Campanha na Grecia Mitologica

Você sempre quis relatar as aventuras do seu grupo para que todos pudessem apreciá-las? Esse é seu espaço!

Moderador: Moderadores

Campanha na Grecia Mitologica

Mensagempor Raposa em 21 Mai 2009, 09:13

A gente sempre teve uma quedinha por "reinterpretações" de momentos historicos :P Na verdade eu vou começar relatando nao uma aventura mas o processo de inicio/criação da campanha.

Na verdade essa nova campanha ainda não tem nome definido. Mas a idéia começou quando o mestre terminou o God of War II no PS3 e notamos que a história era totalmente imbecíl. Ao contrário do jogo I, que nos prometeu Kratos como deus da Guerra até os dias atuais, no jogo II tudo muda e aparentemente Kratos decide apoias o Cristianismo, sendo assim mais uma vitma de Jeusus. Bem, de qualquer forma o jogo de Ps3 foi o primeiro elemento do sopão que daria origem a campanha.
O Segundo elemento foi o livro "Mitologia Grega" do prof. Junito de Souza Brandão (1925- 1996), doutor e livre docente, um bastante renomado pesquisador da cultura e mitologia Grega e Romana, dominava a lingua grega e o latin antigo.
Esse livro eu tinha guardado e quando notei a idéia passar pelo mestre a medida que criticavamos o jogo do PS3 achei que seria o momento de revirar minha estante, revisar e expandir as aulas de história da antiguidade que tivemos a tantos anos atrás.
Depois do encanto pela mitologia que só o Brandão poderia proporcionar tinhamos ainda "O Universo, os Deuses , os Homens" do Jean-Pierra Vernant, e os três volumes do "Mitologia Greco-Romana" do René Ménard. Além, é claro, do inesgotavél acervo de imagens que é a internet.

A idéia tomou corpo e o objetivo era jogarmos em um Grecia bastante baseada na mitologia, os personagens deveriam ser heróis, possivelmente aparentados dos deuses.

Depois de toda esse informação ser coletada discutimos um pouco sobre qual seria o melhor sistema para a campanha. Todo o grupo estava envolto em um momento de Legends of the Five Rings e o sistema Roll and Keep ainda figura entre os favoritos. Porém, não tinha o suporte para o tanto de criaturas mitologicas com as quais pretendiamos lidar. Verificando o material disponivel na estante nós tinhamos "Bygones Bestiary", no sistema Storyteller - um ótimo livro por sinal - e os "Monster Manual" I a IV no D&D3.5 (e 3.0) além do "Deities and Demigods", cujas as sugestões de "ficha" dos deuses precisavam de vários ajustes mas que nos permitiriam começar de algum lugar melhor que o zero. Decidimos pelo D&D 3.5 então.

De posso do conjunto de regras mais decisões deviam ser tomadas. O grupo em geral dominava o sistema, o mestre queria tornar a experiencia do jogo nova para todos, e todos nós sabiamos como era jogar XP por XP do 1o ao 16o nível. Novas propostas para a campanha se combinaram as já determinadas. Todo mundo começaria com Divine Rank 0 e ao longo do jogo motivos e provocações se apresentariam para estimular os personagens a subirem nesse Rank... alguém precisava impedir Kratos (que possivelmente nunca vai existir nesse mundo) de derrotar os deuses e criar o cristianismo :P
Optou-se tambem que as classes de spellcasters arcanos nao estariam disponiveis a principio, simplesmente nao combina com o "setting" mitologico original, mas quem estivesse muito interessado em conquistar isso com viagens em estudos poderia tenta-lo em on.

O mestre trabalhou com esse material coletado (não parece, mas estamos falando de cerca de 10 livros + internet) por uns 10 dias e então, embora a campanha ainda espere por um título melhor, nos reúnimos para criar os personagens. Jogamos a primeira aventura domingo passado e um pouco do plano de jogo foi adiantado em OFF, como vocês puderem notar nesse post.
Achei importante, atesn de partir para as narrativas em si, ressaltar o nascimento da campanha e a forma como ela foi, efetivamente, trabalhada e estudada. A forma como o sistema é escolhido para servir a propósta e não o oposto, ou a forma como os personagens, foco do próximo post, foram criados e agrupados.


Conforme eu lembrar (e tiver tempo) vou atualizando esse tópico. Espero ter tempo de no minimo atualizar o "blog" do jogo (entre outras coisas) http://playRPG.multiply.com
Imagem
Este usuário esta permanentemente AWAY
Avatar do usuário
Raposa
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Jan 2008, 16:28
Localização: Some dreamland

Campanha na Grecia Mitologica

Mensagempor Dahak em 14 Mar 2010, 01:12

Olha, achei genial o gancho puxado do GoW.
Confesso que tenho certa tara por ambientações na Grécia antiga.

Quando começando no RPG, pouco antes dos anos 2000, desenvolvi um sistema só pra poder brincar na Grécia mesmo, que sempre foi um dos "mundos" que mais me apetece.

Aliás, por vezes minhas campanhas de D&D de fantasia mesmo tinham o referido país como um de seus palcos, isso quando não era o principal.

Gostei muito das referências que vocês buscaram pra pensar em criaturas e começar logo em níveis divinos. Concordo que a gênese de um mago pode representar boas horas pra quebrar a cabeça, principalmente pra jogar em níveis épicos assim.

Poxa, traga-nos mais notícias, ok?

Até mais e boa sorte.
Life. Live.
Avatar do usuário
Dahak
 
Mensagens: 1655
Registrado em: 20 Ago 2007, 22:32
Localização: São Paulo


Voltar para Diários de Campanha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron