[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lune em 12 Nov 2007, 11:48

O Kimble elaborou melhor a crítica do primeiro post: o problema dos reinos é que eles são por demais modulares e estáticos - ou, como disse o WillDice, parques temáticos disfarçados de reinos XD

Concordo com a crítica. Mas a idéia de reinos temáticos se encaixa bem com a proposta mais leve e cômica do cenário. O reino da sorte, Fortuna, por exemplo, é extremamente esquemático - mas nem por isso não pode ser divertido. Como eu já disse, não vou defender aqui o reino do chocolate, mas é injusto esperar de Tormenta o mesmo nível de complexidade política/econômica de Forgotten Realms, até pela forma paulatina que o cenário foi criado. Além disso, justamente porque os reinos são modulares, é extremamente fácil para o Mestre simplesmente ignorar os lugares que não o agradam (da mesma forma que eu ignoro tudo que a Wizards já publicou sobre Xen'drik).

Citando as críticas mais recentes:
Muita pouca originalidade.

Subjetivo. A essa altura, meu caro, não existe nada de novo debaixo do sol... me lembro do lançamento de Eberron, quando os críticos diziam que os Warforgeds eram cópias do Exterminador do Futuro, as Airships eram cópia de Final Fantasy, que os elfos de Aerenal eram cópia de uma idéia antiga do Rich Baker... e quer saber, provavelmente eles estavam certos! Em Forgotten e Rokugan, então, dá pra contar nos dedos as histórias realmente originais (a mitologia de Rokugan, em particular, é uma salada medonha de mitologia grega, budismo e xintoísmo). O que, é claro, não impede que sejam excelentes cenários. Originalidade mesmo você vai encontrar em Darksun, Spelljammer... e talvez eu só não conheça as fontes de onde eles copiaram as suas idéias.

Mestre Arsenal (que NPC tosco, consegue superar o papai noelminster)

Como o Corvo testemunhou, o Mestre Arsenal era um NPC legal pra caramba. Só depois que inventaram a história de que ele era um alienígena com um megazord. Ignorando essa parte, ele ainda pode ser um excelente antagonista. Como eu citei no meu primeiro post, é só usar o Treize de Gundam Wing como inspiração e voilá, dá pra montar uma campanha inteira em cima do cara.

Reinos excessivamente temáticos e desinteressantes

Verdade, tem uma dose grande de reinos simplesmente imprestáveis. Mas há alguns que são legais, como Deheon, Tapista, Fortuna, Pondsmânia e... e... tá, é verdade, a maioria dos reinos é excessivamente temática e desinteressante XD.

As outras críticas eu considero variações de temas que eu já tratei no primeiro post, como a tentativa de diferenciar clérigos de diferentes divindades, e outras eu simplesmente não concordo, como dizer que os deuses são mal feitos. Sim, Khalmyr e Nimb são péssimos, mas bem do lado deles tem um monte de conceitos interessantes pra deuses. Tenebra é uma deusa da escuridão bem mais interessante que Shar, por exemplo (se bem que Shar melhorou MUITO nos últimos tempos).

P.S.:
Especialmente quanto a exigências REALMENTE absurdas, como os clérigos da traição terem que corromper totalmente um inocente POR SEMANA!

Ah, essa é fácil, eu faço isso dia sim, dia não XD
Mas como eu disse, a idéia por trás dos poderes/restrições é muito boa. A implementação das regras que foi desastrada - e convenhamos, o Cassaro nunca posou de advogado de regras...
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Haiyate em 12 Nov 2007, 12:16

bem la vou eu tentar dar um defendida ._.

confesso que tormenta tem muitos defeitos mas que cenário não tem?
muitos de voces vão dizer que estou mal informado sobre FR ou outro cenário mas muitos de voces tambem estão mal informados sobre tormenta...

pontos a favor:
foi uma grande iniciativa sendo o 1 cenário nacional dando caminho para outros
existem muitoooo desafios ao mesmo tempo acontecendo: tormenta, aliança negra, libertação,salvação da princesa elfica,os paladinos de glorien que tentam reestabelecer o posto divino de sua deusa entre outros
muitos npcs cativantes: talude, mestre-arsenal ( sim eu curto ele), camaleão,razlen greenleaf
culturas realmente exóticas: o reino minotauro eh um labirinto, não existe cidade elfica,ha poucos sobreviventes orientais(tamura)
e há alguns deuses interessantes
XAROPE xD

o que não gosto:
muitos dos problemas são resolvidos por npcs( mas mesmo assim ainda existem muito outros que os jogadores devem resolver)
alguns deuses confesso que são chatoes
acuidade com arco XD ( esse ninguem merece)
algumas cidades não tiveram criatividade no nome ou na historia

bem que eu lembro no momento é isso

o que a dizer a mais se não jogam no cenário ou deixaram de jogar não saiam exculaxando pls todo cenário tem seus defeitos e cabe aos mestres resolve-los ( muitos deles é so ingnorar) e se tentarem vão ver que é um bom cenário para divertir ^^
Haiyate

Mensagempor Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 12:22

mas é injusto esperar de Tormenta o mesmo nível de complexidade política/econômica de Forgotten Realms, até pela forma paulatina que o cenário foi criado

Será? Eberron, apesar de ser uma "salada", e ser mais novo do que Arton tem mais "coerência" em seus reinos. O problema de Arton e que ele foi feito pra ser um brinde e depois quando viram que fez sucesso resolverão transformar em um mundo.

muitos npcs cativantes: talude, mestre-arsenal ( sim eu curto ele), camaleão,razlen greenleaf

Não nego...tem NPC's cativantes, e muitos que foram estragados pela "Holy Avenger & C.I.A" como Talude (virou um velho babão), Niele (sem comentários...), Sandro.
Editado pela última vez por Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 12:28, em um total de 1 vez.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor AKImeru em 12 Nov 2007, 12:24

comentário preconceituoso sobre otakus

Ooookay vamos lá mais uma vez.

O termo Otaku SEMPRE foi visto como algo negativo ao redor do mundo. No Brasil, isso mudou quanto uma revista famosa de animes passou ao usar o termo como se fosse só uma maneira de denominar quem assistia animes/comprava a revista. E isso acabou pegando porque aparentemente adoramos encorparar palavras negativas para juntar um grande numero de pessoas(vide "Nerd").

Com isso dito, rotular pessoas é errado.

- Houve uma tentativa interessante de diferenciar os seguidores dos diferentes deuses. Embora a implementação mecânica disso tenha sido desastrosa (clérigos de Khalmyr não podem usar itens mágicos, por exemplo), a idéia é excelente.

No papel, a ideia é decente. Na pratica, ela é ridicula, exagerada e forçada. Me lembrando o resto do cenario.

- Falando em deuses, algumas das divindades de Arton eram bem originais, como por exemplo a Divina Serpente e sua interpretação perculiar de "proteger os fracos", ou ainda a deusa maluquete da magia. Minha favorita pessoal é Valkaria, a única divindade humana que eu conheço que consegue ter um "feel" único.

O conceito da Divina Serpente era interessante. Suas seguidores as Dragoa Caçadoras não eram. Elas eram REPTEIS com SEIOS DE HUMANAS que o bico era da mesma cor de sua pele. Alias, boa parte das deusas nuas são dessa maneira, INCLUSIVE a Valkharia. Serio, isso é erotico? Interessante? Não. Isso é triste. Serio, pense um pouco, na propria divina Serpente. Uma cobra humanoide com SEIOS HUMANOS COM MAMILOS DA COR DE SUA PROPRIA PELE. Ridiculo.

E a maioria dos Deuses eram genericos e sem graça Khalmyr "HURR JUSTIÇA" é meu exemplo favorito junto com o Deus da guerra. E eu sinceramente acho a Valkharia forçada, especialmente porque o conceito de humanidade dela NÃO é a natureza dos humanos do cenario. Deixando tudo muito ridiculo, exagerado e forçado.

quer dizer, que tal comparar um elfo de Evereska e um humano de Thay? Ou um fazendeiro shifter das Eldeen Reaches com um meio-orc pescador nos Shadow Marches? Ou, pra não ir tão longe, comparar um guerreiro de Breland com um de Karrnath? Quer dizer, todo cenário tem diferenças enormes entre os modos de vida de um reino pro outro. Aliás, também é assim na vida real. Se fosse um cenário que você gostasse, você chamaria isso de "variedade". (Agora, uma crítica válida seria dizer que alguns desses reinos são TOSCOS... o que dizer de Hershey, o reino do chocolate?)

Pega o mapa de Forgotten. E um de Arton. Reinos parecidos em Forgotten ficam proximos de si e os diferentes ficam mais afastados entre si. Em Arton, temos um reino onde produzem chocolate dentro de um reino de armeiros.

Alias, ESSE é o problema. Eles são reinos de "Fazedores de coisas'. Em Thay, um BANDO de coisas diferentes esta acontecendo com milhões de opções para seu personagem. Enquanto nesses reinos de Arton, não. Todo mundo é muito ridiculo, exagerado e estupidamente forçado.

Como assim? A liberação de Valkaria, a profecia que dará fim à Aliança Goblinóide, a possível cura da Tormenta... tudo isso está nas mãos dos jogadores. Mais influência na história do cenário, impossível =P

Profecia, libertar Deuses...Esse cenario faz Forgotten Realms parecer low magic :linguinha:

Isso acontece com qualquer cenário que não tenha morrido. Os romances de Eberron, Forgotten e Star Wars frequentemente contradizem o que estava no livro de RPG ou o que aconteceu na sua aventura. Mas sabe, o Mestre não é OBRIGADO a seguir o que diz o livro... da mesma forma, os torneios de cartas de Rokugan (que determinam em parte a história do cenário) costumam ter resultados inesperados que contradizem o que qualquer um esperaria (da última vez, Fu Leng quase destruiu o cenário inteiro!). Essa é uma condição inerente a qualquer cenário.

Você só esqueceu de mencionar que em Rokugan, são os proprios jogadores que escolhem QUAIS personagens importantes fazem o que. Serio, tentar chamar Rokugan de inflexivel é não conhecer Rokugan.

Esse é um ponto que eu concordo. O número de NPCs fodônicos em Arton é problemático. Mas, como você mesmo disse, nada que um Mestre com bom senso não possa contornar.

Some a isso a todos os OUTROS problemas do cenario. Mais trabalho para o mestre.

Veredito: Tormenta é um amontoado de ideias que não se encaixam de uma maneira coesa. Tudo existe mas sem motivos naturais. Tudo é forçado por algum motivo. O cenario é comercial, ele vende pelo apelo e não por sua qualidade. Simples assim. Existem cenarios desse genero no mercado e são validos. Mas tentar peitar um Eberron da vida? Acho dificil.

Tormenta é o único cenário que eu conheço que a maioria das coisas importantes que acontece no cenário é responsabilidade dos jogadores

Jogue lenda dos cinco aneis tipo, AGORA.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lune em 12 Nov 2007, 12:24

O Hayate lembrou de outro ponto realmente forte de Tormenta - os elfos. Depois dos elfos necromantes de Aerenal, os elfos losers de Arton são os melhores XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 12 Nov 2007, 12:26

Os elfos de Arton são bons? Uma palavra: Niele.

Se alguma raça é parente dela, ela automaticamente é péssima. Péssima eu te digo!

E originalidade Arton subjetiva? Okay, OBJEÇÃO! O advogado de defesa fumou um baseado senhor juiz!
AKImeru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Nov 2007, 12:33

Problemas que eu tenho com Arton:

Deusa da magia adora brincar com mortais, dando medalhões que transformam um vivente me mago de 15º nível (sim, Aleph, estou falando de você) e tomando chá com um arquimago às tardes!. Wynna podia ser deletada do panteão, ao meu ver. O que nos leva a outro problema que tenho com deuses de Arton. Por que raios só tem 1 panteão para um mundo inteiro. Por que raios um deus dragão oriental está junto de um bobo da corte, um bugbear e um minotauro de fogo... que aliás era uma dragoa-caçadora há algum tempo atrás? E as regras dos deuses menores então... que concedem somente 1 domínio!

E uma coisa que eu não entendi até hoje... por que raios tem um reino onde a magia é proibida? Como que ninguém mexeu um dedo (Talude, Vectorius, Aleph, Wynna...) contra o regente quando ele fez essa lei?
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 12:34

O Hayate lembrou de outro ponto realmente forte de Tormenta - os elfos. Depois dos elfos necromantes de Aerenal, os elfos losers de Arton são os melhores

E Oda completou: ... Niele. E uma elfa "happy" se torna o icone de uma raça que deveria ser triste. Estou começando a perceber que um dos grandes mal de Arton foi "Holy Avenger". Pois na história original dela (na aventura "holy Avenger") ela era, sim, uma elfa "normal" (e sabia que suas roupas eram ridículas, era parte do "disfarçe de maga" dela)

e tomando chá com um arquimago às tardes

Onde mesmo que eu vi isso :sobrancelha:
Editado pela última vez por Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 12:38, em um total de 1 vez.
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor AKImeru em 12 Nov 2007, 12:36

O Deus oriental.

Por favor, não DEIXEM eu começar a falar dos problemas de Nitamu-ra porque esse forum vai perder toda a banda com os meus posts.
AKImeru

Mensagempor NeverSleep em 12 Nov 2007, 12:59

O que eu penso:

Tormenta é um cenário que surgiu da mente de pessoas que nem se importam com o que escrevem, o cenário é uma mistureba de coisas que eles liam em outras coisas e achavam legais e simplesmente tentavam encaixar elas de alguma maneira no cenário e achavam que ficou bom (ou não) e enfiavam guela abaixo dos consumidores que não tinham muito acesso a material internacional. A construção do cenário se deu do nada, ele naão foi construido de uma maneira organizada como "de fora para dentro" ou "de dentro para fora", as coisas eram pensadas de maneira independente e eram coladas em algum lugar no cenário. Agora vamos as coisas mais específicas:

O que eu gosto em Tormenta:

- Possibilidade de criação livre de personagens, mesmo eles sendo exóticos ou estranhos, devido as bizarrices do cenário podemos fazer quase qualquer coisa.
- A idéia de servos de divindades serem diferenciados foi legal, o problema é como foi aplicado, não foi feito de maneira equilibrada, mas eu acho muito bom para limitar o poder dos clérigos em D&D.

O que eu não gosto em Tormenta:

- O cenário é criado nas coxas, tudo é empurrado, e com isso também há uma produção exagerada de material, no meio de sua campanha a história do local em que você está jogando pode ser totalmente alterada ou ir contra sua campanha, as coisas são alteradas e criadas rápido demais.
- Reinos temáticos, alguns estúpidos, é interessante ter reinos de tal modo desde que seja plausivel, não por simples vontade do autor.
- Cópia descarada de outros materiais, é até bom ter inspiração baseada em outros materiais e copiar algumas coisinhas, agora "full copy-pasta machine" é tosco, simplesmente Tormenta tem quase todos clichês de RPG clássicos e anime shounen...
- Simplesmente, a própria estrutura do cenário de Tormenta quase impede o cenário de ser levado seriamente ou jogar seriamente nele.

E para corrigir os erros de Tormenta, não é possível apenas ignorar algumas coisas, é praticamente recriar o cenário, o que é mais fácil você criar um novo, e quem sabe conseguir vender...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Corvo da Tempestade em 12 Nov 2007, 13:00

E quais são os problemas de Nitamu-ra ??? :rolando: :rolando: (Sorry Oba não resisti perguntar :rolando: )
Corvo da Tempestade

Mensagempor Fëanor em 12 Nov 2007, 13:26

Mestre Arsenal era legal na BD 1, onde ele era um símples clérigo da querra com uma peculiaridade de colecionar itens mágicos (eh! que player de D&D não coleciona itens mágicos!!!). E não ele com um Megazord!!!

Aí já é bem mais interessante realmente.

Alias, ESSE é o problema. Eles são reinos de "Fazedores de coisas'. Em Thay, um BANDO de coisas diferentes esta acontecendo com milhões de opções para seu personagem. Enquanto nesses reinos de Arton, não. Todo mundo é muito ridiculo, exagerado e estupidamente forçado.

Essa é uma diferença que muitas vezes as pessoas não entendem.

A maioria das pessoas que não gosta de FR é porque não gosta do estilo de FR, o estilo dele ser "high magic" e muitas vezes "high level". Isso faz que com que muitos tenham odio do cenário.
Mas ele não é mal feito.

Acontece o contrário em Arton. Não é que as pessoas não gostem do estilo. O cenário é que é mal feito.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Elven Paladin em 12 Nov 2007, 13:40

Originalidade mesmo você vai encontrar em Darksun, Spelljammer... e talvez eu só não conheça as fontes de onde eles copiaram as suas idéias.

Bem, Dark Sun é simplesmente um cenário Pós-Apocalíptico, só que em uma ambientação com inspiração Mágica, e não Tecnológica. E quanto a Spelljammer, é meio óbvia a inspiração: Star Trek com pitadas escabrosas de Humor.

e talvez eu só não conheça as fontes de onde eles copiaram as suas idéias.

Nesse ponto, eu concordo com o Mark Hein-Hagen: Criatividade é saber esconder suas fontes. :b

Profecia, libertar Deuses...Esse cenario faz Forgotten Realms parecer low magic

Bem, na aventura For Futy and Deity que misturava Planescape com Forgotten Realms ( algo comum nos últimos anos da TSR ), os jogadores tinham que ir até o Abismo, nos níveis controlados por Graz´zt e resgatar Waukeen :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor NeverSleep em 12 Nov 2007, 14:00

Mas pense ai, resgatar a deusa do comércio deve dar uma recompensa hyper-gorda... digna de personagens Fuckin' Epic
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor kimble em 12 Nov 2007, 14:10

Nobunaga,

O termo Otaku SEMPRE foi visto como algo negativo ao redor do mundo. No Brasil, isso mudou quanto uma revista famosa de animes passou ao usar o termo como se fosse só uma maneira de denominar quem assistia animes/comprava a revista. E isso acabou pegando porque aparentemente adoramos encorparar palavras negativas para juntar um grande numero de pessoas(vide "Nerd").

Adendo: Eu já acho que é falta de conhecimento mesmo. Aqui no Brasil, as pessoas adoram usar palavras estrangeiras sem ter conhecimento real do que elas significam. O que muitas vezes gera essas situações engraçadas, onde uma palavra é tirada do sentido original e você vê as pessoas usando palavras pejorativas para se referir a si mesmos.
Como se chamar de Otaku.

O conceito da Divina Serpente era interessante. Suas seguidores as Dragoa Caçadoras não eram. Elas eram REPTEIS com SEIOS DE HUMANAS que o bico era da mesma cor de sua pele. Alias, boa parte das deusas nuas são dessa maneira, INCLUSIVE a Valkharia. Serio, isso é erotico? Interessante? Não. Isso é triste. Serio, pense um pouco, na propria divina Serpente. Uma cobra humanoide com SEIOS HUMANOS COM MAMILOS DA COR DE SUA PROPRIA PELE. Ridiculo.

E talvez minha memória esteja falhando, mas isso não tinha haver com aquelas mulheres-répteis caçadoras? Aquelas que viviam numa sociedade onde elas raptavam outras fêmeas e 'protegiam' obrigando elas a viverem situações submissas? E tinha até cena de mulher presa e leves sugestões de tortura? E essas mulheres gostavam disso?
Cassaro. A anos ensinando práticas sexuais saudáveis para nossas crianças. Valeu tio Palada!
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários