Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Moderadores: oculto, Moderadores

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor zweger em 28 Abr 2010, 10:44

Uma “peculiaridade” é uma característica menor da personalidade. Não é uma vantagem, mas não é necessariamente uma desvantagem — é apenas uma coisa única que seu personagem tem. (GURPS Lite 4th Edition)

O único inconveniente de uma Peculiaridade é que ela tem que ser realmente incorporada ao personagem. (GURPS Módulo Básico 3º Edição)

Peculiaridades podem sim ser pequenos inconvenientes, desvantagens num grau menor, contudo não se limitam a isso. Elas podem ser traduzir como crenças, objetivos, aversões, preferências, hábitos, expressões, etc. O fato de conceder pontos por peculiaridade está na obrigatoriedade de interpretação daquele ponto.
Avatar do usuário
zweger
 
Mensagens: 432
Registrado em: 28 Jul 2008, 20:13

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Venshad em 28 Abr 2010, 10:58

zweger escreveu:
Uma “peculiaridade” é uma característica menor da personalidade. Não é uma vantagem, mas não é necessariamente uma desvantagem — é apenas uma coisa única que seu personagem tem. (GURPS Lite 4th Edition)

O único inconveniente de uma Peculiaridade é que ela tem que ser realmente incorporada ao personagem. (GURPS Módulo Básico 3º Edição)

Peculiaridades podem sim ser pequenos inconvenientes, desvantagens num grau menor, contudo não se limitam a isso. Elas podem ser traduzir como crenças, objetivos, aversões, preferências, hábitos, expressões, etc. O fato de conceder pontos por peculiaridade está na obrigatoriedade de interpretação daquele ponto.

:victory:

Como dizia meu avô: "Nada como justamente"
Avatar do usuário
Venshad
 
Mensagens: 140
Registrado em: 23 Jul 2009, 11:24

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor zweger em 28 Abr 2010, 11:05

Avaliando as construções propostas, cheguei até aqui:

Alessio (Soldado Batedor)

# Atributos (50): ST 13, DX 11, IQ 10, HT 10.
# Vantagens (13): Audição +2, Visão +2, Bloquear Ampliado.
# Desvantagens (-37): Analfabeto, Senso de Dever: Companheiros, Dever: Senhor, Hábitos Detestáveis, Intolerância: Não-Cristãos, Batalhador.
# Peculiaridades (-05): Aversão a grandes massas de água, Levanta antes de amanhecer, Sempre checa tudo duas vezes, Possui uma cicatriz visível no pescoço, Busca as riquezas prometidas pela igreja.
# Perícias (54): Lança 13, Arremesso de Lança 13, Escudo 14, Faca 12, Briga 11, Furtividade 12, Escalada 12, Caminhada 10, Captação 10, Cavalgar 10, Rastreamento 12, Sobrevivência 11, Navegação 10, Observação 11, Naturalista 09.
# Equipamentos ($500): Lança X3, Loriga de Couro, Facão.

Estatísticas:
SPOILER: EXIBIR
Velocidade Básica: 5.25 / Deslocamento Básico: 5 / Movimentação: 5
Esquiva: 08 / Aparar: 09 / Bloqueio: 13
GDP: 1d / BAL: 2d-1
Facão: 2d-3 corte / Lança: 1d+2 perf (1 mão) / 1d+3 perf (2 mãos)
PV: 13, Vontade: 10, Per: 10, PF: 10, RD: 2
Editado pela última vez por zweger em 20 Jul 2010, 03:06, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
zweger
 
Mensagens: 432
Registrado em: 28 Jul 2008, 20:13

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Venshad em 28 Abr 2010, 11:17

Somente não cntabilize o analfabeto. Esta desvantagem serve para campanhas com NT mais elevado. Na idade média, o padrão era ser analfabeto.
Avatar do usuário
Venshad
 
Mensagens: 140
Registrado em: 23 Jul 2009, 11:24

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Galardron em 28 Abr 2010, 20:36

Da mesma forma que "cheirar a suor" pode ser replicado como hábitos detestáveis (não tomar banho, não usar perfume etc).

Concordo. Aliás, estás reforçando meu ponto: Peculiaridades como 'versões reduzidas' de Desvantagens. Inicialmente, inclusive, eu havia pego Hábitos Detestáveis, mas depois achei que seria distinguir demais um aspecto secundário, então transformei a coisa numa peculiaridade; passou de uma restrição (penalidade na reação) a um 'toque menos relevante'.

A grande vantagem é que o valor de 5 pontos não conta no limite de desvantagens, ficando a critério do DM em aceitar ou não aquilo que foi proposto. Quanto ao meu personagem, ele já foi visto, analisado e aprovado pelo DM, restando apenas esperar pelo início da campanha.

Não pus em questão (sequer mencionei) teu personagem, e não tenho nenhuma intenção em disputar com o GM suas atribuições; não há a mínima necessidade de levar as coisas estes termos; é (ou deveria ser) só um debate sobre pontos de vista.

Pra finalizar: toda obrigatoriedade de interpretação é uma Desvantagem; o que varia é o grau. Não há Vantagem que obrigue o personagem a determinado comportamento. Percebam as aspas quando refiro Peculiaridades como 'pequenas Desvantagens'; logicamente que não são Desvantagens (que têm valor mínimo inferior a -1); são Peculiaridades, oras! Mantenho meu entendimento sobre elas, e os trechos do sistema citados não desabonam em nada meu entendimento. Coisas irrelevantes (que não causam qualquer revés, mesmo interpretativo) não são Peculiaridades; são indignas de nota, não valem menção na ficha e não concedem pontos.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Galardron em 28 Abr 2010, 20:44

Venshad escreveu:Somente não cntabilize o analfabeto. Esta desvantagem serve para campanhas com NT mais elevado. Na idade média, o padrão era ser analfabeto.

Neste caso, se for assim definido, ser Alfabetizado (em qualquer grau) CUSTARÁ pontos. O sistema supõe que os personagens SÃO alfabetizados (mesmo na Idade Média), até onde entendo. Isso visa não obrigar ninguém a investir pontos em algo básico (para quem faz uso) ou irrelavante (para quem não faz).
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Venshad em 28 Abr 2010, 21:52

Galardron escreveu:
Venshad escreveu:Somente não cntabilize o analfabeto. Esta desvantagem serve para campanhas com NT mais elevado. Na idade média, o padrão era ser analfabeto.

Neste caso, se for assim definido, ser Alfabetizado (em qualquer grau) CUSTARÁ pontos. O sistema supõe que os personagens SÃO alfabetizados (mesmo na Idade Média), até onde entendo. Isso visa não obrigar ninguém a investir pontos em algo básico (para quem faz uso) ou irrelavante (para quem não faz).


Embora a regra do gurps lite não esclareça este ponto, o Basic Set p. 24 é claro ao dizer que em TL4- a regra é o analfabetismo. Cabe ao DM dizer se esta regra do basic set se aplicará a nós.
Avatar do usuário
Venshad
 
Mensagens: 140
Registrado em: 23 Jul 2009, 11:24

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Galardron em 28 Abr 2010, 22:21

Novamente: não é necessário mencionar a cada postagem que cabe ao GM decidir; é lógico. Eu poderia dizer o mesmo, afinal, assim como o meu, o teu ponto de vista não é absoluto; cabe ao GM decidir. Conheço o Basic Set. Vamos usar o Lite. O Lite deixa claro, sim, que é pressuposto todos serem alfabetizados (por questão de simplicidade e economia).
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor zweger em 28 Abr 2010, 23:07

- Dúvida: com BAL: 2d-1 e facão (BAL-2), o dano fica 2d-3? (pois poderia dar dano zero assim)
Avatar do usuário
zweger
 
Mensagens: 432
Registrado em: 28 Jul 2008, 20:13

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Venshad em 29 Abr 2010, 00:02

zweger escreveu:- Dúvida: com BAL: 2d-1 e facão (BAL-2), o dano fica 2d-3? (pois poderia dar dano zero assim)

Essa eu realmente não tenho certeza, mas lembro de ter lido em algum lugar que o dano mínimo é 1.
Existe uma regra que faz com que você possa alterar os dados de dano. Por exemplo, se vc causaria 1d+7 de dano, poderia modificar para 2d+1. Lembro de que quando vc tem 4+ de dano garantido (como em 1d+4), vc subtrai 3 e acrescenta 1d-2, aí seu dano máximo fica o mesmo, mas sem uma cacetada de dano garantido.
Avatar do usuário
Venshad
 
Mensagens: 140
Registrado em: 23 Jul 2009, 11:24

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Assumar em 04 Jun 2010, 14:10

Olá pessoal!
Estou me planejando para que possamos começar nossa campanha na semana de 11/17 de julho.
Minha rotina louca vai tranquilizar já no início de julho.
Sobre o analfabetismo, para que que acompanhemos a realidade histórica, acho melhor estabelecer o padrão como analfabeto.
Abraços a todos!
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Assumar em 19 Jul 2010, 12:11

Cruzados!

Bom dia!
Quero marcar nossa primeira sessão.
Minha ideia é fazermos a sessão entre os dias 27 a 30. De preferência, não queria jogar na terça (27), mas se não tiver outra data podemos jogar nesse dia. Ou também no domingo, dia 01/08.
Preciso que vocês fechem seus personagens, inclusive nomes. Quero que todos utilizem as perícias: caminhar e cavalgar. Sobrevivência será importante, mas, a princípio, não é necessário que todos a tenham. Liderança será indispensável no futuro. Vi que Vershad já a adquiriu.
Peço também que passem as fichas para o FG II.
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Avatar do usuário
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 2597
Registrado em: 02 Set 2007, 21:38

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Venshad em 19 Jul 2010, 17:14

Ok.

Minha disponibilidade é diária, com exceção de terças e sextas. Reexaminarei a ficha para colocar as perícias mencionadas.
Avatar do usuário
Venshad
 
Mensagens: 140
Registrado em: 23 Jul 2009, 11:24

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor zweger em 20 Jul 2010, 02:57

Por mim qualquer destes dias está bom, depois das 20:30h. Meu FG é lite, por isso não consigo digitar a ficha por aqui. Precisarei marcar contigo uma hora pra acessar o servidor e digitar a ficha.

Ficha atualizada, nome e perícias inseridas.
Avatar do usuário
zweger
 
Mensagens: 432
Registrado em: 28 Jul 2008, 20:13

Campanha GURPS - Primeira Cruzada (MARCANDO A 1ª SESSÃO)

Mensagempor Venshad em 20 Jul 2010, 08:46

Com relação ao FG, meu caso é igual ao do zweger.

Basta combinar o horário.
Avatar do usuário
Venshad
 
Mensagens: 140
Registrado em: 23 Jul 2009, 11:24

AnteriorPróximo

Voltar para RPG via Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron