Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Moderadores: oculto, Moderadores

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor e-Touch em 31 Mai 2009, 20:35

Saudações rpgísticas! :victory:
Postei este mesmo tópico lá na RedeRPG, mas não custa trazer o assunto à galera aqui, né?

Referindo-me especificamente a PbF's, alguém poderia compartilhar quais meios poderiam ser utilizados para avaliar e recompensar boas interpretações?

Pelo pouco que vi em fóruns estrangeiros, os mestres costumam exigir um número mínimo de palavras ou linhas por post, o que eu até compreendo, e seria de fácil implementação. Mas e a questão da qualidade das postagens? Como avaliar de uma maneira mais objetiva? Colocar algo como "se eu gostar do seu post, ganha pontos; se eu não gostar, perde pontos" parece-me subjetivo demais, e não esclarece aos jogadores o que é uma boa postagem. E aí? Sugestões?

Além disso, como recompensar as boas interpretações? Num hack'n slash, recompensa-se com equipamentos mágicos e tal, mas e num PbF focado na interpretação e no relacionamento entre os personagens, como fazer? Nesse tipo de jogo, XP's e itens mágicos são quase supérfluos.

Alguém tem experiência nessas questões?
Desde já, agradeço!
RolePlay onLine (RPoL), o maior site de Play by Forum do mundo, com mais de 2600 jogos ativos. Conheça a comunidade de jogadores da língua portuguesa!
Avatar do usuário
e-Touch
 
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:44
Localização: Videira, SC, Brasil

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor DracoDruida em 31 Mai 2009, 20:59

Bom, no PbF que participo, a premiação é feita em XP da seguinte forma: Existe um bônus fixo de XP. Se você interpretar muito bem, fica com 100% do XP bônus. Se tiver postado pouco, tiver feito posts ruins, com pouco conteúdo ou coisas assim, você fica apenas com parcelas menores.

Só que acho que a premiação nem fica mais por conta do XP. O XP acaba sendo um incentivo pequeno. O que realmente importa em um RPG é contar uma história e os jogadores gostam de desenvolver seus personagens. Quando você faz posts em que você interpreta bem e torna seu personagem interessante, ele acaba atraindo alguma atenção a mais dos outros jogadores e do mestre e pode acabar "roubando a cena", se os outros não interpretarem no mesmo nível. Além disso, personagens melhor interpretados possuem mais conteúdo pro mestre trabalhar em cima e desenvolver algumas cenas e aventuras voltadas um pouco mais naqueles personagens. Portanto, creio que a recompensa maior seja a própria diversão do PbF.

Se o jogador não sente essa necessidade de desenvolver o personagem, incentivo algum vai fazer com que ele se interesse e não faz o menor sentido ele participar desse tipo de campanha.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor Nibelung em 31 Mai 2009, 21:27

Eu pessoalmente sou contra dar XP por "boa" interpretação porque a qualidade da interpretação é sempre subjetiva. Interpretação deve ser recompensada sentro do jogo em si. Se um jogador se aprofunda bem mais que os outros, fica meio óbvio que o "protagonista" do grupo é ele. Quem desenvolve mais a própria personalidade, ele vai ter mais ganchos, e vai ser lembrado mais facilmente. Interpretação é recompensada com interpretação, nada mais.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor e-Touch em 01 Jun 2009, 10:22

DracoDruida escreveu:Bom, no PbF que participo, a premiação é feita em XP da seguinte forma: Existe um bônus fixo de XP. Se você interpretar muito bem, fica com 100% do XP bônus. Se tiver postado pouco, tiver feito posts ruins, com pouco conteúdo ou coisas assim, você fica apenas com parcelas menores.

Sabe, até já tentei esse método, mas como você mesmo mencionou logo após, o XP acabou não sendo um incentivo relevante.

DracoDruida escreveu:(...) personagens melhor interpretados possuem mais conteúdo pro mestre trabalhar em cima e desenvolver algumas cenas e aventuras voltadas um pouco mais naqueles personagens. Portanto, creio que a recompensa maior seja a própria diversão do PbF.
Nibelung escreveu:Quem desenvolve mais a própria personalidade, ele vai ter mais ganchos, e vai ser lembrado mais facilmente. Interpretação é recompensada com interpretação, nada mais.

Concordo inteiramente com vocês. O chato é que um PbF transcorre tão lentamente que talvez demore muito para que o jogador mais dedicado "sinta" os resultados disso in game. Seria interessante dispor de alguma forma que pudesse mensurar essa dedicação e dar um feedback rapidamente.

Uma idéia que me ocorreu (devo ter visto em algum PbF gringo) seria a de criar um tópico com "o melhor post da semana". Ao menos, atrairia a atenção dos jogadores.

Alguém teria outros exemplos que poderiam ser úteis para incentivar boas interpretações?
RolePlay onLine (RPoL), o maior site de Play by Forum do mundo, com mais de 2600 jogos ativos. Conheça a comunidade de jogadores da língua portuguesa!
Avatar do usuário
e-Touch
 
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:44
Localização: Videira, SC, Brasil

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor DracoDruida em 01 Jun 2009, 21:56

Uma coisa simples que faz diferença às vezes é conversar no msn com os jogadores, casualmente, e falar sobre o jogo. "Deixar passar" algumas informaçõeszinhas do jogo, prometer uma aventura sobre tal coisa, deixar o jogador curioso com o que vai acontecer, falar sobre o desenvolvimento do personagem. Esse tipo de coisa anima um pouco: alivia um pouco a impressão de que o PbF está "morto" pela velocidade do jogo.
Outra coisa que me animou bastante no PbF que jogo foi quando recebi dois itens, armas, no caso, que tinham uma forte ligação com o personagem. Aproveitando isso, eu diria que uma coisa que anima é quando o jogador vê que as ações dele estão influenciando no ambiente e vice-e-versa. Deixa o jogo mais vivo.
Avatar do usuário
DracoDruida
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 18 Ago 2007, 23:41

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor e-Touch em 02 Jun 2009, 10:31

Hum...
...então o velho tópico "OOC" pode ser uma boa ferramenta. Esta aí algo que eu não havia pensado. E faz todo o sentido. :aham:

E agora, é retornar ao bloco de anotações. Hehehe!
Pelo visto, a melhor forma de tratar essa questão subjetiva é com soluções subjetivas. Conversando (com os jogadores), a gente se entende.

De qualquer forma, fica o tópico aí para quem quiser compartilhar mais opiniões.
RolePlay onLine (RPoL), o maior site de Play by Forum do mundo, com mais de 2600 jogos ativos. Conheça a comunidade de jogadores da língua portuguesa!
Avatar do usuário
e-Touch
 
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:44
Localização: Videira, SC, Brasil

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor AKImeru em 21 Ago 2009, 15:23

Como eu fazia, a cinco anos atrás:


Quanto mais um jogador se envolve na interpretação e em seus posts, mais atenção do plot ele recebe.


Tenha em mente que eu sou provalvelmente a pior pessoa do mundo quando o assunto é RPG online.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor e-Touch em 22 Ago 2009, 09:31

Nesses últimos dois meses, andei "garimpando" aqui e ali para ver como os mestres lidam com a questão, e acabei me deparando com uma solução que certamente vou adotar: o de criar Pontos de Personagem (PP).

Como ganhar?
- Quando o jogador faz um post especialmente bem elaborado (qualitativamente falando).
- Quando, para manter-se fiel ao alinhamento do seu personagem, o jogador adota uma linha de ação que evidentemente seria diferente da sua própria. Por exemplo: abrir mão de uma poderosa arma (em razão do seu alinhamento leal), ou sacrificar-se em prol de outrem (em razão do seu alinhamento bom).
- Em recompensa à regularidade de postagens e ao envolvimento do personagem na trama.

Para que serve?
Os PP poderão ser convertidos de diversas maneiras. O mais usual seria a conversão em XP e em Pontos de Ação. Noutros momentos específicos, como na passagem de nível, os PP poderão ser convertidos em talentos extras ou pontos de perícia.

Certamente incentivará os jogadores a se envolverem.
RolePlay onLine (RPoL), o maior site de Play by Forum do mundo, com mais de 2600 jogos ativos. Conheça a comunidade de jogadores da língua portuguesa!
Avatar do usuário
e-Touch
 
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:44
Localização: Videira, SC, Brasil

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Ago 2009, 09:52

Pra mim parece suborno.

"Jogue legal, e ganhe mais poder!"

Sem zoa.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor Kear em 22 Ago 2009, 10:31

Srsly, um cara joga pra se divertir, fica meio trash você descontar dele porque ele não sabe interpretar muito bem (tem gente que não consegue mesmo) e é foda você forçar um cara a interpretar se ele não quer (e se ele não que interpretar, tá fazendo o que ali?), acho que recompensa de XP por interpretação é o suficiente com jogadores novatos, que não fazem idéia do quão pouco aquela XP significa e vão se sentir mais motivados a interpretar =F, nas minhas primeiras aventuras de 3.5 o mestre dava algo entre 0 e 300 pontos de XP por interpretação no fim do seção e apesar da aquilo não significar quase nada rolava uma competiçãozinha pra ver quem pegava a maior exp no final, é uma forma meio idiota mas funciona, já que com o tempo os jogadores vão amadurecer e parar de se importar com isso, interpretando por diversão e panz.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Ago 2009, 10:42

E panz? :bwaha:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor e-Touch em 22 Ago 2009, 13:00

Só lembrando que minhas observações se referem a PbF's, e não a jogos de mesa.

No meu caso, especificamente, a intenção é mesmo focar na interpretação, e não no hack'n slash. Aliás, isso já constou na própria "propaganda" do jogo (transcrita abaixo), de forma que os jogadores que submeteram seus personagens o fizeram já sabendo previamente disso.

Se você gosta de jogos focados em combate, tem tendência ao powergaming, espera progressão rápida de níveis, e acha que posts com mais de uma linha são tediosos, este NÃO É o seu jogo! ^ ^
A aventura será focada na interação entre os personagens, seus conflitos e ideologias. Algo roleplay mesmo. É para quem gosta de escrever e interpretar.

No mais, a conversa está boa. Continuem colaborando! :victory:
RolePlay onLine (RPoL), o maior site de Play by Forum do mundo, com mais de 2600 jogos ativos. Conheça a comunidade de jogadores da língua portuguesa!
Avatar do usuário
e-Touch
 
Mensagens: 5
Registrado em: 23 Dez 2007, 19:44
Localização: Videira, SC, Brasil

Como avaliar e recompensar boas interpretações?

Mensagempor Kear em 22 Ago 2009, 13:21

Se você gosta de jogos focados em combate, tem tendência ao powergaming, espera progressão rápida de níveis, e acha que posts com mais de uma linha são tediosos, este NÃO É o seu jogo! ^ ^
A aventura será focada na interação entre os personagens, seus conflitos e ideologias. Algo roleplay mesmo. É para quem gosta de escrever e interpretar.


Evite esse tipo de pensamento, um post grande não é nescessáriamente um post bom, um post de uma linha não é nescessáriamente algo ruim...É importante que o jogador seja capaz de transmitir bem a ação e talvez até seu estado emocional naquele momento, mas mais importante ainda é que ele consiga criar uma boa identidade para o personagem, você pode analizar muitos desses PbFs genéricos por aí e vai ver que sempre temos posts de no minimo seis linhas com descrições exaustivas sobre o fio de cabelo dos personagens, mas a interpretação é totalmente robótica.
Avatar do usuário
Kear
 
Mensagens: 2273
Registrado em: 06 Set 2007, 12:22


Voltar para RPG via Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron