Para quem não acompanhou, dou uma descrição do cenário assim como informações importantes no seguinte tópico.
Resumidamente, se passa em 2030, no Universo DC.
Nos reunimos no sábado para fazer os personagens de quem não tinha feito a ficha. Nem todos os jogadores puderam participar. O que acabou sendo feito:
Ônix: Um garoto orfão encontrado sozinho no deserto quando ainda era bebê. Seus poderes estão ligados a Terra, sendo capaz de criar e moldar objetos de rocha e metal. Foi criado por pais adotivos. Recém-chegado em Gotham, jogador de futebol americano e um dos 'populares' na sua antiga escola.
Purple Mist: Já li o histórico do personagem três vezes mas por algum motivo nunca consigo lembrar dos detalhes. Ele é filho de um casal separado, que veio morar com o pai depois de se sentir colocado de lado pela mãe. Já está em Gotham a alguns anos e faz parte do grupo dos 'estranhos' da escola. Possui uma capa e um cajado mágicos que permitem ele controlar a névoa púrpura, um tipo de névoa mágica que permite teleportar objetos e pessoas.
[personagem de armadura]: Garoto comum, sem poderes, de uma família abastada da cidade. Inspirado pelas histórias dos heróis do mundo e com um forte desejo de combater o crime, construiu uma armadura de alta tecnologia para compensar sua falta de poderes. Ainda está fazendo ajustes na armadura e se acostumando com a nova vida. Faz parte do grupo de 'estranhos' do colégio, por se manter isolado dos outros. Houve uma discussão rápida sobre a situação da armadura e pagando um feat a mais, permiti que ele comprasse Subtle para seu Device, permitindo carregar ele 'invisível' quando está desativado. Provavelmente vou conversar com o jogador para mudar um pouco isso, talvez fazendo algo meio 'Centurions'.
[Meio-demônio]: Filho de um demônio com uma humana, que ainda não sabe de sua herança. Desenvolveu poderes de controle das sombras, sendo capaz de assumir uma forma bidimensional, criar seres de sombras e disparar rajadas de escuridão.
Não estou com o background de todo mundo ainda e normalmente permito que os personagens mudem um pouco os personagens nas primeiras sessões, então algumas das coisas acima podem mudar.
Como nem todos os jogadores puderam ir, então resolvi fazer algo diferente do que havia pretendido inicialmente.
A imagem é thumbnail para a versão grande dela
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Primeira Edição: Adão Negro Ataca!
Os personagens, tanto os novos na cidade quanto os que já vivem aqui, vão com seus pais para uma reunião de pais e professores na escola. Falta uma semana para o início do novo semestre e a reunião irá servir como recepção para os novos alunos e para mostrar as reformas feitas na escola durante as férias para os antigos alunos.
Todos vão até o ginásio da escola, que foi preenchido por cadeiras para permitir a presença dos pais e alunos. O diretor da escola, sr. Finger, dá as boas vindas aos novos alunos e comenta que com a ampliação da escola, eles puderam aumentar muito o número de alunos. Ele também saúda os antigos alunos por estarem aqui para mais um ano. Ele começa a explicar sobre as mudanças na escola, conseguidas graças ao apoio dado por algumas empresas da cidade, principalmente a Fundação Wayne. Depois de falar a algum tempo, ele dá lugar ao Comissário de Polícia (N. Dent). O Comissário passa a falar sobre a cidade e a nova legislação implantada.
O Comissário defende que durante décadas, as atividades dos vigilantes atrapalharam as atividades da polícia. Segundo Dent, os vigilantes se colocavam no caminho dos policiais, contaminavam locais de crimes, impediam o correto procedimento legal e não tinham treinamento para o tipo de trabalho que desejavam fazer. Ele diz que é um avanço para a sociedade a aprovação da Lei dos Livres Poderes. A lei permite que cada estado decida o que fazer quanto a validade das atividades dos vigilantes. O estado de Nova Iorque (onde ficam Nova Iorque, Metropolis e Gotham) decidiu permitir que cada cidade tomasse essa decisão. Nova IIorque e Gotham decidiram tornar ilegal a atividade dos vigilantes, enquanto Metropolis manteve sua política de permitir a existência dos vigilantes. O Comissário explica que está fazendo várias palestras pela cidade, para mostrar a população como a decisão do governo de Gotham foi correta. Depois de mais alguns slides e explicações sobre criminalidade e vigilantes, o diretor da escola volta à falar.
Ele e os professores repassam algumas informações importantes sobre o colégio. Após a reunião com os pais, o diretor informa que como parte das atividades de arrecadação de recursos que tem sido feitas, foi conseguido que parte da exposição de obras de arte egípcias do museu da cidade seja feita no colégio pelos próximos dois dias. Ele convida todos a irem até o colégio ver a abertura da exposição, gratuita hoje para os pais e alunos. O pai de Purple Mist está ajudando a coordenar a exposição, por isso não havia ido com o filho a reunião.
Os personagens ficam andando pelo colégio, observando a exposição e (aqueles que são novos) conhecendo o local. Num determinado ponto, o [personagem de armadura] nota uma figura humanóide passar rapidamente por uma das janelas do prédio.
Sons de vidro quebrando e gritos são ouvidos, vindos de um dos corredores do colégio. Os personagens se dirigem para lá rapidamente. Eles, junto com uma multidão de curiosos, se vêem frente a frente com um homem de aparência egípcia, alto e forte, vestindo uma roupa negra com um relâmpago no peito. As pessoas logo reconhecem ele como Adão Negro, um dos vilões mais perigosos do planeta.
Adão Negro está roubando uma das peças do museu, um colar egípcio. O pai de Purple Mist reage ao ver isso, tentando impedir que o vilão levasse o objeto. Os dois discutem e Adão Negro levanta o pai do garoto com uma mão. O pai de Purple Mist comenta que fez parte das escavações que encontram o artefato e Adão Negro pergunta sobre outros três artefatos, que teriam sido retirados do Egito. Irritado com a falta de resposta do humano, Adão Negro voa para fora do colégio, levando consigo o humano intromedido. Ao ver que seu pai está sendo raptado, Purple Mist corre para a despensa mais próxima e troca de roupa, vestindo seu uniforme de super herói.
OFF: Isso levou a uma discussão que se repetiu algumas vezes durante a aventura. Eu havia entendido inicialmente que o único disfarce do personagem em sua identidade civil era um boné. Depois de alguma explicação, entendi que ele mantia uma postura mais retraída e se mantia longe da atenção, para que ninguém notasse sua semelhança com o herói.
Enquanto isso, Ônix, sem poder usar seus poderes abertamente, tenta prender Adão Negro com uma bola de metal. O supervilão desvia facilmente. Percebendo que é impossível ajudar tendo que se conter, Ônix procura uma (outra) despensa para colocar o seu uniforme.
OFF: O que levou a outra discussão rápida, sobre o uniforme do personagem. O jogador queria que fosse simplesmente uma armadura de pedra criada pelo seu poder e que cobre todo o corpo. Acabei concordando, desde que ele entendesse que se por algum motivo sua armadura desligasse, ele ficaria com suas roupas normais e todo mundo veria quem ele é.
O [meio-demônio] procura (ainda outra) despensa para trocar de roupa. Sem uniforme, ele coloca sua camisa na cabeça para esconder sua identidade.
Enquanto os dois trocam de roupa, Purple Mist estava voando atrás de Adão Negro. Por sorte, o vilão havia parado para interrogar o pai de PMist, ainda no ar. PMist teleporta seu pai de volta para a escola e então tenta fazer o mesmo com o item que Adão havia roubado. Por azar, sua magia falha e ele acaba se teleportando de volta a escola. Ele aparece no meio da multidão que observava a cena toda.
Adão Negro, percebendo que poderia sofrer mais ataques, resolve ir embora. PMist, Ônix e [meio-demônio] tentam seguir ele, mas o vilão se voa rápido demais. Eles acabam retornando para a escola.
No dia seguinte, os jornais mostram as cenas do 'combate' e de PMist e Ônix (em forma de nuvem de pó) voando atrás de Adão Negro. Mais para trás, a câmera mostra um adolescente com camisa na cabeça voando atrás dos dois.
OFF: E os personagens entendem porque uniformes valem a pena.
O [personagem de armadura] começa a investigar a situação. PMist faz o mesmo. Os dois conversam sobre o assunto em suas identidades civis, sem saberem um do outro. PMist havia descoberto com seu pai que o objeto roubado era parte de um conjunto de quatro peças que pertenceram a um sacerdote importante na época do faraó Ramsés. Das três peças restantes, uma estava com um milionário da cidade que havia ajudado as escavações, outra estava num cofre no subterrâneo do museu e a quarta ele desconhecia o paradeiro, pois havia ficado com os outros membros da escavação. PMist mente para o [personagem de armadura] dizendo que não sabe nada sobre o item roubado.
Naquela noite, Ônix saí para jogar basquete, o [personagem de armadura] se mantém pesquisando sobre o que aconteceu, o [meio-demônio] resolve sair para 'patrulhar', PMist resolve ir com o pai visitar o milionário que estava com uma das peças que fazia parte do conjunto que havia atraído o interesse de Adão Negro.
O [meio-demônio] e o Ônix percebem criaturas humanóides formadas por sombras caminhando nos telhados da cidade. Elas andavam em bandos e iam em direção aos limites da cidade. Sem perceberem um ao outro, os dois começam a seguir as criaturas.
O [personagem de armadura] encontra informações na sua pesquisa que uma das peças poderia estar com o milionário Bruce Wayne, que vive numa mansão fora da cidade.
Todos os personagens acabam indo para mansão Wayne, mas separados. PMist é o primeiro a chegar, indo com seu pai.
PMist e seu pai são recebidos pelo sr. Wayne. Ele só mantém seus empregados na mansão durante o dia, por isso somente os três estão na mansão. O Sr. Wayne e o pai de PMist pedem que o garoto deixe eles conversarem a sós. Ele fica vendo televisão enquanto os dois vão conversar na sala de troféus, onde está a peça egípcia.
Enquanto isso, lá fora, os outros três heróis chegam. O [meio-demônio], sem uniforme, é visto e reconhecido pelos outros dois. O [personagem de armadura] vai conversar com o [meio-demônio]. Ônix observa a mansão a distância.
Nesse momento, as criaturas de sombras atacam a mansão. Elas começam a atravessar as janelas, atacando Bruce Wayne e o pai de PMist. PMist troca de roupa e vai para a sala rapidamente. Chegando lá, vê seu pai desacordado no chão e cercado por criaturas humanóides pequenas, com pouco mais de um metro, com formas escuras e feitas de sombras. O garoto se teleporta junto com o pai para sua casa, antes de se teleportar novamente para a Mansão Wayne.
Enquanto isso, os três heróis se movem rapidamente para dentro da sala, tentar deter o ataque das sombras. Ônix tapa as janelas com rochas. Como o local estava sem luz, a pouca iluminação ainda existente vem da porta aberta por PMist para entrar no local.
Os personagens passam a atacar as sombras, mas as criaturas estão em grande vantagem. Elas logo se agarram ao artefato egípcio (uma estátua de ouro de Anubis) e tentam fugir com ele pela porta. Ao perceber isso, Ônix levanta uma parede de pedra na frente da porta, tapando a saída. E deixando o salão às escuras.
O [meio-demônio] e o [personagem de armadura] estão lutando contra as criaturas. O [meio-demônio] está disparando rajadas e criando criaturas de sombras para lutar contra as já existentes aqui. O [personagem de armadura] está disparando contra as criaturas, tentando deter o grupo que está roubando o artefato.
PMist teleporta o artefato para suas mãos. Isto faz com que as criaturas se agarrem a ele, cobrindo complemtante o herói. Enquanto isso, outro grupo de sombras começam a bater contra a parede que leva ao exterior da mansão.
Sem poder enxergar, Ônix resolve criar areia no ar, como uma grande nuvem de pó, para tentar usar seu Tremorsense para enxergar no escuro. Isso funciona, mas obscurece a visão do [personagem de armadura] que estava conseguindo enxergar graças a visão noturna de seu capacete até aquele instante.
As criaturas conseguem derrubar a parede da mansão e começam a levar PMist com elas. Com a quantidade de criaturas que o está circulando, assim como o fato de elas estarem atrapalhando sua concentração, ele não consegue se teleportar para longe. Com esforço ele consegue teleportar a estátua para as mãos de Bruce Wayne, mas as criaturas não notam isso e continuam levando ele.
Os outros personagens tentam parar as criaturas das sombras, mas elas escapam levando consigo PMist. Os personagens retornam a mansão, onde percebem que Bruce Wayne está bem. Wayne agradece a eles e conversa rapidametne com o grupo, antes de pedir que eles se retirem para que ele possa chamar a polícia.
No dia seguinte, os eventos acontecidos na noite anterior estão nos jornais. O pai de PMist é inicialmente dado como desaparecido, mas é encontrado dormindo em sua própria casa. PMist porém é dado como desaparecido na sua identidade civil, pois não é encontrado na casa de Wayne ou em sua casa.
PMist acorda num subterrâneo, preso a parede por correntes e sem sua capa e bastão. Adão Negro questiona ele, mas não o fere por perceber que ele é só uma criança. Ele se afasta, indo tramar como irá conseguir os outros artefatos.
Os três personagens livres recebem cada um e-mail. O e-mail tem somente o símbolo de um morcego e um endereço para se encontrarem, naquela noite, num parque da cidade.
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Comentários sobre o sistema:
Mutants & Masterminds é incrível. Quando os próprios jogadores elogiam um sistema, você percebe o quanto ele é bom. Um dos jogadores havia vindo com um conceito bem específico de personagem e com poderes cheios de peculiaridades e foi possível montar direitinho o que ele queria.
Outro queria fazer um personagem, mas inicialmente ele parecia ter um conceito muito caro. Então ele descobriu o conceito de Array e o Control Earth do Ultimate Power e de repente o conceito se tornou possível.
Muito bom mesmo. Simples, fácil, a maioria das coisas se resolvem em duas jogadas no máximo.