[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor crudebuster em 27 Mai 2011, 19:57

São produtos que são importados e exportados, né. Nada contra os cachaceiros.

O ponto é, se Tormenta fosse bom mesmo, melhor do Brasil, da América Latina, atravessava fronteiras e deixava de ser a vergonha que é, copiando regras da pior maneira, reciclando arte e plots das coisas que os autores jogavam nas suas respectivas adolescências...

O que me deixa transtornado é a falta de humildade. De resto, tudo o mais tem jeito, seja em regras, fluff, etc. Mas não vamos ver isso mudar tão cedo, apontando os reis nus aos seus súditos mais fanbois.

Eles gostam de ver, não tem outra explicação. E estou vivo há tempo suficiente pra confirmar que não deve mudar até o próximo Marcelo, então, vou me divertir sacaneando-os das maneiras mais sórdidas possíveis.
Imagem
Avatar do usuário
crudebuster
 
Mensagens: 567
Registrado em: 05 Jul 2010, 15:45
Localização: Rio de Janeiro RJ, Favela da Maré
Twitter: http://twitter.com/crudinho

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Skar em 27 Mai 2011, 20:29

Pois é a cachaça atravessa fronteiras e é uma iguaria na europa então não volte a falar denegrir a imagem da cachaça só pq tem umas de 1 real, pior não compare com tormenta. :tsc:

Bem até ai é jogada de marketing " É o melhor maior e todo essa papagaida" não se pode condenar os caras por isso. Na verdade deveria se dar os parabéns por fazerem um marketing com produto defeituoso continuar no mercado por tanto tempo.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor crudebuster em 27 Mai 2011, 20:36

Será que errei comparando Tormenta a cachaça for export? Putz, perdão Skar.

Mas a cachaça nem é o melhor dos destilados brasileiros, e ainda assim exportamos com orgulho.

Já RPG meide in Brasil, esse só dá dor de cabeça pra quem não está acostumado com a bizarrice nacional.
Imagem
Avatar do usuário
crudebuster
 
Mensagens: 567
Registrado em: 05 Jul 2010, 15:45
Localização: Rio de Janeiro RJ, Favela da Maré
Twitter: http://twitter.com/crudinho

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor shido_vicious em 27 Mai 2011, 20:37

Lumine Miyavi escreveu:Desprevenido é uma "condição" nova, o inimigo recebe -4 na CA.


Você quis dizer: granting combat advantage? :haha:

Brincadeiras à parte:

Tem variantes e variantes do d20. Algumas boas, outras nem tanto, vez que outra ótimas. Faço coro com aqueles que afirmam que o M&M é uma escolha ótima e muito funcional. Também poderiam ter usado o True20, que tem várias das qualidades do M&M com paradigmas mais usuais (níveis, classes, etc.) -- penso que não seria tão impossível negociar com a Green Ronin para usar o sistema num livro stand-alone de Tormenta (como o sistema foi apresentado inicialmente no Blue Rose).

Mas os caras quiseram fazer a variante deles. Trabalhar em uma variante própria do d20 deve ter sido um dos passatempos mais comuns entre RPGistas na década passada. Nos suplementos os caras já tinham uma maneira própria de trabalhar com as regras (mérito da dita maneira é outro assunto por si) -- quando a Wizards retirou o suporte do sistema, acharam melhor retrabalhar a base para melhor concordar com aquilo que vinham produzindo.

Claro que emprestaram partes de outras variantes. Essa é justamente uma das partes legais da OGL. Pathfinder é OGC, mas o SAGA não. Não sei se esse sistema ainda tem suporte ou não, mas, para simplificar, vamos assumir que ainda que irregular, não é escândalo. Assim sendo, por que não emprestar princípios de outros títulos não-OGC, tipo o ToB? Ah, esse tipo de mecânica legal é heterodoxa demais quando entra a "retrocompatibilidade".

Acredito que esse é o ponto de discordância com o Matheus: ele argumenta a partir de vendabilidade/marketing, quando a sintonia do pessoal tá na linha do produto em si, seu design (funcionalidade, equilíbrio, etc.). Se observamos pelos viés mais marketeiro, assim como com a Paizo, a "retrocompatibilidade" tinha mais função psicológica. Altos FUD em cima da 4e, a postura antipática da WotC -- a propaganda de "retrocompatibilidade" foi mais um apaziguador de medos, um "nada vai mudar, tudo vai ficar bem, a WotC não vai te bater". Só que, ao que parece, muita gente queria mudanças. Olha quanta variação do sistema mesmo antes da 4e. E aposto que todo mundo tinha a sua idéia de como deveria ser a 4e -- teve gente que não viu sua idéia lá e reagiu negativamente. Nesse momento rola uma reação instintiva de fincar o pé no chão.

Mas isso passa e se quer modificar (ou melhorar, mas isso é subjetivo agora). Pega o Pathfinder e títulos como o Ultimate Combat e o Ultimate Magic. Rola uma coisa impressionante de ser capaz de propor mudanças sem jamais dizer que "mudamos/incluímos essas opções que esperamos que vocês prefiram usar porque não tava muito bom no original". Isso vai dilapidando a "retrocompatibilidade", mas não acredito que essa seja uma preocupação como era (alegadamente) na época.

Parece que o Tormenta tá indo pro mesmo lado. Eu gosto disso -- é aí que vamos ver o lado mais original do TRPG. Não tem como "despublicar" o TRPG -- mas ele pode melhorar à medida que se expande com os suplementos. Não é o ideal -- uma etapa de projeto mais minuciosa teria sido --, mas se existe intenção de melhorar (como dar mais opções pra guerreiros com manobras), é interessante analisar e, se for funcional, estar disposto a rever o posicionamento.
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 27 Mai 2011, 21:05

Matheus Borges Ziderich escreveu:Não to dizendo isso pra puxar sardinha ou ofender ninguém não, mas da forma que eu vejo tem um grupo que trabalha com o produto e tem um relacionamento profissional com os responsáveis pelos jogos que foram citados como plagiados e tem um grupo que faz muito barulho e não toma nenhuma atitude concreta sobre acusações bem graves, diga-se de passagem.
Não precisa nem gastar argumento tentando me convencer ou contra argumentar. Se ninguém vai tomar uma atitude concreta sobre isso, melhor deixar o assunto morrer.


eu não preciso contatar as empresas e informar que seus produtos estão sendo copiados para chegar a conclusão de que estão sendo copiados. quanto a deixar o "assunto morrer",manter o assunto em pé e bom para deixar claro que existe um material original por ai que foi feito direito
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Mai 2011, 01:03

Matheus Borges Ziderich escreveu:
Russel escreveu:o Gun hazard não reportar a violação das licenças as empresas por acaso desmente o que ele disse ?


De um lado eu tenho uma equipe de editores/autores que pôs um (ou mais) jogo d20 próprio na praça, um editor responsável pela linha de M&M no Brasil e da única publicação que trouxe material oficial de Pathfinder aqui pro país e os tradutores de livros e materiais de M&M e Pathfinder , lembrando que a tradução do M&M é muitíssimo mais adequada que a de D&D, o que já demonstra um entendimento do sistema pela parte do tradutor. Do outro eu tenho o Gun (e uma pá de outros) só com as suas afirmações, sem experiência nenhuma em publicar um jogo desse tipo e nem mesmo intenção de arriscar enviar um email por conta de uma acusação feita de forma virulenta diversas vezes.

Não to dizendo isso pra puxar sardinha ou ofender ninguém não, mas da forma que eu vejo tem um grupo que trabalha com o produto e tem um relacionamento profissional com os responsáveis pelos jogos que foram citados como plagiados e tem um grupo que faz muito barulho e não toma nenhuma atitude concreta sobre acusações bem graves, diga-se de passagem.

Não precisa nem gastar argumento tentando me convencer ou contra argumentar. Se ninguém vai tomar uma atitude concreta sobre isso, melhor deixar o assunto morrer.


Aí está. Uma provocação desnecessária, um ad hominem, com todos os que estão participando do tópico.
Se você vai, automaticamente, ignorar nossas opiniões porque não somos tão "profissionais" quanto eles, o que você está fazendo aqui?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 28 Mai 2011, 01:41

Não foi isso que eu disse.Isso aqui tá longe do assunto de opinião. São acusações bem graves, normalmente feitas de forma bem passional e virulenta que ninguém leva pra frente ou toma atitude. Fica difícil levar a sério esse tipo de coisa com essa atitude, principalmente porque ninguém faz nada a respeito.

Em resumo: não levo a sério porque é uma acusação que não é levada a sério por quem faz.
Imagem
Matheus Borges Ziderich
 
Mensagens: 557
Registrado em: 30 Jun 2010, 04:36

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Skar em 28 Mai 2011, 02:36

Meu caro o problema não é ser levado a sério o problema é simples é provar que eles plagiaram aqui está o problema. Eu posso falar diversas vezes como foi plagiado sobre Taladas, mas as pessoas não vão dar atenção. Nesse tópico mesmo quando eu apontei e coloquei fontes todos olharam e nem ao menos se deram ao trabalho de discutir você acha que um juiz daria? O próprio Elven se me lembro bem colocou que esse era um trope ou algo do gêner, pronto já é uma defesa. E existem mil defesas que podem ser aplicadas por isso processos de plágio são dificilmente ganhos por que existem "n" meios de se defender.

Agora nós aqui podemos sim falar como o trio mesmo fala que ele teve inspiração em Dragonlance, você acha que é coisa pouca eu acho que eles fizeram quase copy pasta [ Dragões Reis, Minotauros são os que me vê a mente no momento] simplesmente pq ambos consideramos coisas diferentes inspiração e cópia.Não que discordemos só nesse ponto tem o de compatibilidade e adaptação também que obviamente temos idéias distintas do que é cada coisa. Bem eu coloquei o que era copy pasta e já falei de adaptação então vou falar o que eu considero inspiração. Foi pegar uma trilogia para contar a história do mundo deles e deixar os jogadores fora. [ em dragonlance os romances são resultados das aventuras] Isso eu acho q é inspiração não pegar o conceito e coloca-lo do mesmo jeito no seu produto.

Bem só umas poucas palavras para serem ignoradas, Matheus.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Avatar do usuário
Skar
 
Mensagens: 1957
Registrado em: 17 Dez 2007, 19:40

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 28 Mai 2011, 07:49

Matheus Borges Ziderich escreveu:Não foi isso que eu disse.Isso aqui tá longe do assunto de opinião. São acusações bem graves, normalmente feitas de forma bem passional e virulenta que ninguém leva pra frente ou toma atitude. Fica difícil levar a sério esse tipo de coisa com essa atitude, principalmente porque ninguém faz nada a respeito.

Em resumo: não levo a sério porque é uma acusação que não é levada a sério por quem faz.


ninguém aqui esta falando em processar o trio. o que esta sendo dito aqui é: "eu cheguei a conclusão de que o trio copiou tal coisa por causa de A + B".

se você não "leva a serio", e por que não quer admitir que o trio copiou coisas na maior cara dura e fica tentando se esquivar com essa desculpa do "se ninguem processa não pode reclamar"

Em TRPG eles copiaram até mesmo a linhagem do feiticeiro de pathfinder. qualquer um que tenha lido os dois livros percebe isso
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Iuri em 28 Mai 2011, 10:19

Se não me engano algo semelhante às linhagens para feiticeiros já exisitia em algum suplemento da 3.5, só não sei o quanto semelhante é com a regra do pathfinder, nem em que livro está.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Rain em 28 Mai 2011, 11:25

Russel escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Não foi isso que eu disse.Isso aqui tá longe do assunto de opinião. São acusações bem graves, normalmente feitas de forma bem passional e virulenta que ninguém leva pra frente ou toma atitude. Fica difícil levar a sério esse tipo de coisa com essa atitude, principalmente porque ninguém faz nada a respeito.

Em resumo: não levo a sério porque é uma acusação que não é levada a sério por quem faz.


ninguém aqui esta falando em processar o trio. o que esta sendo dito aqui é: "eu cheguei a conclusão de que o trio copiou tal coisa por causa de A + B".

se você não "leva a serio", e por que não quer admitir que o trio copiou coisas na maior cara dura e fica tentando se esquivar com essa desculpa do "se ninguem processa não pode reclamar"

Em TRPG eles copiaram até mesmo a linhagem do feiticeiro de pathfinder. qualquer um que tenha lido os dois livros percebe isso


Quando se criam sistema OGL é assim, não?
Tipo se cria regras X, testa se regra Y pode se adaptar ao novo sistema (lembrem-se nada se cria tudo se copia :bwaha: )
Não vejo como copia quando os caras simplesmente gostam de alguma coisa em um sistema OGL é simplesmente resolvem implementá-la em um novo sistema

Logicamente que no final, tem que ficar algo coerente, e ai que mora o problema... TRPG não é lá um sistema muito elegante (quando se faz isso se espera no mínimo ajustes nestas regras copiadas + muito playtest para que ele se adapte ao novo sistema)
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Rain
 
Mensagens: 199
Registrado em: 23 Jul 2010, 12:56
Localização: João Pessoa -PB

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 28 Mai 2011, 11:44

só que pathfinder e star wars saga não permitem reescrever seus conteudos.

eu acho uma tremenda cara de pau do trio isso.

(sera que e por isso que eles tem medo de mandar tormenta lá pra fora :hum: )
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Mai 2011, 11:51

Pathfinder permite. Pra isso serve o PRD.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Russel em 28 Mai 2011, 12:05

não sabia desse PRD :hum:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Mai 2011, 12:07

Você não sabe de tanta coisa... XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron