[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Moon[K]Night em 11 Nov 2007, 21:44

É fato que a maioria dos membros da Spell não curtem esse cenário, se não dizer quase todos. Eu estou entre eles. Mas, o que podemos dizer sobre o sucesso o qual esse cenário atingiu a ponto de ser o mais jogado do Brasil? Alguma coisa ele deve ter de bom? Ou não?

Sabemos todos que o cenário surgiu de uma idéia quase sem expectativas de um cenário comemorativo para a edição número 50 da revista Dragão Brasil. Sinceramente, achei algo que seria algo não teria uma grande notoriedade e continuidade, se não houvesse a omissão de cartas questionando o tal( só foi publicada uma única carta dando uma opinião ruim sobre Tormenta, e o resto só foram de incentivo).

Aí veio a jogada da Holy Avenger, que criou os primeiros Otakus-Jogadores de RPG( o Otaku é no sentido de viciados em anime e mangá, aqueles que são tão chatos que pensam que vivem no Japão), o que aumentou a popularidade de Tormenta.

Mas, então, anos se passaram, e ela cresceu, tem vários livros, e dois romances( que são bons, tenho que admitir, nem parecem que se passam em Arton).

Novamente, retomando o tópico, vem a pergunta, afinal, o que tem de bom em Tormenta a ponto de não haver mercado para outro cenário nacional?

- O que eu acho bom em Tormenta?
Bem, isso é difícil de responder... eu gosto de... não, não, isso não é legal... ah, eu gosto de... não, também não é legal... eu gosto do logotipo, é bem maneiro, não tem muito design, é bem simples. XD

- O que eu odeio?
Eu acho que Tormenta é um cenário onde não se tem uma base para se criar um personagem. Todos os reinos possuem uma diferença incrível no modo de vida em relação ao outro, além de que não há grandes desafios que possam ser resolvidos pelos personagens que não influenciem na história do cenário pois, logo depois, eles inventam que tal desafio foi resolvido por algum personagem importante da trama e a história flui de uma forma completamente diferente da que seguiu a sua aventura. Fora que Tormenta tem uma quantidade de personagens intocáveis tão grande que vc fica obrigado a utilizá-los de uma outra forma, ou não utilizá-los( isso poderia ser resolvido tranquilamente pelo mestre, se todos mês algo não mudasse em Arton).

E quais são suas opiniões??? Adoraria que aparecesse um defensor de Tormenta para que eu possa entender algo.
Imagem
Avatar do usuário
Moon[K]Night
 
Mensagens: 528
Registrado em: 22 Out 2007, 19:44
Localização: Duque de Caxias, Vale das Colinas Distantes, RJ

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor AKImeru em 11 Nov 2007, 22:39

Aí veio a jogada da Holy Avenger, que criou os primeiros Otakus-Jogadores de RPG( o Otaku é no sentido de viciados em anime e mangá, aqueles que são tão chatos que pensam que vivem no Japão), o que aumentou a popularidade de Tormenta.


Mesmo? Eu pensei que eles existissem pelo flood de adaptação de animes na revista.


O que eu gosto
-Eu não preciso mais jogar essa porcaria.

O que eu não gosto
-Todo o resto.


Após jogar Tormenta e apenas tormenta durante um ano inteiro, você percebe que você mesmo criar um cenario consegue ficar melhor do que aquilo.

Quero dizer, meu Deus, quando Forgotten Realms comparado ao seu cenario faz mais sentido, tem algo de errado acontecendo.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lune em 11 Nov 2007, 23:25

Bom, desconsiderando o tom pra lá de tendencioso do primeiro post e o comentário preconceituoso sobre otakus, lá vou eu bancar o advogado do diabo (de novo). Alguns pontos legais de Arton:

- Houve uma tentativa interessante de diferenciar os seguidores dos diferentes deuses. Embora a implementação mecânica disso tenha sido desastrosa (clérigos de Khalmyr não podem usar itens mágicos, por exemplo), a idéia é excelente.

- Falando em deuses, algumas das divindades de Arton eram bem originais, como por exemplo a Divina Serpente e sua interpretação perculiar de "proteger os fracos", ou ainda a deusa maluquete da magia. Minha favorita pessoal é Valkaria, a única divindade humana que eu conheço que consegue ter um "feel" único.

- Tormenta tem alguns vilões interessantes (e muitos outros toscos, admito). A Aliança Goblinóide dá uma excelente campanha, quer os personagens estejam defendendo os reinos ou do lado da Aliança. O próprio Mestre Arsenal, desconsiderando o nome, o robô gigante e a baboseira dele ser de outro planeta (eu sei, quase tudo), é um ótimo antagonista e um verdadeiro exemplo do que deve ser um clérigo do deus da guerra. Por algum motivo ele me lembra bastante o Treize, de Gundam Wing... outros bons antagonistas incluem o Camaleão, a druida insana Lisandra e Skhar, o rei dragão. A própria Tormenta é um conceito interessante, uma ameaça misteriosa e além da compreensão até dos mais poderosos personagens. Lembra um bocado as Shadowlands de Rokugan ou as Mournlands de Eberron - com vantagem pra Tormenta, que pelo menos não tem "lândia" no nome XD

Não nego que o cenário tem inúmeros defeitos e incoerências internas. Mas qualquer outro cenário também tem. Da mesma forma, Tormenta tem idéias interessantes que podem ser aproveitadas para se criar uma boa campanha ambientada em Arton ou para incrementar um cenário próprio.

EDIT: Algumas respostas às críticas do primeiro post.
Todos os reinos possuem uma diferença incrível no modo de vida em relação ao outro

Perhaps the same could be said of all religions... quer dizer, que tal comparar um elfo de Evereska e um humano de Thay? Ou um fazendeiro shifter das Eldeen Reaches com um meio-orc pescador nos Shadow Marches? Ou, pra não ir tão longe, comparar um guerreiro de Breland com um de Karrnath? Quer dizer, todo cenário tem diferenças enormes entre os modos de vida de um reino pro outro. Aliás, também é assim na vida real. Se fosse um cenário que você gostasse, você chamaria isso de "variedade". (Agora, uma crítica válida seria dizer que alguns desses reinos são TOSCOS... o que dizer de Hershey, o reino do chocolate?)

além de que não há grandes desafios que possam ser resolvidos pelos personagens que não influenciem na história do cenário

Como assim? A liberação de Valkaria, a profecia que dará fim à Aliança Goblinóide, a possível cura da Tormenta... tudo isso está nas mãos dos jogadores. Mais influência na história do cenário, impossível =P

logo depois, eles inventam que tal desafio foi resolvido por algum personagem importante da trama e a história flui de uma forma completamente diferente da que seguiu a sua aventura.

Isso acontece com qualquer cenário que não tenha morrido. Os romances de Eberron, Forgotten e Star Wars frequentemente contradizem o que estava no livro de RPG ou o que aconteceu na sua aventura. Mas sabe, o Mestre não é OBRIGADO a seguir o que diz o livro... da mesma forma, os torneios de cartas de Rokugan (que determinam em parte a história do cenário) costumam ter resultados inesperados que contradizem o que qualquer um esperaria (da última vez, Fu Leng quase destruiu o cenário inteiro!). Essa é uma condição inerente a qualquer cenário.

Fora que Tormenta tem uma quantidade de personagens intocáveis tão grande que vc fica obrigado a utilizá-los de uma outra forma, ou não utilizá-los

Esse é um ponto que eu concordo. O número de NPCs fodônicos em Arton é problemático. Mas, como você mesmo disse, nada que um Mestre com bom senso não possa contornar.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor valberto em 12 Nov 2007, 00:02

Mas, o que podemos dizer sobre o sucesso o qual esse cenário atingiu a ponto de ser o mais jogado do Brasil?


Podemos dizer muita coisa. E uma delas é: qualidade não é sinônimo de vendas. Durante muito tempo a DB foi a única revista de RPG do Brasil e tudo o que saía nela era lei. Especialmente fora do eixo Rio-SP onde as lojas e o material de rpg rereavam. Dessa forma tudo o que eles lançavam/patrocinavam/diziam que era legal vendia imediatamente. Eles eram o único referencial do público. E não foi diferente com Tormenta que nada mais foi do que uma colcha de retalhos com material que tinha saídoi antes coimo add-on de outros cenários famosos.
Posso dizer que Tormenta é um dos cenários mais vendidos do Brasil, mas isso não implica que ele seja o mais jogado. Claro que alguém pode argumentar: mas as pessoas compram livros para deixar mofando nas estantes em casa? Nem todos, mas já aconteceu comigo. Faz alguns anos comprei o maravilhoso SpyCraft e nunca consegui grupo para jogar. No caso de Tormenta, muitos compram, jogam por algumas vezes e migram para cenários melhores ou com outros focos, como Eberron, Forgotten e até alguns nacionais. O que sobra é um público cativo que migrou da DB para a DS e que continua consumindo o mundo de tormenta.
Mas para não fugir do tópico, o que eu gosto dele? A taca que os elfos do cenário tomaram. Hoje são quase todos um bando de emos medievais chorosos... O que eu não gosto? quase tudo que é cópia/ homenagem/adaptação de material que existe por aí, ou que é simplesmente mal feito que dói na alma:
- Cidades Voadoras (Dragonlance)
- Aliança Goblinoide (Warcraft, alguém?)
- Império dos Minotauros (Império Romano com chifres?)
- Um país feito de chocolate (até o nome do lugar é de um chocolate famoso)
- Inimigos Ultra-Mega-Fodônicos-Pauleira-Que-os-Jogadores-Não-Vão-Vencer-Jamais.
- Deuses da Justiça que não sabem o que é justiça
- Acuidade com Arco
- Clérigos com restrições máximas e poderes mínimos
Acho que é só.
Avatar do usuário
valberto
 
Mensagens: 84
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43
Localização: Gama

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Nibelung em 12 Nov 2007, 00:46

além de que não há grandes desafios que possam ser resolvidos pelos personagens que não influenciem na história do cenário pois, logo depois, eles inventam que tal desafio foi resolvido por algum personagem importante da trama e a história flui de uma forma completamente diferente da que seguiu a sua aventura.


Tormenta é o único cenário que eu conheço que a maioria das coisas importantes que acontece no cenário é responsabilidade dos jogadores, e não de NPCs fodônicos. Quem libertou Valkaria foram os Libertadores (um nome genérico que serve de título pros aventureiros que passaram a aventura), e pronto. Serão os jogadores que irão deter o megazord do Mestre Arsenal na próxima aventura que eles vão lançar (ouvi dizer que a introdução ficou ótima, com um diálogo entre Arsenal e Kenn).

O único evento realmente importante que foi resolvido por NPcs que eu me lembro foi a destruição do Paladino pelas mãos do Sandro Galtran. Mas convenhamos, aquilo era praticamente obrigatório acontecer. O Paladino era um Deus Ex Machina violento no cenário.

Quem sabe um dia eu anime a pegar os romances e ler?
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor WillDice em 12 Nov 2007, 08:32

Lune escreveu:
Todos os reinos possuem uma diferença incrível no modo de vida em relação ao outro

Perhaps the same could be said of all religions... quer dizer, que tal comparar um elfo de Evereska e um humano de Thay? Ou um fazendeiro shifter das Eldeen Reaches com um meio-orc pescador nos Shadow Marches? Ou, pra não ir tão longe, comparar um guerreiro de Breland com um de Karrnath? Quer dizer, todo cenário tem diferenças enormes entre os modos de vida de um reino pro outro. Aliás, também é assim na vida real. Se fosse um cenário que você gostasse, você chamaria isso de "variedade". (Agora, uma crítica válida seria dizer que alguns desses reinos são TOSCOS... o que dizer de Hershey, o reino do chocolate?)

Os reinos de Arton não são variados. São parques temáticos disfarçados de reinos.

Por exemplo, não temos um reino magocrata em que a magia arcana é estimulada e usada ativamente. Tem que ser mais que isso.

Temos "lugar da magia" onde se pode jogar qualquer coisa ligada à magia. Onde tudo é magia, magia, magia.
Quero imitar as áreas de magia selvagem de FR em Arton. Oh, mas onde coloco? Em áreas aleatórias do mundo todo? Nah. Ah, claro, só pode ser no Reino da Magia!

E assim vai. Reino da intriga. Reino fascista. Reino dos cavalos. Reino do chocolate. São mais famosos pelo tema que pelo nome.
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Avatar do usuário
WillDice
 
Mensagens: 2133
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:25

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 08:38

o que dizer de Hershey, o reino do chocolate?


Isso é o pior em toda a história DO MULTIVERSO... ainda nem tem criatividade para dar nome.

Como assim? A liberação de Valkaria, a profecia que dará fim à Aliança Goblinóide, a possível cura da Tormenta... tudo isso está nas mãos dos jogadores. Mais influência na história do cenário, impossível =P


Até eles inventarem um NPC pra resolver isso...mas acho que isso é em qualquer cenário.

- Deuses da Justiça que não sabem o que é justiça


Saber eles sabem...só não aplicam.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Cebolituz em 12 Nov 2007, 09:10

Eu apenas peguei algumas DBs e a parte de panteão dos deuses.

Confesso que achei interessante no início, mas depois que fui me aprofundando na leitura o interesse murchou. Os deuses tem até alguns que achei interessantes (Grande Oceano, Mestre Arsenal, Valkaria) outros que não gostei (Khalmir, Nimb). Na parte de NPCs nenhum deles me interessou. Quanto as histórias, essas eu não cheguei a ler.
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 09:28

Sinceramente: os únicos NPC's que me interessaram a saga "holy avenger" fez questão de estragar (Niele e Sandro)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor kimble em 12 Nov 2007, 09:36

Lune,

Perhaps the same could be said of all religions... quer dizer, que tal comparar um elfo de Evereska e um humano de Thay? Ou um fazendeiro shifter das Eldeen Reaches com um meio-orc pescador nos Shadow Marches? Ou, pra não ir tão longe, comparar um guerreiro de Breland com um de Karrnath? Quer dizer, todo cenário tem diferenças enormes entre os modos de vida de um reino pro outro. Aliás, também é assim na vida real. Se fosse um cenário que você gostasse, você chamaria isso de "variedade". (Agora, uma crítica válida seria dizer que alguns desses reinos são TOSCOS... o que dizer de Hershey, o reino do chocolate?)


O problema é um pouco mais complexo. Não é uma simples questão de modo de vida, etc. É algo mais no estilo 'reinos temáticos'. Você tem o reino temático dos peixes de um lado e o reino temático dos cavalos do outro, por exemplo. Tudo no reino dos peixes tem nome relacionados a peixes e mar. Tudo no reino dos cavalos tem nome de cavalos. E se tiver um rio que cruza o reino dos peixes, ele vai ter nome de peixe. Mas se ele terminar no reino dos cavalos num lago, o lago vai ter nome de cavalo. Isso é muito estranho (pra não dizer ilógico). Dá a sensação que nunca houve evolução real nestes lugares, todos os limites sempre foram bem delimitados e ninguém nunca invadiu o território de ninguém. Sem contar que também que parecem existir barreiras mágicas entre os reinos, que impedem que as pessoas se mudem de um reino para o outro, o que impede que gente do reino do peixe vá criar coisas com nomes de cavalos no 'reino errado' e vice-versa. Isso acontece, obviamente, pelo fato que o desenvolvimento do cenário foi modular, através de matérias e pequenos textos que depois foram sendo juntados. Como não havia preocupação real em criar um cenário estável, amplo e onde existisse interação real entre os diferentes lugares, se criaram os tais reinos temáticos.

Como assim? A liberação de Valkaria, a profecia que dará fim à Aliança Goblinóide, a possível cura da Tormenta... tudo isso está nas mãos dos jogadores. Mais influência na história do cenário, impossível =P


Não sei como foi lidada a liberação, mas nada até agora foi lançado para que grupos de jogadores cumpram a profecia ou curem a Tormenta.

da mesma forma, os torneios de cartas de Rokugan (que determinam em parte a história do cenário) costumam ter resultados inesperados que contradizem o que qualquer um esperaria (da última vez, Fu Leng quase destruiu o cenário inteiro!).


Na verdade, da penúltima vez os Ratlings ganharam o direito de serem os primeiros a entrarem na Tumba de Shinsei. Para quem não entendeu, significaria algo como os kobolds de um mundo de D&D vencerem uma disputa para ver quem deveria ser o primeiro a ter direito de escolher pra si um dos maiores artefatos do cenário.
E a última foi os Scorpions ganharem o Campeão Esmeralda.
Mas teu ponto se mantém nos dois casos :aham:
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
Avatar do usuário
kimble
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 27 Ago 2007, 09:10

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Fëanor em 12 Nov 2007, 09:45

O que eu gosto:

Tem uma região que é um labirinto gigante. Achei bem interessante a ideia... um labirinto do tamanho de um país.

O que eu não gosto:

- Muita pouca originalidade.
- Mestre Arsenal (que NPC tosco, consegue superar o papai noelminster)
- Druida perde seu poderes se não durmir na floresta (ou seja, se tiver aventuras na cidade, o druida não poderá árticipar...).
- Acuidade com Arco.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 09:50

Mestre Arsenal era legal na BD 1, onde ele era um símples clérigo da querra com uma peculiaridade de colecionar itens mágicos (eh! que player de D&D não coleciona itens mágicos!!!). E não ele com um Megazord!!!
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Avatar do usuário
Corvo da Tempestade
 
Mensagens: 2466
Registrado em: 25 Ago 2007, 19:52
Localização: Ilha do Governador
Twitter: http://twitter.com/macoaz

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Pepilegal em 12 Nov 2007, 10:26

Eu já joguei Tormenta bastante tempo atrás, alias meu grupo começou no AD&D e migrou para o D&D 3.0 no período dessa campanha. Porém, por mais que o grupo se dedicasse e o mestre se empenhasse, em pouco tempo não conseguimos mais jogar o cenário. Todo o grupo ganhou certa aversão por este cenário, porque quanto mais jogávamos mais o achávamos desinteressante.
Os motivos são os mesmos que alguns citaram:
- Reinos excessivamente temáticos e desinteressantes;
- NPCs poderosos em excesso;
- NPCs desinteressantes em excesso;
- Temática infantil demais em certos casos (como o Reino de Chocolate);
- Deuses malfeitos;
Não posso citar nada que eu goste nesse cenário porque eu realmente não suporto Tormenta.
Quero dizer, meu Deus, quando Forgotten Realms comparado ao seu cenario faz mais sentido, tem algo de errado acontecendo.

Acho que isso aí diz tudo.
[]s Pepi
Avatar do usuário
Pepilegal
 
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Nov 2007, 23:40

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Nov 2007, 10:41

Pior caso eram os clérigos de Keen, que não curavam (ou tinham que gastar 2 talentos para isso)... ou os clérigos de Valkaria, que ou não ganhavam XP por que estavam dentro do território de Deheon, ou não conjuravam magias, por que estavam fora do território de Deheon.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Nov 2007, 11:43

Hmmm, é uma excelente pergunta então como certas ordens clericais sobreviveram esses anos todos, comparados com outras... Especialmente quanto a exigências REALMENTE absurdas, como os clérigos da traição terem que corromper totalmente um inocente POR SEMANA! :blink:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron