quantidade do que foi postado, mas está fazendo um ótimo trabalho. Ainda estou lendo o link que você passou.

Abraços, e boa sorte com seu sistema.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 31 Out 2007, 10:25

Antes de mais nada, obrigado por ter opinado!!

Mas se for para dar sugestões, diria que devia haver mudança inicial também. Isso tem haver com jogabilidade e o interesse dos jogadores. É muito ruim você fazer uma escolha para o personagem com pouco impacto na ficha, ou nenhum. É legal mostrar na ficha algo visível imediatamente, se é que me entende.

Ok, acredito que seja o melhor, vou testar os personagens com mudanças iniciais no atributos e depois eu conto a experiência. Acabe não citando ai, me desculpe, mas as raças (mesmo os humanos) concedem Talentos Inatos aos persoangens, humanos, por exemplo, tem o Rapida Adaptação, eles conseguem, em poucos dias, se adaptarem a um ambiente ou situação social (obviamente, desde que esse ambiente permita a sobrevivência inicial do inidividuo, morar embaixo d'água está fora de cogitação! :bwaha: ). Elfos tem visão no escuro, e por ai vai... então existe uma mudança inicial, mas acho que o ajuste nos atributos tb fica bom.

Isso agiliza muito o jogo, e é bastante legal, só deve tomar cuidado para não tornar os números altos mortais demais (além de acertar causam o maior dano). Aconselho não usar acertos críticos com esse sistema, dano máximo com o melhor número já é o suficiente.

Percebi isso no ultimo combate... :aham:, não chega a ser algo mortal, mas golpes bem aplicados podem realmente resumir uma lutar a dois turnos. O que vc acha de acertos criticos propiciarem uma situação como desarmar o oponente, incapacitar um membro do alvo ou alguma coisa assim?

Cara, eu me pergunto porque Gary Gigax não teve uma idéia tão simples e tão mais funcional. Caramba, aquele papo todo de ação livre, ação no sei o quê, etc, etc é um saco. Muito mais funcional esse sistema que você bolou de três ações. Parabéns.

Obrigado!

Valeu mesmo por opinar! Me ajudou um bocado!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 06 Nov 2007, 14:45

Pra quem interessar possa, atualizei as regras dos poderes psiquicos de 2x6!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Sistema 2x6

Mensagempor Cyrano em 28 Fev 2008, 13:29

Smaug,

Parabéns pelo sistema, cara!

A idéia do crítico não funcionar somente como melhorador do dano é bem legal. Que mais você tem em mente, além do desarme e dos membros?
Cyrano
 
Mensagens: 551
Registrado em: 18 Fev 2008, 14:28

Sistema 2x6

Mensagempor Bini em 14 Abr 2008, 12:45

Gostei bastante do sistema, mas parece que o cara abandonou.
Espero que ele reapareça, gostaria de trocar umas idéias com ele.
"Buscar a perfeição é a tolice de muitos, amá-la é a escolha de poucos, ser percebido por ela é a realização de um!"
Avatar do usuário
Bini
 
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Abr 2008, 12:42

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 14 Abr 2008, 21:12

Wow!!! Na verdade eu tinha jah perdido as esperanças de alguém entrar aqui de novo! :b
Mas a pedidos eu vortei!hehehe, fui atropelado pelas responsabilidades da vida (trabalho, mestrado etc).

Gostei bastante do sistema, mas parece que o cara abandonou.
Espero que ele reapareça, gostaria de trocar umas idéias com ele.

Agradeço pelo interesse! E pode postar que nos estamos ai para isso!

A idéia do crítico não funcionar somente como melhorador do dano é bem legal. Que mais você tem em mente, além do desarme e dos membros?

Na verdade eu pensei no seguinte:
Margem de Sucesso Efeito (são cumulativos)
10 Dano dobrado; golpe não pode ser evitado, a menos com um acerto critico
11-12 Oponente fica atordoado durante o próximo turno e só pode realizar uma ação.
13-14 Oponente é desarmado, divida a margem de acerto por 2 e arredonde para baixo para a distancia em metros em que a arma é atirada
15+ Oponente é mutilado, perdendo um olho, um membro e se o dano for suficiente para mata-lo, a cabeça.

Ou seja, um critico pode transformar uma luta em um inferno... :twisted: Mas levando em conta a parte de mutilações, eu estou um pouco ressabiado ainda com isso... tenho receio que os jogadores fiquem chateados quando acontecer com eles. Nos meus playtests ateh agora não rolou... então ainda estou em duvida se mantenho ou não...

ah sim:
http://2x6.wikidot.com/start
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Sistema 2x6

Mensagempor Bini em 15 Abr 2008, 06:21

Ficou faltando a imagem da ficha.

Não entendi bem o sistema de 3 ações. Cada ação tem um custo que varia de 1 a 3 (e zero as livres)?

:P
"Buscar a perfeição é a tolice de muitos, amá-la é a escolha de poucos, ser percebido por ela é a realização de um!"
Avatar do usuário
Bini
 
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Abr 2008, 12:42

Sistema 2x6

Mensagempor Vincer em 15 Abr 2008, 10:31

Está ficando muito interessante Smaug. Mas seu receio quanto à mutilações é certo... a não ser que o cenário tenha um quê de realidade forte demais, ou que se queira dar a ele um tom muito sério, mutilações são uma idéia ruim porque desanima muito os jogadores. Falo por experiência própria, apesar de quê eu sempre li avisarem isso e só fui entender depois de tentar eu mesmo numa mesa e ver que era verdade. Jogadores não gostam de ver seus personagens mutilados. Pode até ser que um ou outro aceitem a idéia, porque gostem de realismo, por não se importarem ou por acharem que seus personagens ficam legais do novo jeito. Mas geralmente todo jogador cria uma imagem mental de seu personagem que ele gosta, e arruinar essa imagem sem o concentimento do jogador é sabotar o próprio jogo.

Bini, se eu entendi direito, o sistema de três ações é super simples. Você tem 3 ações a cada rodada. Você pode dar 3 espadadas numa rodada, uma espadada, recuar e tomar uma poção, dar 3 socos, etc... 3 ações. Algumas ações gastam mais "ações". Logo, vamos supor que tomar uma poção tome 2 ações. Logo, se o personagem tomar uma poção ele só poderá realizar uma outra ação na mesma rodada, como recuar, por exemplo. E por aí vai.

Um sistema meu usa o mesmo método. Funciona que é uma beleza :cool:
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Sistema 2x6

Mensagempor Bini em 15 Abr 2008, 10:44

Humm, é exatamente como eu imaginava. Muito bom mesmo.
"Buscar a perfeição é a tolice de muitos, amá-la é a escolha de poucos, ser percebido por ela é a realização de um!"
Avatar do usuário
Bini
 
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Abr 2008, 12:42

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 15 Abr 2008, 18:39

Está ficando muito interessante Smaug. Mas seu receio quanto à mutilações é certo... a não ser que o cenário tenha um quê de realidade forte demais, ou que se queira dar a ele um tom muito sério, mutilações são uma idéia ruim porque desanima muito os jogadores. Falo por experiência própria, apesar de quê eu sempre li avisarem isso e só fui entender depois de tentar eu mesmo numa mesa e ver que era verdade. Jogadores não gostam de ver seus personagens mutilados. Pode até ser que um ou outro aceitem a idéia, porque gostem de realismo, por não se importarem ou por acharem que seus personagens ficam legais do novo jeito. Mas geralmente todo jogador cria uma imagem mental de seu personagem que ele gosta, e arruinar essa imagem sem o concentimento do jogador é sabotar o próprio jogo.

Eh foi exatamente o que eu imaginei mesmo... o cenário pende bastante para o realista, nada de fantasia high magic como D&D, mas ainda tem muito do heróico, talvez em favor desse ultimo eu tire as mutilações, precisaria de alguma coisa pra colocar no lugar... talvez uma incapacitação momentanea até ser curado.

Não entendi bem o sistema de 3 ações. Cada ação tem um custo que varia de 1 a 3 (e zero as livres)?

O sistema eh aquilo que o Vincer explicou mesmo. Soh lembrando que esquivar ou bloquear custa ações, portanto as vezes eh bom não atacar na loca toda hora. Um ataque total eh quando vc usa todas as 3 para atacar somente, nesse caso vc não tem como esquivar ou bloquear, mas recebe um bônus de +1 a cada ataque. Uma esquiva total eh a mesma coisa, mas vc soh esquiva, também recebendo bônus de +1 a cada esquiva.

Por favor, o que vcs acharam do sistema de magia?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Sistema 2x6

Mensagempor Bini em 15 Abr 2008, 22:12

Vou dar uma relida nele. Eu achei interessante umas coisas, mas preciso reler. Me lembro de ter ficado com dúvida sobre alguma coisa lá.
Amanhã eu coloco aqui, hoje eu não vou poder... to doente.
"Buscar a perfeição é a tolice de muitos, amá-la é a escolha de poucos, ser percebido por ela é a realização de um!"
Avatar do usuário
Bini
 
Mensagens: 12
Registrado em: 14 Abr 2008, 12:42

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 17 Jun 2008, 10:35

Pra quem estiver interessado, cadastrei uma aventura do 2x6 no encontro internacional. Coisa básica mas prometo que será bem divertida.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Sistema 2x6

Mensagempor Smaug em 07 Jul 2008, 16:47

Bom, mestrei 2x6 nesse domingo no EIRPG e posso dizer que foi um suuuuuuuucessooo! :victory:
Sério, nunca tive uma aventura aplaudida pela mesa toda em um EIRPG, fiquei até emocionado :pidao:

Mas, vamos com um resuminho de como a coisa toda rolou:
O nome da aventura era O Deserto do Dragão (para os menos óbvios, tinha um deserto e tinha um dragão). Ela faz parte de um arco de 3 histórias para apresentar o mundo (ou parte dele) aos jogadores e inserir seus personagens nas tramas ´politicas de Zhephinlin. A primeira história é O Pesadelo da Caverna (novamente: tem uma caverna e tem alguma coisa lah dentro), que o Led e a Fada jah jogaram (e por isso eu não mestrei). Essa aventura abre ganchos para O Deserto do Dragão, eh nela que os heróis se tornam, bem, heróis do feudo de Tieran derrotando uma criatura e lutando em uma batalha.
Ok, vamos a aventura do EIRPG: Após a batalha contra o feudo vizinho (e a morte do senhor feudal de Tieran) o feudo está sofrendo de ataques e com a economia em frangalhos, para tentar salvar as terras a Biancca a senhora feudal (viuva) resolve aceitar a proposta de casamento de um importante lider de uma tribo do deserto do Dragão.
Mas a tradição reza que a noiva deve viajar as terras do noivo, bom adivinhem quem vai ser a escolta da senhora?
O começo da aventura transcorreu bem rápido, o grupo interagiu bem e bolou algumas estratégias para escoltarem a carruagem aonde a nobre estava viajando. A cena 2 que se passa na cidade fortaleza tb rolou legal (com muito roleplay). Alias, caras, vcs todos estavam ótimos!!!
O Blackbird conseguiu uma coisa que poucos conseguiram:entender o conceityo que eu dei para os Freyr (nada de coisinhas bonitinhas, mas bárbaros!!).
O ladino do Insano tava impagável e rendeu as melhores risadas da mesa (alias, a cena dele tentando catar uma prostituta foi a melhor, sendo coroada pela falha critica do grupo no teste de Percepção em que todo mundo viu ele no beco com a...bem.. a coisa que ele conseguiu).
O Molot como sacerdote psicopata-taradão ficou ótimo ("Minha cara donzela, preciso de vc para um ritual que vai assegurar o sucesso da missão! Eh algo que envolve um homem e uma mulher).
O Titã (perdão se não lembro do teu nick veio) ficou excelente!!! E descobri que a raça aliada ao job combatente dah um ótimo escudo para o restante do grupo. A parceria dele com o outro combatente Fee derrotou tranquilo um dos bichos mais perigosos da aventura.
Led e Leila, achoq ue não preciso tecer elogios a vcs!!

Enfim, eles conseguiram evitar uma duzia de problemas nessa cena ao capturarem (e enganarem) a espiã de Mekhet, Sheila (ela voltará!) deixando-a roubar a rota falsa da viagem. Muito bem feito! :victory: :aham: Se não fosse isso...Mas soh pra constar o interrogatório da prisioneira envolveu entre outras ameaças uma noite sozinha com o ladino do insano e o freyr obrigando ela a ficar pelada pra ser revistada!

Durante a viagem pelo deserto propriamente dito, eles evitaram o encontro com os ugears de um jeito bem original, desviando da rota ( eu realmente achei que eles iam se perder)mas usando águias convocadas pelo hexenmeister (led) para se reorientarem.
Tomaram uma decisão inteligente evitando ir pelo lado mais longo (que ia jogar eles no meio de um acampamento de saqueadores do deserto). Mas por pura sorte na escolha, acredito eu. Realmente achei que o batedor deles (o freyr) poderia ter se adiantado e rastreado algumas pegadas e vestigios (pô, bônus de +4 para rastrear).

Nesse ponto tinha uma surpresinha escondida na duna, mas vcs não acordaram ela. :linguinha:

Na briga contra os ugears o sacerdote e o hexenmeister acabaram com a estratégia inimiga usando uma tempestade de areia e uma nuvem de gafanhotos para forçar o inimigo se aproximar e ficar na distancia das magias do scholar e das espadas dos combatentes.

Enquanto isso nosso amigo Dragão curtia a companhia das damas da senhora feudal. Mas ele resolveu voltar para o combate em uma cena bem Indiana Jones e livrou a scholar de um problemão com um ugear.
Obviamente por deixarem a carroça em movimento ( darem ordem para o cocheiro seguir em frente o mais rápido possivel) eles perderam ela de vista e soh foram alcança-la a noite no templo da deusa da cura. Isso deu tempo pra que os templário subornados matassem as damas, o camareior e o mordomo da senhora e a raptassem.
Por sorte, os hormônios do ladino estavam em alta e ele resolveu ir atrás da loirinha que era uma das damas e descobriu o ato pouco depois de ter acontecido e ainda a tempo de ver o raptor desaparecer no deserto a cavalo.

Avisando o grupo,eles partiram e localizaram o acampamento fortificado de Mekhet, junto com ugears e saqueadores do deserto. Receosos de fazer alguma coisa e não aguentar o tranco depois, eles retornaram ao templo e tentaram conseguir ajuda dos templários, o que foi ótimo pois eles descobriram a traição dos mesmos e deu tempo do noivo (e seu exercito chegar)!
Agora sim, com ajuda eles retornaram ateh o acampamento: o freyr e o titã puderam demonstrar todo o carater psicopata de seus personagens dentro de uma batalha e derrotar um ugear herói (que era barra pesada).
Enquanto o restante do grupo saiu no encalço de Mekhet que fugia com a senhora feudal a cavalo.
A scholar atrapalhou Mekhet invocando flicks (fadinhas) sobre ele isso fez com que ele reduzisse a velocidade e e permitiu ao Ladino fazer o cavalo parar arremessando um fogo alquimico na frente do mesmo. O hexemeister usou sua linha de invocação e controlou o cavalo de Mekhet fazendo ele derrubar o cara no chão (junto com a Biancca). Conseguindo s elevantar Mekhet aplicou um golpe de espada no ladino que o derrubou do cavalo. Mas foi acertado por uma carga do freyr e teria sido acertado por outra do titão, mas ele conseguiu bloquear.
Deixando a senhora em segurança o hexemeister e a scholar retornam ao combate. No fim um golpe bem dado de sabre pelo ladino reduz Mekhet perigossamente a 1 dano de ser morto. Porém, os jogadores optam por mante-lo vivo e trocá-lo por um resgate (dinheiro usado para revitalizar o feudo).

Sinceramente, a aventura foi bem melhor do que eu descrevi ai em cima, mas espero que tenha dado um gostinho para vcs!!!

Valeu mesmo pessoal!!!!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron