Estava afim de narrar alguma coisa pelo chat da spell já faz algum tempo... Mas eu perdi vários arquivos referentes ao meu sistema, arquivos de cenários, e etc... Finalmente re-organizei algumas coisas, achei alguns arquivos e vi um modo de organizar um jogo.
Na realidade eu ainda não vou narrar com o meu sistema. Ao invés disso eu adaptei algumas coisas dele num sistema diferente, muito mais simples, e bem mais enxuto. E resolvi botar em prática uma idéia que me ocorreu e...
Ah, sem mais delongas:
É um jogo de espionagem, ação e aventura, com inspirações pulp. Na verdade é um cenário bem mentiroso, inspirado em filmes e romances de ação e aventura, cheio de explosões para cá e para lá, tiros para todos os lados, mocinhos que escapam de tiros e param no meio da luta para dialogar, vilões ambiciosos com algum plano perigoso envolvendo diversas nações, tiros, personagens estilosos e... eu já falei de explosões?
É tempo atual, nosso mundo real, mas com uma proposta bem inusitada. É baseado num cenário meu com a mesma proposta...
Não é um jogo muito sério. É sentar e relaxar, muito focado em ação, personagens engraçados e excêntricos, manobras mirabolantes e cinematográficas... esse tipo de coisa.
Basicamente falando os jogadores interpretam mercenários, caçadores de recompensas ou agentes secretos trabalhando para alguma nação ou organizção. Mas tem algumas coisas que eu quero fazer diferentes de uma mesa habitual.
A idéia não é uma mesa, com um grupo de jogo. A idéia é algo como diversas aventuras one-shot, onde diferentes jogadores participam. O que se evolui em uma aventura se estende para a próxima, já que cada uma é uma missão diferente, mas há continuidade. Ou seja, podem haver quantos jogadores houver, cada missão envolverá diferentes personagens (contratados para ela ou algo parecido), havendo diversas sessões e a rotatividade dos jogadores no jogo. Após um jogo um jogador esperaria até que novamente seu personagem se envolvesse em alguma missão (aventura one-shot). Eventualmente arcos de história vão surgir entre as aventuras.
Eu intencionalmente não explicarei como usar as regras ainda, só como criar os personagens, mas é bem simples e intuitivo. Consumiria muito do meu tempo escrevê-las, mas também porque usa partes do meu sistema que eu adaptei nesse, e eu ainda fico receoso de ficar colocando esse material na internet. Logo as regras para jogar serão explciadas durante as sessões, mas é bem simples.
O jogo é uma espécie de playtest. Como eu estou adaptando e estou reescrevendo parte do meu material algumas coisas podem ficar desequilibradas, e eu terei de rever mais tarde. Penso inclusive em testar uma sessão envolvendo jogadores contra jogadores, disputando por um mesmo objetivo, através de uma mecânica curiosa que eu bolei faz um tempo.
Melhor do que tentar entender lendo aqui, é melhor criar logo o personagem aqui. Dá para ter uma idéia mais clara de como o jogo é criando um.
Se um bom número de pessoas se interessar eu devo estar marcando o primeiro jogo já na semana que vem. Qualquer número de usuários pode fazer a ficha, se estiver interessado é só criar uma e postar aqui.
O link que eu passei só envolve parte da criação de personagem, mas tem tudo o necessário lá. Além daquilo há mais seis pontos extras, mas que poderão ser usados em habilidades (Habilidades como Perks de Fallout, talentos de D&D, etc). Se realmente houver interessados o suficiente eu vou mandar mensagens privadas contendo o restante da ficha e as opções de habiliades para o personagem escolher.
Esqueleto da Ficha:
Nome:
Tipo: Idade: Nacionalidade:
Descrição:
ATRIBUTOS
PERÍCIAS
Vantagens
Desvantagens
Qualquer dúvida é só perguntarem. Escrevi meio que as pressas o conteúdo lá, se alguém notar algum erro me avisem .