O resgate da essência do RPG

Moderadores: oculto, Moderadores

O resgate da essência do RPG

Mensagempor borgesm10 em 27 Jan 2009, 11:40

Olá amigos, venho por meio deste tópico tentar passar para vocês um pouco do que tenho pra propor. Sou de Nova Iguaçu - RJ, tenho 23 anos e jogo RPG desde os 12 anos de idade. De uns anos pra cá sinto que aquela vontade que me fazia chegar correndo da escola para encontrar com meus amigos e jogar RPG na varanda da casa, está se esvaindo a cada dia que passa. Sinto falta dos finais de semana em que jogava com tanto entusiasmo, contava as horas para o começo da próxima sessão. Agora são outros tempos, é verdade, trabalho, namoro e faculdade já não nos deixam tempo para nossos hobbys.

Hoje em dia o RPG anda muito banalizado e mal compreendido, por culpa de uma minoria que por problemas mentais ou familiares, acham mesmo que são vampiros, cavaleiros ou possuem poderes que podem salvar o mundo. Fora isso, sinto que o RPG virou modinha, e a essência do mesmo era a interpretação, quando os objetivos de hoje são poderes, fama e riqueza. Assim penso eu. Posso estar errado, pois não sou e nunca serei o dono da verdade.

Só quero dizer, é que sinto falta de um jogo de RPG, onde os jogadores se comprometem, se entreguem aos personagens e vivam os mesmos. É difícil de encontrar, eu sei. Porém resolvi tentar e estou disposto a procurar, tanto que estou aqui.

Tenho um projeto muito especial para mim engavetado há anos, esperando o momento certo. Quero fazer dessa campanha inesquecível para mim e para os jogadores que nela estiverem. Não sou o melhor mestre do mundo, mas sou perfeccionista, e considero isso uma qualidade, nunca iria mestrar uma campanha que achasse ruim, muito menos de qualquer maneira.

Bom, chega de falar né, já vai ser uma vitória se alguém conseguir terminar de ler este texto, espero que não fiquem pela metade... RS.

O jogo em questão é baseado no cenário de Forgotten Realms, e (é claro!) no sistema GURPS. A campanha se divide em 3 partes, uma trilogia. E segue abaixo um pequeno prólogo da saga.

Antes do Prólogo, segue umas informações sobre o jogo:

SISTEMA: Gurps 3ª Edição (+ sistemas criados por mim adaptados para Gurps)
CENÁRIO: Forgotten Realms
TIPO DE JOGO: Online (usarei programas de chat como o iRPG, além do Skype para estabelecer um áudio com os jogadores)
DIAS DAS SESSÕES: Provavelmente 1 vez por semana, ou 1 jogo na semana e na outra não. O dia da semana ainda não foi estabelecido, estou esperando formar o grupo para definir.
HORÁRIO DAS SESSÕES: Também esperando fechar o grupo para definir. Pode ser durante a semana após as 22 horas, ou aos finais de semana.


O mundo de Toril, conhecido por suas riquezas, monstros mitológicos e magia abundante, está cada vez mais perto de uma nova era de caos, pelo menos é o que dizem os sábios e profetas. Alguns sintomas climáticos já podem ser sentidos por todos, alterações que estão afetando à todos os habitantes de toril, inclusive seres de outros planos, como os próprios deuses.

Toril está imersa na magia – ela permeia o mundo inteiro. Impérios destruídos há milhares de anos deixaram portais e torres arruinadas sobre toda a superfície, que ainda estão repletos de encantamentos poderosos. Magos arrogantes, cujas magias podem eliminar exércitos inteiros, tramam uns contra os outros conforme avançam em seus estudos em campos de conhecimentos arcano ainda mais potentes – e perigosos. Os deuses canalizam sua energia superior através de seus agentes mortais em prol de seus objetivos e interesses. Aventureiros de todos os tipos, malignos e bondosos, conjuram magias poderosas aparentemente sem restrição.
Toda existência está imbuída de poderes místicos; há energia potencial aguardando para ser ativada em cada pedra, rio, criatura viva, e até mesmo no próprio ar.

A magia bruta é a matéria prima da criação: ela representa a vontade silenciosa e sem consciência do ser, abrange os menores pedaços da matéria e está presente em qualquer manifestação de energia ao redor do mundo.

Os mortais não conseguem moldar diretamente a magia bruta. Em vez disso, quase todos os portadores da magia alteram a Trama, a manifestação da energia primordial, um tipo de vínculo entre a vontade dos conjuradores e a matéria prima do universo. Sem a Trama, a magia bruta ficaria trancada e inacessível – um arquimago não pode acender uma vela numa zona de magia morta. Contudo, cercado pela Trama, os conjuradores são capazes de moldar relâmpagos para eletrocutar seus inimigos, transportar-se a centenas de quilômetros num piscar de olhos ou mesmo reverter a própria morte. Todas as magias, itens mágicos, habilidades similares a magia e habilidades sobrenaturais, dependem da Trama e usam-na de maneiras diferentes.

O mundo se encontra em extremo caos, muitas guerras acontecendo por todo canto, até o clima parece se inclinar favorável aos cantos de guerra. Monstros mitológicos parecem estar sob forte influência de entidades malignas. Correm os boatos até que entre eles poderiam estar até mesmo deuses superiores.

Algo grandioso está surgindo e aos poucos vai tomando forma, grandes mistérios, novas descobertas e muitas aventuras estão desabrochando. Mais precisamente na região de Cormyr, na cidade de Suzail, a cidade-capital, onde se inicia nossa jornada.

O centro de todas as atenções parecem estar voltadas para Suzail, onde se iniciará o Festival de Verão, uma festa que reúne muitas pessoas importantes e poderosas de Forgotten. E entre elas, estão 6 jovens especiais. Hytanör Impera’Dhante – um guerreiro recentemente incorporado ao famoso Exército dos Dragões Púrpuras, Ellos Nathos – um mago talentoso que anseia por fazer parte da guarda arcana mais famosa de Cormyr, os Arcanos de Guerra, e Luthian Di’Avaan – um recém promovido à paladino pela Ordem de Tyr, chega à sua cidade natal depois de muitos anos de treinamentos em Águas Profundas. Além deles, a jovem Lorihenne Amalith – uma clériga de Selûne que têm visões de acontecimentos futuros, tão importantes que podem trazer caos ou paz à Toril, e Himo Eveningfall – elfo com um passado obscuro, este caçador recebe a missão de escoltar a jovem vidente até Suzaíl, mesmo sem saber o porquê, sabendo apenas que faz parte de seu destino. E por último e não menos importante, a jovem Cléo Azamara, uma amazona que integra parte da guarda real da princesa-regente de Cormyr, Alusair. Cléo recebe uma missão que dependendo de seu sucesso ou não, poderá trazer a escuridão para Toril.

E a partir destes personagens citados, e em negrito, entrem em contato comigo através do e-mail ellohen@gmail.com ou neste tópico. Ainda não decidi a data da 1ª sessão, estou aguardando apenas a formação do grupo. Sei que não é fácil encontrar jogadores que estejam dispostos à se dedicar, porém como disse antes estou à procura e tenho fé de que formarei um bom grupo e jogaremos belas e inesquecíveis sessões.

É isso que queria dizer pessoal, espero que não tenha causado transtornos na comunidade.

Abraços.
Editado pela última vez por borgesm10 em 28 Jan 2009, 23:01, em um total de 3 vezes.
borgesm10
 
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2008, 15:11

O resgate da essência do RPG

Mensagempor Galardron em 27 Jan 2009, 12:41

GURPS 4ed? E qual seria o programa utilizado para jogar?
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

O resgate da essência do RPG

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Jan 2009, 13:43

Hoje em dia o RPG anda muito banalizado e mal compreendido, por culpa de uma minoria que por problemas mentais ou familiares, acham mesmo que são vampiros, cavaleiros ou possuem poderes que podem salvar o mundo.


E o que faria acabar com essa banalização? Restringir o Rpg a uma minoria, uma elite?

Fora isso, sinto que o RPG virou modinha, e a essência do mesmo era a interpretação, quando os objetivos de hoje são poderes, fama e riqueza.


RPG vem da junção das palavras que envolvem tanto o jogo quanto interpretação; pender demais pra um lado não é um sinal de "progresso" nem "perda de essência", mas sim um desequilíbrio óbvio.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

O resgate da essência do RPG

Mensagempor borgesm10 em 27 Jan 2009, 20:29

Seria 3ª edição no caso, com alguns sistemas imbutidos criados por mim.

:aham:
Editado pela última vez por borgesm10 em 28 Jan 2009, 21:45, em um total de 1 vez.
borgesm10
 
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2008, 15:11

O resgate da essência do RPG

Mensagempor Eltor Macnol em 27 Jan 2009, 20:48

Lumine, melhor deixar pra discutir os conceitos sobre a essência do RPG em outro tópico, outra seção. Aqui é o local para tirar dúvidas e/ou se inscrever para o jogo proposto.

Borges, sugiro editar o post inicial com mais algumas informações sobre os dias/horários disponíveis para o jogo, forma como ele vai ser desenvolvido (programas utilizados, sistema, informações para criação de personagens, etc). Isso facilita para que os possíveis jogadores descubram se o jogo é como procuram ou não.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

O resgate da essência do RPG

Mensagempor Galardron em 28 Jan 2009, 00:42

Que bom que alguém se manifestou antes que isso aqui virasse mais um daqueles tópicos filosóficos insuportáveis. Aqui não, por favor! Aqui é JOGO, não conversa fiada. Ceis trovam muito e jogam pouco.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Avatar do usuário
Galardron
 
Mensagens: 698
Registrado em: 26 Ago 2007, 15:52
Localização: RS

O resgate da essência do RPG

Mensagempor Gun_Hazard em 28 Jan 2009, 11:40

Galardron escreveu:Que bom que alguém se manifestou antes que isso aqui virasse mais um daqueles tópicos filosóficos insuportáveis. Aqui não, por favor! Aqui é JOGO, não conversa fiada. Ceis trovam muito e jogam pouco.


:rolando:

Não é que é verdade???

Vamos lá fala mais como é a proposta do jogo. Forun? Skype? Programa próprio? Horarios? Pontos?

P
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

O resgate da essência do RPG

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Jan 2009, 11:48

Que bom que alguém se manifestou antes que isso aqui virasse mais um daqueles tópicos filosóficos insuportáveis. Aqui não, por favor! Aqui é JOGO, não conversa fiada. Ceis trovam muito e jogam pouco.


Bleh, eu sou o dono do único PbF que ainda funciona nesse fórum, falar de "muito papo e pouco jogo" não cola comigo. XD

(e nem vem, eu também tou interessado nisso aqui, dá linsensa?)
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

O resgate da essência do RPG

Mensagempor borgesm10 em 28 Jan 2009, 22:22

Bom, não queria criar polêmica, apenas expressei como me sinto. E como já disseram acima, vamos falar do jogo. Editei o primeiro post e inclui informações do jogo em negrito, como o sistema, horario e dia das sessões. Caso alguém tenha alguma dúvida ficarei feliz em esclarecer.
borgesm10
 
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2008, 15:11

O resgate da essência do RPG

Mensagempor Dopelganger em 28 Jan 2009, 22:36

Tô dentro se for aos finais de semana!

*procurando uma maneira de conhecer Forgotten*

Se quiser, só me adicionar no msn!
Avatar do usuário
Dopelganger
 
Mensagens: 284
Registrado em: 28 Ago 2007, 17:53
Localização: Rio de Janeiro - RJ


Voltar para RPG via Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron