MapTool - Tutorial

Moderadores: oculto, Moderadores

MapTool - Tutorial

Mensagempor KYU em 13 Jan 2010, 22:09

Bem, criei o tópico pra deixar o pessoal a par de um programa de mesa online para RPG que, além de gratuito, possui um dos melhores conjuntos de ferramentas que eu já vi disponíveis.

Antes de tudo, esse é o site do programa. O site é o RPTools, que tem o MapTool e outras ferramentas para auxiliar o RPG online das quais falarei um pouco mais tarde.

Vou dividir em partes, desde o download até a utilização do programa de fato.

SPOILER: EXIBIR
1. O Super Básico
∙ 1.1 Fazendo download e executando
∙ 1.2 Conectando-se
∙ 1.3 Iniciando o servidor como mestre

2. O Básico
∙ 2.1 Conheça o programa
∙ 2.2 Aprendendo a jogar
∙ 2.3 Ferramentas do mestre



Editado: O MapTool é escrito em Java, você vai precisar ter ele para rodar o programa. Aconselho mante-lo sempre atualizado para evitar problemas. O Java é gratuito e pode ser baixado diretamente do site dos criadores.




1.1 FAZENDO O DOWNLOAD E EXECUTANDO


O site é bem intuitivo, mas vou explicando com imagens para ninguém poder ficar sem testar a ferramenta.

Entre no site no link acima e clique no botão de download conforme indicado pela seta.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Quando a página de downloads abrir, você vai se deparar com vários programas, por enquanto, só vai querer clicar no MapTool. Ao clicar, todas as diferentes versões aparecerão, a primeira sendo a mais nova e a última sendo a mais antiga. É aconselhável baixar a mais nova (que quando essa screenshot foi tirada era a 1.3.b63), mas não tem problema usar modelos mais antigos conforme sua mesa preferir. Esse tutorial, entretando, é compatível com a versão 1.3.b63 em diante.

Clique no link com a versão que você quer baixar (em torno de 15 megas) e quando o download acabar, você vai ver um arquivo compactado. Essa é uma das qualidades do programa, ele não instala nada no seu computador. Tudo que ele usa está dentro da pasta de arquivos que surge após o download inicial ser descompactado.
SPOILER: EXIBIR
Imagem

SPOILER: EXIBIR
Imagem


Quando você abrir a pasta, essa será sua visão:
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Clique no ícone da imagem abaixo, o resto não tem importância por hora.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


A janela a seguir refere-se a algumas configurações básicas do programa, ela pergunta quanto do potencial do seu computador será usado pelo MapTool. A configuração exibida na imagem já é suficiente para qualquer partida normal. Clique em "OK" e veja o programa iniciar.
SPOILER: EXIBIR
Imagem




1.2 CONECTANDO-SE


O programa abre numa janela que ocupa toda a tela, mas não é Full Screen e pode ser remodelada para ficar de tamanhos menores se necessário. Além disso, da pra usar o navegador de internet, falar no MSN e ver texto no Word ao mesmo tempo normalmente. Ele não é pesado e não vai deixar a máquina nem a conecção lerdas.

Abaixo, a imagem vista ao se iniciar o programa. As janelas podem variar de usuário para usuário, mas no geral você sempre vai ter o mapa ao fundo (que sempre abre no "Grass" natural para todos) e o Chat. No meu caso, vocês podem ver que eu deixo os Macros abertos e o Impersonate (ambos a serem explicados no futuro).
Imagem


Para conectar-se, você vai querer clicar em File lá em cima e depois em Connect to Server.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


A janela que abre possui algumas propriedades importantes. A primeira linha é refere-se ao Username. O que você digitar ai será seu nome e aparecerá no chat antes de tudo que você falar. É bom por o nome do seu personagem (no meu caso, Aravar) e, caso você seja o mestre, algo que indique isso, como Mestre, DM, GM ou variações. Password e Role são propriedades interligadas, no segundo você escolhe seu lugar no jogo (Player ou GM) e, caso essa função tenha uma senha (determinada por quem criou o server), você precisará digita-la para conseguir acessar o jogo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Pule para a aba de nome Direct. Você vai precisar saber qual IP do seu mestre e por em Adress para conectar-se diretamente. Port não é uma função tão importante, mas ela tem que ser igual para todos (no caso, é a 51234, padrão para o MapTool).
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Clique em OK e espera enquanto o jogo conecta e baixa os mapas sendo usados. Lembre-se que caso você possua um Firewall, é preciso abrir uma exceção para o MapTool para que ele possa funcionar corretamente. Se continuar não conectando, poste nesse tópico, mande-me uma MP ou visite o Forum do RPTools.net, os caras lá são bem prestativos.



1.3 INICIANDO O SERVIDOR COMO MESTRE


Criar um servidor como mestre é um pouco mais complicado, justamente porque você precisa habilitar ou não algumas características importantes logo de início.

Primeiramente, clique em File, lá em cima (assim como para se conectar a um servidor), e depois em Start Server.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Aparecerá a janela da imagem abaixo e nela você precisa ficar atento a alguns pontos.
SPOILER: EXIBIR
Imagem


Username refere-se, novamente, ao seu nome dentro do jogo. Do lado de Username, você pode ver que há a possibilidade de criar um server e ser tanto GM quanto Player. Isso é bastante útil, pois se seu mestre estiver com problemas para criar um jogo, você pode iniciar o server como Player e seu mestre, ao conectar-se, escolherá a função de GM, de modo que você não vai ter acesso a todas as propriedades do GM (como ver todo o mapa) e ele sim.

GM Password e Player Password são exatamente o que parecem. Se você quiser estipular uma senha, para que um paraquedista desavisado não caia no meio da partida, é só digitar ela nesse espaço e ela passará a ser necessária no momento da conecção. Ou se você não confia nos seus jogadores e acha que ele vão entrar como GM, ponha uma senha para esse mesmo campo e corte o problema logo de início.

Em Options, você vai querer marcar as caixinhas como na figura.
Strict token ownership refere-se à possibilidade de seus jogadores controlarem os tokens de outros jogadores ou somente os seus. Para evitar o caos, marque essa opção e cada jogador só poderá controlar seu próprio token, enquanto você como mestre pode controlar todos.
Players can reveal vision é uma opção relacionado ao Fog of War, ferramente que será mais discutida em breve. Marque essa opção e seus jogadores poderão andar pelo mapa com seus tokens enquanto o caminho à frente deles é revelado conforme disponibilidade de luz e campo de visão.
Use Individual Views remete, novamente, ao Fog of War. Cada jogador terá sua própria visão do mapa conforme suas características (visão no escuro, na penumbra ou visão normal) e sua proximidade à luz. É algo que traz um sentimento bem realístico se comparado às limitações de uma mesa virtual.
Restricted Player Impersonation impede que seus jogadores saiam falando como os outros jogadores ou NPCs da mesa. É bom marcar caso seus jogadores sejam um pouco agitados demais.
▪ As duas últimas opções não são realmente importantes e referem-se a comandos mais avançados, deixa-las desmarcadas não trará grandes diferenças à sua experiência de jogo.

Bem, é isso. Configure o jogo conforme sua vontade seguindo as dicas acima e clique em OK. O server terá se inciado e seus jogadores estarão prontos para se conectar. Caso você não consiga iniciar o server, procure saber se seu firewall está desabilitado ou se a porta a ser utilizada pelo programa está liberada.
Editado pela última vez por KYU em 28 Dez 2010, 16:57, em um total de 9 vezes.
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

MapTool - Tutorial

Mensagempor KYU em 13 Jan 2010, 22:12

2.1 CONHEÇA O PROGRAMA


Antes de começar a jogar, vamos apresentar o programa. Clique na imagem abaixo e siga as legendas.

Imagem


A. A Biblioteca de Recursos (Resource Library)
Esta janela é de máxima importância para o mestre, pois organiza tudo o que ele tem disponível para interagir com o mapa. Aqui encontram-se seus tookens, seus mapas prontos e suas milhares de pallets (que são as árvores, fogueiras, pedregulhos, estátuas, entre outras coisas que o mestre usa para transformar aquele simples gramado verde ao lado em algo mais interessante). Entretanto, ao contrário do que muita gente gostaria (eu inclusive), esses "recursos" não vêem com o programa. Eles precisam ser baixados separadamente e importados para dentro da sua biblioteca para que você possa usá-los corretamente. Preste atenção em como fazê-lo:
SPOILER: EXIBIR
Abra o MapTool e clique em File depois em Add Resource to Library. Na janela que abriu, clique nos três pontinhos e procure a pasta de arquivos que você quer importar no seu computador (no meu caso ela estava dentro da minha pasta de DnD e se chamava Tiles). Localizado o arquivo clique em Open e depois em Install > >. Pronto, você já adicionou os recursos ao seu MapTool e pode usá-los em conjunto com o programa.

Imagem


B. O paint do Mapa
Mais uma barra para interagir com o mapa (não é a toa que o nome do programa é MapTool). Da esquerda para a direita temos as ferramentas para interação direta (mudar os objetos de lugar e medir distâncias), as para desenhar (quase que como um paint mesmo), as para fazer templates (cones, quadrados e linhas que servem para representar o efeito de magias), as para delimitar o Fog of War (mais sobre isso adiante) e as para delimitar a topografia (mais sobre isso adiante). As ferramentas são quase que de utilidade exclusiva do mestre, tirando a primeira (sem a qual os jogadores não andam com seus tokens) e a terceira (que os jogadores podem utilizar para demonstrar como ficam os efeitos de seus poderes, magias e etc.).


C. A Janela dos Conectados
Nada de revelador aqui. É apenas uma janela que mostra quem está conectado ao server, dizendo se entrou como GM ou Player no parenteses. Bom para ver de imediato se alguém caiu ou perdeu conexão com o server, além de observar se não entrou algum intruso indesejado no jogo (caso ele esteja sem senha).


D. O Chat
Contemple a caixinha com fundo branco que carrega o jogo em si nas costas. Aqui você rola os dados, interpreta, fala off e deixa a mágica do jogo acontecer. Preste atenção nos comandos mais importantes que você precisa saber (para ver todos os comandos disponíveis, digite /help):
▪ Rolando os dados: Você pode rolar os dados digitais tanto digitanto /r "dados" (Ex.: /r 1d20+5) quanto digitando ["dados"] (Ex.: [1d20+5]). Da pra rolar os dados de todas as formas possíveis, até inventando dado novo (tente digitar [1d30] pra ver se não funciona). Se você quiser rolar 3d6 pode digitar tanto [3d6] ou /r 3d6 quanto [1d6+1d6+1d6] ou /r 1d6+1d6+1d6, a diferença única é que no segundo caso o resultado de cada dado individual vai aparecer (Ex.: 1d6+1d6+1d6 = 3 + 1 + 6 = 10), enquanto na primeira só vai mostrar o resultado direto da rolagem (Ex.: 3d6 = 10).
▪ Ações: Para ações basta digitar /me "ação". Por exemplo, "/me vai pegar um tijolo" sairia no chat para todo mundo ver como "*Aravar vai pegar um tijolo" (Aravar, no caso, é o nome do meu personagem, mas se você executa o comando o nome que aparece é o do seu personagem).
▪ Falar com o mestre secretamente: Digite /togm <mensagem>, sendo <mensagem> o que você quer que só o mestre veja (Ex.: "/togm Roubei o dinheiro do Frost" ficaria assim na tela do GM "You say to the GM: Roubei o dinheiro do Frost?")
▪ Limpar a tela: Digite /clear ou /clr e apague todas as conversas do Chat, ou seja, apague todo o LOG até agora. Bom pra apagar aquela conversa inevitável antes de você começar seu jogo de verdade.
▪ Narrador invisível (mestre somente): Digite /e <mensagem> e ao invés de aparecer algo como "Mestre: Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante...", ficará assim "Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante...". É um recurso de narração muito útil, principalmente por diferenciar a fala das outras e se destacar dentro da caixa de texto. Recomendado para aquele momento de narração de alguma história ou descrição de uma cena.
▪ Impersonalizando: Digite /im <nome> e você passará a falar como se fosse o personagem do nome que você digitou. Para parar de falar como o sujeito, só precisa digitar /im denovo. Para impersonalizar outro, repita o processo com um nome diferente. Por exemplo, imagine que você quer falar como Rosencrantz (um bêbado safado), digite /im Rosencrantz e sua fala passará a sair dessa forma "Rosencrantz: Preciso de pinga". Bom para mestres que precisam falar como NPCs e como jogadores que estão interpretando outros persoagens. É um dos comandos mais utilizados na mesa.


E. O Mapa
Essa é uma das janelas mais importante do programa. É onde está o grid, ou seja, a matriz de combate. Aqui ocorreram as batalhas de fato, aqui seus jogadores poderão interagir com o terrenos tão vividamente quanto se fossem miniaturas numa mesa de jantar (ao menos "quase" tão vividamente). Quase todo o resto do tutorial visa mostrar pra você como interagir bem como o mapa, seja criando-os ou usando-os já prontos. Portanto, uma visão aprofundada desse ponto fica pra depois.

F. Os Macros
Macros são certamente um dos pontos que diferenciam o MapTools de outros programas. Por definição, são caixinhas que você usa para configurar diferentes comandos que poderão ser usados automaticamente.
[Video Tutorial em Breve]

G. Impersonalizando
Lá na parte do chat eu disse que você podia impersonalizar NPCs ou outras figuras usando o comando /im <nome>, certo? Pois é, você também pode fazer isso se eles tiverem já tookens no mapa. É só clicar no tooken do personagem ou NPC que você quer impersonalizar e aparecerá a opção "Impersonate selected" dentro dessa janela. Clique nela e você passará a impersonalizar o tooken imediatamente, sem precisar digitar nada. A imagem do tooken também vai passar a aparecer ao lado da sua fala enquanto impersonalizado. Para voltar a falar normalmente, só digitar /im novamente.
Editado pela última vez por KYU em 28 Dez 2010, 16:52, em um total de 6 vezes.
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

MapTool - Tutorial

Mensagempor KYU em 13 Jan 2010, 22:12

Espaço reservado para o resto do Tutorial - 2
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

MapTool - Tutorial

Mensagempor Frost em 13 Jan 2010, 23:09

Bem interessante, camarada, acho que vai dar realmente uma ajuda ao pessoal que usa o programa e aqueles que vao querer usa-lo.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

MapTool - Tutorial

Mensagempor oculto em 15 Jan 2010, 09:57

Fixei o tópico.
Aguardo ansioso pela continuidade do tutorial. :pipoca:
Imagem
Avatar do usuário
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online
 
Mensagens: 1521
Registrado em: 26 Ago 2007, 06:59
Localização: Campos / RJ
Twitter: @jca_godoy

MapTool - Tutorial

Mensagempor KYU em 15 Jan 2010, 12:34

Parte 1 finalizada. A seguir, funções do mapa e do programa em si.

P.S.: Valeu pelo fíxo, Oculto! :victory:
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

MapTool - Tutorial

Mensagempor Iuri em 31 Jan 2010, 13:21

Parece ser um programa legal (nunca joguei online, mas espero jogar logo!)
Valeu pelas dicas KYU!!
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

MapTool - Tutorial

Mensagempor dm_crazy em 30 Abr 2010, 23:23

Excelente tutorial... :) :haha:
Avatar do usuário
dm_crazy
 
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Abr 2010, 02:30

MapTool - Tutorial

Mensagempor Youkai X em 05 Mai 2010, 15:13

Por favor, atualize os tutoriais, especialmente sobre como criar ou importar mapas para o programa XD
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

MapTool - Tutorial

Mensagempor Iuri em 26 Mai 2010, 18:09

Esperando por mais...
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

MapTool - Tutorial

Mensagempor Frost em 04 Ago 2010, 17:15

Só para constar, o tutorial foi atualizado, mas ainda falta uma boa parte. xD
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

MapTool - Tutorial

Mensagempor Iuri em 05 Ago 2010, 01:22

Ôpa, achei que o KYU tinha abandonado a ideia.
No aguardo da parte final.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: MapTool - Tutorial

Mensagempor KYU em 28 Dez 2010, 16:55

Gente, estou com tempo para continuar com o projeto nas férias, mas percebi que seria muito mais fácil para mim e para vocês se eu fizesse tudo em formato de vídeo, explicando por voz enquanto gravo.

Entretanto, não sei como fazê-lo. Alguém teria dicas de como gravar imagem e voz? Algum programa que faça isso e não seja muito complicado seria excelente, pois sou completamente leigo no assunto.
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

Re: MapTool - Tutorial

Mensagempor Frost em 28 Dez 2010, 22:14

Desconheço, camarada. Quem sabe fosse facilitar se você colocasse o básico mesmo nesse tópico, gravando em vídeo apenas as partes mais complexas?
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Avatar do usuário
Frost
 
Mensagens: 3600
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:17
Localização: Somewhere in the between - Mud Street - Vitória/ES
Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Re: MapTool - Tutorial

Mensagempor KYU em 28 Dez 2010, 23:08

Então, daqui pra frente quase tudo é mais complicado e exigiria muitas imagens. Gravei agora uma coisinha com um programinha básico, mas também estou rpocurando um edito de vídeo bom. :b
Avatar do usuário
KYU
 
Mensagens: 1317
Registrado em: 21 Dez 2007, 21:56

Próximo

Voltar para RPG via Internet

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron